Substituição da borracha termofixa “EPDM” por elastômeros termoplásticos em sistemas de vedação automotivos.
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual do SENAI CIMATEC |
Texto Completo: | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/178 |
Resumo: | Atualmente os sistemas de vedação automotiva no Brasil são baseados em perfis extrudados de borracha EPDM (Ethylene Propylene Diene Monomer). Estes produtos possuem algumas oportunidades como: I – possibilidade de redução do peso com eliminação da fita metálica utilizada para garantir a rigidez da estrutura do perfil; II – possibilidade de redução da área da seção do perfil e conseqüentemente a redução do peso do sistema de vedação; III – a dificuldade de reutilização do refugo do EPDM no mesmo processo produtivo. Este trabalho analisou alguns polímeros elastômeros termoplástico (TPE, TPV, TPO e TPU), avaliando as características e processabilidade de fabricação de perfis de vedação em escala de produção para o uso na indústria automotiva. Os quatro termoplásticos foram extrudados e o TPE e TPV foram qualificados como materiais adequados para está função. Foram realizados ensaios mecânicos e químicos para a avaliação destes materiais, que confirmaram a aptidão dos dois TP’s para esta função. |
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Atualmente os sistemas de vedação automotiva no Brasil são baseados em perfis extrudados de borracha EPDM (Ethylene Propylene Diene Monomer). Estes produtos possuem algumas oportunidades como: I – possibilidade de redução do peso com eliminação da fita metálica utilizada para garantir a rigidez da estrutura do perfil; II – possibilidade de redução da área da seção do perfil e conseqüentemente a redução do peso do sistema de vedação; III – a dificuldade de reutilização do refugo do EPDM no mesmo processo produtivo. Este trabalho analisou alguns polímeros elastômeros termoplástico (TPE, TPV, TPO e TPU), avaliando as características e processabilidade de fabricação de perfis de vedação em escala de produção para o uso na indústria automotiva. Os quatro termoplásticos foram extrudados e o TPE e TPV foram qualificados como materiais adequados para está função. Foram realizados ensaios mecânicos e químicos para a avaliação destes materiais, que confirmaram a aptidão dos dois TP’s para esta função. |
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