TRAJETÓRIA ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR GAÚCHO: 2010-15
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/article/view/4157 |
Resumo: | Os Indicadores de Fluxo da Educação Superior do INEP representam um grande avanço para os estudos na área da educação, pois possibilitam a compilação de uma base de dados longitudinal de estudantes, conferindo precisão às informações e ampliando as possibilidades de análise. Esses indicadores permitiram um mapeamento da trajetória do aluno do ensino superior e revelaram informações preocupantes a respeito da trajetória escolar no ensino superior gaúcho. Ao mesmo tempo em que a desistência nos cursos atinge o percentual de 64,1%, menos de um quarto dos estudantes concluem seus cursos. A situação é ainda pior nos cursos a distância, onde 73,1% dos alunos desistem de estudar. Os indicadores revelam uma desistência 37,3% maior nas instituições de ensino privadas ao mesmo tempo em que a conclusão dos cursos em instituições públicas é 63,0% maior. Enquanto os cursos das áreas de engenharia, produção e construção exibem as menores taxas de conclusão, os cursos ligados a serviços contam com as maiores. E ao mesmo tempo em que os cursos das áreas das ciências, matemática e computação possuem mais desistências, os cursos ligados à agricultura e veterinária apresentam as menores taxas de desistência. O objetivo deste estudo é trazer novas informações através do cruzamento de dados da base de indicadores de trajetória escolar no ensino superior de forma a servirem de suporte para diferentes análises de eficiência do sistema de ensino, apontarem meios para a redução de desistência escolar e elevação das taxas de conclusão dos cursos no ensino superior gaúcho, bem como embasarem alterações nas ofertas dos cursos. |
id |
SEPLAGRS1_c096f08d9488bc458f7552ae65f69652 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fee:article/4157 |
network_acronym_str |
SEPLAGRS1 |
network_name_str |
Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRAJETÓRIA ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR GAÚCHO: 2010-15EducaçãoOs Indicadores de Fluxo da Educação Superior do INEP representam um grande avanço para os estudos na área da educação, pois possibilitam a compilação de uma base de dados longitudinal de estudantes, conferindo precisão às informações e ampliando as possibilidades de análise. Esses indicadores permitiram um mapeamento da trajetória do aluno do ensino superior e revelaram informações preocupantes a respeito da trajetória escolar no ensino superior gaúcho. Ao mesmo tempo em que a desistência nos cursos atinge o percentual de 64,1%, menos de um quarto dos estudantes concluem seus cursos. A situação é ainda pior nos cursos a distância, onde 73,1% dos alunos desistem de estudar. Os indicadores revelam uma desistência 37,3% maior nas instituições de ensino privadas ao mesmo tempo em que a conclusão dos cursos em instituições públicas é 63,0% maior. Enquanto os cursos das áreas de engenharia, produção e construção exibem as menores taxas de conclusão, os cursos ligados a serviços contam com as maiores. E ao mesmo tempo em que os cursos das áreas das ciências, matemática e computação possuem mais desistências, os cursos ligados à agricultura e veterinária apresentam as menores taxas de desistência. O objetivo deste estudo é trazer novas informações através do cruzamento de dados da base de indicadores de trajetória escolar no ensino superior de forma a servirem de suporte para diferentes análises de eficiência do sistema de ensino, apontarem meios para a redução de desistência escolar e elevação das taxas de conclusão dos cursos no ensino superior gaúcho, bem como embasarem alterações nas ofertas dos cursos.Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RSFerreira, Gisele da Silva2018-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/article/view/4157Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul; n. 32 (2018): Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul; 98-1202446-72510520-4062reponame:Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online)instname:Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SEPLAGRS)instacron:SEPLAGRSporhttps://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/article/view/4157/4065Direitos autorais 2018 Gisele da Silva Ferreirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-02T11:43:24Zoai:ojs.fee:article/4157Revistahttps://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rsPUBhttps://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/oaiboletimgeograficors@gmail.com || boletim-geografico@planejamento.rs.gov.br2446-72510520-4062opendoar:2019-01-02T11:43:24Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) - Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SEPLAGRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRAJETÓRIA ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR GAÚCHO: 2010-15 |
title |
TRAJETÓRIA ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR GAÚCHO: 2010-15 |
spellingShingle |
TRAJETÓRIA ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR GAÚCHO: 2010-15 Ferreira, Gisele da Silva Educação |
title_short |
TRAJETÓRIA ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR GAÚCHO: 2010-15 |
title_full |
TRAJETÓRIA ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR GAÚCHO: 2010-15 |
title_fullStr |
TRAJETÓRIA ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR GAÚCHO: 2010-15 |
title_full_unstemmed |
TRAJETÓRIA ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR GAÚCHO: 2010-15 |
title_sort |
TRAJETÓRIA ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR GAÚCHO: 2010-15 |
author |
Ferreira, Gisele da Silva |
author_facet |
Ferreira, Gisele da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Gisele da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
Os Indicadores de Fluxo da Educação Superior do INEP representam um grande avanço para os estudos na área da educação, pois possibilitam a compilação de uma base de dados longitudinal de estudantes, conferindo precisão às informações e ampliando as possibilidades de análise. Esses indicadores permitiram um mapeamento da trajetória do aluno do ensino superior e revelaram informações preocupantes a respeito da trajetória escolar no ensino superior gaúcho. Ao mesmo tempo em que a desistência nos cursos atinge o percentual de 64,1%, menos de um quarto dos estudantes concluem seus cursos. A situação é ainda pior nos cursos a distância, onde 73,1% dos alunos desistem de estudar. Os indicadores revelam uma desistência 37,3% maior nas instituições de ensino privadas ao mesmo tempo em que a conclusão dos cursos em instituições públicas é 63,0% maior. Enquanto os cursos das áreas de engenharia, produção e construção exibem as menores taxas de conclusão, os cursos ligados a serviços contam com as maiores. E ao mesmo tempo em que os cursos das áreas das ciências, matemática e computação possuem mais desistências, os cursos ligados à agricultura e veterinária apresentam as menores taxas de desistência. O objetivo deste estudo é trazer novas informações através do cruzamento de dados da base de indicadores de trajetória escolar no ensino superior de forma a servirem de suporte para diferentes análises de eficiência do sistema de ensino, apontarem meios para a redução de desistência escolar e elevação das taxas de conclusão dos cursos no ensino superior gaúcho, bem como embasarem alterações nas ofertas dos cursos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/article/view/4157 |
url |
https://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/article/view/4157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.planejamento.rs.gov.br/index.php/boletim-geografico-rs/article/view/4157/4065 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Gisele da Silva Ferreira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Gisele da Silva Ferreira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RS |
publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - RS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul; n. 32 (2018): Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul; 98-120 2446-7251 0520-4062 reponame:Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) instname:Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SEPLAGRS) instacron:SEPLAGRS |
instname_str |
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SEPLAGRS) |
instacron_str |
SEPLAGRS |
institution |
SEPLAGRS |
reponame_str |
Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) |
collection |
Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul (Online) - Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SEPLAGRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
boletimgeograficors@gmail.com || boletim-geografico@planejamento.rs.gov.br |
_version_ |
1757994518197567488 |