Saldo de radiação em plantios de eucalipto em áreas de relevo ondulado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Facco,Alexandro Gomes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ribeiro,Aristides, Sediyama,Gilberto Chohaku, Leite,Fernando Palha, Barros,Nairam Félix de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Árvore (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622009000300009
Resumo: O conhecimento detalhado de radiação solar total que incide sobre uma região é importante para o planejamento das atividades florestais. Poucos trabalhos têm considerado a topologia da região para determinar o saldo de radiação solar (Rn), o que pode levar a erros significativos de estimativa dessa variável, dependendo do tipo de relevo predominante na região. Este estudo teve como objetivo estimar o Rn em plantios de eucalipto, levando-se em consideração a exposição do terreno em plantios florestais de eucalipto, bem como comparar essas estimativas com a estimativa em condições de topografia plana. A simulação foi realizada para os anos de 2001 e 2002, em uma microbacia do rio Doce. As encostas com orientações para o norte, nordeste e noroeste apresentaram aumentos do Rn em relação à estimativa da superfície plana, pelo fato de que, nessa época do ano, o sol, em seu movimento aparente, encontra-se ao norte da microbacia. Entretanto, as encostas com orientações para o sul, sudeste e sudoeste tiveram diminuição do Rn quando comparadas com as condições de topografia plana. A inclinação das encostas influenciou a magnitude das diferenças de ganho e perda de Rn. Quanto maiores as inclinações das encostas voltadas para o norte, noroeste e nordeste, maiores as variações, atingindo valores percentuais de aumento do Rn de até 40%, em julho. Portanto, verificou-se existir importante influência das diferentes inclinações e orientações das encostas nos totais diários do Rn.
id SIF-1_0ebfedce8d41deb5414b3da80085eb2b
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-67622009000300009
network_acronym_str SIF-1
network_name_str Revista Árvore (Online)
repository_id_str
spelling Saldo de radiação em plantios de eucalipto em áreas de relevo onduladoEucaliptosaldo de radiaçãoSIGO conhecimento detalhado de radiação solar total que incide sobre uma região é importante para o planejamento das atividades florestais. Poucos trabalhos têm considerado a topologia da região para determinar o saldo de radiação solar (Rn), o que pode levar a erros significativos de estimativa dessa variável, dependendo do tipo de relevo predominante na região. Este estudo teve como objetivo estimar o Rn em plantios de eucalipto, levando-se em consideração a exposição do terreno em plantios florestais de eucalipto, bem como comparar essas estimativas com a estimativa em condições de topografia plana. A simulação foi realizada para os anos de 2001 e 2002, em uma microbacia do rio Doce. As encostas com orientações para o norte, nordeste e noroeste apresentaram aumentos do Rn em relação à estimativa da superfície plana, pelo fato de que, nessa época do ano, o sol, em seu movimento aparente, encontra-se ao norte da microbacia. Entretanto, as encostas com orientações para o sul, sudeste e sudoeste tiveram diminuição do Rn quando comparadas com as condições de topografia plana. A inclinação das encostas influenciou a magnitude das diferenças de ganho e perda de Rn. Quanto maiores as inclinações das encostas voltadas para o norte, noroeste e nordeste, maiores as variações, atingindo valores percentuais de aumento do Rn de até 40%, em julho. Portanto, verificou-se existir importante influência das diferentes inclinações e orientações das encostas nos totais diários do Rn.Sociedade de Investigações Florestais2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622009000300009Revista Árvore v.33 n.3 2009reponame:Revista Árvore (Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:SIF10.1590/S0100-67622009000300009info:eu-repo/semantics/openAccessFacco,Alexandro GomesRibeiro,AristidesSediyama,Gilberto ChohakuLeite,Fernando PalhaBarros,Nairam Félix depor2009-07-20T00:00:00Zoai:scielo:S0100-67622009000300009Revistahttp://www.scielo.br/revistas/rarv/iaboutj.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||r.arvore@ufv.br1806-90880100-6762opendoar:2009-07-20T00:00Revista Árvore (Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Saldo de radiação em plantios de eucalipto em áreas de relevo ondulado
title Saldo de radiação em plantios de eucalipto em áreas de relevo ondulado
spellingShingle Saldo de radiação em plantios de eucalipto em áreas de relevo ondulado
Facco,Alexandro Gomes
Eucalipto
saldo de radiação
SIG
title_short Saldo de radiação em plantios de eucalipto em áreas de relevo ondulado
title_full Saldo de radiação em plantios de eucalipto em áreas de relevo ondulado
title_fullStr Saldo de radiação em plantios de eucalipto em áreas de relevo ondulado
title_full_unstemmed Saldo de radiação em plantios de eucalipto em áreas de relevo ondulado
title_sort Saldo de radiação em plantios de eucalipto em áreas de relevo ondulado
author Facco,Alexandro Gomes
author_facet Facco,Alexandro Gomes
Ribeiro,Aristides
Sediyama,Gilberto Chohaku
Leite,Fernando Palha
Barros,Nairam Félix de
author_role author
author2 Ribeiro,Aristides
Sediyama,Gilberto Chohaku
Leite,Fernando Palha
Barros,Nairam Félix de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Facco,Alexandro Gomes
Ribeiro,Aristides
Sediyama,Gilberto Chohaku
Leite,Fernando Palha
Barros,Nairam Félix de
dc.subject.por.fl_str_mv Eucalipto
saldo de radiação
SIG
topic Eucalipto
saldo de radiação
SIG
description O conhecimento detalhado de radiação solar total que incide sobre uma região é importante para o planejamento das atividades florestais. Poucos trabalhos têm considerado a topologia da região para determinar o saldo de radiação solar (Rn), o que pode levar a erros significativos de estimativa dessa variável, dependendo do tipo de relevo predominante na região. Este estudo teve como objetivo estimar o Rn em plantios de eucalipto, levando-se em consideração a exposição do terreno em plantios florestais de eucalipto, bem como comparar essas estimativas com a estimativa em condições de topografia plana. A simulação foi realizada para os anos de 2001 e 2002, em uma microbacia do rio Doce. As encostas com orientações para o norte, nordeste e noroeste apresentaram aumentos do Rn em relação à estimativa da superfície plana, pelo fato de que, nessa época do ano, o sol, em seu movimento aparente, encontra-se ao norte da microbacia. Entretanto, as encostas com orientações para o sul, sudeste e sudoeste tiveram diminuição do Rn quando comparadas com as condições de topografia plana. A inclinação das encostas influenciou a magnitude das diferenças de ganho e perda de Rn. Quanto maiores as inclinações das encostas voltadas para o norte, noroeste e nordeste, maiores as variações, atingindo valores percentuais de aumento do Rn de até 40%, em julho. Portanto, verificou-se existir importante influência das diferentes inclinações e orientações das encostas nos totais diários do Rn.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622009000300009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622009000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-67622009000300009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Investigações Florestais
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Investigações Florestais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Árvore v.33 n.3 2009
reponame:Revista Árvore (Online)
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:SIF
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str SIF
institution SIF
reponame_str Revista Árvore (Online)
collection Revista Árvore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Árvore (Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv ||r.arvore@ufv.br
_version_ 1750317998264025088