Um modelo de distribuição diamétrica para povoamentos de Tectona grandis submetidos a desbaste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite,Helio Garcia
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Nogueira,Gilciano Saraiva, Campos,João Carlos Chagas, Takizawa,Fausto Hissashi, Rodrigues,Flávio Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Árvore (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622006000100011
Resumo: Os objetivos deste estudo foram desenvolver e avaliar quantitativamente um modelo de distribuição diamétrica para manejo de povoamentos desbastados de teca (Tectona grandis L. f.). A construção do modelo envolveu dados provenientes de uma rede de parcelas permanentes instaladas em povoamentos de teca, no Estado do Mato Grosso, de propriedade da empresa Floresteca Agroflorestal Ltda. Foram empregadas 239 parcelas permanentes, com área útil de 490,8 m². O primeiro desbaste foi realizado aos 58 meses (idade média) e consistiu na redução sistemática de 36% do número de árvores, em média. A recuperação da distribuição diamétrica foi feita a partir de equações que compreendem relações lineares e não-lineares entre os parâmetros da função Weibull em uma idade futura (beta2 e gama2) e os parâmetros em uma idade atual (beta1 e gama1) e com características do povoamento em uma idade atual e futura. Foram avaliados três sistemas de equações. Para verificar a consistência dos sistemas, foram realizadas análises de compatibilidade de cada sistema e de identidade entre eles. O sistema selecionado garantiu a propriedade de que, quando a idade futura (I2) é igual à idade atual (I1), a distribuição diamétrica na idade futura é igual à distribuição diamétrica na idade atual. Pôde-se concluir que o modelo é compatível e indicado para manejo de povoamentos de Tectona grandis submetidos a desbaste. Concluiu-se também que a predição dos parâmetros da função Weibull, em uma idade futura, em função dos parâmetros observados em uma idade atual, é lógica e gera estimativas consistentes e precisas.
id SIF-1_17d3bc222e1159ecd25adcf41a7fa6c9
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-67622006000100011
network_acronym_str SIF-1
network_name_str Revista Árvore (Online)
repository_id_str
spelling Um modelo de distribuição diamétrica para povoamentos de Tectona grandis submetidos a desbasteTectona grandisdistribuição diamétricadesbasteavaliação de modeloOs objetivos deste estudo foram desenvolver e avaliar quantitativamente um modelo de distribuição diamétrica para manejo de povoamentos desbastados de teca (Tectona grandis L. f.). A construção do modelo envolveu dados provenientes de uma rede de parcelas permanentes instaladas em povoamentos de teca, no Estado do Mato Grosso, de propriedade da empresa Floresteca Agroflorestal Ltda. Foram empregadas 239 parcelas permanentes, com área útil de 490,8 m². O primeiro desbaste foi realizado aos 58 meses (idade média) e consistiu na redução sistemática de 36% do número de árvores, em média. A recuperação da distribuição diamétrica foi feita a partir de equações que compreendem relações lineares e não-lineares entre os parâmetros da função Weibull em uma idade futura (beta2 e gama2) e os parâmetros em uma idade atual (beta1 e gama1) e com características do povoamento em uma idade atual e futura. Foram avaliados três sistemas de equações. Para verificar a consistência dos sistemas, foram realizadas análises de compatibilidade de cada sistema e de identidade entre eles. O sistema selecionado garantiu a propriedade de que, quando a idade futura (I2) é igual à idade atual (I1), a distribuição diamétrica na idade futura é igual à distribuição diamétrica na idade atual. Pôde-se concluir que o modelo é compatível e indicado para manejo de povoamentos de Tectona grandis submetidos a desbaste. Concluiu-se também que a predição dos parâmetros da função Weibull, em uma idade futura, em função dos parâmetros observados em uma idade atual, é lógica e gera estimativas consistentes e precisas.Sociedade de Investigações Florestais2006-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622006000100011Revista Árvore v.30 n.1 2006reponame:Revista Árvore (Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:SIF10.1590/S0100-67622006000100011info:eu-repo/semantics/openAccessLeite,Helio GarciaNogueira,Gilciano SaraivaCampos,João Carlos ChagasTakizawa,Fausto HissashiRodrigues,Flávio Lopespor2006-04-28T00:00:00Zoai:scielo:S0100-67622006000100011Revistahttp://www.scielo.br/revistas/rarv/iaboutj.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||r.arvore@ufv.br1806-90880100-6762opendoar:2006-04-28T00:00Revista Árvore (Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo de distribuição diamétrica para povoamentos de Tectona grandis submetidos a desbaste
title Um modelo de distribuição diamétrica para povoamentos de Tectona grandis submetidos a desbaste
spellingShingle Um modelo de distribuição diamétrica para povoamentos de Tectona grandis submetidos a desbaste
Leite,Helio Garcia
Tectona grandis
distribuição diamétrica
desbaste
avaliação de modelo
title_short Um modelo de distribuição diamétrica para povoamentos de Tectona grandis submetidos a desbaste
title_full Um modelo de distribuição diamétrica para povoamentos de Tectona grandis submetidos a desbaste
title_fullStr Um modelo de distribuição diamétrica para povoamentos de Tectona grandis submetidos a desbaste
title_full_unstemmed Um modelo de distribuição diamétrica para povoamentos de Tectona grandis submetidos a desbaste
title_sort Um modelo de distribuição diamétrica para povoamentos de Tectona grandis submetidos a desbaste
author Leite,Helio Garcia
author_facet Leite,Helio Garcia
Nogueira,Gilciano Saraiva
Campos,João Carlos Chagas
Takizawa,Fausto Hissashi
Rodrigues,Flávio Lopes
author_role author
author2 Nogueira,Gilciano Saraiva
Campos,João Carlos Chagas
Takizawa,Fausto Hissashi
Rodrigues,Flávio Lopes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite,Helio Garcia
Nogueira,Gilciano Saraiva
Campos,João Carlos Chagas
Takizawa,Fausto Hissashi
Rodrigues,Flávio Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Tectona grandis
distribuição diamétrica
desbaste
avaliação de modelo
topic Tectona grandis
distribuição diamétrica
desbaste
avaliação de modelo
description Os objetivos deste estudo foram desenvolver e avaliar quantitativamente um modelo de distribuição diamétrica para manejo de povoamentos desbastados de teca (Tectona grandis L. f.). A construção do modelo envolveu dados provenientes de uma rede de parcelas permanentes instaladas em povoamentos de teca, no Estado do Mato Grosso, de propriedade da empresa Floresteca Agroflorestal Ltda. Foram empregadas 239 parcelas permanentes, com área útil de 490,8 m². O primeiro desbaste foi realizado aos 58 meses (idade média) e consistiu na redução sistemática de 36% do número de árvores, em média. A recuperação da distribuição diamétrica foi feita a partir de equações que compreendem relações lineares e não-lineares entre os parâmetros da função Weibull em uma idade futura (beta2 e gama2) e os parâmetros em uma idade atual (beta1 e gama1) e com características do povoamento em uma idade atual e futura. Foram avaliados três sistemas de equações. Para verificar a consistência dos sistemas, foram realizadas análises de compatibilidade de cada sistema e de identidade entre eles. O sistema selecionado garantiu a propriedade de que, quando a idade futura (I2) é igual à idade atual (I1), a distribuição diamétrica na idade futura é igual à distribuição diamétrica na idade atual. Pôde-se concluir que o modelo é compatível e indicado para manejo de povoamentos de Tectona grandis submetidos a desbaste. Concluiu-se também que a predição dos parâmetros da função Weibull, em uma idade futura, em função dos parâmetros observados em uma idade atual, é lógica e gera estimativas consistentes e precisas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622006000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622006000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-67622006000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Investigações Florestais
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Investigações Florestais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Árvore v.30 n.1 2006
reponame:Revista Árvore (Online)
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:SIF
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str SIF
institution SIF
reponame_str Revista Árvore (Online)
collection Revista Árvore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Árvore (Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv ||r.arvore@ufv.br
_version_ 1750317996569526272