Nova tecnologia de branqueamento de celulose adaptada ao fechamento do circuito de água

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Marcelo Moreira
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Colodette,Jorge Luiz, Landim,Alexandre, Silva,Cláudio Mudado, Carvalho,Ana Márcia Macêdo Ladeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Árvore (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622006000100016
Resumo: A Celulose Nipo-Brasileira é uma das maiores produtoras de celulose kraft branqueada de eucalipto no Brasil. Produz 860.000 tsa/ano em duas linhas, que são equipadas com digestores contínuos. Ambas as linhas fabricam polpa ECF (Elemental Chlorine Free) com as seqüências Dhot(EOP)D(EP)D e D(EOP)DP, respectivamente, na linha 1 e 2. A fábrica tem tratamento do efluente com lodo ativado com dois tanques de aeração com capacidade para 20.000 m³, equipados com aeradores superficiais seguidos por quatro clarificadores secundários (dois para cada reator). Nas últimas décadas, a fábrica tem otimizado e vem mudando seus processos, a fim de melhorar a preservação ambiental. Com o objetivo de reduzir o volume de efluente, DQO e carga de AOX, a seqüência Ahot(EOP)D(PO) proposta foi avaliada em testes laboratoriais, com reciclagem de filtrado parcial. Este artigo propôs a reciclagem de filtrado, que reduz o volume de efluente da fábrica em 9 m³/tsa (tonelada secada ao ar), isto é, mais ou menos 50% do total. O filtrado recuperado é parcialmente desviado para o ciclo de recuperação e para o estágio de deslignificação oxigênio. A reutilização do filtrado Ahot no ciclo de recuperação é para substituir os filtrados, atualmente usados para lavar lama de cal e "dregs". O impacto dos NPEs no ciclo de cálcio não foi significante. Essa estratégia permitiu uma recuperação de carga alcalina de 12 kg NaOH/tsa de polpa, que, do contrário, seria perdida. A branqueabilidade da polpa e a sua qualidade não foram afetadas significativamente. O efluente descartado, proveniente das etapas D(PO), mostrou-se com baixas cargas de cor, de DQO, de AOX e de uma boa biodegradabilidade (DBO5/DQO).
id SIF-1_18cfa3f1814d3267f18ea048889c49b4
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-67622006000100016
network_acronym_str SIF-1
network_name_str Revista Árvore (Online)
repository_id_str
spelling Nova tecnologia de branqueamento de celulose adaptada ao fechamento do circuito de águaPolpa kraft branqueada de Eucalyptusfechamento parcial de circuitoestabilidade da polpaconsumo de dióxido de cloroqualidade da polpacusto operacionalA Celulose Nipo-Brasileira é uma das maiores produtoras de celulose kraft branqueada de eucalipto no Brasil. Produz 860.000 tsa/ano em duas linhas, que são equipadas com digestores contínuos. Ambas as linhas fabricam polpa ECF (Elemental Chlorine Free) com as seqüências Dhot(EOP)D(EP)D e D(EOP)DP, respectivamente, na linha 1 e 2. A fábrica tem tratamento do efluente com lodo ativado com dois tanques de aeração com capacidade para 20.000 m³, equipados com aeradores superficiais seguidos por quatro clarificadores secundários (dois para cada reator). Nas últimas décadas, a fábrica tem otimizado e vem mudando seus processos, a fim de melhorar a preservação ambiental. Com o objetivo de reduzir o volume de efluente, DQO e carga de AOX, a seqüência Ahot(EOP)D(PO) proposta foi avaliada em testes laboratoriais, com reciclagem de filtrado parcial. Este artigo propôs a reciclagem de filtrado, que reduz o volume de efluente da fábrica em 9 m³/tsa (tonelada secada ao ar), isto é, mais ou menos 50% do total. O filtrado recuperado é parcialmente desviado para o ciclo de recuperação e para o estágio de deslignificação oxigênio. A reutilização do filtrado Ahot no ciclo de recuperação é para substituir os filtrados, atualmente usados para lavar lama de cal e "dregs". O impacto dos NPEs no ciclo de cálcio não foi significante. Essa estratégia permitiu uma recuperação de carga alcalina de 12 kg NaOH/tsa de polpa, que, do contrário, seria perdida. A branqueabilidade da polpa e a sua qualidade não foram afetadas significativamente. O efluente descartado, proveniente das etapas D(PO), mostrou-se com baixas cargas de cor, de DQO, de AOX e de uma boa biodegradabilidade (DBO5/DQO).Sociedade de Investigações Florestais2006-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622006000100016Revista Árvore v.30 n.1 2006reponame:Revista Árvore (Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:SIF10.1590/S0100-67622006000100016info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Marcelo MoreiraColodette,Jorge LuizLandim,AlexandreSilva,Cláudio MudadoCarvalho,Ana Márcia Macêdo Ladeirapor2006-04-28T00:00:00Zoai:scielo:S0100-67622006000100016Revistahttp://www.scielo.br/revistas/rarv/iaboutj.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||r.arvore@ufv.br1806-90880100-6762opendoar:2006-04-28T00:00Revista Árvore (Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Nova tecnologia de branqueamento de celulose adaptada ao fechamento do circuito de água
title Nova tecnologia de branqueamento de celulose adaptada ao fechamento do circuito de água
spellingShingle Nova tecnologia de branqueamento de celulose adaptada ao fechamento do circuito de água
Costa,Marcelo Moreira
Polpa kraft branqueada de Eucalyptus
fechamento parcial de circuito
estabilidade da polpa
consumo de dióxido de cloro
qualidade da polpa
custo operacional
title_short Nova tecnologia de branqueamento de celulose adaptada ao fechamento do circuito de água
title_full Nova tecnologia de branqueamento de celulose adaptada ao fechamento do circuito de água
title_fullStr Nova tecnologia de branqueamento de celulose adaptada ao fechamento do circuito de água
title_full_unstemmed Nova tecnologia de branqueamento de celulose adaptada ao fechamento do circuito de água
title_sort Nova tecnologia de branqueamento de celulose adaptada ao fechamento do circuito de água
author Costa,Marcelo Moreira
author_facet Costa,Marcelo Moreira
Colodette,Jorge Luiz
Landim,Alexandre
Silva,Cláudio Mudado
Carvalho,Ana Márcia Macêdo Ladeira
author_role author
author2 Colodette,Jorge Luiz
Landim,Alexandre
Silva,Cláudio Mudado
Carvalho,Ana Márcia Macêdo Ladeira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Marcelo Moreira
Colodette,Jorge Luiz
Landim,Alexandre
Silva,Cláudio Mudado
Carvalho,Ana Márcia Macêdo Ladeira
dc.subject.por.fl_str_mv Polpa kraft branqueada de Eucalyptus
fechamento parcial de circuito
estabilidade da polpa
consumo de dióxido de cloro
qualidade da polpa
custo operacional
topic Polpa kraft branqueada de Eucalyptus
fechamento parcial de circuito
estabilidade da polpa
consumo de dióxido de cloro
qualidade da polpa
custo operacional
description A Celulose Nipo-Brasileira é uma das maiores produtoras de celulose kraft branqueada de eucalipto no Brasil. Produz 860.000 tsa/ano em duas linhas, que são equipadas com digestores contínuos. Ambas as linhas fabricam polpa ECF (Elemental Chlorine Free) com as seqüências Dhot(EOP)D(EP)D e D(EOP)DP, respectivamente, na linha 1 e 2. A fábrica tem tratamento do efluente com lodo ativado com dois tanques de aeração com capacidade para 20.000 m³, equipados com aeradores superficiais seguidos por quatro clarificadores secundários (dois para cada reator). Nas últimas décadas, a fábrica tem otimizado e vem mudando seus processos, a fim de melhorar a preservação ambiental. Com o objetivo de reduzir o volume de efluente, DQO e carga de AOX, a seqüência Ahot(EOP)D(PO) proposta foi avaliada em testes laboratoriais, com reciclagem de filtrado parcial. Este artigo propôs a reciclagem de filtrado, que reduz o volume de efluente da fábrica em 9 m³/tsa (tonelada secada ao ar), isto é, mais ou menos 50% do total. O filtrado recuperado é parcialmente desviado para o ciclo de recuperação e para o estágio de deslignificação oxigênio. A reutilização do filtrado Ahot no ciclo de recuperação é para substituir os filtrados, atualmente usados para lavar lama de cal e "dregs". O impacto dos NPEs no ciclo de cálcio não foi significante. Essa estratégia permitiu uma recuperação de carga alcalina de 12 kg NaOH/tsa de polpa, que, do contrário, seria perdida. A branqueabilidade da polpa e a sua qualidade não foram afetadas significativamente. O efluente descartado, proveniente das etapas D(PO), mostrou-se com baixas cargas de cor, de DQO, de AOX e de uma boa biodegradabilidade (DBO5/DQO).
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622006000100016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622006000100016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-67622006000100016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Investigações Florestais
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Investigações Florestais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Árvore v.30 n.1 2006
reponame:Revista Árvore (Online)
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:SIF
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str SIF
institution SIF
reponame_str Revista Árvore (Online)
collection Revista Árvore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Árvore (Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv ||r.arvore@ufv.br
_version_ 1750317996575817728