Exportação brasileira de papel e celulose: sua dinâmica pela equação gravitacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles,Thiago Taglialegna
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva,Márcio Lopes da, Soares,Naisy Silva, Moraes,Angelo Casali de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Árvore (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622011000300020
Resumo: O Brasil figura entre os principais produtores de celulose e papel e a indústria brasileira é mundialmente competitiva no setor. Com interesses voltados para este cenário, aplicou-se neste estudo a equação de gravidade, usada para explicar de maneira empírica fluxos de comércio entre países, com objetivo de analisar a dinâmica da exportação de papel e de celulose pelo Brasil no período de 1997 a 2005. O modelo gravitacional foi adaptado e suas variáveis explicativas foram: PIB do Brasil, PIB do país importador, PIB per capita do país importador e distância entre o importador e o Brasil. Os resultados mostraram que a distância influenciou negativamente as exportações de papel, mas ao contrário do esperado, seu coeficiente associado apresentou valor positivo para a exportação de celulose. O PIB per capta dos países importadores teve contribuição positiva para as exportações de celulose e negativa para as de papel. Tanto o PIB do Brasil, quanto o PIB dos países importadores tiveram seus coeficientes associados apresentando valor positivo, como esperado. Concluiu-se que o modelo obteve êxito na predição dos fluxos bilaterais do comércio das commodities em análise. As exportações, tanto de papel quanto de celulose, foram mais sensíveis a variações no PIB do Brasil do que a variações no PIB, PIB per capita e na distância dos países importadores. A distância influencia negativamente as exportações de papel, mas não as da celulose brasileira.
id SIF-1_21be95e7b456c7865a476401cf977af8
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-67622011000300020
network_acronym_str SIF-1
network_name_str Revista Árvore (Online)
repository_id_str
spelling Exportação brasileira de papel e celulose: sua dinâmica pela equação gravitacionalExportação de papel e celuloseModelo gravitacionalBrasilO Brasil figura entre os principais produtores de celulose e papel e a indústria brasileira é mundialmente competitiva no setor. Com interesses voltados para este cenário, aplicou-se neste estudo a equação de gravidade, usada para explicar de maneira empírica fluxos de comércio entre países, com objetivo de analisar a dinâmica da exportação de papel e de celulose pelo Brasil no período de 1997 a 2005. O modelo gravitacional foi adaptado e suas variáveis explicativas foram: PIB do Brasil, PIB do país importador, PIB per capita do país importador e distância entre o importador e o Brasil. Os resultados mostraram que a distância influenciou negativamente as exportações de papel, mas ao contrário do esperado, seu coeficiente associado apresentou valor positivo para a exportação de celulose. O PIB per capta dos países importadores teve contribuição positiva para as exportações de celulose e negativa para as de papel. Tanto o PIB do Brasil, quanto o PIB dos países importadores tiveram seus coeficientes associados apresentando valor positivo, como esperado. Concluiu-se que o modelo obteve êxito na predição dos fluxos bilaterais do comércio das commodities em análise. As exportações, tanto de papel quanto de celulose, foram mais sensíveis a variações no PIB do Brasil do que a variações no PIB, PIB per capita e na distância dos países importadores. A distância influencia negativamente as exportações de papel, mas não as da celulose brasileira.Sociedade de Investigações Florestais2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622011000300020Revista Árvore v.35 n.3 2011reponame:Revista Árvore (Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:SIF10.1590/S0100-67622011000300020info:eu-repo/semantics/openAccessSalles,Thiago TaglialegnaSilva,Márcio Lopes daSoares,Naisy SilvaMoraes,Angelo Casali depor2011-08-01T00:00:00Zoai:scielo:S0100-67622011000300020Revistahttp://www.scielo.br/revistas/rarv/iaboutj.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||r.arvore@ufv.br1806-90880100-6762opendoar:2011-08-01T00:00Revista Árvore (Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Exportação brasileira de papel e celulose: sua dinâmica pela equação gravitacional
title Exportação brasileira de papel e celulose: sua dinâmica pela equação gravitacional
spellingShingle Exportação brasileira de papel e celulose: sua dinâmica pela equação gravitacional
Salles,Thiago Taglialegna
Exportação de papel e celulose
Modelo gravitacional
Brasil
title_short Exportação brasileira de papel e celulose: sua dinâmica pela equação gravitacional
title_full Exportação brasileira de papel e celulose: sua dinâmica pela equação gravitacional
title_fullStr Exportação brasileira de papel e celulose: sua dinâmica pela equação gravitacional
title_full_unstemmed Exportação brasileira de papel e celulose: sua dinâmica pela equação gravitacional
title_sort Exportação brasileira de papel e celulose: sua dinâmica pela equação gravitacional
author Salles,Thiago Taglialegna
author_facet Salles,Thiago Taglialegna
Silva,Márcio Lopes da
Soares,Naisy Silva
Moraes,Angelo Casali de
author_role author
author2 Silva,Márcio Lopes da
Soares,Naisy Silva
Moraes,Angelo Casali de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salles,Thiago Taglialegna
Silva,Márcio Lopes da
Soares,Naisy Silva
Moraes,Angelo Casali de
dc.subject.por.fl_str_mv Exportação de papel e celulose
Modelo gravitacional
Brasil
topic Exportação de papel e celulose
Modelo gravitacional
Brasil
description O Brasil figura entre os principais produtores de celulose e papel e a indústria brasileira é mundialmente competitiva no setor. Com interesses voltados para este cenário, aplicou-se neste estudo a equação de gravidade, usada para explicar de maneira empírica fluxos de comércio entre países, com objetivo de analisar a dinâmica da exportação de papel e de celulose pelo Brasil no período de 1997 a 2005. O modelo gravitacional foi adaptado e suas variáveis explicativas foram: PIB do Brasil, PIB do país importador, PIB per capita do país importador e distância entre o importador e o Brasil. Os resultados mostraram que a distância influenciou negativamente as exportações de papel, mas ao contrário do esperado, seu coeficiente associado apresentou valor positivo para a exportação de celulose. O PIB per capta dos países importadores teve contribuição positiva para as exportações de celulose e negativa para as de papel. Tanto o PIB do Brasil, quanto o PIB dos países importadores tiveram seus coeficientes associados apresentando valor positivo, como esperado. Concluiu-se que o modelo obteve êxito na predição dos fluxos bilaterais do comércio das commodities em análise. As exportações, tanto de papel quanto de celulose, foram mais sensíveis a variações no PIB do Brasil do que a variações no PIB, PIB per capita e na distância dos países importadores. A distância influencia negativamente as exportações de papel, mas não as da celulose brasileira.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622011000300020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622011000300020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-67622011000300020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Investigações Florestais
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Investigações Florestais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Árvore v.35 n.3 2011
reponame:Revista Árvore (Online)
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:SIF
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str SIF
institution SIF
reponame_str Revista Árvore (Online)
collection Revista Árvore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Árvore (Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv ||r.arvore@ufv.br
_version_ 1750317999467790336