Modelo de distribuição diamétrica para povoamentos de Eucalyptus sp. submetidos a desbaste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira,Gilciano Saraiva
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Leite,Helio Garcia, Campos,João Carlos Chagas, Carvalho,Andrelino Ferreira, Souza,Agostinho Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Árvore (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622005000400010
Resumo: Os dados utilizados neste estudo foram obtidos de um experimento sobre desbaste, instalado em povoamentos de eucalipto da Copener Florestal Ltda., na região nordeste do Estado da Bahia. Os dados foram coletados em 48 parcelas permanentes retangulares, com área útil de 2.600 m². O primeiro desbaste foi aplicado aos 58 meses, sendo consideradas diferentes porcentagens de redução da área basal. O objetivo do estudo foi construir um modelo de crescimento e produção por classe de diâmetro para povoamentos de eucalipto submetidos a desbaste. A redistribuição teórica dos diâmetros foi feita a partir de equações lineares e não-lineares entre os parâmetros da função Weibull em uma idade futura (beta2 e gama2) e os parâmetros em uma idade atual (beta1 e gama1), associados a algumas características do povoamento em idades atual e futura. Foram avaliados três sistemas de equações, utilizando-se o coeficiente de determinação ajustado, o coeficiente de correlação e a análise gráfica dos resíduos. Foram realizados testes para verificar a compatibilidade dos sistemas e a identidade entre eles. O sistema selecionado é compatível e garante a propriedade de que, quando a idade futura (I2) for igual à idade atual (I1), a distribuição diamétrica na idade futura é igual à distribuição diamétrica na idade atual. Ao aplicar o modelo, foram geradas estimativas precisas e consistentes de crescimento e produção por classe de diâmetro.
id SIF-1_b4fffbbaa541d7a998d117642b596e89
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-67622005000400010
network_acronym_str SIF-1
network_name_str Revista Árvore (Online)
repository_id_str
spelling Modelo de distribuição diamétrica para povoamentos de Eucalyptus sp. submetidos a desbasteDistribuição WeibulldesbastecrescimentoproduçãoOs dados utilizados neste estudo foram obtidos de um experimento sobre desbaste, instalado em povoamentos de eucalipto da Copener Florestal Ltda., na região nordeste do Estado da Bahia. Os dados foram coletados em 48 parcelas permanentes retangulares, com área útil de 2.600 m². O primeiro desbaste foi aplicado aos 58 meses, sendo consideradas diferentes porcentagens de redução da área basal. O objetivo do estudo foi construir um modelo de crescimento e produção por classe de diâmetro para povoamentos de eucalipto submetidos a desbaste. A redistribuição teórica dos diâmetros foi feita a partir de equações lineares e não-lineares entre os parâmetros da função Weibull em uma idade futura (beta2 e gama2) e os parâmetros em uma idade atual (beta1 e gama1), associados a algumas características do povoamento em idades atual e futura. Foram avaliados três sistemas de equações, utilizando-se o coeficiente de determinação ajustado, o coeficiente de correlação e a análise gráfica dos resíduos. Foram realizados testes para verificar a compatibilidade dos sistemas e a identidade entre eles. O sistema selecionado é compatível e garante a propriedade de que, quando a idade futura (I2) for igual à idade atual (I1), a distribuição diamétrica na idade futura é igual à distribuição diamétrica na idade atual. Ao aplicar o modelo, foram geradas estimativas precisas e consistentes de crescimento e produção por classe de diâmetro.Sociedade de Investigações Florestais2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622005000400010Revista Árvore v.29 n.4 2005reponame:Revista Árvore (Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:SIF10.1590/S0100-67622005000400010info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira,Gilciano SaraivaLeite,Helio GarciaCampos,João Carlos ChagasCarvalho,Andrelino FerreiraSouza,Agostinho Lopes depor2005-09-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-67622005000400010Revistahttp://www.scielo.br/revistas/rarv/iaboutj.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||r.arvore@ufv.br1806-90880100-6762opendoar:2005-09-26T00:00Revista Árvore (Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de distribuição diamétrica para povoamentos de Eucalyptus sp. submetidos a desbaste
title Modelo de distribuição diamétrica para povoamentos de Eucalyptus sp. submetidos a desbaste
spellingShingle Modelo de distribuição diamétrica para povoamentos de Eucalyptus sp. submetidos a desbaste
Nogueira,Gilciano Saraiva
Distribuição Weibull
desbaste
crescimento
produção
title_short Modelo de distribuição diamétrica para povoamentos de Eucalyptus sp. submetidos a desbaste
title_full Modelo de distribuição diamétrica para povoamentos de Eucalyptus sp. submetidos a desbaste
title_fullStr Modelo de distribuição diamétrica para povoamentos de Eucalyptus sp. submetidos a desbaste
title_full_unstemmed Modelo de distribuição diamétrica para povoamentos de Eucalyptus sp. submetidos a desbaste
title_sort Modelo de distribuição diamétrica para povoamentos de Eucalyptus sp. submetidos a desbaste
author Nogueira,Gilciano Saraiva
author_facet Nogueira,Gilciano Saraiva
Leite,Helio Garcia
Campos,João Carlos Chagas
Carvalho,Andrelino Ferreira
Souza,Agostinho Lopes de
author_role author
author2 Leite,Helio Garcia
Campos,João Carlos Chagas
Carvalho,Andrelino Ferreira
Souza,Agostinho Lopes de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira,Gilciano Saraiva
Leite,Helio Garcia
Campos,João Carlos Chagas
Carvalho,Andrelino Ferreira
Souza,Agostinho Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Distribuição Weibull
desbaste
crescimento
produção
topic Distribuição Weibull
desbaste
crescimento
produção
description Os dados utilizados neste estudo foram obtidos de um experimento sobre desbaste, instalado em povoamentos de eucalipto da Copener Florestal Ltda., na região nordeste do Estado da Bahia. Os dados foram coletados em 48 parcelas permanentes retangulares, com área útil de 2.600 m². O primeiro desbaste foi aplicado aos 58 meses, sendo consideradas diferentes porcentagens de redução da área basal. O objetivo do estudo foi construir um modelo de crescimento e produção por classe de diâmetro para povoamentos de eucalipto submetidos a desbaste. A redistribuição teórica dos diâmetros foi feita a partir de equações lineares e não-lineares entre os parâmetros da função Weibull em uma idade futura (beta2 e gama2) e os parâmetros em uma idade atual (beta1 e gama1), associados a algumas características do povoamento em idades atual e futura. Foram avaliados três sistemas de equações, utilizando-se o coeficiente de determinação ajustado, o coeficiente de correlação e a análise gráfica dos resíduos. Foram realizados testes para verificar a compatibilidade dos sistemas e a identidade entre eles. O sistema selecionado é compatível e garante a propriedade de que, quando a idade futura (I2) for igual à idade atual (I1), a distribuição diamétrica na idade futura é igual à distribuição diamétrica na idade atual. Ao aplicar o modelo, foram geradas estimativas precisas e consistentes de crescimento e produção por classe de diâmetro.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622005000400010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622005000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-67622005000400010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Investigações Florestais
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Investigações Florestais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Árvore v.29 n.4 2005
reponame:Revista Árvore (Online)
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:SIF
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str SIF
institution SIF
reponame_str Revista Árvore (Online)
collection Revista Árvore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Árvore (Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv ||r.arvore@ufv.br
_version_ 1750317996483543040