Segurança do paciente na atenção primária à saúde: estudo de métodos mistos
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Enfermagem Atual In Derme |
DOI: | 10.31011/reaid-2019-v.88-n.26-art.71 |
Texto Completo: | https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/71 |
Resumo: | Este estudo objetiva analisar o conhecimento relativo a segurança do paciente entre profissionais de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), e proporcionar uma intervenção educativa acerca do tema junto à equipe. Trata-se de um estudo misto, com estratégia de triangulação. Na abordagem quantitativa aplicou-se pré e pós–teste após uma intervenção educativa, e na qualitativa foi utilizada a técnica de grupo focal. A análise dos dados utilizou a estatística descritiva para a parte quantitativa e a análise de conteúdo para os dados qualitativos. O pré-teste apontou que o conhecimento sobre segurança do paciente expressado pelos profissionais da ESF era incipiente, entretanto, após a intervenção educativa observou-se aumento de acertos. Fica evidenciada a necessidade de ações educativas permanentes e contínuas no processo de trabalho, que busquem aprofundar e proporcionar reflexão quanto a temas emergentes. |
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Segurança do paciente na atenção primária à saúde: estudo de métodos mistosAtenção Primária à SaúdeSegurança do PacienteEducação ContinuadaEste estudo objetiva analisar o conhecimento relativo a segurança do paciente entre profissionais de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), e proporcionar uma intervenção educativa acerca do tema junto à equipe. Trata-se de um estudo misto, com estratégia de triangulação. Na abordagem quantitativa aplicou-se pré e pós–teste após uma intervenção educativa, e na qualitativa foi utilizada a técnica de grupo focal. A análise dos dados utilizou a estatística descritiva para a parte quantitativa e a análise de conteúdo para os dados qualitativos. O pré-teste apontou que o conhecimento sobre segurança do paciente expressado pelos profissionais da ESF era incipiente, entretanto, após a intervenção educativa observou-se aumento de acertos. Fica evidenciada a necessidade de ações educativas permanentes e contínuas no processo de trabalho, que busquem aprofundar e proporcionar reflexão quanto a temas emergentes.SOBENFeE2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/7110.31011/reaid-2019-v.88-n.26-art.71Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 88 No. 26 (2019): EDIÇÃO Abr-Maio-JunRevista Enfermagem Atual In Derme; v. 88 n. 26 (2019): EDIÇÃO Abr-Maio-Jun2447-2034reponame:Revista Enfermagem Atual In Dermeinstname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)instacron:SOBENFeEporhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/71/45510.31011/reaid-2019-v.88-n.26-art.71-ID.455-file.%fCopyright (c) 2019 Revista Enfermagem Atual InDermeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Alessandra SuptitzLuzardo, Adriana RemiãoLindemann, Ivana LoraineKremer, RafaelBarbato, Paulo RobertoCarneiro, Joe Suptitz2021-08-30T23:06:33Zoai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/71Revistahttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/indexONGhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/oaikatia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br2447-20342447-2034opendoar:2021-08-30T23:06:33Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)false |
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