Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Enfermagem Atual In Derme |
DOI: | 10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.185 |
Texto Completo: | https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/185 |
Resumo: | Objetiva-se identificar a produção científica sobre as intervenções para saúde mental do docente de ensino superior deEnfermagem no período entre 2005 e 2015, e descrever a produção científica identificada de acordo com: o número deartigos publicados; ano; periódico em que foi publicado; delineamento do estudo; temática abordada e descritores usados.Trata-se de revisão bibliométrica da literatura. Para a seleção dos artigos foram utilizadas as bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF e CINAHL. Os resultados identificaram 98 artigos e selecionados 20, a partir da leitura dos estudos naíntegra, sendo excluídos os estudos duplicados e aqueles que não atendiam aos critérios de inclusão. Quanto aos periódicos, foram identificados 06, sendo 04 específicos de enfermagem, quatro da área de saúde geral e dois voltados para a áreade psicologia. os artigos analisados neste estudo deixam claro que as condições de trabalho, a precarização do ensino e apercepção que o professor tem sobre sua realidade profissional, têm relação direta com sua saúde. Conclui-se que os estudos aqui apresentados contribuíram para apontar caminhos e direcionar ações na tentativa de desenvolver estratégias/intervenções o nos trabalhadores e auxiliar o indivíduo a desenvolver manobras prevenção de enfrentamento da doença,minimizando o sofrimento e colaborando com sua qualidade de vida e saúde mental.Palavras-chave: Saúde Mental; Enfermagem; Docentes; Intervenção. ABSTRACTThe objective of this study was to identify the scientific production on the interventions for mental health of theteaching staff of Nursing in the period between 2005 and 2015, and to describe the scientific production identifiedaccording to the number of articles published; year; periodical in which it was published; study design; thematic approach and descriptors used. This is a bibliometric review of the literature. The LILACS, MEDLINE, BDENF and CINAHLdatabases were used for the selection of the articles. The results identified 98 articles and selected 20, from the readingof the studies in full, being excluded the duplicate studies and those that did not meet the inclusion criteria. As for thejournals, 06 were identified, of which 04 were specific to nursing, four from the general health area and two focusedon the psychology area. the articles analyzed in this study make it clear that working conditions, the precariousness ofteaching and the teacher’s perception of their professional reality are directly related to their health. It is concludedthat the studies presented here contributed to point out ways and direct actions in the attempt to develop strategies/ interventions o the workers and to help the individual to develop maneuvers prevention of coping with the disease,minimizing suffering and collaborating with their quality of life and health mental.Keywords: Mental Health; Nursing; Teachers; Intervention. |
id |
SOBENFE-1_c33cec68c60efb89499fcf6d228ee5a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/185 |
network_acronym_str |
SOBENFE-1 |
network_name_str |
Revista Enfermagem Atual In Derme |
spelling |
Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric studyObjetiva-se identificar a produção científica sobre as intervenções para saúde mental do docente de ensino superior deEnfermagem no período entre 2005 e 2015, e descrever a produção científica identificada de acordo com: o número deartigos publicados; ano; periódico em que foi publicado; delineamento do estudo; temática abordada e descritores usados.Trata-se de revisão bibliométrica da literatura. Para a seleção dos artigos foram utilizadas as bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF e CINAHL. Os resultados identificaram 98 artigos e selecionados 20, a partir da leitura dos estudos naíntegra, sendo excluídos os estudos duplicados e aqueles que não atendiam aos critérios de inclusão. Quanto aos periódicos, foram identificados 06, sendo 04 específicos de enfermagem, quatro da área de saúde geral e dois voltados para a áreade psicologia. os artigos analisados neste estudo deixam claro que as condições de trabalho, a precarização do ensino e apercepção que o professor tem sobre sua realidade profissional, têm relação direta com sua saúde. Conclui-se que os estudos aqui apresentados contribuíram para apontar caminhos e direcionar ações na tentativa de desenvolver estratégias/intervenções o nos trabalhadores e auxiliar o indivíduo a desenvolver manobras prevenção de enfrentamento da doença,minimizando o sofrimento e colaborando com sua qualidade de vida e saúde mental.Palavras-chave: Saúde Mental; Enfermagem; Docentes; Intervenção. ABSTRACTThe objective of this study was to identify the scientific production on the interventions for mental health of theteaching staff of Nursing in the period between 2005 and 2015, and to describe the scientific production identifiedaccording to the number of articles published; year; periodical in which it was published; study design; thematic approach and descriptors used. This is a bibliometric review of the literature. The LILACS, MEDLINE, BDENF and CINAHLdatabases were used for the selection of the articles. The results identified 98 articles and selected 20, from the readingof the studies in full, being excluded the duplicate studies and those that did not meet the inclusion criteria. As for thejournals, 06 were identified, of which 04 were specific to nursing, four from the general health area and two focusedon the psychology area. the articles analyzed in this study make it clear that working conditions, the precariousness ofteaching and the teacher’s perception of their professional reality are directly related to their health. It is concludedthat the studies presented here contributed to point out ways and direct actions in the attempt to develop strategies/ interventions o the workers and to help the individual to develop maneuvers prevention of coping with the disease,minimizing suffering and collaborating with their quality of life and health mental.Keywords: Mental Health; Nursing; Teachers; Intervention.SOBENFeE2019-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/18510.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.185Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 87 No. 25 (2019): EDIÇÃO 87| #25 Jan-Fev-MarRevista Enfermagem Atual In Derme; v. 87 n. 25 (2019): EDIÇÃO 87| #25 Jan-Fev-Mar2447-2034reponame:Revista Enfermagem Atual In Dermeinstname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)instacron:SOBENFeEporhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/185/87https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/185/34610.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.185-ID.87-file.%f10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.185-ID.346-file.%fMessias, Claudia MariaValente, Geilsa Soraia CavalcantiRosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-30T23:08:50Zoai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/185Revistahttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/indexONGhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/oaikatia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br2447-20342447-2034opendoar:2021-08-30T23:08:50Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study |
title |
Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study |
spellingShingle |
Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study Messias, Claudia Maria Messias, Claudia Maria |
title_short |
Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study |
title_full |
Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study |
title_fullStr |
Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study |
title_full_unstemmed |
Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study |
title_sort |
Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study |
author |
Messias, Claudia Maria |
author_facet |
Messias, Claudia Maria Messias, Claudia Maria Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa |
author_role |
author |
author2 |
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Messias, Claudia Maria Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa |
description |
Objetiva-se identificar a produção científica sobre as intervenções para saúde mental do docente de ensino superior deEnfermagem no período entre 2005 e 2015, e descrever a produção científica identificada de acordo com: o número deartigos publicados; ano; periódico em que foi publicado; delineamento do estudo; temática abordada e descritores usados.Trata-se de revisão bibliométrica da literatura. Para a seleção dos artigos foram utilizadas as bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF e CINAHL. Os resultados identificaram 98 artigos e selecionados 20, a partir da leitura dos estudos naíntegra, sendo excluídos os estudos duplicados e aqueles que não atendiam aos critérios de inclusão. Quanto aos periódicos, foram identificados 06, sendo 04 específicos de enfermagem, quatro da área de saúde geral e dois voltados para a áreade psicologia. os artigos analisados neste estudo deixam claro que as condições de trabalho, a precarização do ensino e apercepção que o professor tem sobre sua realidade profissional, têm relação direta com sua saúde. Conclui-se que os estudos aqui apresentados contribuíram para apontar caminhos e direcionar ações na tentativa de desenvolver estratégias/intervenções o nos trabalhadores e auxiliar o indivíduo a desenvolver manobras prevenção de enfrentamento da doença,minimizando o sofrimento e colaborando com sua qualidade de vida e saúde mental.Palavras-chave: Saúde Mental; Enfermagem; Docentes; Intervenção. ABSTRACTThe objective of this study was to identify the scientific production on the interventions for mental health of theteaching staff of Nursing in the period between 2005 and 2015, and to describe the scientific production identifiedaccording to the number of articles published; year; periodical in which it was published; study design; thematic approach and descriptors used. This is a bibliometric review of the literature. The LILACS, MEDLINE, BDENF and CINAHLdatabases were used for the selection of the articles. The results identified 98 articles and selected 20, from the readingof the studies in full, being excluded the duplicate studies and those that did not meet the inclusion criteria. As for thejournals, 06 were identified, of which 04 were specific to nursing, four from the general health area and two focusedon the psychology area. the articles analyzed in this study make it clear that working conditions, the precariousness ofteaching and the teacher’s perception of their professional reality are directly related to their health. It is concludedthat the studies presented here contributed to point out ways and direct actions in the attempt to develop strategies/ interventions o the workers and to help the individual to develop maneuvers prevention of coping with the disease,minimizing suffering and collaborating with their quality of life and health mental.Keywords: Mental Health; Nursing; Teachers; Intervention. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/185 10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.185 |
url |
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/185 |
identifier_str_mv |
10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/185/87 https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/185/346 10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.185-ID.87-file.%f 10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.185-ID.346-file.%f |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOBENFeE |
publisher.none.fl_str_mv |
SOBENFeE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 87 No. 25 (2019): EDIÇÃO 87| #25 Jan-Fev-Mar Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 87 n. 25 (2019): EDIÇÃO 87| #25 Jan-Fev-Mar 2447-2034 reponame:Revista Enfermagem Atual In Derme instname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) instacron:SOBENFeE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) |
instacron_str |
SOBENFeE |
institution |
SOBENFeE |
reponame_str |
Revista Enfermagem Atual In Derme |
collection |
Revista Enfermagem Atual In Derme |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE) |
repository.mail.fl_str_mv |
katia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br |
_version_ |
1822182011637334016 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.185 |