Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Messias, Claudia Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti, Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Enfermagem Atual In Derme
DOI: 10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.185
Texto Completo: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/185
Resumo: Objetiva-se identificar a produção científica sobre as intervenções para saúde mental do docente de ensino superior deEnfermagem no período entre 2005 e 2015, e descrever a produção científica identificada de acordo com: o número deartigos publicados; ano; periódico em que foi publicado; delineamento do estudo; temática abordada e descritores usados.Trata-se de revisão bibliométrica da literatura. Para a seleção dos artigos foram utilizadas as bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF e CINAHL. Os resultados identificaram 98 artigos e selecionados 20, a partir da leitura dos estudos naíntegra, sendo excluídos os estudos duplicados e aqueles que não atendiam aos critérios de inclusão. Quanto aos periódicos, foram identificados 06, sendo 04 específicos de enfermagem, quatro da área de saúde geral e dois voltados para a áreade psicologia. os artigos analisados neste estudo deixam claro que as condições de trabalho, a precarização do ensino e apercepção que o professor tem sobre sua realidade profissional, têm relação direta com sua saúde. Conclui-se que os estudos aqui apresentados contribuíram para apontar caminhos e direcionar ações na tentativa de desenvolver estratégias/intervenções o nos trabalhadores e auxiliar o indivíduo a desenvolver manobras prevenção de enfrentamento da doença,minimizando o sofrimento e colaborando com sua qualidade de vida e saúde mental.Palavras-chave: Saúde Mental; Enfermagem; Docentes; Intervenção. ABSTRACTThe objective of this study was to identify the scientific production on the interventions for mental health of theteaching staff of Nursing in the period between 2005 and 2015, and to describe the scientific production identifiedaccording to the number of articles published; year; periodical in which it was published; study design; thematic approach and descriptors used. This is a bibliometric review of the literature. The LILACS, MEDLINE, BDENF and CINAHLdatabases were used for the selection of the articles. The results identified 98 articles and selected 20, from the readingof the studies in full, being excluded the duplicate studies and those that did not meet the inclusion criteria. As for thejournals, 06 were identified, of which 04 were specific to nursing, four from the general health area and two focusedon the psychology area. the articles analyzed in this study make it clear that working conditions, the precariousness ofteaching and the teacher’s perception of their professional reality are directly related to their health. It is concludedthat the studies presented here contributed to point out ways and direct actions in the attempt to develop strategies/ interventions o the workers and to help the individual to develop maneuvers prevention of coping with the disease,minimizing suffering and collaborating with their quality of life and health mental.Keywords: Mental Health; Nursing; Teachers; Intervention.
id SOBENFE-1_c33cec68c60efb89499fcf6d228ee5a5
oai_identifier_str oai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/185
network_acronym_str SOBENFE-1
network_name_str Revista Enfermagem Atual In Derme
spelling Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric studyObjetiva-se identificar a produção científica sobre as intervenções para saúde mental do docente de ensino superior deEnfermagem no período entre 2005 e 2015, e descrever a produção científica identificada de acordo com: o número deartigos publicados; ano; periódico em que foi publicado; delineamento do estudo; temática abordada e descritores usados.Trata-se de revisão bibliométrica da literatura. Para a seleção dos artigos foram utilizadas as bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF e CINAHL. Os resultados identificaram 98 artigos e selecionados 20, a partir da leitura dos estudos naíntegra, sendo excluídos os estudos duplicados e aqueles que não atendiam aos critérios de inclusão. Quanto aos periódicos, foram identificados 06, sendo 04 específicos de enfermagem, quatro da área de saúde geral e dois voltados para a áreade psicologia. os artigos analisados neste estudo deixam claro que as condições de trabalho, a precarização do ensino e apercepção que o professor tem sobre sua realidade profissional, têm relação direta com sua saúde. Conclui-se que os estudos aqui apresentados contribuíram para apontar caminhos e direcionar ações na tentativa de desenvolver estratégias/intervenções o nos trabalhadores e auxiliar o indivíduo a desenvolver manobras prevenção de enfrentamento da doença,minimizando o sofrimento e colaborando com sua qualidade de vida e saúde mental.Palavras-chave: Saúde Mental; Enfermagem; Docentes; Intervenção. ABSTRACTThe objective of this study was to identify the scientific production on the interventions for mental health of theteaching staff of Nursing in the period between 2005 and 2015, and to describe the scientific production identifiedaccording to the number of articles published; year; periodical in which it was published; study design; thematic approach and descriptors used. This is a bibliometric review of the literature. The LILACS, MEDLINE, BDENF and CINAHLdatabases were used for the selection of the articles. The results identified 98 articles and selected 20, from the readingof the studies in full, being excluded the duplicate studies and those that did not meet the inclusion criteria. As for thejournals, 06 were identified, of which 04 were specific to nursing, four from the general health area and two focusedon the psychology area. the articles analyzed in this study make it clear that working conditions, the precariousness ofteaching and the teacher’s perception of their professional reality are directly related to their health. It is concludedthat the studies presented here contributed to point out ways and direct actions in the attempt to develop strategies/ interventions o the workers and to help the individual to develop maneuvers prevention of coping with the disease,minimizing suffering and collaborating with their quality of life and health mental.Keywords: Mental Health; Nursing; Teachers; Intervention.SOBENFeE2019-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/18510.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.185Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 87 No. 25 (2019): EDIÇÃO 87| #25 Jan-Fev-MarRevista Enfermagem Atual In Derme; v. 87 n. 25 (2019): EDIÇÃO 87| #25 Jan-Fev-Mar2447-2034reponame:Revista Enfermagem Atual In Dermeinstname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)instacron:SOBENFeEporhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/185/87https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/185/34610.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.185-ID.87-file.%f10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.185-ID.346-file.%fMessias, Claudia MariaValente, Geilsa Soraia CavalcantiRosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-30T23:08:50Zoai:revistae_ojs.revistaenfermagematual.a2hosted.com:article/185Revistahttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/indexONGhttps://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/oaikatia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br2447-20342447-2034opendoar:2021-08-30T23:08:50Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)false
dc.title.none.fl_str_mv Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study
title Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study
spellingShingle Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study
Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study
Messias, Claudia Maria
Messias, Claudia Maria
title_short Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study
title_full Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study
title_fullStr Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study
Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study
title_full_unstemmed Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study
Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study
title_sort Saúde mental do docente do ensino superior de enfermagem – práticas de intervenção: um estudo bibliométrico: Mental health of higher education nursing teacher – intervention practices: a bibliometric study
author Messias, Claudia Maria
author_facet Messias, Claudia Maria
Messias, Claudia Maria
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa
author_role author
author2 Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Messias, Claudia Maria
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa
description Objetiva-se identificar a produção científica sobre as intervenções para saúde mental do docente de ensino superior deEnfermagem no período entre 2005 e 2015, e descrever a produção científica identificada de acordo com: o número deartigos publicados; ano; periódico em que foi publicado; delineamento do estudo; temática abordada e descritores usados.Trata-se de revisão bibliométrica da literatura. Para a seleção dos artigos foram utilizadas as bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF e CINAHL. Os resultados identificaram 98 artigos e selecionados 20, a partir da leitura dos estudos naíntegra, sendo excluídos os estudos duplicados e aqueles que não atendiam aos critérios de inclusão. Quanto aos periódicos, foram identificados 06, sendo 04 específicos de enfermagem, quatro da área de saúde geral e dois voltados para a áreade psicologia. os artigos analisados neste estudo deixam claro que as condições de trabalho, a precarização do ensino e apercepção que o professor tem sobre sua realidade profissional, têm relação direta com sua saúde. Conclui-se que os estudos aqui apresentados contribuíram para apontar caminhos e direcionar ações na tentativa de desenvolver estratégias/intervenções o nos trabalhadores e auxiliar o indivíduo a desenvolver manobras prevenção de enfrentamento da doença,minimizando o sofrimento e colaborando com sua qualidade de vida e saúde mental.Palavras-chave: Saúde Mental; Enfermagem; Docentes; Intervenção. ABSTRACTThe objective of this study was to identify the scientific production on the interventions for mental health of theteaching staff of Nursing in the period between 2005 and 2015, and to describe the scientific production identifiedaccording to the number of articles published; year; periodical in which it was published; study design; thematic approach and descriptors used. This is a bibliometric review of the literature. The LILACS, MEDLINE, BDENF and CINAHLdatabases were used for the selection of the articles. The results identified 98 articles and selected 20, from the readingof the studies in full, being excluded the duplicate studies and those that did not meet the inclusion criteria. As for thejournals, 06 were identified, of which 04 were specific to nursing, four from the general health area and two focusedon the psychology area. the articles analyzed in this study make it clear that working conditions, the precariousness ofteaching and the teacher’s perception of their professional reality are directly related to their health. It is concludedthat the studies presented here contributed to point out ways and direct actions in the attempt to develop strategies/ interventions o the workers and to help the individual to develop maneuvers prevention of coping with the disease,minimizing suffering and collaborating with their quality of life and health mental.Keywords: Mental Health; Nursing; Teachers; Intervention.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/185
10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.185
url https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/185
identifier_str_mv 10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/185/87
https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/185/346
10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.185-ID.87-file.%f
10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.185-ID.346-file.%f
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOBENFeE
publisher.none.fl_str_mv SOBENFeE
dc.source.none.fl_str_mv Journal Enfermagem Atual In Derme; Vol. 87 No. 25 (2019): EDIÇÃO 87| #25 Jan-Fev-Mar
Revista Enfermagem Atual In Derme; v. 87 n. 25 (2019): EDIÇÃO 87| #25 Jan-Fev-Mar
2447-2034
reponame:Revista Enfermagem Atual In Derme
instname:Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
instacron:SOBENFeE
instname_str Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
instacron_str SOBENFeE
institution SOBENFeE
reponame_str Revista Enfermagem Atual In Derme
collection Revista Enfermagem Atual In Derme
repository.name.fl_str_mv Revista Enfermagem Atual In Derme - Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE)
repository.mail.fl_str_mv katia.simoes@gmail.com || contato@revistaenfermagematual.com.br
_version_ 1822182011637334016
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.185