Utilização da teoria da resposta ao item na produção de indicadores sócio-econômicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa operacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-74382005000100006 |
Resumo: | No Brasil a Teoria da Resposta ao Item (TRI) tem sido empregada principalmente na produção de índices de proficiência para alunos que respondem a testes de avaliação educacional em larga escala. No entanto, seus diferentes modelos permitem construir indicadores com as mais variadas finalidades, e este é o caso dos indicadores de condição sócio-econômica. Este estudo apresenta e compara algumas técnicas empregadas para a produção de indicadores da condição sócio-econômica, tendo como base modelos da teoria da resposta ao item. Como estudo de caso utiliza-se a produção de índices do padrão de vida das famílias dos alunos que participaram do SIMAVE/PROEB (2002) - Programa de Avaliação Educacional do Estado de Minas Gerais. Adicionalmente, o trabalho fornece sugestões para a continuidade da produção de indicadores sócio-econômicos dentro do âmbito do SIMAVE. |
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Utilização da teoria da resposta ao item na produção de indicadores sócio-econômicosteoria da resposta ao itemmodelo para respostas graduadasindicadores da condição sócio-econômicaNo Brasil a Teoria da Resposta ao Item (TRI) tem sido empregada principalmente na produção de índices de proficiência para alunos que respondem a testes de avaliação educacional em larga escala. No entanto, seus diferentes modelos permitem construir indicadores com as mais variadas finalidades, e este é o caso dos indicadores de condição sócio-econômica. Este estudo apresenta e compara algumas técnicas empregadas para a produção de indicadores da condição sócio-econômica, tendo como base modelos da teoria da resposta ao item. Como estudo de caso utiliza-se a produção de índices do padrão de vida das famílias dos alunos que participaram do SIMAVE/PROEB (2002) - Programa de Avaliação Educacional do Estado de Minas Gerais. Adicionalmente, o trabalho fornece sugestões para a continuidade da produção de indicadores sócio-econômicos dentro do âmbito do SIMAVE.Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-74382005000100006Pesquisa Operacional v.25 n.1 2005reponame:Pesquisa operacional (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO)instacron:SOBRAPO10.1590/S0101-74382005000100006info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Tufi Machadopor2005-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S0101-74382005000100006Revistahttp://www.scielo.br/popehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sobrapo@sobrapo.org.br1678-51420101-7438opendoar:2005-07-05T00:00Pesquisa operacional (Online) - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO)false |
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