O Épico Bíblico Hollywoodiano: O Espetáculo como estética da Salvação.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/42 |
Resumo: | Neste artigo tratamos do gênero Épico Bíblico Hollywoodiano. Não obstante ser um dos gêneros que contam com alguns dos filmes mais importantes da história de Hollywood, como Os Dez Mandamentos (DeMille), A maior História de Todos os Tempos (Stevens), e Ben-Hur (Wyller), a sua conceituação e pesquisas ainda permanecem num terreno inicial. Aqui se apresenta o gênero, suas características e história, ao mesmo tempo em que se faz uma discussão crítica da metodologia utilizada por autores como Jon Solomon e Babington & Evans na análise e constituição do corpus de filmes que o constituem. Discute-se a leitura que se fez da Bíblia como fonte dos filmes e como ponto de partida da análise por aqueles autores, bem como discute a divisão do gênero nos subtipos Velho Testamento, Filmes de Cristo, e Épicos Romano/Cristãos, realizada por Babington & Evans. Busca-se prioritariamente compreender a origem dos temas e assuntos que inspiraram essas produções, procurando desta forma avançar nas discussões relativas ao gênero. |
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O Épico Bíblico Hollywoodiano: O Espetáculo como estética da Salvação.1. gêneros cinematográficos2. épicos3. cinema4. religião5. Teologia.Neste artigo tratamos do gênero Épico Bíblico Hollywoodiano. Não obstante ser um dos gêneros que contam com alguns dos filmes mais importantes da história de Hollywood, como Os Dez Mandamentos (DeMille), A maior História de Todos os Tempos (Stevens), e Ben-Hur (Wyller), a sua conceituação e pesquisas ainda permanecem num terreno inicial. Aqui se apresenta o gênero, suas características e história, ao mesmo tempo em que se faz uma discussão crítica da metodologia utilizada por autores como Jon Solomon e Babington & Evans na análise e constituição do corpus de filmes que o constituem. Discute-se a leitura que se fez da Bíblia como fonte dos filmes e como ponto de partida da análise por aqueles autores, bem como discute a divisão do gênero nos subtipos Velho Testamento, Filmes de Cristo, e Épicos Romano/Cristãos, realizada por Babington & Evans. Busca-se prioritariamente compreender a origem dos temas e assuntos que inspiraram essas produções, procurando desta forma avançar nas discussões relativas ao gênero.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2016-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/4210.22475/rebeca.v1n2.42REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 1 No. 2 (2012): REBECA 2REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 1 Núm. 2 (2012): REBECA 2Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 1 n. 2 (2012): REBECA 22316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/42/9Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccessVadico, Luiz2016-07-25T22:53:34Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/42Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2016-07-25T22:53:34Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
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Neste artigo tratamos do gênero Épico Bíblico Hollywoodiano. Não obstante ser um dos gêneros que contam com alguns dos filmes mais importantes da história de Hollywood, como Os Dez Mandamentos (DeMille), A maior História de Todos os Tempos (Stevens), e Ben-Hur (Wyller), a sua conceituação e pesquisas ainda permanecem num terreno inicial. Aqui se apresenta o gênero, suas características e história, ao mesmo tempo em que se faz uma discussão crítica da metodologia utilizada por autores como Jon Solomon e Babington & Evans na análise e constituição do corpus de filmes que o constituem. Discute-se a leitura que se fez da Bíblia como fonte dos filmes e como ponto de partida da análise por aqueles autores, bem como discute a divisão do gênero nos subtipos Velho Testamento, Filmes de Cristo, e Épicos Romano/Cristãos, realizada por Babington & Evans. Busca-se prioritariamente compreender a origem dos temas e assuntos que inspiraram essas produções, procurando desta forma avançar nas discussões relativas ao gênero. |
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