"Eu só sei o que eu não quero", ou a arte como ritual: uma conversa com Getúlio Abelha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Renato Trevizano
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rebeca (São Paulo)
Texto Completo: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/760
Resumo: Em uma conversa com o cantor, compositor e performer Getúlio Abelha, realizada virtualmente em agosto de 2020, refletimos sobre videoclipes cuir contemporâneos, tanto os de Getúlio, como Laricado, Tamanco de Fogo, Aquenda, Vá se Lascar e Sinal Fechado, quanto de outras artistas LGBTQs, incluindo Ventura Profana, Linn da Quebrada e Leona Vingativa. Estabelecemos ainda algumas relações com outros períodos e obras, como do Cinema Marginal e do underground norteamericano, com destaque para a figura de Divine nos filmes de John Waters. Além dessas produções audiovisuais, recorremos a alguns teóricos de referência para refletirmos sobre questões cuir, como Judith Butler, e a artigos contemporâneos sobre videoclipes, como “Vogue bike: cabra fêmea e outros horizontes subversivos nas paisagens do forró nordestino – a emergência de estéticas baitolas pelo artivismo” (Ribamar José de Oliveira Júnior e Leonardo Lemos Zaiatz, 2018), “Novas imagens da pomgabira na cultura pop: mitos, símbolos e estereótipos em circulação” (Florence Marie Dravet e Leandro Bessa Oliveira, 2015) e “Terrorismo anal em Anaconda de Nicki Minaj” (Fabrício Lopes da Silveira, 2015).
id SOCINE-1_0e121e82f909f8c8dbc837cdd21ee597
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/760
network_acronym_str SOCINE-1
network_name_str Rebeca (São Paulo)
repository_id_str
spelling "Eu só sei o que eu não quero", ou a arte como ritual: uma conversa com Getúlio AbelhaVideoclipeteoria queermovimento LGBTQ.Em uma conversa com o cantor, compositor e performer Getúlio Abelha, realizada virtualmente em agosto de 2020, refletimos sobre videoclipes cuir contemporâneos, tanto os de Getúlio, como Laricado, Tamanco de Fogo, Aquenda, Vá se Lascar e Sinal Fechado, quanto de outras artistas LGBTQs, incluindo Ventura Profana, Linn da Quebrada e Leona Vingativa. Estabelecemos ainda algumas relações com outros períodos e obras, como do Cinema Marginal e do underground norteamericano, com destaque para a figura de Divine nos filmes de John Waters. Além dessas produções audiovisuais, recorremos a alguns teóricos de referência para refletirmos sobre questões cuir, como Judith Butler, e a artigos contemporâneos sobre videoclipes, como “Vogue bike: cabra fêmea e outros horizontes subversivos nas paisagens do forró nordestino – a emergência de estéticas baitolas pelo artivismo” (Ribamar José de Oliveira Júnior e Leonardo Lemos Zaiatz, 2018), “Novas imagens da pomgabira na cultura pop: mitos, símbolos e estereótipos em circulação” (Florence Marie Dravet e Leandro Bessa Oliveira, 2015) e “Terrorismo anal em Anaconda de Nicki Minaj” (Fabrício Lopes da Silveira, 2015).SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2021-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/76010.22475/rebeca.v10n2.760REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 10 No. 2 (2021): Rebeca 20; 372-388REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Rebeca 20; 372-388Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 10 n. 2 (2021): Rebeca 20; 372-3882316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/760/468Copyright (c) 2022 Renato Trevizano dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Renato Trevizano2022-04-08T18:20:59Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/760Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2022-04-08T18:20:59Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false
dc.title.none.fl_str_mv "Eu só sei o que eu não quero", ou a arte como ritual: uma conversa com Getúlio Abelha
title "Eu só sei o que eu não quero", ou a arte como ritual: uma conversa com Getúlio Abelha
spellingShingle "Eu só sei o que eu não quero", ou a arte como ritual: uma conversa com Getúlio Abelha
dos Santos, Renato Trevizano
Videoclipe
teoria queer
movimento LGBTQ.
title_short "Eu só sei o que eu não quero", ou a arte como ritual: uma conversa com Getúlio Abelha
title_full "Eu só sei o que eu não quero", ou a arte como ritual: uma conversa com Getúlio Abelha
title_fullStr "Eu só sei o que eu não quero", ou a arte como ritual: uma conversa com Getúlio Abelha
title_full_unstemmed "Eu só sei o que eu não quero", ou a arte como ritual: uma conversa com Getúlio Abelha
title_sort "Eu só sei o que eu não quero", ou a arte como ritual: uma conversa com Getúlio Abelha
author dos Santos, Renato Trevizano
author_facet dos Santos, Renato Trevizano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Renato Trevizano
dc.subject.por.fl_str_mv Videoclipe
teoria queer
movimento LGBTQ.
topic Videoclipe
teoria queer
movimento LGBTQ.
description Em uma conversa com o cantor, compositor e performer Getúlio Abelha, realizada virtualmente em agosto de 2020, refletimos sobre videoclipes cuir contemporâneos, tanto os de Getúlio, como Laricado, Tamanco de Fogo, Aquenda, Vá se Lascar e Sinal Fechado, quanto de outras artistas LGBTQs, incluindo Ventura Profana, Linn da Quebrada e Leona Vingativa. Estabelecemos ainda algumas relações com outros períodos e obras, como do Cinema Marginal e do underground norteamericano, com destaque para a figura de Divine nos filmes de John Waters. Além dessas produções audiovisuais, recorremos a alguns teóricos de referência para refletirmos sobre questões cuir, como Judith Butler, e a artigos contemporâneos sobre videoclipes, como “Vogue bike: cabra fêmea e outros horizontes subversivos nas paisagens do forró nordestino – a emergência de estéticas baitolas pelo artivismo” (Ribamar José de Oliveira Júnior e Leonardo Lemos Zaiatz, 2018), “Novas imagens da pomgabira na cultura pop: mitos, símbolos e estereótipos em circulação” (Florence Marie Dravet e Leandro Bessa Oliveira, 2015) e “Terrorismo anal em Anaconda de Nicki Minaj” (Fabrício Lopes da Silveira, 2015).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/760
10.22475/rebeca.v10n2.760
url https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/760
identifier_str_mv 10.22475/rebeca.v10n2.760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/760/468
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Renato Trevizano dos Santos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Renato Trevizano dos Santos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
dc.source.none.fl_str_mv REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 10 No. 2 (2021): Rebeca 20; 372-388
REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Rebeca 20; 372-388
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 10 n. 2 (2021): Rebeca 20; 372-388
2316-9230
reponame:Rebeca (São Paulo)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron:SOCINE
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron_str SOCINE
institution SOCINE
reponame_str Rebeca (São Paulo)
collection Rebeca (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
repository.mail.fl_str_mv rebeca@socine.org.br
_version_ 1809730937797214208