A estratificação social na América Latina representada nos espaços domésticos e simbólicos: uma análise comparativa dos filmes Que Horas Ela Volta? e Roma
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/576 |
Resumo: | O presente artigo realiza uma análise fílmica e comparativa de Que horas ela volta? e Roma, obras cinematográficas que apresentam um recorte temporal de relevância político-social nos países Brasil e México, respectivamente. Ambas as narrativas contemplam o cotidiano de uma empregada doméstica, figura capaz de ser tão relevante e, ao mesmo tempo, tão invisível nos países latino-americanos. Os contrastes sociais e os elementos simbólicos representados nos espaços domésticos dos filmes são tratados aqui de forma a identificar semelhanças e diferenças entre as obras. Diante de tal investigação, é possível afirmar que Que horas ela volta? e Roma implicam em um retrato da sociedade latino-americana, sendo a empregada doméstica um ponto de convergência entre ambas as culturas, bem como um vestígio das sociedades patriarcais e escravocratas ocidentais. |
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A estratificação social na América Latina representada nos espaços domésticos e simbólicos: uma análise comparativa dos filmes Que Horas Ela Volta? e RomaEmpregada DomésticaEstratificação SocialQue horas ela volta?Roma.O presente artigo realiza uma análise fílmica e comparativa de Que horas ela volta? e Roma, obras cinematográficas que apresentam um recorte temporal de relevância político-social nos países Brasil e México, respectivamente. Ambas as narrativas contemplam o cotidiano de uma empregada doméstica, figura capaz de ser tão relevante e, ao mesmo tempo, tão invisível nos países latino-americanos. Os contrastes sociais e os elementos simbólicos representados nos espaços domésticos dos filmes são tratados aqui de forma a identificar semelhanças e diferenças entre as obras. Diante de tal investigação, é possível afirmar que Que horas ela volta? e Roma implicam em um retrato da sociedade latino-americana, sendo a empregada doméstica um ponto de convergência entre ambas as culturas, bem como um vestígio das sociedades patriarcais e escravocratas ocidentais. SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/57610.22475/rebeca.v8n2.576REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 8 No. 2 (2019): Rebeca 16; 80-104REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 8 Núm. 2 (2019): Rebeca 16; 80-104Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 8 n. 2 (2019): Rebeca 16; 80-1042316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/576/361Copyright (c) 2020 Tatiana Martins Montenegro, Rogério de Souza Sérgio Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessMontenegro, Tatiana MartinsFerreira, Rogério de Souza Sérgio2020-04-28T18:18:01Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/576Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2020-04-28T18:18:01Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
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