A estratificação social na América Latina representada nos espaços domésticos e simbólicos: uma análise comparativa dos filmes Que Horas Ela Volta? e Roma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montenegro, Tatiana Martins
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Rogério de Souza Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rebeca (São Paulo)
Texto Completo: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/576
Resumo: O presente artigo realiza uma análise fílmica e comparativa de Que horas ela volta? e Roma, obras cinematográficas que apresentam um recorte temporal de relevância político-social nos países Brasil e México, respectivamente. Ambas as narrativas contemplam o cotidiano de uma empregada doméstica, figura capaz de ser tão relevante e, ao mesmo tempo, tão invisível nos países latino-americanos. Os contrastes sociais e os elementos simbólicos representados nos espaços domésticos dos filmes são tratados aqui de forma a identificar semelhanças e diferenças entre as obras. Diante de tal investigação, é possível afirmar que Que horas ela volta? e Roma implicam em um retrato da sociedade latino-americana, sendo a empregada doméstica um ponto de convergência entre ambas as culturas, bem como um vestígio das sociedades patriarcais e escravocratas ocidentais.  
id SOCINE-1_1383261bef23a4bad4334141935105a7
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/576
network_acronym_str SOCINE-1
network_name_str Rebeca (São Paulo)
repository_id_str
spelling A estratificação social na América Latina representada nos espaços domésticos e simbólicos: uma análise comparativa dos filmes Que Horas Ela Volta? e RomaEmpregada DomésticaEstratificação SocialQue horas ela volta?Roma.O presente artigo realiza uma análise fílmica e comparativa de Que horas ela volta? e Roma, obras cinematográficas que apresentam um recorte temporal de relevância político-social nos países Brasil e México, respectivamente. Ambas as narrativas contemplam o cotidiano de uma empregada doméstica, figura capaz de ser tão relevante e, ao mesmo tempo, tão invisível nos países latino-americanos. Os contrastes sociais e os elementos simbólicos representados nos espaços domésticos dos filmes são tratados aqui de forma a identificar semelhanças e diferenças entre as obras. Diante de tal investigação, é possível afirmar que Que horas ela volta? e Roma implicam em um retrato da sociedade latino-americana, sendo a empregada doméstica um ponto de convergência entre ambas as culturas, bem como um vestígio das sociedades patriarcais e escravocratas ocidentais.  SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/57610.22475/rebeca.v8n2.576REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 8 No. 2 (2019): Rebeca 16; 80-104REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 8 Núm. 2 (2019): Rebeca 16; 80-104Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 8 n. 2 (2019): Rebeca 16; 80-1042316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/576/361Copyright (c) 2020 Tatiana Martins Montenegro, Rogério de Souza Sérgio Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessMontenegro, Tatiana MartinsFerreira, Rogério de Souza Sérgio2020-04-28T18:18:01Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/576Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2020-04-28T18:18:01Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false
dc.title.none.fl_str_mv A estratificação social na América Latina representada nos espaços domésticos e simbólicos: uma análise comparativa dos filmes Que Horas Ela Volta? e Roma
title A estratificação social na América Latina representada nos espaços domésticos e simbólicos: uma análise comparativa dos filmes Que Horas Ela Volta? e Roma
spellingShingle A estratificação social na América Latina representada nos espaços domésticos e simbólicos: uma análise comparativa dos filmes Que Horas Ela Volta? e Roma
Montenegro, Tatiana Martins
Empregada Doméstica
Estratificação Social
Que horas ela volta?
Roma.
title_short A estratificação social na América Latina representada nos espaços domésticos e simbólicos: uma análise comparativa dos filmes Que Horas Ela Volta? e Roma
title_full A estratificação social na América Latina representada nos espaços domésticos e simbólicos: uma análise comparativa dos filmes Que Horas Ela Volta? e Roma
title_fullStr A estratificação social na América Latina representada nos espaços domésticos e simbólicos: uma análise comparativa dos filmes Que Horas Ela Volta? e Roma
title_full_unstemmed A estratificação social na América Latina representada nos espaços domésticos e simbólicos: uma análise comparativa dos filmes Que Horas Ela Volta? e Roma
title_sort A estratificação social na América Latina representada nos espaços domésticos e simbólicos: uma análise comparativa dos filmes Que Horas Ela Volta? e Roma
author Montenegro, Tatiana Martins
author_facet Montenegro, Tatiana Martins
Ferreira, Rogério de Souza Sérgio
author_role author
author2 Ferreira, Rogério de Souza Sérgio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montenegro, Tatiana Martins
Ferreira, Rogério de Souza Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Empregada Doméstica
Estratificação Social
Que horas ela volta?
Roma.
topic Empregada Doméstica
Estratificação Social
Que horas ela volta?
Roma.
description O presente artigo realiza uma análise fílmica e comparativa de Que horas ela volta? e Roma, obras cinematográficas que apresentam um recorte temporal de relevância político-social nos países Brasil e México, respectivamente. Ambas as narrativas contemplam o cotidiano de uma empregada doméstica, figura capaz de ser tão relevante e, ao mesmo tempo, tão invisível nos países latino-americanos. Os contrastes sociais e os elementos simbólicos representados nos espaços domésticos dos filmes são tratados aqui de forma a identificar semelhanças e diferenças entre as obras. Diante de tal investigação, é possível afirmar que Que horas ela volta? e Roma implicam em um retrato da sociedade latino-americana, sendo a empregada doméstica um ponto de convergência entre ambas as culturas, bem como um vestígio das sociedades patriarcais e escravocratas ocidentais.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/576
10.22475/rebeca.v8n2.576
url https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/576
identifier_str_mv 10.22475/rebeca.v8n2.576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/576/361
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Tatiana Martins Montenegro, Rogério de Souza Sérgio Ferreira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Tatiana Martins Montenegro, Rogério de Souza Sérgio Ferreira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
dc.source.none.fl_str_mv REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 8 No. 2 (2019): Rebeca 16; 80-104
REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 8 Núm. 2 (2019): Rebeca 16; 80-104
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 8 n. 2 (2019): Rebeca 16; 80-104
2316-9230
reponame:Rebeca (São Paulo)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron:SOCINE
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron_str SOCINE
institution SOCINE
reponame_str Rebeca (São Paulo)
collection Rebeca (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
repository.mail.fl_str_mv rebeca@socine.org.br
_version_ 1798325418164486144