Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/265 |
Resumo: | No intuito de refletir sobre possíveis transformações dos papéis “tradicionais” da música e dos ruídos no cinema, este ensaio se debruça sobre o desenho de som do documentário Tão longe é aqui (Eliza Capai, 2013) a partir de um objetivo específico: observar em que medida os ruídos, no cinema contemporâneo, ao mesmo tempo em que escapam de um vínculo exclusivo com a verossimilhança, acabam operando funções que tradicionalmente são legadas à música de cinema. Para tanto, usaremos conceitos oriundos dos estudos da música no cinema narrativo ficcional como ponto de partida, embora nossa reflexão, conforme o leitor poderá notar, propositalmente esteja voltada a um exemplo contemporâneo e - a priori - não ficcional. |
id |
SOCINE-1_14f69f875f4a16138456ce49e59c5c02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/265 |
network_acronym_str |
SOCINE-1 |
network_name_str |
Rebeca (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo.teoria da música no cinemadesenho de somsom e música no documentáriodocumentário brasileiro contemporâneo.No intuito de refletir sobre possíveis transformações dos papéis “tradicionais” da música e dos ruídos no cinema, este ensaio se debruça sobre o desenho de som do documentário Tão longe é aqui (Eliza Capai, 2013) a partir de um objetivo específico: observar em que medida os ruídos, no cinema contemporâneo, ao mesmo tempo em que escapam de um vínculo exclusivo com a verossimilhança, acabam operando funções que tradicionalmente são legadas à música de cinema. Para tanto, usaremos conceitos oriundos dos estudos da música no cinema narrativo ficcional como ponto de partida, embora nossa reflexão, conforme o leitor poderá notar, propositalmente esteja voltada a um exemplo contemporâneo e - a priori - não ficcional.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2016-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/26510.22475/rebeca.v5n1.265REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 5 No. 1 (2016): REBECA 9REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 5 Núm. 1 (2016): REBECA 9Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 5 n. 1 (2016): REBECA 92316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/265/200Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, KiraMiranda, Suzana Reck2016-08-02T19:42:09Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/265Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2016-08-02T19:42:09Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo. |
title |
Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo. |
spellingShingle |
Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo. Pereira, Kira teoria da música no cinema desenho de som som e música no documentário documentário brasileiro contemporâneo. |
title_short |
Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo. |
title_full |
Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo. |
title_fullStr |
Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo. |
title_full_unstemmed |
Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo. |
title_sort |
Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo. |
author |
Pereira, Kira |
author_facet |
Pereira, Kira Miranda, Suzana Reck |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Suzana Reck |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Kira Miranda, Suzana Reck |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teoria da música no cinema desenho de som som e música no documentário documentário brasileiro contemporâneo. |
topic |
teoria da música no cinema desenho de som som e música no documentário documentário brasileiro contemporâneo. |
description |
No intuito de refletir sobre possíveis transformações dos papéis “tradicionais” da música e dos ruídos no cinema, este ensaio se debruça sobre o desenho de som do documentário Tão longe é aqui (Eliza Capai, 2013) a partir de um objetivo específico: observar em que medida os ruídos, no cinema contemporâneo, ao mesmo tempo em que escapam de um vínculo exclusivo com a verossimilhança, acabam operando funções que tradicionalmente são legadas à música de cinema. Para tanto, usaremos conceitos oriundos dos estudos da música no cinema narrativo ficcional como ponto de partida, embora nossa reflexão, conforme o leitor poderá notar, propositalmente esteja voltada a um exemplo contemporâneo e - a priori - não ficcional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/265 10.22475/rebeca.v5n1.265 |
url |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/265 |
identifier_str_mv |
10.22475/rebeca.v5n1.265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/265/200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
dc.source.none.fl_str_mv |
REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 5 No. 1 (2016): REBECA 9 REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 5 Núm. 1 (2016): REBECA 9 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 5 n. 1 (2016): REBECA 9 2316-9230 reponame:Rebeca (São Paulo) instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) instacron:SOCINE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
instacron_str |
SOCINE |
institution |
SOCINE |
reponame_str |
Rebeca (São Paulo) |
collection |
Rebeca (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rebeca@socine.org.br |
_version_ |
1809730936611274752 |