Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Kira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Miranda, Suzana Reck
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rebeca (São Paulo)
Texto Completo: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/265
Resumo: No intuito de refletir sobre possíveis transformações dos papéis “tradicionais” da música e dos ruídos no cinema, este ensaio se debruça sobre o desenho de som do documentário Tão longe é aqui (Eliza Capai, 2013) a partir de um objetivo específico: observar em que medida os ruídos, no cinema contemporâneo, ao mesmo tempo em que escapam de um vínculo exclusivo com a verossimilhança, acabam operando funções que tradicionalmente são legadas à música de cinema. Para tanto, usaremos conceitos oriundos dos estudos da música no cinema narrativo ficcional como ponto de partida, embora nossa reflexão, conforme o leitor poderá notar, propositalmente esteja voltada a um exemplo contemporâneo e - a priori - não ficcional.
id SOCINE-1_14f69f875f4a16138456ce49e59c5c02
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/265
network_acronym_str SOCINE-1
network_name_str Rebeca (São Paulo)
repository_id_str
spelling Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo.teoria da música no cinemadesenho de somsom e música no documentáriodocumentário brasileiro contemporâneo.No intuito de refletir sobre possíveis transformações dos papéis “tradicionais” da música e dos ruídos no cinema, este ensaio se debruça sobre o desenho de som do documentário Tão longe é aqui (Eliza Capai, 2013) a partir de um objetivo específico: observar em que medida os ruídos, no cinema contemporâneo, ao mesmo tempo em que escapam de um vínculo exclusivo com a verossimilhança, acabam operando funções que tradicionalmente são legadas à música de cinema. Para tanto, usaremos conceitos oriundos dos estudos da música no cinema narrativo ficcional como ponto de partida, embora nossa reflexão, conforme o leitor poderá notar, propositalmente esteja voltada a um exemplo contemporâneo e - a priori - não ficcional.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2016-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/26510.22475/rebeca.v5n1.265REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 5 No. 1 (2016): REBECA 9REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 5 Núm. 1 (2016): REBECA 9Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 5 n. 1 (2016): REBECA 92316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/265/200Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, KiraMiranda, Suzana Reck2016-08-02T19:42:09Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/265Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2016-08-02T19:42:09Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false
dc.title.none.fl_str_mv Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo.
title Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo.
spellingShingle Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo.
Pereira, Kira
teoria da música no cinema
desenho de som
som e música no documentário
documentário brasileiro contemporâneo.
title_short Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo.
title_full Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo.
title_fullStr Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo.
title_full_unstemmed Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo.
title_sort Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo.
author Pereira, Kira
author_facet Pereira, Kira
Miranda, Suzana Reck
author_role author
author2 Miranda, Suzana Reck
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Kira
Miranda, Suzana Reck
dc.subject.por.fl_str_mv teoria da música no cinema
desenho de som
som e música no documentário
documentário brasileiro contemporâneo.
topic teoria da música no cinema
desenho de som
som e música no documentário
documentário brasileiro contemporâneo.
description No intuito de refletir sobre possíveis transformações dos papéis “tradicionais” da música e dos ruídos no cinema, este ensaio se debruça sobre o desenho de som do documentário Tão longe é aqui (Eliza Capai, 2013) a partir de um objetivo específico: observar em que medida os ruídos, no cinema contemporâneo, ao mesmo tempo em que escapam de um vínculo exclusivo com a verossimilhança, acabam operando funções que tradicionalmente são legadas à música de cinema. Para tanto, usaremos conceitos oriundos dos estudos da música no cinema narrativo ficcional como ponto de partida, embora nossa reflexão, conforme o leitor poderá notar, propositalmente esteja voltada a um exemplo contemporâneo e - a priori - não ficcional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/265
10.22475/rebeca.v5n1.265
url https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/265
identifier_str_mv 10.22475/rebeca.v5n1.265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/265/200
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
dc.source.none.fl_str_mv REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 5 No. 1 (2016): REBECA 9
REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 5 Núm. 1 (2016): REBECA 9
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 5 n. 1 (2016): REBECA 9
2316-9230
reponame:Rebeca (São Paulo)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron:SOCINE
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron_str SOCINE
institution SOCINE
reponame_str Rebeca (São Paulo)
collection Rebeca (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
repository.mail.fl_str_mv rebeca@socine.org.br
_version_ 1809730936611274752