A educação proibida. A narrativa que destrói o passado da escola para construir um “paradigma educacional inovador”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/385 |
Resumo: | Trata-se de resenha crítica ao filme "A educação proibida", filme documentário dirigido por German Doin e Verónica Guzzo e com Produção da Asociación Civil Redes de Pares/ Reevo. O filme apresenta, paralelamente, duas narrativas que se intercalam. A primeira apresenta uma situação de confronto entre alunos e a educação por eles recebida em uma escola fictícia; outra, que conta com a análise documental de professores com temáticas educacionais inovadoras em diversos países. O interesse do documentário é fomentar a discussão da qualidade de ensino a partir da alteração de paradigmas educacionais. O filme apresenta uma proposição sobre o que deve ser considerado como boa escola na contemporaneidade e, para tanto, condena uma escola dita “tradicional”, construída como um mito na história da educação, esta que, pela inconsistência da análise apresentada, é o ponto fraco do documentário. Educação Proibida é um filme que tem boas intenções levando em conta à questão pedagógica, mas engana o seu público ao construir uma narrativa que condena totalmente o passado da escola. |
id |
SOCINE-1_19b8e02d08fff08bfad8a210bdfab6db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/385 |
network_acronym_str |
SOCINE-1 |
network_name_str |
Rebeca (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação proibida. A narrativa que destrói o passado da escola para construir um “paradigma educacional inovador”paradigma educacionalinvação pedagógicaescola tradicionalTrata-se de resenha crítica ao filme "A educação proibida", filme documentário dirigido por German Doin e Verónica Guzzo e com Produção da Asociación Civil Redes de Pares/ Reevo. O filme apresenta, paralelamente, duas narrativas que se intercalam. A primeira apresenta uma situação de confronto entre alunos e a educação por eles recebida em uma escola fictícia; outra, que conta com a análise documental de professores com temáticas educacionais inovadoras em diversos países. O interesse do documentário é fomentar a discussão da qualidade de ensino a partir da alteração de paradigmas educacionais. O filme apresenta uma proposição sobre o que deve ser considerado como boa escola na contemporaneidade e, para tanto, condena uma escola dita “tradicional”, construída como um mito na história da educação, esta que, pela inconsistência da análise apresentada, é o ponto fraco do documentário. Educação Proibida é um filme que tem boas intenções levando em conta à questão pedagógica, mas engana o seu público ao construir uma narrativa que condena totalmente o passado da escola.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2019-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/38510.22475/rebeca.v7n1.385REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 7 No. 1 (2018): REBECA 13REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 7 Núm. 1 (2018): REBECA 13Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 7 n. 1 (2018): REBECA 132316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/385/311Copyright (c) 2019 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraghini, Katya Zuquim2019-02-24T18:34:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/385Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2019-02-24T18:34:39Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação proibida. A narrativa que destrói o passado da escola para construir um “paradigma educacional inovador” |
title |
A educação proibida. A narrativa que destrói o passado da escola para construir um “paradigma educacional inovador” |
spellingShingle |
A educação proibida. A narrativa que destrói o passado da escola para construir um “paradigma educacional inovador” Braghini, Katya Zuquim paradigma educacional invação pedagógica escola tradicional |
title_short |
A educação proibida. A narrativa que destrói o passado da escola para construir um “paradigma educacional inovador” |
title_full |
A educação proibida. A narrativa que destrói o passado da escola para construir um “paradigma educacional inovador” |
title_fullStr |
A educação proibida. A narrativa que destrói o passado da escola para construir um “paradigma educacional inovador” |
title_full_unstemmed |
A educação proibida. A narrativa que destrói o passado da escola para construir um “paradigma educacional inovador” |
title_sort |
A educação proibida. A narrativa que destrói o passado da escola para construir um “paradigma educacional inovador” |
author |
Braghini, Katya Zuquim |
author_facet |
Braghini, Katya Zuquim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braghini, Katya Zuquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
paradigma educacional invação pedagógica escola tradicional |
topic |
paradigma educacional invação pedagógica escola tradicional |
description |
Trata-se de resenha crítica ao filme "A educação proibida", filme documentário dirigido por German Doin e Verónica Guzzo e com Produção da Asociación Civil Redes de Pares/ Reevo. O filme apresenta, paralelamente, duas narrativas que se intercalam. A primeira apresenta uma situação de confronto entre alunos e a educação por eles recebida em uma escola fictícia; outra, que conta com a análise documental de professores com temáticas educacionais inovadoras em diversos países. O interesse do documentário é fomentar a discussão da qualidade de ensino a partir da alteração de paradigmas educacionais. O filme apresenta uma proposição sobre o que deve ser considerado como boa escola na contemporaneidade e, para tanto, condena uma escola dita “tradicional”, construída como um mito na história da educação, esta que, pela inconsistência da análise apresentada, é o ponto fraco do documentário. Educação Proibida é um filme que tem boas intenções levando em conta à questão pedagógica, mas engana o seu público ao construir uma narrativa que condena totalmente o passado da escola. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/385 10.22475/rebeca.v7n1.385 |
url |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/385 |
identifier_str_mv |
10.22475/rebeca.v7n1.385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/385/311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
dc.source.none.fl_str_mv |
REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 7 No. 1 (2018): REBECA 13 REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 7 Núm. 1 (2018): REBECA 13 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 7 n. 1 (2018): REBECA 13 2316-9230 reponame:Rebeca (São Paulo) instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) instacron:SOCINE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
instacron_str |
SOCINE |
institution |
SOCINE |
reponame_str |
Rebeca (São Paulo) |
collection |
Rebeca (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rebeca@socine.org.br |
_version_ |
1809730936994004992 |