A educação proibida. A narrativa que destrói o passado da escola para construir um “paradigma educacional inovador”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braghini, Katya Zuquim
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rebeca (São Paulo)
Texto Completo: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/385
Resumo: Trata-se de resenha crítica ao filme "A educação proibida", filme documentário dirigido por German Doin e Verónica Guzzo e com Produção da Asociación Civil Redes de Pares/ Reevo. O filme apresenta, paralelamente, duas narrativas que se intercalam. A primeira apresenta uma situação de confronto entre alunos e a educação por eles recebida em uma escola fictícia; outra, que conta com a análise documental de professores com temáticas educacionais inovadoras em diversos países. O interesse do documentário é fomentar a discussão da qualidade de ensino a partir da alteração de paradigmas educacionais. O filme apresenta uma proposição sobre o que deve ser considerado como boa escola na contemporaneidade e, para tanto, condena uma escola dita “tradicional”, construída como um mito na história da educação, esta que, pela inconsistência da análise apresentada, é o ponto fraco do documentário. Educação Proibida é um filme que tem boas intenções levando em conta à questão pedagógica, mas engana o seu público ao construir uma narrativa que condena totalmente o passado da escola.
id SOCINE-1_19b8e02d08fff08bfad8a210bdfab6db
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/385
network_acronym_str SOCINE-1
network_name_str Rebeca (São Paulo)
repository_id_str
spelling A educação proibida. A narrativa que destrói o passado da escola para construir um “paradigma educacional inovador”paradigma educacionalinvação pedagógicaescola tradicionalTrata-se de resenha crítica ao filme "A educação proibida", filme documentário dirigido por German Doin e Verónica Guzzo e com Produção da Asociación Civil Redes de Pares/ Reevo. O filme apresenta, paralelamente, duas narrativas que se intercalam. A primeira apresenta uma situação de confronto entre alunos e a educação por eles recebida em uma escola fictícia; outra, que conta com a análise documental de professores com temáticas educacionais inovadoras em diversos países. O interesse do documentário é fomentar a discussão da qualidade de ensino a partir da alteração de paradigmas educacionais. O filme apresenta uma proposição sobre o que deve ser considerado como boa escola na contemporaneidade e, para tanto, condena uma escola dita “tradicional”, construída como um mito na história da educação, esta que, pela inconsistência da análise apresentada, é o ponto fraco do documentário. Educação Proibida é um filme que tem boas intenções levando em conta à questão pedagógica, mas engana o seu público ao construir uma narrativa que condena totalmente o passado da escola.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2019-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/38510.22475/rebeca.v7n1.385REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 7 No. 1 (2018): REBECA 13REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 7 Núm. 1 (2018): REBECA 13Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 7 n. 1 (2018): REBECA 132316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/385/311Copyright (c) 2019 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraghini, Katya Zuquim2019-02-24T18:34:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/385Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2019-02-24T18:34:39Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação proibida. A narrativa que destrói o passado da escola para construir um “paradigma educacional inovador”
title A educação proibida. A narrativa que destrói o passado da escola para construir um “paradigma educacional inovador”
spellingShingle A educação proibida. A narrativa que destrói o passado da escola para construir um “paradigma educacional inovador”
Braghini, Katya Zuquim
paradigma educacional
invação pedagógica
escola tradicional
title_short A educação proibida. A narrativa que destrói o passado da escola para construir um “paradigma educacional inovador”
title_full A educação proibida. A narrativa que destrói o passado da escola para construir um “paradigma educacional inovador”
title_fullStr A educação proibida. A narrativa que destrói o passado da escola para construir um “paradigma educacional inovador”
title_full_unstemmed A educação proibida. A narrativa que destrói o passado da escola para construir um “paradigma educacional inovador”
title_sort A educação proibida. A narrativa que destrói o passado da escola para construir um “paradigma educacional inovador”
author Braghini, Katya Zuquim
author_facet Braghini, Katya Zuquim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braghini, Katya Zuquim
dc.subject.por.fl_str_mv paradigma educacional
invação pedagógica
escola tradicional
topic paradigma educacional
invação pedagógica
escola tradicional
description Trata-se de resenha crítica ao filme "A educação proibida", filme documentário dirigido por German Doin e Verónica Guzzo e com Produção da Asociación Civil Redes de Pares/ Reevo. O filme apresenta, paralelamente, duas narrativas que se intercalam. A primeira apresenta uma situação de confronto entre alunos e a educação por eles recebida em uma escola fictícia; outra, que conta com a análise documental de professores com temáticas educacionais inovadoras em diversos países. O interesse do documentário é fomentar a discussão da qualidade de ensino a partir da alteração de paradigmas educacionais. O filme apresenta uma proposição sobre o que deve ser considerado como boa escola na contemporaneidade e, para tanto, condena uma escola dita “tradicional”, construída como um mito na história da educação, esta que, pela inconsistência da análise apresentada, é o ponto fraco do documentário. Educação Proibida é um filme que tem boas intenções levando em conta à questão pedagógica, mas engana o seu público ao construir uma narrativa que condena totalmente o passado da escola.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/385
10.22475/rebeca.v7n1.385
url https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/385
identifier_str_mv 10.22475/rebeca.v7n1.385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/385/311
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
dc.source.none.fl_str_mv REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 7 No. 1 (2018): REBECA 13
REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 7 Núm. 1 (2018): REBECA 13
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 7 n. 1 (2018): REBECA 13
2316-9230
reponame:Rebeca (São Paulo)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron:SOCINE
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron_str SOCINE
institution SOCINE
reponame_str Rebeca (São Paulo)
collection Rebeca (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
repository.mail.fl_str_mv rebeca@socine.org.br
_version_ 1809730936994004992