A polifonia de efeitos sonoros no sound design de Alan Splet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/509 |
Resumo: | A obra do sound designer Alan Splet (1939-1994) indica como poucas a importância ainda a se reconhecer, acadêmica e criticamente, da edição de efeitos sonoros como um recurso de grande potencial expressivo no cinema. Este estudo aponta sua inovação em termos de linguagem cinematográfica, por meio de análise de seus filmes, comparação a obras anteriores com sobreposição de efeitos sonoros e referencial teórico do som. Explorando a detalhada e artesanal riqueza narrativa da polifonia de diferentes efeitos, Splet valorizou sonoridades abstratas, até em contraponto às imagens quando em sua parceria com David Lynch. Conforme pesquisadores e colegas de trabalho lembram, suas ambiências sonoras, que absorvem a atenção pela diversidade de combinações de efeitos, bem como o estranhamento do seu contraste entre elas e o que se vê na tela, tornam suas paisagens sonoras verdadeiros personagens das obras em que trabalhou. |
id |
SOCINE-1_50d1fd86de52640f391c0ab1df03084c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/509 |
network_acronym_str |
SOCINE-1 |
network_name_str |
Rebeca (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
A polifonia de efeitos sonoros no sound design de Alan SpletCinemaSound designAlan SpletDavid LynchA obra do sound designer Alan Splet (1939-1994) indica como poucas a importância ainda a se reconhecer, acadêmica e criticamente, da edição de efeitos sonoros como um recurso de grande potencial expressivo no cinema. Este estudo aponta sua inovação em termos de linguagem cinematográfica, por meio de análise de seus filmes, comparação a obras anteriores com sobreposição de efeitos sonoros e referencial teórico do som. Explorando a detalhada e artesanal riqueza narrativa da polifonia de diferentes efeitos, Splet valorizou sonoridades abstratas, até em contraponto às imagens quando em sua parceria com David Lynch. Conforme pesquisadores e colegas de trabalho lembram, suas ambiências sonoras, que absorvem a atenção pela diversidade de combinações de efeitos, bem como o estranhamento do seu contraste entre elas e o que se vê na tela, tornam suas paisagens sonoras verdadeiros personagens das obras em que trabalhou.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2019-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/50910.22475/rebeca.v7n2.509REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 7 No. 2 (2018): Rebeca 14REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 7 Núm. 2 (2018): Rebeca 14Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 7 n. 2 (2018): Rebeca 142316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/509/323Copyright (c) 2019 Fabiano Pereira de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Fabiano Pereira2019-06-03T04:50:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/509Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2019-06-03T04:50:33Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A polifonia de efeitos sonoros no sound design de Alan Splet |
title |
A polifonia de efeitos sonoros no sound design de Alan Splet |
spellingShingle |
A polifonia de efeitos sonoros no sound design de Alan Splet de Souza, Fabiano Pereira Cinema Sound design Alan Splet David Lynch |
title_short |
A polifonia de efeitos sonoros no sound design de Alan Splet |
title_full |
A polifonia de efeitos sonoros no sound design de Alan Splet |
title_fullStr |
A polifonia de efeitos sonoros no sound design de Alan Splet |
title_full_unstemmed |
A polifonia de efeitos sonoros no sound design de Alan Splet |
title_sort |
A polifonia de efeitos sonoros no sound design de Alan Splet |
author |
de Souza, Fabiano Pereira |
author_facet |
de Souza, Fabiano Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Fabiano Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Sound design Alan Splet David Lynch |
topic |
Cinema Sound design Alan Splet David Lynch |
description |
A obra do sound designer Alan Splet (1939-1994) indica como poucas a importância ainda a se reconhecer, acadêmica e criticamente, da edição de efeitos sonoros como um recurso de grande potencial expressivo no cinema. Este estudo aponta sua inovação em termos de linguagem cinematográfica, por meio de análise de seus filmes, comparação a obras anteriores com sobreposição de efeitos sonoros e referencial teórico do som. Explorando a detalhada e artesanal riqueza narrativa da polifonia de diferentes efeitos, Splet valorizou sonoridades abstratas, até em contraponto às imagens quando em sua parceria com David Lynch. Conforme pesquisadores e colegas de trabalho lembram, suas ambiências sonoras, que absorvem a atenção pela diversidade de combinações de efeitos, bem como o estranhamento do seu contraste entre elas e o que se vê na tela, tornam suas paisagens sonoras verdadeiros personagens das obras em que trabalhou. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares, temas livres |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/509 10.22475/rebeca.v7n2.509 |
url |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/509 |
identifier_str_mv |
10.22475/rebeca.v7n2.509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/509/323 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Fabiano Pereira de Souza info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Fabiano Pereira de Souza |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
dc.source.none.fl_str_mv |
REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 7 No. 2 (2018): Rebeca 14 REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 7 Núm. 2 (2018): Rebeca 14 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 7 n. 2 (2018): Rebeca 14 2316-9230 reponame:Rebeca (São Paulo) instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) instacron:SOCINE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
instacron_str |
SOCINE |
institution |
SOCINE |
reponame_str |
Rebeca (São Paulo) |
collection |
Rebeca (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rebeca@socine.org.br |
_version_ |
1798325418115203072 |