Leituras de Santiago a partir da crítica cinematográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/142 |
Resumo: | Neste artigo, observamos de que modo indivíduos da chamada “audiência especializada” reagem à complexidade narrativa do documentário Santiago (2007), de João Moreira Salles, e como interpretam, discutem e retratam as escolhas do realizador na concepção do referido texto fílmico. Para tanto, analisamos dez textos de crítica cinematográfica, partindo da visão de Braga (2006), segundo a qual a crítica veiculada no âmbito jornalístico é um dos elementos mais visíveis dos processos de circulação interacional de sentidos e estímulos produzidos diante de produtos midiáticos, apesar de não ter prevalência sobre os comentários advindos de outros dispositivos do “sistema de resposta social”. No exame das críticas selecionadas, notamos como característica predominante a “análise de conteúdo” (PENAFRIA, 2009), na qual os críticos partem do documentário enquanto relato para a realização de uma leitura centrada, em especial, na identificação temática. Vistos em conjunto, tais textos, entretanto, podem ser um auxílio para o aprofundamento de reflexões sobre o filme de Salles, e o próprio gênero documental, isto no tocante a dados como a opção pelo uso da narração e questões relativas ao personagem em produções do cinema de não-ficção. A compilação de críticas apresenta também uma diferenciação não só de juízos de valor sobre a obra, mas em nível de aprofundamento, linguagem, extensão e público para o qual são direcionadas, além de permitir que ratifiquemos outra posição de Braga, a necessária ampliação de circulação, alcance e disponibilidade de produções crítico-interpretativas em benefício da formação do espectador. |
id |
SOCINE-1_5a7f58f345c3a63cb1a40cdc55d1c3ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/142 |
network_acronym_str |
SOCINE-1 |
network_name_str |
Rebeca (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leituras de Santiago a partir da crítica cinematográficaSantiagocrítica cinematográficacinemadocumentário.Neste artigo, observamos de que modo indivíduos da chamada “audiência especializada” reagem à complexidade narrativa do documentário Santiago (2007), de João Moreira Salles, e como interpretam, discutem e retratam as escolhas do realizador na concepção do referido texto fílmico. Para tanto, analisamos dez textos de crítica cinematográfica, partindo da visão de Braga (2006), segundo a qual a crítica veiculada no âmbito jornalístico é um dos elementos mais visíveis dos processos de circulação interacional de sentidos e estímulos produzidos diante de produtos midiáticos, apesar de não ter prevalência sobre os comentários advindos de outros dispositivos do “sistema de resposta social”. No exame das críticas selecionadas, notamos como característica predominante a “análise de conteúdo” (PENAFRIA, 2009), na qual os críticos partem do documentário enquanto relato para a realização de uma leitura centrada, em especial, na identificação temática. Vistos em conjunto, tais textos, entretanto, podem ser um auxílio para o aprofundamento de reflexões sobre o filme de Salles, e o próprio gênero documental, isto no tocante a dados como a opção pelo uso da narração e questões relativas ao personagem em produções do cinema de não-ficção. A compilação de críticas apresenta também uma diferenciação não só de juízos de valor sobre a obra, mas em nível de aprofundamento, linguagem, extensão e público para o qual são direcionadas, além de permitir que ratifiquemos outra posição de Braga, a necessária ampliação de circulação, alcance e disponibilidade de produções crítico-interpretativas em benefício da formação do espectador.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2016-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/14210.22475/rebeca.v4n2.142REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 4 No. 2 (2015): REBECA 8REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 4 Núm. 2 (2015): REBECA 8Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 4 n. 2 (2015): REBECA 82316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/142/65Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos da Silva, Suéllen RodriguesMousinho, Luiz Antonio2016-07-26T13:15:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/142Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2016-07-26T13:15:42Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leituras de Santiago a partir da crítica cinematográfica |
title |
Leituras de Santiago a partir da crítica cinematográfica |
spellingShingle |
Leituras de Santiago a partir da crítica cinematográfica Ramos da Silva, Suéllen Rodrigues Santiago crítica cinematográfica cinema documentário. |
title_short |
Leituras de Santiago a partir da crítica cinematográfica |
title_full |
Leituras de Santiago a partir da crítica cinematográfica |
title_fullStr |
Leituras de Santiago a partir da crítica cinematográfica |
title_full_unstemmed |
Leituras de Santiago a partir da crítica cinematográfica |
title_sort |
Leituras de Santiago a partir da crítica cinematográfica |
author |
Ramos da Silva, Suéllen Rodrigues |
author_facet |
Ramos da Silva, Suéllen Rodrigues Mousinho, Luiz Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Mousinho, Luiz Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos da Silva, Suéllen Rodrigues Mousinho, Luiz Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Santiago crítica cinematográfica cinema documentário. |
topic |
Santiago crítica cinematográfica cinema documentário. |
description |
Neste artigo, observamos de que modo indivíduos da chamada “audiência especializada” reagem à complexidade narrativa do documentário Santiago (2007), de João Moreira Salles, e como interpretam, discutem e retratam as escolhas do realizador na concepção do referido texto fílmico. Para tanto, analisamos dez textos de crítica cinematográfica, partindo da visão de Braga (2006), segundo a qual a crítica veiculada no âmbito jornalístico é um dos elementos mais visíveis dos processos de circulação interacional de sentidos e estímulos produzidos diante de produtos midiáticos, apesar de não ter prevalência sobre os comentários advindos de outros dispositivos do “sistema de resposta social”. No exame das críticas selecionadas, notamos como característica predominante a “análise de conteúdo” (PENAFRIA, 2009), na qual os críticos partem do documentário enquanto relato para a realização de uma leitura centrada, em especial, na identificação temática. Vistos em conjunto, tais textos, entretanto, podem ser um auxílio para o aprofundamento de reflexões sobre o filme de Salles, e o próprio gênero documental, isto no tocante a dados como a opção pelo uso da narração e questões relativas ao personagem em produções do cinema de não-ficção. A compilação de críticas apresenta também uma diferenciação não só de juízos de valor sobre a obra, mas em nível de aprofundamento, linguagem, extensão e público para o qual são direcionadas, além de permitir que ratifiquemos outra posição de Braga, a necessária ampliação de circulação, alcance e disponibilidade de produções crítico-interpretativas em benefício da formação do espectador. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares, temas livres |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/142 10.22475/rebeca.v4n2.142 |
url |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/142 |
identifier_str_mv |
10.22475/rebeca.v4n2.142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/142/65 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
dc.source.none.fl_str_mv |
REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 4 No. 2 (2015): REBECA 8 REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 4 Núm. 2 (2015): REBECA 8 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 4 n. 2 (2015): REBECA 8 2316-9230 reponame:Rebeca (São Paulo) instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) instacron:SOCINE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
instacron_str |
SOCINE |
institution |
SOCINE |
reponame_str |
Rebeca (São Paulo) |
collection |
Rebeca (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rebeca@socine.org.br |
_version_ |
1809730936284119040 |