Metamorfoses e reencarnações: o retorno digital da Fotogenia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/646 |
Resumo: | Este artigo pretende iluminar três filmes brasileiros contemporâneos - o longa Buraco Negro (Helena Lessa e Petrus de Bairros, 2017) e os curtas O Bando Sagrado (Breno Baptista, 2019) e Barriga de Imagens (Maria Bogado, 2019) - a partir da noção de Fotogenia, desenvolvida pelo cineasta e teórico Jean Epstein na primeira metade do século XX. Apesar de abordarem temas bastante diferentes, os três filmes partem da mesma dialética peculiar: por um lado, apresentam um evidente despojamento, uma espécie de simplicidade certamente advinda das suas condições de produção. Por outro, tentam enxergar nos corpos e coisas filmadas um "além", algo de fantasmático, que ultrapassa a materialidade concreta imediata - tentam enxergar sua Fotogenia. |
id |
SOCINE-1_7107364d58280d14c7230d009ad53d4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/646 |
network_acronym_str |
SOCINE-1 |
network_name_str |
Rebeca (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Metamorfoses e reencarnações: o retorno digital da FotogeniaFotogeniaJean EpsteinCinema brasileiro contemporâneoDigital.Este artigo pretende iluminar três filmes brasileiros contemporâneos - o longa Buraco Negro (Helena Lessa e Petrus de Bairros, 2017) e os curtas O Bando Sagrado (Breno Baptista, 2019) e Barriga de Imagens (Maria Bogado, 2019) - a partir da noção de Fotogenia, desenvolvida pelo cineasta e teórico Jean Epstein na primeira metade do século XX. Apesar de abordarem temas bastante diferentes, os três filmes partem da mesma dialética peculiar: por um lado, apresentam um evidente despojamento, uma espécie de simplicidade certamente advinda das suas condições de produção. Por outro, tentam enxergar nos corpos e coisas filmadas um "além", algo de fantasmático, que ultrapassa a materialidade concreta imediata - tentam enxergar sua Fotogenia.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/64610.22475/rebeca.v9n2.646REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 9 No. 2 (2020): Rebeca 18; 240-254REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Rebeca 18; 240-254Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 9 n. 2 (2020): Rebeca 18; 240-2542316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/646/403Copyright (c) 2021 André Antônio Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, André Antônio2021-03-18T19:33:14Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/646Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2021-03-18T19:33:14Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metamorfoses e reencarnações: o retorno digital da Fotogenia |
title |
Metamorfoses e reencarnações: o retorno digital da Fotogenia |
spellingShingle |
Metamorfoses e reencarnações: o retorno digital da Fotogenia Barbosa, André Antônio Fotogenia Jean Epstein Cinema brasileiro contemporâneo Digital. |
title_short |
Metamorfoses e reencarnações: o retorno digital da Fotogenia |
title_full |
Metamorfoses e reencarnações: o retorno digital da Fotogenia |
title_fullStr |
Metamorfoses e reencarnações: o retorno digital da Fotogenia |
title_full_unstemmed |
Metamorfoses e reencarnações: o retorno digital da Fotogenia |
title_sort |
Metamorfoses e reencarnações: o retorno digital da Fotogenia |
author |
Barbosa, André Antônio |
author_facet |
Barbosa, André Antônio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, André Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotogenia Jean Epstein Cinema brasileiro contemporâneo Digital. |
topic |
Fotogenia Jean Epstein Cinema brasileiro contemporâneo Digital. |
description |
Este artigo pretende iluminar três filmes brasileiros contemporâneos - o longa Buraco Negro (Helena Lessa e Petrus de Bairros, 2017) e os curtas O Bando Sagrado (Breno Baptista, 2019) e Barriga de Imagens (Maria Bogado, 2019) - a partir da noção de Fotogenia, desenvolvida pelo cineasta e teórico Jean Epstein na primeira metade do século XX. Apesar de abordarem temas bastante diferentes, os três filmes partem da mesma dialética peculiar: por um lado, apresentam um evidente despojamento, uma espécie de simplicidade certamente advinda das suas condições de produção. Por outro, tentam enxergar nos corpos e coisas filmadas um "além", algo de fantasmático, que ultrapassa a materialidade concreta imediata - tentam enxergar sua Fotogenia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares, temas livres |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/646 10.22475/rebeca.v9n2.646 |
url |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/646 |
identifier_str_mv |
10.22475/rebeca.v9n2.646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/646/403 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 André Antônio Barbosa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 André Antônio Barbosa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
dc.source.none.fl_str_mv |
REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 9 No. 2 (2020): Rebeca 18; 240-254 REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Rebeca 18; 240-254 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 9 n. 2 (2020): Rebeca 18; 240-254 2316-9230 reponame:Rebeca (São Paulo) instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) instacron:SOCINE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
instacron_str |
SOCINE |
institution |
SOCINE |
reponame_str |
Rebeca (São Paulo) |
collection |
Rebeca (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rebeca@socine.org.br |
_version_ |
1798325418212720640 |