Convergências dialógicas, intertextuais, confessionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Denize
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rebeca (São Paulo)
Texto Completo: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/481
Resumo: Este texto analisa conceitos de convergências associados aos de intertextualidade, dialogismo e autobiografia. Considerando a acentuada hibridação das mídias no momento atual e o aspecto confessional subjetivo de documentários, os referenciais teóricos de base são o conceito de dialogismo, de Mikhail Bakhtin, o conceito de intertextualidade, de Julia Kristeva e o conceito do “eu subjetivo”, de Alisa Lebow. São integrados também os comentários de Noel Carroll sobre o tema das convergências. A análise é ilustrada por filmes que apresentam interações entre cinema e arte, cinema e literatura, cinema e teatro e cinema entre nações. O corpus principal é constituído por dois documentários: As praias de Agnès e David Lynch: The Art Life, que evidenciam propostas diferenciadas de convergências do cinema e no cinema.
id SOCINE-1_77a7473b9b9be84ce7f3eba93f57aabf
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/481
network_acronym_str SOCINE-1
network_name_str Rebeca (São Paulo)
repository_id_str
spelling Convergências dialógicas, intertextuais, confessionaisconvergência confessionaldialogismointertextualidadesubjetividadedocumentários (auto) biográficosEste texto analisa conceitos de convergências associados aos de intertextualidade, dialogismo e autobiografia. Considerando a acentuada hibridação das mídias no momento atual e o aspecto confessional subjetivo de documentários, os referenciais teóricos de base são o conceito de dialogismo, de Mikhail Bakhtin, o conceito de intertextualidade, de Julia Kristeva e o conceito do “eu subjetivo”, de Alisa Lebow. São integrados também os comentários de Noel Carroll sobre o tema das convergências. A análise é ilustrada por filmes que apresentam interações entre cinema e arte, cinema e literatura, cinema e teatro e cinema entre nações. O corpus principal é constituído por dois documentários: As praias de Agnès e David Lynch: The Art Life, que evidenciam propostas diferenciadas de convergências do cinema e no cinema.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2018-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/48110.22475/rebeca.v6n1.481REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 6 No. 1 (2017): REBECA 11REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 6 Núm. 1 (2017): REBECA 11Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 6 n. 1 (2017): REBECA 112316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/481/262Copyright (c) 2018 Denize Araujoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Denize2018-05-13T23:25:14Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/481Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2018-05-13T23:25:14Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false
dc.title.none.fl_str_mv Convergências dialógicas, intertextuais, confessionais
title Convergências dialógicas, intertextuais, confessionais
spellingShingle Convergências dialógicas, intertextuais, confessionais
Araujo, Denize
convergência confessional
dialogismo
intertextualidade
subjetividade
documentários (auto) biográficos
title_short Convergências dialógicas, intertextuais, confessionais
title_full Convergências dialógicas, intertextuais, confessionais
title_fullStr Convergências dialógicas, intertextuais, confessionais
title_full_unstemmed Convergências dialógicas, intertextuais, confessionais
title_sort Convergências dialógicas, intertextuais, confessionais
author Araujo, Denize
author_facet Araujo, Denize
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Denize
dc.subject.por.fl_str_mv convergência confessional
dialogismo
intertextualidade
subjetividade
documentários (auto) biográficos
topic convergência confessional
dialogismo
intertextualidade
subjetividade
documentários (auto) biográficos
description Este texto analisa conceitos de convergências associados aos de intertextualidade, dialogismo e autobiografia. Considerando a acentuada hibridação das mídias no momento atual e o aspecto confessional subjetivo de documentários, os referenciais teóricos de base são o conceito de dialogismo, de Mikhail Bakhtin, o conceito de intertextualidade, de Julia Kristeva e o conceito do “eu subjetivo”, de Alisa Lebow. São integrados também os comentários de Noel Carroll sobre o tema das convergências. A análise é ilustrada por filmes que apresentam interações entre cinema e arte, cinema e literatura, cinema e teatro e cinema entre nações. O corpus principal é constituído por dois documentários: As praias de Agnès e David Lynch: The Art Life, que evidenciam propostas diferenciadas de convergências do cinema e no cinema.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/481
10.22475/rebeca.v6n1.481
url https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/481
identifier_str_mv 10.22475/rebeca.v6n1.481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/481/262
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Denize Araujo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Denize Araujo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
dc.source.none.fl_str_mv REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 6 No. 1 (2017): REBECA 11
REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 6 Núm. 1 (2017): REBECA 11
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 6 n. 1 (2017): REBECA 11
2316-9230
reponame:Rebeca (São Paulo)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron:SOCINE
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron_str SOCINE
institution SOCINE
reponame_str Rebeca (São Paulo)
collection Rebeca (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
repository.mail.fl_str_mv rebeca@socine.org.br
_version_ 1809730937046433792