Convergências dialógicas, intertextuais, confessionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/481 |
Resumo: | Este texto analisa conceitos de convergências associados aos de intertextualidade, dialogismo e autobiografia. Considerando a acentuada hibridação das mídias no momento atual e o aspecto confessional subjetivo de documentários, os referenciais teóricos de base são o conceito de dialogismo, de Mikhail Bakhtin, o conceito de intertextualidade, de Julia Kristeva e o conceito do “eu subjetivo”, de Alisa Lebow. São integrados também os comentários de Noel Carroll sobre o tema das convergências. A análise é ilustrada por filmes que apresentam interações entre cinema e arte, cinema e literatura, cinema e teatro e cinema entre nações. O corpus principal é constituído por dois documentários: As praias de Agnès e David Lynch: The Art Life, que evidenciam propostas diferenciadas de convergências do cinema e no cinema. |
id |
SOCINE-1_77a7473b9b9be84ce7f3eba93f57aabf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/481 |
network_acronym_str |
SOCINE-1 |
network_name_str |
Rebeca (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Convergências dialógicas, intertextuais, confessionaisconvergência confessionaldialogismointertextualidadesubjetividadedocumentários (auto) biográficosEste texto analisa conceitos de convergências associados aos de intertextualidade, dialogismo e autobiografia. Considerando a acentuada hibridação das mídias no momento atual e o aspecto confessional subjetivo de documentários, os referenciais teóricos de base são o conceito de dialogismo, de Mikhail Bakhtin, o conceito de intertextualidade, de Julia Kristeva e o conceito do “eu subjetivo”, de Alisa Lebow. São integrados também os comentários de Noel Carroll sobre o tema das convergências. A análise é ilustrada por filmes que apresentam interações entre cinema e arte, cinema e literatura, cinema e teatro e cinema entre nações. O corpus principal é constituído por dois documentários: As praias de Agnès e David Lynch: The Art Life, que evidenciam propostas diferenciadas de convergências do cinema e no cinema.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2018-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/48110.22475/rebeca.v6n1.481REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 6 No. 1 (2017): REBECA 11REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 6 Núm. 1 (2017): REBECA 11Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 6 n. 1 (2017): REBECA 112316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/481/262Copyright (c) 2018 Denize Araujoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Denize2018-05-13T23:25:14Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/481Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2018-05-13T23:25:14Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Convergências dialógicas, intertextuais, confessionais |
title |
Convergências dialógicas, intertextuais, confessionais |
spellingShingle |
Convergências dialógicas, intertextuais, confessionais Araujo, Denize convergência confessional dialogismo intertextualidade subjetividade documentários (auto) biográficos |
title_short |
Convergências dialógicas, intertextuais, confessionais |
title_full |
Convergências dialógicas, intertextuais, confessionais |
title_fullStr |
Convergências dialógicas, intertextuais, confessionais |
title_full_unstemmed |
Convergências dialógicas, intertextuais, confessionais |
title_sort |
Convergências dialógicas, intertextuais, confessionais |
author |
Araujo, Denize |
author_facet |
Araujo, Denize |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Denize |
dc.subject.por.fl_str_mv |
convergência confessional dialogismo intertextualidade subjetividade documentários (auto) biográficos |
topic |
convergência confessional dialogismo intertextualidade subjetividade documentários (auto) biográficos |
description |
Este texto analisa conceitos de convergências associados aos de intertextualidade, dialogismo e autobiografia. Considerando a acentuada hibridação das mídias no momento atual e o aspecto confessional subjetivo de documentários, os referenciais teóricos de base são o conceito de dialogismo, de Mikhail Bakhtin, o conceito de intertextualidade, de Julia Kristeva e o conceito do “eu subjetivo”, de Alisa Lebow. São integrados também os comentários de Noel Carroll sobre o tema das convergências. A análise é ilustrada por filmes que apresentam interações entre cinema e arte, cinema e literatura, cinema e teatro e cinema entre nações. O corpus principal é constituído por dois documentários: As praias de Agnès e David Lynch: The Art Life, que evidenciam propostas diferenciadas de convergências do cinema e no cinema. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/481 10.22475/rebeca.v6n1.481 |
url |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/481 |
identifier_str_mv |
10.22475/rebeca.v6n1.481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/481/262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Denize Araujo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Denize Araujo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
dc.source.none.fl_str_mv |
REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 6 No. 1 (2017): REBECA 11 REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 6 Núm. 1 (2017): REBECA 11 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 6 n. 1 (2017): REBECA 11 2316-9230 reponame:Rebeca (São Paulo) instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) instacron:SOCINE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
instacron_str |
SOCINE |
institution |
SOCINE |
reponame_str |
Rebeca (São Paulo) |
collection |
Rebeca (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rebeca@socine.org.br |
_version_ |
1809730937046433792 |