A escrita imagética de Daniel Galera e a adaptação cinematográfica de Até o dia em que o cão morreu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/496 |
Resumo: | O presente artigo busca discutir o uso das ferramentas de linguagem nos livros de Daniel Galera e sua importância para a adaptação de diversas de suas obras para o cinema. Através de uma escrita que intenciona levar o leitor a uma imersão no universo da narrativa, o escritor vale-se de construções detalhadas de imagens e de uma descrição que engloba a percepção sensorial da personagem, a fim de que tal imersão se concretize. Além disso, o artigo pretende estudar o processo de adaptação de Até o dia em que o cão morreu para o filme Cão sem dono, de Beto Brant, com o objetivo de mostrar como o diretor conseguiu transpor para a linguagem audiovisual essa escrita sensorial. |
id |
SOCINE-1_8df0b59e51ec6b4904a9ae2377da377b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/496 |
network_acronym_str |
SOCINE-1 |
network_name_str |
Rebeca (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
A escrita imagética de Daniel Galera e a adaptação cinematográfica de Até o dia em que o cão morreuDaniel GaleraBeto Brantliteratura e cinemaadaptaçãoO presente artigo busca discutir o uso das ferramentas de linguagem nos livros de Daniel Galera e sua importância para a adaptação de diversas de suas obras para o cinema. Através de uma escrita que intenciona levar o leitor a uma imersão no universo da narrativa, o escritor vale-se de construções detalhadas de imagens e de uma descrição que engloba a percepção sensorial da personagem, a fim de que tal imersão se concretize. Além disso, o artigo pretende estudar o processo de adaptação de Até o dia em que o cão morreu para o filme Cão sem dono, de Beto Brant, com o objetivo de mostrar como o diretor conseguiu transpor para a linguagem audiovisual essa escrita sensorial.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2019-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/49610.22475/rebeca.v7n2.496REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 7 No. 2 (2018): Rebeca 14REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 7 Núm. 2 (2018): Rebeca 14Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 7 n. 2 (2018): Rebeca 142316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/496/318Copyright (c) 2019 Diego Grando, Lucas Furtadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrando, DiegoFurtado, Lucas2019-06-03T04:50:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/496Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2019-06-03T04:50:33Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escrita imagética de Daniel Galera e a adaptação cinematográfica de Até o dia em que o cão morreu |
title |
A escrita imagética de Daniel Galera e a adaptação cinematográfica de Até o dia em que o cão morreu |
spellingShingle |
A escrita imagética de Daniel Galera e a adaptação cinematográfica de Até o dia em que o cão morreu Grando, Diego Daniel Galera Beto Brant literatura e cinema adaptação |
title_short |
A escrita imagética de Daniel Galera e a adaptação cinematográfica de Até o dia em que o cão morreu |
title_full |
A escrita imagética de Daniel Galera e a adaptação cinematográfica de Até o dia em que o cão morreu |
title_fullStr |
A escrita imagética de Daniel Galera e a adaptação cinematográfica de Até o dia em que o cão morreu |
title_full_unstemmed |
A escrita imagética de Daniel Galera e a adaptação cinematográfica de Até o dia em que o cão morreu |
title_sort |
A escrita imagética de Daniel Galera e a adaptação cinematográfica de Até o dia em que o cão morreu |
author |
Grando, Diego |
author_facet |
Grando, Diego Furtado, Lucas |
author_role |
author |
author2 |
Furtado, Lucas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grando, Diego Furtado, Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Daniel Galera Beto Brant literatura e cinema adaptação |
topic |
Daniel Galera Beto Brant literatura e cinema adaptação |
description |
O presente artigo busca discutir o uso das ferramentas de linguagem nos livros de Daniel Galera e sua importância para a adaptação de diversas de suas obras para o cinema. Através de uma escrita que intenciona levar o leitor a uma imersão no universo da narrativa, o escritor vale-se de construções detalhadas de imagens e de uma descrição que engloba a percepção sensorial da personagem, a fim de que tal imersão se concretize. Além disso, o artigo pretende estudar o processo de adaptação de Até o dia em que o cão morreu para o filme Cão sem dono, de Beto Brant, com o objetivo de mostrar como o diretor conseguiu transpor para a linguagem audiovisual essa escrita sensorial. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares, temas livres |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/496 10.22475/rebeca.v7n2.496 |
url |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/496 |
identifier_str_mv |
10.22475/rebeca.v7n2.496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/496/318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Diego Grando, Lucas Furtado info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Diego Grando, Lucas Furtado |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
dc.source.none.fl_str_mv |
REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 7 No. 2 (2018): Rebeca 14 REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 7 Núm. 2 (2018): Rebeca 14 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 7 n. 2 (2018): Rebeca 14 2316-9230 reponame:Rebeca (São Paulo) instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) instacron:SOCINE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
instacron_str |
SOCINE |
institution |
SOCINE |
reponame_str |
Rebeca (São Paulo) |
collection |
Rebeca (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rebeca@socine.org.br |
_version_ |
1809730937056919552 |