Entre a cavação e o ato de documentar: os limites da produção de filmes em São Paulo nos anos 20 e 30

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Márcia Juliana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rebeca (São Paulo)
Texto Completo: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/152
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a atividade cinematográfica e as dificuldades enfrentadas pelos cinegrafistas e produtores de filmes que atuavam em São Paulo nas décadas de 1920 e 1930. Nesse período, a produção fílmica não ficcional, conhecida como natural, se intensificou. Isso ocorreu, em parte, para atender a uma demanda de propaganda do governo e de uma elite econômica que tinham necessidades de registrar símbolos e práticas de poder. Partimos da experiência e dos saberes de alguns cinegrafistas brasileiros e estrangeiros para identificar referenciais técnicos, culturais e sociais pontuados em alguns filmes aqui apreciados. Entrevistas, relatos, memórias, sequências de filmes, críticas e textos de jornais e revistas forneceram pistas para seguir os percursos desses cinegrafistas, muitas vezes chamados pelos críticos da época como “cavadores”. Confrontamos os discursos dos críticos e dos próprios cinegrafistas para entender a formação do cinema em São Paulo e, ao mesmo tempo, identificar as dificuldades técnicas, perpassando pela ausência de financiamento sistemático até a falta de mercado distribuidor.
id SOCINE-1_9bc1868fb8e8abb65d8aa7750bce6fe2
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/152
network_acronym_str SOCINE-1
network_name_str Rebeca (São Paulo)
repository_id_str
spelling Entre a cavação e o ato de documentar: os limites da produção de filmes em São Paulo nos anos 20 e 30cinegrafistasnaturais (filmes)cavaçãocinema em São Paulo.O objetivo deste artigo é analisar a atividade cinematográfica e as dificuldades enfrentadas pelos cinegrafistas e produtores de filmes que atuavam em São Paulo nas décadas de 1920 e 1930. Nesse período, a produção fílmica não ficcional, conhecida como natural, se intensificou. Isso ocorreu, em parte, para atender a uma demanda de propaganda do governo e de uma elite econômica que tinham necessidades de registrar símbolos e práticas de poder. Partimos da experiência e dos saberes de alguns cinegrafistas brasileiros e estrangeiros para identificar referenciais técnicos, culturais e sociais pontuados em alguns filmes aqui apreciados. Entrevistas, relatos, memórias, sequências de filmes, críticas e textos de jornais e revistas forneceram pistas para seguir os percursos desses cinegrafistas, muitas vezes chamados pelos críticos da época como “cavadores”. Confrontamos os discursos dos críticos e dos próprios cinegrafistas para entender a formação do cinema em São Paulo e, ao mesmo tempo, identificar as dificuldades técnicas, perpassando pela ausência de financiamento sistemático até a falta de mercado distribuidor.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2016-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/15210.22475/rebeca.v3n2.152REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 3 No. 2 (2014): REBECA 6REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 3 Núm. 2 (2014): REBECA 6Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 3 n. 2 (2014): REBECA 62316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/152/43Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisualinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Márcia Juliana2016-07-26T13:14:57Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/152Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2016-07-26T13:14:57Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a cavação e o ato de documentar: os limites da produção de filmes em São Paulo nos anos 20 e 30
title Entre a cavação e o ato de documentar: os limites da produção de filmes em São Paulo nos anos 20 e 30
spellingShingle Entre a cavação e o ato de documentar: os limites da produção de filmes em São Paulo nos anos 20 e 30
Santos, Márcia Juliana
cinegrafistas
naturais (filmes)
cavação
cinema em São Paulo.
title_short Entre a cavação e o ato de documentar: os limites da produção de filmes em São Paulo nos anos 20 e 30
title_full Entre a cavação e o ato de documentar: os limites da produção de filmes em São Paulo nos anos 20 e 30
title_fullStr Entre a cavação e o ato de documentar: os limites da produção de filmes em São Paulo nos anos 20 e 30
title_full_unstemmed Entre a cavação e o ato de documentar: os limites da produção de filmes em São Paulo nos anos 20 e 30
title_sort Entre a cavação e o ato de documentar: os limites da produção de filmes em São Paulo nos anos 20 e 30
author Santos, Márcia Juliana
author_facet Santos, Márcia Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Márcia Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv cinegrafistas
naturais (filmes)
cavação
cinema em São Paulo.
topic cinegrafistas
naturais (filmes)
cavação
cinema em São Paulo.
description O objetivo deste artigo é analisar a atividade cinematográfica e as dificuldades enfrentadas pelos cinegrafistas e produtores de filmes que atuavam em São Paulo nas décadas de 1920 e 1930. Nesse período, a produção fílmica não ficcional, conhecida como natural, se intensificou. Isso ocorreu, em parte, para atender a uma demanda de propaganda do governo e de uma elite econômica que tinham necessidades de registrar símbolos e práticas de poder. Partimos da experiência e dos saberes de alguns cinegrafistas brasileiros e estrangeiros para identificar referenciais técnicos, culturais e sociais pontuados em alguns filmes aqui apreciados. Entrevistas, relatos, memórias, sequências de filmes, críticas e textos de jornais e revistas forneceram pistas para seguir os percursos desses cinegrafistas, muitas vezes chamados pelos críticos da época como “cavadores”. Confrontamos os discursos dos críticos e dos próprios cinegrafistas para entender a formação do cinema em São Paulo e, ao mesmo tempo, identificar as dificuldades técnicas, perpassando pela ausência de financiamento sistemático até a falta de mercado distribuidor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/152
10.22475/rebeca.v3n2.152
url https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/152
identifier_str_mv 10.22475/rebeca.v3n2.152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/152/43
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
dc.source.none.fl_str_mv REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 3 No. 2 (2014): REBECA 6
REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 3 Núm. 2 (2014): REBECA 6
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 3 n. 2 (2014): REBECA 6
2316-9230
reponame:Rebeca (São Paulo)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron:SOCINE
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron_str SOCINE
institution SOCINE
reponame_str Rebeca (São Paulo)
collection Rebeca (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
repository.mail.fl_str_mv rebeca@socine.org.br
_version_ 1798325417059287040