Um sopro de cura: fruição estética e afetação em corpos audiovisuais para cuidar de traumas coloniais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/707 |
Resumo: | Arriscamo-nos em uma submetodologia indisciplinada para produzir uma cartografia do “fazer sentir”, a partir de práticas de etnografia digital. No contato com fragmentos de narrativas que nos afetaram ao experienciarmos uma nova maneira de compartilhar cinema, abordamos o experimento Festival Impossível, Curadoria Provisória (CachoeiraDoc, 2020). A experiência de fruição estética de um festival de cinema documentário, como era vivida antes - em contato e fricção com Cachoeira, cidade do Recôncavo Baiano, suas ruínas, histórias, contradições e o contexto da comunidade acadêmica da UFRB -, diante da condição pandêmica, precisou ser reelaborada. Com as possibilidades técnicas disponíveis, o evento se constituiu, para nós, como um experimento-festival capaz de continuar sua trajetória de produção decolonial, interseccional e transgressora das normas vigentes. Consolidou-se também como mobilizador de corpos audiovisuais cuirs, capaz de instaurar processos de cura de traumas sociais, coletivos e individuais, estruturados e mantidos pela modernidade/colonialidade. |
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Um sopro de cura: fruição estética e afetação em corpos audiovisuais para cuidar de traumas coloniaisArriscamo-nos em uma submetodologia indisciplinada para produzir uma cartografia do “fazer sentir”, a partir de práticas de etnografia digital. No contato com fragmentos de narrativas que nos afetaram ao experienciarmos uma nova maneira de compartilhar cinema, abordamos o experimento Festival Impossível, Curadoria Provisória (CachoeiraDoc, 2020). A experiência de fruição estética de um festival de cinema documentário, como era vivida antes - em contato e fricção com Cachoeira, cidade do Recôncavo Baiano, suas ruínas, histórias, contradições e o contexto da comunidade acadêmica da UFRB -, diante da condição pandêmica, precisou ser reelaborada. Com as possibilidades técnicas disponíveis, o evento se constituiu, para nós, como um experimento-festival capaz de continuar sua trajetória de produção decolonial, interseccional e transgressora das normas vigentes. Consolidou-se também como mobilizador de corpos audiovisuais cuirs, capaz de instaurar processos de cura de traumas sociais, coletivos e individuais, estruturados e mantidos pela modernidade/colonialidade.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/70710.22475/rebeca.v9n2.707REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 9 No. 2 (2020): Rebeca 18; 119-140REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Rebeca 18; 119-140Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 9 n. 2 (2020): Rebeca 18; 119-1402316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/707/418Copyright (c) 2021 Thiago Henrique Ribeiro dos Santos, Milene Miglianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro dos Santos, Thiago HenriqueMigliano, Milene2021-03-18T19:33:14Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/707Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2021-03-18T19:33:14Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
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