A imagem e as figurações do sensível na obra de Miguel Rio Branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ulhôa, Marco Túlio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rebeca (São Paulo)
Texto Completo: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/429
Resumo: O artigo analisa o curta-metragem Nada Levarei Quando Morrer, Aqueles que a mim Deve Cobrarei no Inferno (1985), do fotógrafo e artista plástico, Miguel Rio Branco. Ao retratar a dimensão simbólica do espaço público e dos aspectos da vida social do bairro do Maciel, na região do Pelourinho, em Salvador, a obra de Miguel Rio Branco realiza, através da construção de um regime de visibilidade condicionado pela imagem fotográfica e cinematográfica, uma penetração nas questões ontológicas que caracterizam a relação entre a dinâmica histórica – como exercício de escrita da memória e manutenção do discurso religioso – e a inscrição de uma ordem profana produzida por meio dos excessos evidentes na figuração dos corpos, da violência e do erotismo. Para isso, aborda-se a opção do artista pelos elementos estéticos da arte barroca, como traço histórico e mitológico de uma genealogia cultural e de um discurso de resistência próprios à comunidade retratada.
id SOCINE-1_c794ce9f1f81c97b58b82b7761e783bb
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/429
network_acronym_str SOCINE-1
network_name_str Rebeca (São Paulo)
repository_id_str
spelling A imagem e as figurações do sensível na obra de Miguel Rio BrancoerotismobarrocoimagemMiguel Rio BrancoO artigo analisa o curta-metragem Nada Levarei Quando Morrer, Aqueles que a mim Deve Cobrarei no Inferno (1985), do fotógrafo e artista plástico, Miguel Rio Branco. Ao retratar a dimensão simbólica do espaço público e dos aspectos da vida social do bairro do Maciel, na região do Pelourinho, em Salvador, a obra de Miguel Rio Branco realiza, através da construção de um regime de visibilidade condicionado pela imagem fotográfica e cinematográfica, uma penetração nas questões ontológicas que caracterizam a relação entre a dinâmica histórica – como exercício de escrita da memória e manutenção do discurso religioso – e a inscrição de uma ordem profana produzida por meio dos excessos evidentes na figuração dos corpos, da violência e do erotismo. Para isso, aborda-se a opção do artista pelos elementos estéticos da arte barroca, como traço histórico e mitológico de uma genealogia cultural e de um discurso de resistência próprios à comunidade retratada.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2019-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/42910.22475/rebeca.v7n2.429REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 7 No. 1 (2018): REBECA 13REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 7 Núm. 1 (2018): REBECA 13Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 7 n. 1 (2018): REBECA 132316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/429/301Copyright (c) 2019 Marco Túlio Ulhôainfo:eu-repo/semantics/openAccessUlhôa, Marco Túlio2019-02-24T18:34:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/429Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2019-02-24T18:34:39Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem e as figurações do sensível na obra de Miguel Rio Branco
title A imagem e as figurações do sensível na obra de Miguel Rio Branco
spellingShingle A imagem e as figurações do sensível na obra de Miguel Rio Branco
Ulhôa, Marco Túlio
erotismo
barroco
imagem
Miguel Rio Branco
title_short A imagem e as figurações do sensível na obra de Miguel Rio Branco
title_full A imagem e as figurações do sensível na obra de Miguel Rio Branco
title_fullStr A imagem e as figurações do sensível na obra de Miguel Rio Branco
title_full_unstemmed A imagem e as figurações do sensível na obra de Miguel Rio Branco
title_sort A imagem e as figurações do sensível na obra de Miguel Rio Branco
author Ulhôa, Marco Túlio
author_facet Ulhôa, Marco Túlio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ulhôa, Marco Túlio
dc.subject.por.fl_str_mv erotismo
barroco
imagem
Miguel Rio Branco
topic erotismo
barroco
imagem
Miguel Rio Branco
description O artigo analisa o curta-metragem Nada Levarei Quando Morrer, Aqueles que a mim Deve Cobrarei no Inferno (1985), do fotógrafo e artista plástico, Miguel Rio Branco. Ao retratar a dimensão simbólica do espaço público e dos aspectos da vida social do bairro do Maciel, na região do Pelourinho, em Salvador, a obra de Miguel Rio Branco realiza, através da construção de um regime de visibilidade condicionado pela imagem fotográfica e cinematográfica, uma penetração nas questões ontológicas que caracterizam a relação entre a dinâmica histórica – como exercício de escrita da memória e manutenção do discurso religioso – e a inscrição de uma ordem profana produzida por meio dos excessos evidentes na figuração dos corpos, da violência e do erotismo. Para isso, aborda-se a opção do artista pelos elementos estéticos da arte barroca, como traço histórico e mitológico de uma genealogia cultural e de um discurso de resistência próprios à comunidade retratada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares, temas livres
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/429
10.22475/rebeca.v7n2.429
url https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/429
identifier_str_mv 10.22475/rebeca.v7n2.429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/429/301
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Marco Túlio Ulhôa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Marco Túlio Ulhôa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
publisher.none.fl_str_mv SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
dc.source.none.fl_str_mv REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 7 No. 1 (2018): REBECA 13
REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 7 Núm. 1 (2018): REBECA 13
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 7 n. 1 (2018): REBECA 13
2316-9230
reponame:Rebeca (São Paulo)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron:SOCINE
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
instacron_str SOCINE
institution SOCINE
reponame_str Rebeca (São Paulo)
collection Rebeca (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
repository.mail.fl_str_mv rebeca@socine.org.br
_version_ 1798325417756590080