Os quase-cinemas de Hélio Oiticica: experimentações transcinematográficas de instalação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rebeca (São Paulo) |
Texto Completo: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/257 |
Resumo: | Com a inspiração pós-modernista de Jean-François Lyotard, que rompe com os discursos totalizantes da estética moderna e da arte com o fim de promover rebatimentos frutíferos entre eles, e considerando a obra como um dispositivo de acontecimento carregado de ideia-gesto e recepção ativa, este artigo analisa as propostas cinematográficas/ambientais de Hélio Oiticica produzidas na década de 1970: os quase-cinemas. Por meio da hibridação e subversão dos médiuns cinema, fotografia e música, e questionando a imagem e objetos sagrados, a narrativa linear e a posição contemplativa do espectador, o artista concebeu espaços sensoriais, experimentações transcinematográficas que propõem a recusa ao objeto acabado e novas relações espaço-temporais, convidando à participação sensorio-cognitiva. Quase-cinemas dialoga com o contexto de efervescência cultural e política em que o artista vivia, com os movimentos de vanguarda que lhe são contemporâneos e, ainda, com conceitos da filosofia. Este artigo considera, substancialmente, suas aproximações com o cinema experimental de Neville D’Almeida, seu parceiro na criação de Cosmococas - programa in progress. |
id |
SOCINE-1_e75dc147d414199c1e484add7e386787 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/257 |
network_acronym_str |
SOCINE-1 |
network_name_str |
Rebeca (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os quase-cinemas de Hélio Oiticica: experimentações transcinematográficas de instalaçãoHélio Oiticicaquase-cinemasmultimeiosinstalaçãoCom a inspiração pós-modernista de Jean-François Lyotard, que rompe com os discursos totalizantes da estética moderna e da arte com o fim de promover rebatimentos frutíferos entre eles, e considerando a obra como um dispositivo de acontecimento carregado de ideia-gesto e recepção ativa, este artigo analisa as propostas cinematográficas/ambientais de Hélio Oiticica produzidas na década de 1970: os quase-cinemas. Por meio da hibridação e subversão dos médiuns cinema, fotografia e música, e questionando a imagem e objetos sagrados, a narrativa linear e a posição contemplativa do espectador, o artista concebeu espaços sensoriais, experimentações transcinematográficas que propõem a recusa ao objeto acabado e novas relações espaço-temporais, convidando à participação sensorio-cognitiva. Quase-cinemas dialoga com o contexto de efervescência cultural e política em que o artista vivia, com os movimentos de vanguarda que lhe são contemporâneos e, ainda, com conceitos da filosofia. Este artigo considera, substancialmente, suas aproximações com o cinema experimental de Neville D’Almeida, seu parceiro na criação de Cosmococas - programa in progress.SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual2018-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por pares, temas livresapplication/pdfhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/25710.22475/rebeca.v6n2.257REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 6 No. 2 (2017)REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 6 Núm. 2 (2017)Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 6 n. 2 (2017)2316-9230reponame:Rebeca (São Paulo)instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)instacron:SOCINEporhttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/257/275Copyright (c) 2018 Natasha Marzliak, Gilberto Alexandre Sobrinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarzliak, NatashaSobrinho, Gilberto Alexandre2018-07-25T00:19:30Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/257Revistahttps://rebeca.socine.org.br/1ONGhttps://rebeca.socine.org.br/1/oairebeca@socine.org.br2316-92302316-9230opendoar:2018-07-25T00:19:30Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os quase-cinemas de Hélio Oiticica: experimentações transcinematográficas de instalação |
title |
Os quase-cinemas de Hélio Oiticica: experimentações transcinematográficas de instalação |
spellingShingle |
Os quase-cinemas de Hélio Oiticica: experimentações transcinematográficas de instalação Marzliak, Natasha Hélio Oiticica quase-cinemas multimeios instalação |
title_short |
Os quase-cinemas de Hélio Oiticica: experimentações transcinematográficas de instalação |
title_full |
Os quase-cinemas de Hélio Oiticica: experimentações transcinematográficas de instalação |
title_fullStr |
Os quase-cinemas de Hélio Oiticica: experimentações transcinematográficas de instalação |
title_full_unstemmed |
Os quase-cinemas de Hélio Oiticica: experimentações transcinematográficas de instalação |
title_sort |
Os quase-cinemas de Hélio Oiticica: experimentações transcinematográficas de instalação |
author |
Marzliak, Natasha |
author_facet |
Marzliak, Natasha Sobrinho, Gilberto Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Sobrinho, Gilberto Alexandre |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marzliak, Natasha Sobrinho, Gilberto Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hélio Oiticica quase-cinemas multimeios instalação |
topic |
Hélio Oiticica quase-cinemas multimeios instalação |
description |
Com a inspiração pós-modernista de Jean-François Lyotard, que rompe com os discursos totalizantes da estética moderna e da arte com o fim de promover rebatimentos frutíferos entre eles, e considerando a obra como um dispositivo de acontecimento carregado de ideia-gesto e recepção ativa, este artigo analisa as propostas cinematográficas/ambientais de Hélio Oiticica produzidas na década de 1970: os quase-cinemas. Por meio da hibridação e subversão dos médiuns cinema, fotografia e música, e questionando a imagem e objetos sagrados, a narrativa linear e a posição contemplativa do espectador, o artista concebeu espaços sensoriais, experimentações transcinematográficas que propõem a recusa ao objeto acabado e novas relações espaço-temporais, convidando à participação sensorio-cognitiva. Quase-cinemas dialoga com o contexto de efervescência cultural e política em que o artista vivia, com os movimentos de vanguarda que lhe são contemporâneos e, ainda, com conceitos da filosofia. Este artigo considera, substancialmente, suas aproximações com o cinema experimental de Neville D’Almeida, seu parceiro na criação de Cosmococas - programa in progress. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares, temas livres |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/257 10.22475/rebeca.v6n2.257 |
url |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/257 |
identifier_str_mv |
10.22475/rebeca.v6n2.257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/257/275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Natasha Marzliak, Gilberto Alexandre Sobrinho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Natasha Marzliak, Gilberto Alexandre Sobrinho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
publisher.none.fl_str_mv |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
dc.source.none.fl_str_mv |
REBECA - Brazilian Journal for Cinema and Audiovisual Studies; Vol. 6 No. 2 (2017) REBECA - Revista Brasileña de Estudios de Cine y Audiovisual; Vol. 6 Núm. 2 (2017) Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual; v. 6 n. 2 (2017) 2316-9230 reponame:Rebeca (São Paulo) instname:Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) instacron:SOCINE |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
instacron_str |
SOCINE |
institution |
SOCINE |
reponame_str |
Rebeca (São Paulo) |
collection |
Rebeca (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Rebeca (São Paulo) - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rebeca@socine.org.br |
_version_ |
1809730936608129024 |