Análise normativa dos padrões éticos para crianças no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carnevale, Franco A.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bubadué, Renata de Moura, Fonseca, Eneida Simões da, Santo, Anelise Espírito, Cabral, Ivone Evangelista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da SORBI
Texto Completo: http://www.sorbi.org.br/revista/index.php/revista_sorbi/article/view/21
Resumo: Objetivo: conduzir uma análise das normas brasileiras referentes à infância brasileira. Métodos: análise normativa de 22 documentos relevantes do Brasil em dois quadros teóricos interrelacionados: ético e interdisciplinar. Resultados: Emergiram nove categorias: Princípios Gerais, Cidadania, Direito do Nascituro, Saúde, Pesquisa, Educação, Assistência Social, Trabalho Infantil e Crianças com Necessidades Especiais de Saúde. Cada uma teve de uma a cinco subcategorias, discutidas conforme relevância ética e prioridades para pesquisas futuras. Conclusão: apesar do curto espaço de tempo que o Brasil teve para desenvolver seus sistemas normativos e legais atuais, o país desenvolveu um quadro conceitual ético rico e compreensivo para vários domínios da vida da criança. Destaca-se a necessidade de investir no desenvolvimento científico para investigar como as normas de ética pediátrica estão sendo respeitadas nas práticas diárias.
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