Relações de gênero na educação física escolar: contribuições da educação popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zavatto Junior, Pedro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vasconcelos, Valéria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p102-114
Resumo: Relações de gênero na educação física escolar: contribuições da educação popular ResumoA problemática que envolve as relações assimétricas de gênero na sociedade ainda persiste nos dias atuais e está presente também na escola. Com essa preocupação, a pesquisa de onde emergiu o presente artigo teve como objetivo compreender como acontecem as relações de gênero no ambiente escolar, manifestadas nas aulas de Educação Física, a partir do olhar de duas turmas do 6º e 7º anos, em uma escola particular do interior paulista. O estudo foi quali-quantitativo, com dados coletados por meio de questionários e rodas de conversa. Os resultados mostraram que os/as participantes têm consciência quanto à desigualdade de gênero, revelando que o que acontece no espaço escolar é reflexo do que se vive na sociedade. Posicionamentos favoráveis a mitigar tal desigualdade foram fortemente manifestados. Ademais, a dialogicidade proposta pela Educação Popular foi apontada como um meio de denúncias e anúncios para a construção de uma educação como prática da liberdade.Palavras-chave: Gênero. Educação Física. Educação Popular. Gender relations in school physical education: contributions from popular education AbstractThe problem involving asymmetric gender relations in society still persists nowadays and is also present at school. With this concern, the research from which this article emerged aimed to understand how gender relations occur in the school environment, manifested in Physical Education classes, from the point of view of two classes of 6th and 7th grades, in a private school in the countryside of São Paulo. The study was quali-quantitative, with data collected through questionnaires and conversation rounds. The results showed that the participants are aware of gender inequality, revealing that what happens in the school space is a reflection of what is lived in society. Favorable positions to mitigate such inequality were strongly manifested. Furthermore, dialogicity proposed by Popular Education was pointed as a means of denunciations and announcements to the construction of a liberty practice’s education.Keywords: Gender. Physical Education. Popular Education. Relaciones de género en la educación física escolar: aportaciones de la educación popular ResumenEl problema de las relaciones asimétricas entre los sexos en la sociedad aún persiste hoy en día, también en la escuela. Con esta preocupación, la investigación de la que surgió el presente artículo tuvo como objetivo comprender cómo se producen las relaciones de género en el ámbito escolar manifestadas en las clases de Educación Física desde el punto de vista de dos clases de 6º y 7º grado en una escuela pública del interior de São Paulo. El estudio fue cuali-cuantitativo, con datos recogidos mediante cuestionarios y rondas de conversación. Los resultados mostraron que los participantes son conscientes de la desigualdad de género, revelando que lo que ocurre en el espacio escolar es un reflejo de lo que se vive en la sociedad. Se manifestaron fuertemente posiciones favorables a mitigar dicha desigualdad. Además, la dialogicidad propuesta por la Educación Popular fue indicada como un medio de denuncia y anuncio para la construcción de una educación como práctica de la libertad.Palabras clave: Género. Educación Física. Educación popular.
id SPQMH_0251bea1f62134657a300d14b030ff50
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/186
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Relações de gênero na educação física escolar: contribuições da educação popularGender relations in school physical education: contributions from popular educationRelaciones de género en la educación física escolar: aportaciones de la educación popularGender. Physical Education. Popular EducationGénero. Educación Física. Educación popularGênero. Educação Física. Educação PopularRelações de gênero na educação física escolar: contribuições da educação popular ResumoA problemática que envolve as relações assimétricas de gênero na sociedade ainda persiste nos dias atuais e está presente também na escola. Com essa preocupação, a pesquisa de onde emergiu o presente artigo teve como objetivo compreender como acontecem as relações de gênero no ambiente escolar, manifestadas nas aulas de Educação Física, a partir do olhar de duas turmas do 6º e 7º anos, em uma escola particular do interior paulista. O estudo foi quali-quantitativo, com dados coletados por meio de questionários e rodas de conversa. Os resultados mostraram que os/as participantes têm consciência quanto à desigualdade de gênero, revelando que o que acontece no espaço escolar é reflexo do que se vive na sociedade. Posicionamentos favoráveis a mitigar tal desigualdade foram fortemente manifestados. Ademais, a dialogicidade proposta pela Educação Popular foi apontada como um meio de denúncias e anúncios para a construção de uma educação como prática da liberdade.Palavras-chave: Gênero. Educação Física. Educação Popular. Gender relations in school physical education: contributions from popular education AbstractThe problem involving asymmetric gender relations in society still persists nowadays and is also present at school. With this concern, the research from which this article emerged aimed to understand how gender relations occur in the school environment, manifested in Physical Education classes, from the point of view of two classes of 6th and 7th grades, in a private school in the countryside of São Paulo. The study was quali-quantitative, with data collected through questionnaires and conversation rounds. The results showed that the participants are aware of gender inequality, revealing that what happens in the school space is a reflection of what is lived in society. Favorable positions to mitigate such inequality were strongly manifested. Furthermore, dialogicity proposed by Popular Education was pointed as a means of denunciations and announcements to the construction of a liberty practice’s education.Keywords: Gender. Physical Education. Popular Education. Relaciones de género en la educación física escolar: aportaciones de la educación popular ResumenEl problema de las relaciones asimétricas entre los sexos en la sociedad aún persiste hoy en día, también en la escuela. Con esta preocupación, la investigación de la que surgió el presente artículo tuvo como objetivo comprender cómo se producen las relaciones de género en el ámbito escolar manifestadas en las clases de Educación Física desde el punto de vista de dos clases de 6º y 7º grado en una escuela pública del interior de São Paulo. El estudio fue cuali-cuantitativo, con datos recogidos mediante cuestionarios y rondas de conversación. Los resultados mostraron que los participantes son conscientes de la desigualdad de género, revelando que lo que ocurre en el espacio escolar es un reflejo de lo que se vive en la sociedad. Se manifestaron fuertemente posiciones favorables a mitigar dicha desigualdad. Además, la dialogicidad propuesta por la Educación Popular fue indicada como un medio de denuncia y anuncio para la construcción de una educación como práctica de la libertad.Palabras clave: Género. Educación Física. Educación popular.Relações de gênero na educação física escolar: contribuições da educação popular ResumoA problemática que envolve as relações assimétricas de gênero na sociedade ainda persiste nos dias atuais e está presente também na escola. Com essa preocupação, a pesquisa de onde emergiu o presente artigo teve como objetivo compreender como acontecem as relações de gênero no ambiente escolar, manifestadas nas aulas de Educação Física, a partir do olhar de duas turmas do 6º e 7º anos, em uma escola particular do interior paulista. O estudo foi quali-quantitativo, com dados coletados por meio de questionários e rodas de conversa. Os resultados mostraram que os/as participantes têm consciência quanto à desigualdade de gênero, revelando que o que acontece no espaço escolar é reflexo do que se vive na sociedade. Posicionamentos favoráveis a mitigar tal desigualdade foram fortemente manifestados. Ademais, a dialogicidade proposta pela Educação Popular foi apontada como um meio de denúncias e anúncios para a construção de uma educação como prática da liberdade.Palavras-chave: Gênero. Educação Física. Educação Popular. Gender relations in school physical education: contributions from popular education AbstractThe problem involving asymmetric gender relations in society still persists nowadays and is also present at school. With this concern, the research from which this article emerged aimed to understand how gender relations occur in the school environment, manifested in Physical Education classes, from the point of view of two classes of 6th and 7th grades, in a private school in the countryside of São Paulo. The study was quali-quantitative, with data collected through questionnaires and conversation rounds. The results showed that the participants are aware of gender inequality, revealing that what happens in the school space is a reflection of what is lived in society. Favorable positions to mitigate such inequality were strongly manifested. Furthermore, dialogicity proposed by Popular Education was pointed as a means of denunciations and announcements to the construction of a liberty practice’s education.Keywords: Gender. Physical Education. Popular Education. Relaciones de género en la educación física escolar: aportaciones de la educación popular ResumenEl problema de las relaciones asimétricas entre los sexos en la sociedad aún persiste hoy en día, también en la escuela. Con esta preocupación, la investigación de la que surgió el presente artículo tuvo como objetivo comprender cómo se producen las relaciones de género en el ámbito escolar manifestadas en las clases de Educación Física desde el punto de vista de dos clases de 6º y 7º grado en una escuela pública del interior de São Paulo. El estudio fue cuali-cuantitativo, con datos recogidos mediante cuestionarios y rondas de conversación. Los resultados mostraron que los participantes son conscientes de la desigualdad de género, revelando que lo que ocurre en el espacio escolar es un reflejo de lo que se vive en la sociedad. Se manifestaron fuertemente posiciones favorables a mitigar dicha desigualdad. Además, la dialogicidad propuesta por la Educación Popular fue indicada como un medio de denuncia y anuncio para la construcción de una educación como práctica de la libertad.Palabras clave: Género. Educación Física. Educación popular.Relações de gênero na educação física escolar: contribuições da educação popular ResumoA problemática que envolve as relações assimétricas de gênero na sociedade ainda persiste nos dias atuais e está presente também na escola. Com essa preocupação, a pesquisa de onde emergiu o presente artigo teve como objetivo compreender como acontecem as relações de gênero no ambiente escolar, manifestadas nas aulas de Educação Física, a partir do olhar de duas turmas do 6º e 7º anos, em uma escola particular do interior paulista. O estudo foi quali-quantitativo, com dados coletados por meio de questionários e rodas de conversa. Os resultados mostraram que os/as participantes têm consciência quanto à desigualdade de gênero, revelando que o que acontece no espaço escolar é reflexo do que se vive na sociedade. Posicionamentos favoráveis a mitigar tal desigualdade foram fortemente manifestados. Ademais, a dialogicidade proposta pela Educação Popular foi apontada como um meio de denúncias e anúncios para a construção de uma educação como prática da liberdade.Palavras-chave: Gênero. Educação Física. Educação Popular. Gender relations in school physical education: contributions from popular education AbstractThe problem involving asymmetric gender relations in society still persists nowadays and is also present at school. With this concern, the research from which this article emerged aimed to understand how gender relations occur in the school environment, manifested in Physical Education classes, from the point of view of two classes of 6th and 7th grades, in a private school in the countryside of São Paulo. The study was quali-quantitative, with data collected through questionnaires and conversation rounds. The results showed that the participants are aware of gender inequality, revealing that what happens in the school space is a reflection of what is lived in society. Favorable positions to mitigate such inequality were strongly manifested. Furthermore, dialogicity proposed by Popular Education was pointed as a means of denunciations and announcements to the construction of a liberty practice’s education.Keywords: Gender. Physical Education. Popular Education. Relaciones de género en la educación física escolar: aportaciones de la educación popular ResumenEl problema de las relaciones asimétricas entre los sexos en la sociedad aún persiste hoy en día, también en la escuela. Con esta preocupación, la investigación de la que surgió el presente artículo tuvo como objetivo comprender cómo se producen las relaciones de género en el ámbito escolar manifestadas en las clases de Educación Física desde el punto de vista de dos clases de 6º y 7º grado en una escuela pública del interior de São Paulo. El estudio fue cuali-cuantitativo, con datos recogidos mediante cuestionarios y rondas de conversación. Los resultados mostraron que los participantes son conscientes de la desigualdad de género, revelando que lo que ocurre en el espacio escolar es un reflejo de lo que se vive en la sociedad. Se manifestaron fuertemente posiciones favorables a mitigar dicha desigualdad. Además, la dialogicidad propuesta por la Educación Popular fue indicada como un medio de denuncia y anuncio para la construcción de una educación como práctica de la libertad.Palabras clave: Género. Educación Física. Educación popular.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2022-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p102-11410.29181/2594-6463-2022-v6-n2-p102-114MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 6 n. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 102-114Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 6 No. 2 (2022): Motricities: Journal SPQMH; 102-114Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 6 Núm. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 102-1142594-646310.29181/2594-6463-2022-v6-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p102-114/356http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p102-114/358Copyright (c) 2022 Pedro Zavatto Junior, Valéria Vasconceloshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZavatto Junior, PedroVasconcelos, Valéria2022-09-12T01:59:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/186Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-09-12T01:59:41Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações de gênero na educação física escolar: contribuições da educação popular
Gender relations in school physical education: contributions from popular education
Relaciones de género en la educación física escolar: aportaciones de la educación popular
title Relações de gênero na educação física escolar: contribuições da educação popular
spellingShingle Relações de gênero na educação física escolar: contribuições da educação popular
Zavatto Junior, Pedro
Gender. Physical Education. Popular Education
Género. Educación Física. Educación popular
Gênero. Educação Física. Educação Popular
title_short Relações de gênero na educação física escolar: contribuições da educação popular
title_full Relações de gênero na educação física escolar: contribuições da educação popular
title_fullStr Relações de gênero na educação física escolar: contribuições da educação popular
title_full_unstemmed Relações de gênero na educação física escolar: contribuições da educação popular
title_sort Relações de gênero na educação física escolar: contribuições da educação popular
author Zavatto Junior, Pedro
author_facet Zavatto Junior, Pedro
Vasconcelos, Valéria
author_role author
author2 Vasconcelos, Valéria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zavatto Junior, Pedro
Vasconcelos, Valéria
dc.subject.por.fl_str_mv Gender. Physical Education. Popular Education
Género. Educación Física. Educación popular
Gênero. Educação Física. Educação Popular
topic Gender. Physical Education. Popular Education
Género. Educación Física. Educación popular
Gênero. Educação Física. Educação Popular
description Relações de gênero na educação física escolar: contribuições da educação popular ResumoA problemática que envolve as relações assimétricas de gênero na sociedade ainda persiste nos dias atuais e está presente também na escola. Com essa preocupação, a pesquisa de onde emergiu o presente artigo teve como objetivo compreender como acontecem as relações de gênero no ambiente escolar, manifestadas nas aulas de Educação Física, a partir do olhar de duas turmas do 6º e 7º anos, em uma escola particular do interior paulista. O estudo foi quali-quantitativo, com dados coletados por meio de questionários e rodas de conversa. Os resultados mostraram que os/as participantes têm consciência quanto à desigualdade de gênero, revelando que o que acontece no espaço escolar é reflexo do que se vive na sociedade. Posicionamentos favoráveis a mitigar tal desigualdade foram fortemente manifestados. Ademais, a dialogicidade proposta pela Educação Popular foi apontada como um meio de denúncias e anúncios para a construção de uma educação como prática da liberdade.Palavras-chave: Gênero. Educação Física. Educação Popular. Gender relations in school physical education: contributions from popular education AbstractThe problem involving asymmetric gender relations in society still persists nowadays and is also present at school. With this concern, the research from which this article emerged aimed to understand how gender relations occur in the school environment, manifested in Physical Education classes, from the point of view of two classes of 6th and 7th grades, in a private school in the countryside of São Paulo. The study was quali-quantitative, with data collected through questionnaires and conversation rounds. The results showed that the participants are aware of gender inequality, revealing that what happens in the school space is a reflection of what is lived in society. Favorable positions to mitigate such inequality were strongly manifested. Furthermore, dialogicity proposed by Popular Education was pointed as a means of denunciations and announcements to the construction of a liberty practice’s education.Keywords: Gender. Physical Education. Popular Education. Relaciones de género en la educación física escolar: aportaciones de la educación popular ResumenEl problema de las relaciones asimétricas entre los sexos en la sociedad aún persiste hoy en día, también en la escuela. Con esta preocupación, la investigación de la que surgió el presente artículo tuvo como objetivo comprender cómo se producen las relaciones de género en el ámbito escolar manifestadas en las clases de Educación Física desde el punto de vista de dos clases de 6º y 7º grado en una escuela pública del interior de São Paulo. El estudio fue cuali-cuantitativo, con datos recogidos mediante cuestionarios y rondas de conversación. Los resultados mostraron que los participantes son conscientes de la desigualdad de género, revelando que lo que ocurre en el espacio escolar es un reflejo de lo que se vive en la sociedad. Se manifestaron fuertemente posiciones favorables a mitigar dicha desigualdad. Además, la dialogicidad propuesta por la Educación Popular fue indicada como un medio de denuncia y anuncio para la construcción de una educación como práctica de la libertad.Palabras clave: Género. Educación Física. Educación popular.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p102-114
10.29181/2594-6463-2022-v6-n2-p102-114
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p102-114
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2022-v6-n2-p102-114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p102-114/356
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p102-114/358
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Pedro Zavatto Junior, Valéria Vasconcelos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Pedro Zavatto Junior, Valéria Vasconcelos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 6 n. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 102-114
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 6 No. 2 (2022): Motricities: Journal SPQMH; 102-114
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 6 Núm. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 102-114
2594-6463
10.29181/2594-6463-2022-v6-n2
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858873593856000