O “sentido prático” e as lógicas relacionais do voleibol em território brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weiss Ferraz de Oliveira, Alessandra
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marchi Júnior, Wanderley
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p131-139
Resumo: O “sentido prático” e as lógicas relacionais do voleibol em território brasileiro  ResumoO presente ensaio problematiza como ocorreu a “comercialização do objeto de consumo” voleibol e se a sua consagração no território brasileiro tem relação com o sentido proporcionado pela prática de consumo disposta pela gênese da modalidade nos EUA. À luz do referencial metodológico bourdieusiano, o sujeito ao entrar em contato com esse objeto materializa o sentido proporcionado pela prática e transforma o esporte em um produto útil para a sociedade, que passa a servir de distinção e confere a determinada classe poder na estrutura social. Simbolicamente, o esporte recebe um valor, um “sentido prático” a ser comercializado. Pensando sobre esse contexto, recorremos à teoria para analisar o surgimento, a cultura e a necessidade que permitiram criar o voleibol. Em síntese, no âmbito internacional e nacional, o voleibol esteve condicionado às instituições e agentes específicos detentores de capital, que representavam a elite social e utilizavam o esporte como instrumento de consumo.Palavras-chave: Voleibol. Pierre Bourdieu. Comercialização. Consumo. Distinção. The “practical sense” and the relational logics of volleyball in Brazilian territory AbstractThis essay questions how the “commercialization of the consumer object” of volleyball occurred and if its consecration in the Brazilian territory is related to the meaning provided by the practice of consumption provided by the genesis of the sport in the USA. In the light of the Bourdieusian methodological reference, the subject, when coming into contact with this object, materializes the meaning provided by the practice and transforms sport into a useful product for society, which becomes a distinction and gives a certain class power in the social structure. Symbolically, sport receives a value, a “practical sense” to be commercialized. Thinking about this context, we turned to theory to analyze the emergence, the culture, and the need that made it possible to create volleyball. In synthesis, at the international and national levels, volleyball was conditioned to specific institutions and agents with capital, who represented the social elite and used the sport as an instrument of consumption.Keywords: Volleyball. Pierre Bourdieu. Commercialization. Consumer. Distinction. El “sentido práctico” y las lógicas relacionales del voleibol en Brasil ResumenEl presente ensayo cuestiona cómo se produjo la “comercialización del objeto de consumo” del voleibol y si su consagración en el territorio brasileño se relaciona con el significado proporcionado por la práctica del consumo dispuesto por la génesis de la modalidad en los Estados Unidos. A la luz de la referencia metodológica bourdieusiana, el sujeto, al entrar en contacto con este objeto, materializa el significado que le proporciona la práctica y transforma el deporte en un producto útil para la sociedad, que se convierte en una distinción y otorga un determinado poder de clase en la estructura social. Simbólicamente, el deporte recibe un valor, un “sentido práctico” para ser comercializado. Pensando en este contexto, recurrimos a la teoría para analizar el surgimiento, la cultura y la necesidad que hicieron posible la creación del voleibol. En síntesis, en el ámbito internacional y nacional, el voleibol estuvo condicionado a instituciones y agentes específicos que poseían capital, representaban a la élite social y utilizaban el deporte como instrumento de consumo.Palabras clave: Voleibol. Pierre Bourdieu. Comercialización. Consumo. Distinción.
id SPQMH_24ab74b5f51c16572a25803f910a5ce6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/185
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling O “sentido prático” e as lógicas relacionais do voleibol em território brasileiroThe “practical sense” and the relational logics of volleyball in Brazilian territoryEl “sentido práctico” y las lógicas relacionales del voleibol en BrasilVolleyballPierre BourdieuCommercializationConsumerDistinctionVoleibolPierre BourdieuComercializaciónConsumoDistinciónVoleibolPierre BourdieuComercializaçãoConsumoDistinçãoO “sentido prático” e as lógicas relacionais do voleibol em território brasileiro  ResumoO presente ensaio problematiza como ocorreu a “comercialização do objeto de consumo” voleibol e se a sua consagração no território brasileiro tem relação com o sentido proporcionado pela prática de consumo disposta pela gênese da modalidade nos EUA. À luz do referencial metodológico bourdieusiano, o sujeito ao entrar em contato com esse objeto materializa o sentido proporcionado pela prática e transforma o esporte em um produto útil para a sociedade, que passa a servir de distinção e confere a determinada classe poder na estrutura social. Simbolicamente, o esporte recebe um valor, um “sentido prático” a ser comercializado. Pensando sobre esse contexto, recorremos à teoria para analisar o surgimento, a cultura e a necessidade que permitiram criar o voleibol. Em síntese, no âmbito internacional e nacional, o voleibol esteve condicionado às instituições e agentes específicos detentores de capital, que representavam a elite social e utilizavam o esporte como instrumento de consumo.Palavras-chave: Voleibol. Pierre Bourdieu. Comercialização. Consumo. Distinção. The “practical sense” and the relational logics of volleyball in Brazilian territory AbstractThis essay questions how the “commercialization of the consumer object” of volleyball occurred and if its consecration in the Brazilian territory is related to the meaning provided by the practice of consumption provided by the genesis of the sport in the USA. In the light of the Bourdieusian methodological reference, the subject, when coming into contact with this object, materializes the meaning provided by the practice and transforms sport into a useful product for society, which becomes a distinction and gives a certain class power in the social structure. Symbolically, sport receives a value, a “practical sense” to be commercialized. Thinking about this context, we turned to theory to analyze the emergence, the culture, and the need that made it possible to create volleyball. In synthesis, at the international and national levels, volleyball was conditioned to specific institutions and agents with capital, who represented the social elite and used the sport as an instrument of consumption.Keywords: Volleyball. Pierre Bourdieu. Commercialization. Consumer. Distinction. El “sentido práctico” y las lógicas relacionales del voleibol en Brasil ResumenEl presente ensayo cuestiona cómo se produjo la “comercialización del objeto de consumo” del voleibol y si su consagración en el territorio brasileño se relaciona con el significado proporcionado por la práctica del consumo dispuesto por la génesis de la modalidad en los Estados Unidos. A la luz de la referencia metodológica bourdieusiana, el sujeto, al entrar en contacto con este objeto, materializa el significado que le proporciona la práctica y transforma el deporte en un producto útil para la sociedad, que se convierte en una distinción y otorga un determinado poder de clase en la estructura social. Simbólicamente, el deporte recibe un valor, un “sentido práctico” para ser comercializado. Pensando en este contexto, recurrimos a la teoría para analizar el surgimiento, la cultura y la necesidad que hicieron posible la creación del voleibol. En síntesis, en el ámbito internacional y nacional, el voleibol estuvo condicionado a instituciones y agentes específicos que poseían capital, representaban a la élite social y utilizaban el deporte como instrumento de consumo.Palabras clave: Voleibol. Pierre Bourdieu. Comercialización. Consumo. Distinción.O “sentido prático” e as lógicas relacionais do voleibol em território brasileiro  ResumoO presente ensaio problematiza como ocorreu a “comercialização do objeto de consumo” voleibol e se a sua consagração no território brasileiro tem relação com o sentido proporcionado pela prática de consumo disposta pela gênese da modalidade nos EUA. À luz do referencial metodológico bourdieusiano, o sujeito ao entrar em contato com esse objeto materializa o sentido proporcionado pela prática e transforma o esporte em um produto útil para a sociedade, que passa a servir de distinção e confere a determinada classe poder na estrutura social. Simbolicamente, o esporte recebe um valor, um “sentido prático” a ser comercializado. Pensando sobre esse contexto, recorremos à teoria para analisar o surgimento, a cultura e a necessidade que permitiram criar o voleibol. Em síntese, no âmbito internacional e nacional, o voleibol esteve condicionado às instituições e agentes específicos detentores de capital, que representavam a elite social e utilizavam o esporte como instrumento de consumo.Palavras-chave: Voleibol. Pierre Bourdieu. Comercialização. Consumo. Distinção. The “practical sense” and the relational logics of volleyball in Brazilian territory AbstractThis essay questions how the “commercialization of the consumer object” of volleyball occurred and if its consecration in the Brazilian territory is related to the meaning provided by the practice of consumption provided by the genesis of the sport in the USA. In the light of the Bourdieusian methodological reference, the subject, when coming into contact with this object, materializes the meaning provided by the practice and transforms sport into a useful product for society, which becomes a distinction and gives a certain class power in the social structure. Symbolically, sport receives a value, a “practical sense” to be commercialized. Thinking about this context, we turned to theory to analyze the emergence, the culture, and the need that made it possible to create volleyball. In synthesis, at the international and national levels, volleyball was conditioned to specific institutions and agents with capital, who represented the social elite and used the sport as an instrument of consumption.Keywords: Volleyball. Pierre Bourdieu. Commercialization. Consumer. Distinction. El “sentido práctico” y las lógicas relacionales del voleibol en Brasil ResumenEl presente ensayo cuestiona cómo se produjo la “comercialización del objeto de consumo” del voleibol y si su consagración en el territorio brasileño se relaciona con el significado proporcionado por la práctica del consumo dispuesto por la génesis de la modalidad en los Estados Unidos. A la luz de la referencia metodológica bourdieusiana, el sujeto, al entrar en contacto con este objeto, materializa el significado que le proporciona la práctica y transforma el deporte en un producto útil para la sociedad, que se convierte en una distinción y otorga un determinado poder de clase en la estructura social. Simbólicamente, el deporte recibe un valor, un “sentido práctico” para ser comercializado. Pensando en este contexto, recurrimos a la teoría para analizar el surgimiento, la cultura y la necesidad que hicieron posible la creación del voleibol. En síntesis, en el ámbito internacional y nacional, el voleibol estuvo condicionado a instituciones y agentes específicos que poseían capital, representaban a la élite social y utilizaban el deporte como instrumento de consumo.Palabras clave: Voleibol. Pierre Bourdieu. Comercialización. Consumo. Distinción.O “sentido prático” e as lógicas relacionais do voleibol em território brasileiro  ResumoO presente ensaio problematiza como ocorreu a “comercialização do objeto de consumo” voleibol e se a sua consagração no território brasileiro tem relação com o sentido proporcionado pela prática de consumo disposta pela gênese da modalidade nos EUA. À luz do referencial metodológico bourdieusiano, o sujeito ao entrar em contato com esse objeto materializa o sentido proporcionado pela prática e transforma o esporte em um produto útil para a sociedade, que passa a servir de distinção e confere a determinada classe poder na estrutura social. Simbolicamente, o esporte recebe um valor, um “sentido prático” a ser comercializado. Pensando sobre esse contexto, recorremos à teoria para analisar o surgimento, a cultura e a necessidade que permitiram criar o voleibol. Em síntese, no âmbito internacional e nacional, o voleibol esteve condicionado às instituições e agentes específicos detentores de capital, que representavam a elite social e utilizavam o esporte como instrumento de consumo.Palavras-chave: Voleibol. Pierre Bourdieu. Comercialização. Consumo. Distinção. The “practical sense” and the relational logics of volleyball in Brazilian territory AbstractThis essay questions how the “commercialization of the consumer object” of volleyball occurred and if its consecration in the Brazilian territory is related to the meaning provided by the practice of consumption provided by the genesis of the sport in the USA. In the light of the Bourdieusian methodological reference, the subject, when coming into contact with this object, materializes the meaning provided by the practice and transforms sport into a useful product for society, which becomes a distinction and gives a certain class power in the social structure. Symbolically, sport receives a value, a “practical sense” to be commercialized. Thinking about this context, we turned to theory to analyze the emergence, the culture, and the need that made it possible to create volleyball. In synthesis, at the international and national levels, volleyball was conditioned to specific institutions and agents with capital, who represented the social elite and used the sport as an instrument of consumption.Keywords: Volleyball. Pierre Bourdieu. Commercialization. Consumer. Distinction. El “sentido práctico” y las lógicas relacionales del voleibol en Brasil ResumenEl presente ensayo cuestiona cómo se produjo la “comercialización del objeto de consumo” del voleibol y si su consagración en el territorio brasileño se relaciona con el significado proporcionado por la práctica del consumo dispuesto por la génesis de la modalidad en los Estados Unidos. A la luz de la referencia metodológica bourdieusiana, el sujeto, al entrar en contacto con este objeto, materializa el significado que le proporciona la práctica y transforma el deporte en un producto útil para la sociedad, que se convierte en una distinción y otorga un determinado poder de clase en la estructura social. Simbólicamente, el deporte recibe un valor, un “sentido práctico” para ser comercializado. Pensando en este contexto, recurrimos a la teoría para analizar el surgimiento, la cultura y la necesidad que hicieron posible la creación del voleibol. En síntesis, en el ámbito internacional y nacional, el voleibol estuvo condicionado a instituciones y agentes específicos que poseían capital, representaban a la élite social y utilizaban el deporte como instrumento de consumo.Palabras clave: Voleibol. Pierre Bourdieu. Comercialización. Consumo. Distinción.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2022-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p131-13910.29181/2594-6463-2022-v6-n2-p131-139MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 6 n. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 131-139Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 6 No. 2 (2022): Motricities: Journal SPQMH; 131-139Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 6 Núm. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 131-1392594-646310.29181/2594-6463-2022-v6-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p131-139/365http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p131-139/366Copyright (c) 2022 Alessandra Weiss Ferraz de Oliveira, Wanderley Marchi Júniorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWeiss Ferraz de Oliveira, AlessandraMarchi Júnior, Wanderley2022-09-12T01:59:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/185Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-09-12T01:59:41Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv O “sentido prático” e as lógicas relacionais do voleibol em território brasileiro
The “practical sense” and the relational logics of volleyball in Brazilian territory
El “sentido práctico” y las lógicas relacionales del voleibol en Brasil
title O “sentido prático” e as lógicas relacionais do voleibol em território brasileiro
spellingShingle O “sentido prático” e as lógicas relacionais do voleibol em território brasileiro
Weiss Ferraz de Oliveira, Alessandra
Volleyball
Pierre Bourdieu
Commercialization
Consumer
Distinction
Voleibol
Pierre Bourdieu
Comercialización
Consumo
Distinción
Voleibol
Pierre Bourdieu
Comercialização
Consumo
Distinção
title_short O “sentido prático” e as lógicas relacionais do voleibol em território brasileiro
title_full O “sentido prático” e as lógicas relacionais do voleibol em território brasileiro
title_fullStr O “sentido prático” e as lógicas relacionais do voleibol em território brasileiro
title_full_unstemmed O “sentido prático” e as lógicas relacionais do voleibol em território brasileiro
title_sort O “sentido prático” e as lógicas relacionais do voleibol em território brasileiro
author Weiss Ferraz de Oliveira, Alessandra
author_facet Weiss Ferraz de Oliveira, Alessandra
Marchi Júnior, Wanderley
author_role author
author2 Marchi Júnior, Wanderley
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weiss Ferraz de Oliveira, Alessandra
Marchi Júnior, Wanderley
dc.subject.por.fl_str_mv Volleyball
Pierre Bourdieu
Commercialization
Consumer
Distinction
Voleibol
Pierre Bourdieu
Comercialización
Consumo
Distinción
Voleibol
Pierre Bourdieu
Comercialização
Consumo
Distinção
topic Volleyball
Pierre Bourdieu
Commercialization
Consumer
Distinction
Voleibol
Pierre Bourdieu
Comercialización
Consumo
Distinción
Voleibol
Pierre Bourdieu
Comercialização
Consumo
Distinção
description O “sentido prático” e as lógicas relacionais do voleibol em território brasileiro  ResumoO presente ensaio problematiza como ocorreu a “comercialização do objeto de consumo” voleibol e se a sua consagração no território brasileiro tem relação com o sentido proporcionado pela prática de consumo disposta pela gênese da modalidade nos EUA. À luz do referencial metodológico bourdieusiano, o sujeito ao entrar em contato com esse objeto materializa o sentido proporcionado pela prática e transforma o esporte em um produto útil para a sociedade, que passa a servir de distinção e confere a determinada classe poder na estrutura social. Simbolicamente, o esporte recebe um valor, um “sentido prático” a ser comercializado. Pensando sobre esse contexto, recorremos à teoria para analisar o surgimento, a cultura e a necessidade que permitiram criar o voleibol. Em síntese, no âmbito internacional e nacional, o voleibol esteve condicionado às instituições e agentes específicos detentores de capital, que representavam a elite social e utilizavam o esporte como instrumento de consumo.Palavras-chave: Voleibol. Pierre Bourdieu. Comercialização. Consumo. Distinção. The “practical sense” and the relational logics of volleyball in Brazilian territory AbstractThis essay questions how the “commercialization of the consumer object” of volleyball occurred and if its consecration in the Brazilian territory is related to the meaning provided by the practice of consumption provided by the genesis of the sport in the USA. In the light of the Bourdieusian methodological reference, the subject, when coming into contact with this object, materializes the meaning provided by the practice and transforms sport into a useful product for society, which becomes a distinction and gives a certain class power in the social structure. Symbolically, sport receives a value, a “practical sense” to be commercialized. Thinking about this context, we turned to theory to analyze the emergence, the culture, and the need that made it possible to create volleyball. In synthesis, at the international and national levels, volleyball was conditioned to specific institutions and agents with capital, who represented the social elite and used the sport as an instrument of consumption.Keywords: Volleyball. Pierre Bourdieu. Commercialization. Consumer. Distinction. El “sentido práctico” y las lógicas relacionales del voleibol en Brasil ResumenEl presente ensayo cuestiona cómo se produjo la “comercialización del objeto de consumo” del voleibol y si su consagración en el territorio brasileño se relaciona con el significado proporcionado por la práctica del consumo dispuesto por la génesis de la modalidad en los Estados Unidos. A la luz de la referencia metodológica bourdieusiana, el sujeto, al entrar en contacto con este objeto, materializa el significado que le proporciona la práctica y transforma el deporte en un producto útil para la sociedad, que se convierte en una distinción y otorga un determinado poder de clase en la estructura social. Simbólicamente, el deporte recibe un valor, un “sentido práctico” para ser comercializado. Pensando en este contexto, recurrimos a la teoría para analizar el surgimiento, la cultura y la necesidad que hicieron posible la creación del voleibol. En síntesis, en el ámbito internacional y nacional, el voleibol estuvo condicionado a instituciones y agentes específicos que poseían capital, representaban a la élite social y utilizaban el deporte como instrumento de consumo.Palabras clave: Voleibol. Pierre Bourdieu. Comercialización. Consumo. Distinción.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p131-139
10.29181/2594-6463-2022-v6-n2-p131-139
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p131-139
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2022-v6-n2-p131-139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p131-139/365
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p131-139/366
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Alessandra Weiss Ferraz de Oliveira, Wanderley Marchi Júnior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Alessandra Weiss Ferraz de Oliveira, Wanderley Marchi Júnior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 6 n. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 131-139
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 6 No. 2 (2022): Motricities: Journal SPQMH; 131-139
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 6 Núm. 2 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 131-139
2594-6463
10.29181/2594-6463-2022-v6-n2
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858873586515968