O “sentido prático” e as lógicas relacionais do voleibol em território brasileiro
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p131-139 |
Resumo: | O “sentido prático” e as lógicas relacionais do voleibol em território brasileiro ResumoO presente ensaio problematiza como ocorreu a “comercialização do objeto de consumo” voleibol e se a sua consagração no território brasileiro tem relação com o sentido proporcionado pela prática de consumo disposta pela gênese da modalidade nos EUA. À luz do referencial metodológico bourdieusiano, o sujeito ao entrar em contato com esse objeto materializa o sentido proporcionado pela prática e transforma o esporte em um produto útil para a sociedade, que passa a servir de distinção e confere a determinada classe poder na estrutura social. Simbolicamente, o esporte recebe um valor, um “sentido prático” a ser comercializado. Pensando sobre esse contexto, recorremos à teoria para analisar o surgimento, a cultura e a necessidade que permitiram criar o voleibol. Em síntese, no âmbito internacional e nacional, o voleibol esteve condicionado às instituições e agentes específicos detentores de capital, que representavam a elite social e utilizavam o esporte como instrumento de consumo.Palavras-chave: Voleibol. Pierre Bourdieu. Comercialização. Consumo. Distinção. The “practical sense” and the relational logics of volleyball in Brazilian territory AbstractThis essay questions how the “commercialization of the consumer object” of volleyball occurred and if its consecration in the Brazilian territory is related to the meaning provided by the practice of consumption provided by the genesis of the sport in the USA. In the light of the Bourdieusian methodological reference, the subject, when coming into contact with this object, materializes the meaning provided by the practice and transforms sport into a useful product for society, which becomes a distinction and gives a certain class power in the social structure. Symbolically, sport receives a value, a “practical sense” to be commercialized. Thinking about this context, we turned to theory to analyze the emergence, the culture, and the need that made it possible to create volleyball. In synthesis, at the international and national levels, volleyball was conditioned to specific institutions and agents with capital, who represented the social elite and used the sport as an instrument of consumption.Keywords: Volleyball. Pierre Bourdieu. Commercialization. Consumer. Distinction. El “sentido práctico” y las lógicas relacionales del voleibol en Brasil ResumenEl presente ensayo cuestiona cómo se produjo la “comercialización del objeto de consumo” del voleibol y si su consagración en el territorio brasileño se relaciona con el significado proporcionado por la práctica del consumo dispuesto por la génesis de la modalidad en los Estados Unidos. A la luz de la referencia metodológica bourdieusiana, el sujeto, al entrar en contacto con este objeto, materializa el significado que le proporciona la práctica y transforma el deporte en un producto útil para la sociedad, que se convierte en una distinción y otorga un determinado poder de clase en la estructura social. Simbólicamente, el deporte recibe un valor, un “sentido práctico” para ser comercializado. Pensando en este contexto, recurrimos a la teoría para analizar el surgimiento, la cultura y la necesidad que hicieron posible la creación del voleibol. En síntesis, en el ámbito internacional y nacional, el voleibol estuvo condicionado a instituciones y agentes específicos que poseían capital, representaban a la élite social y utilizaban el deporte como instrumento de consumo.Palabras clave: Voleibol. Pierre Bourdieu. Comercialización. Consumo. Distinción. |
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À luz do referencial metodológico bourdieusiano, o sujeito ao entrar em contato com esse objeto materializa o sentido proporcionado pela prática e transforma o esporte em um produto útil para a sociedade, que passa a servir de distinção e confere a determinada classe poder na estrutura social. Simbolicamente, o esporte recebe um valor, um “sentido prático” a ser comercializado. Pensando sobre esse contexto, recorremos à teoria para analisar o surgimento, a cultura e a necessidade que permitiram criar o voleibol. Em síntese, no âmbito internacional e nacional, o voleibol esteve condicionado às instituições e agentes específicos detentores de capital, que representavam a elite social e utilizavam o esporte como instrumento de consumo.Palavras-chave: Voleibol. Pierre Bourdieu. Comercialização. Consumo. Distinção. The “practical sense” and the relational logics of volleyball in Brazilian territory AbstractThis essay questions how the “commercialization of the consumer object” of volleyball occurred and if its consecration in the Brazilian territory is related to the meaning provided by the practice of consumption provided by the genesis of the sport in the USA. In the light of the Bourdieusian methodological reference, the subject, when coming into contact with this object, materializes the meaning provided by the practice and transforms sport into a useful product for society, which becomes a distinction and gives a certain class power in the social structure. Symbolically, sport receives a value, a “practical sense” to be commercialized. Thinking about this context, we turned to theory to analyze the emergence, the culture, and the need that made it possible to create volleyball. 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Simbólicamente, el deporte recibe un valor, un “sentido práctico” para ser comercializado. Pensando en este contexto, recurrimos a la teoría para analizar el surgimiento, la cultura y la necesidad que hicieron posible la creación del voleibol. En síntesis, en el ámbito internacional y nacional, el voleibol estuvo condicionado a instituciones y agentes específicos que poseían capital, representaban a la élite social y utilizaban el deporte como instrumento de consumo.Palabras clave: Voleibol. Pierre Bourdieu. Comercialización. Consumo. Distinción.O “sentido prático” e as lógicas relacionais do voleibol em território brasileiro ResumoO presente ensaio problematiza como ocorreu a “comercialização do objeto de consumo” voleibol e se a sua consagração no território brasileiro tem relação com o sentido proporcionado pela prática de consumo disposta pela gênese da modalidade nos EUA. À luz do referencial metodológico bourdieusiano, o sujeito ao entrar em contato com esse objeto materializa o sentido proporcionado pela prática e transforma o esporte em um produto útil para a sociedade, que passa a servir de distinção e confere a determinada classe poder na estrutura social. Simbolicamente, o esporte recebe um valor, um “sentido prático” a ser comercializado. Pensando sobre esse contexto, recorremos à teoria para analisar o surgimento, a cultura e a necessidade que permitiram criar o voleibol. Em síntese, no âmbito internacional e nacional, o voleibol esteve condicionado às instituições e agentes específicos detentores de capital, que representavam a elite social e utilizavam o esporte como instrumento de consumo.Palavras-chave: Voleibol. Pierre Bourdieu. Comercialização. Consumo. Distinção. The “practical sense” and the relational logics of volleyball in Brazilian territory AbstractThis essay questions how the “commercialization of the consumer object” of volleyball occurred and if its consecration in the Brazilian territory is related to the meaning provided by the practice of consumption provided by the genesis of the sport in the USA. In the light of the Bourdieusian methodological reference, the subject, when coming into contact with this object, materializes the meaning provided by the practice and transforms sport into a useful product for society, which becomes a distinction and gives a certain class power in the social structure. Symbolically, sport receives a value, a “practical sense” to be commercialized. Thinking about this context, we turned to theory to analyze the emergence, the culture, and the need that made it possible to create volleyball. 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Simbólicamente, el deporte recibe un valor, un “sentido práctico” para ser comercializado. Pensando en este contexto, recurrimos a la teoría para analizar el surgimiento, la cultura y la necesidad que hicieron posible la creación del voleibol. En síntesis, en el ámbito internacional y nacional, el voleibol estuvo condicionado a instituciones y agentes específicos que poseían capital, representaban a la élite social y utilizaban el deporte como instrumento de consumo.Palabras clave: Voleibol. Pierre Bourdieu. Comercialización. Consumo. Distinción.O “sentido prático” e as lógicas relacionais do voleibol em território brasileiro ResumoO presente ensaio problematiza como ocorreu a “comercialização do objeto de consumo” voleibol e se a sua consagração no território brasileiro tem relação com o sentido proporcionado pela prática de consumo disposta pela gênese da modalidade nos EUA. À luz do referencial metodológico bourdieusiano, o sujeito ao entrar em contato com esse objeto materializa o sentido proporcionado pela prática e transforma o esporte em um produto útil para a sociedade, que passa a servir de distinção e confere a determinada classe poder na estrutura social. Simbolicamente, o esporte recebe um valor, um “sentido prático” a ser comercializado. Pensando sobre esse contexto, recorremos à teoria para analisar o surgimento, a cultura e a necessidade que permitiram criar o voleibol. Em síntese, no âmbito internacional e nacional, o voleibol esteve condicionado às instituições e agentes específicos detentores de capital, que representavam a elite social e utilizavam o esporte como instrumento de consumo.Palavras-chave: Voleibol. Pierre Bourdieu. Comercialização. Consumo. Distinção. The “practical sense” and the relational logics of volleyball in Brazilian territory AbstractThis essay questions how the “commercialization of the consumer object” of volleyball occurred and if its consecration in the Brazilian territory is related to the meaning provided by the practice of consumption provided by the genesis of the sport in the USA. In the light of the Bourdieusian methodological reference, the subject, when coming into contact with this object, materializes the meaning provided by the practice and transforms sport into a useful product for society, which becomes a distinction and gives a certain class power in the social structure. Symbolically, sport receives a value, a “practical sense” to be commercialized. Thinking about this context, we turned to theory to analyze the emergence, the culture, and the need that made it possible to create volleyball. 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SPQMH; 131-1392594-646310.29181/2594-6463-2022-v6-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p131-139/365http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n2-p131-139/366Copyright (c) 2022 Alessandra Weiss Ferraz de Oliveira, Wanderley Marchi Júniorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWeiss Ferraz de Oliveira, AlessandraMarchi Júnior, Wanderley2022-09-12T01:59:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/185Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-09-12T01:59:41Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
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