Massage with babies: researching empowerment strategies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p3-16 |
Resumo: | Resumo Como profissionais voltadas às questões do cuidar e educar na primeira infância, nos identificamos com as premissas do fazer docente assumindo responsabilidade pela formação a partir da intervenção na realidade social, por meio da extensão. Tematizamos a Oficina de massagem com bebês, uma das ações pedagógicas do programa de extensão Massagem e Estimulação com Bebês (MEB), e percorremos uma trajetória fenomenológico-hermenêutica, com o objetivo de compreender os sentidos da experiência vivenciada por doze profissionais e uma estudante, em resposta à pergunta: Como foi sua experiência na Oficina de Massagem com Bebês? Com as categorias manifestas, trazemos, como foco deste trabalho: A contribuição à construção do vínculo mãe/pai-filho e profissionais cuidadores, desvelada na experiência da Oficina como estratégia de empoderamento social dos profissionais junto aos familiares.Palavras-chave: Educação. Enfermagem Pediátrica. Pesquisa Qualitativa. Massagem. Desenvolvimento Humano. Massage with babies: researching empowerment strategies Abstract As professionals focused on issues of care and education in early childhood, we are identified with the premises of teaching as a factor responsible for the formation through the intervention in social reality, by means of extension. Our subject is the Baby Massage Workshop, one of the pedagogical actions of the Massage and Stimulation with Babies (MEB) extension program, and we follow a phenomenological-hermeneutic trajectory, with the objective of understanding the perception of the experiences lived by twelve professionals and a student, in response to the question: How was your experience at the Massage Workshop with Babies? With the categories made explicit, we bring, as the focus of this work: The contribution to the construction of the mother/father-child bond and professional caregivers, unveiled in the experience of the Workshop as a strategy for the social empowerment of the professionals along with the family members.Keywords: Education. Pediatric Nursing. Qualitative Research. Massage. Human Development. Masaje en bebés: investigando estrategias de empoderamiento Resumen Como profesionales orientadas a las cuestiones del cuidar y educar en la primera infancia, nos identificamos con las premisas del quehacer docente, asumiendo responsabilidad en la formación a partir de la intervención en la realidad social, mediante la extensión. Tematizamos el Taller de Masaje en Bebés, una de las acciones pedagógicas del programa de extensión Masaje y Estimulación en Bebés (MEB), y realizamos una trayectoria fenomenológico-hermenéutica, apuntando a comprender los sentidos de la experiencia vivida por doce profesionales y una estudiante, respondiendo a la pregunta: ¿Cómo fue su experiencia en el Taller de Masajes en Bebés? Con las categorías manifiestas, ofrecemos, como foco del trabajo: La contribución a la construcción del vínculo madre-/padre-hijo y profesionales cuidadores, revelada en la experiencia del Taller como estrategia de empoderamiento social de los profesionales conjuntamente con los familiares.Palabras clave: Educación. Enfermería Pediátrica. Investigación Cualitativa. Masaje. Desarrollo Humano. |
id |
SPQMH_28106522a613801f66d10fccff3eac30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20 |
network_acronym_str |
SPQMH |
network_name_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository_id_str |
|
spelling |
Massage with babies: researching empowerment strategiesMasaje en bebés: investigando estrategias de empoderamientoMassagem com bebês: pesquisando estratégias de empoderamentoEducationPediatric NursingQualitative ResearchMassageHuman DevelopmentEducaciónEnfermería PediátricaInvestigación CualitativaMasajeDesarrollo HumanoEducaçãoEnfermagem PediátricaPesquisa QualitativaMassagemDesenvolvimento HumanoResumo Como profissionais voltadas às questões do cuidar e educar na primeira infância, nos identificamos com as premissas do fazer docente assumindo responsabilidade pela formação a partir da intervenção na realidade social, por meio da extensão. Tematizamos a Oficina de massagem com bebês, uma das ações pedagógicas do programa de extensão Massagem e Estimulação com Bebês (MEB), e percorremos uma trajetória fenomenológico-hermenêutica, com o objetivo de compreender os sentidos da experiência vivenciada por doze profissionais e uma estudante, em resposta à pergunta: Como foi sua experiência na Oficina de Massagem com Bebês? Com as categorias manifestas, trazemos, como foco deste trabalho: A contribuição à construção do vínculo mãe/pai-filho e profissionais cuidadores, desvelada na experiência da Oficina como estratégia de empoderamento social dos profissionais junto aos familiares.Palavras-chave: Educação. Enfermagem Pediátrica. Pesquisa Qualitativa. Massagem. Desenvolvimento Humano. Massage with babies: researching empowerment strategies Abstract As professionals focused on issues of care and education in early childhood, we are identified with the premises of teaching as a factor responsible for the formation through the intervention in social reality, by means of extension. Our subject is the Baby Massage Workshop, one of the pedagogical actions of the Massage and Stimulation with Babies (MEB) extension program, and we follow a phenomenological-hermeneutic trajectory, with the objective of understanding the perception of the experiences lived by twelve professionals and a student, in response to the question: How was your experience at the Massage Workshop with Babies? With the categories made explicit, we bring, as the focus of this work: The contribution to the construction of the mother/father-child bond and professional caregivers, unveiled in the experience of the Workshop as a strategy for the social empowerment of the professionals along with the family members.Keywords: Education. Pediatric Nursing. Qualitative Research. Massage. Human Development. Masaje en bebés: investigando estrategias de empoderamiento Resumen Como profesionales orientadas a las cuestiones del cuidar y educar en la primera infancia, nos identificamos con las premisas del quehacer docente, asumiendo responsabilidad en la formación a partir de la intervención en la realidad social, mediante la extensión. Tematizamos el Taller de Masaje en Bebés, una de las acciones pedagógicas del programa de extensión Masaje y Estimulación en Bebés (MEB), y realizamos una trayectoria fenomenológico-hermenéutica, apuntando a comprender los sentidos de la experiencia vivida por doce profesionales y una estudiante, respondiendo a la pregunta: ¿Cómo fue su experiencia en el Taller de Masajes en Bebés? Con las categorías manifiestas, ofrecemos, como foco del trabajo: La contribución a la construcción del vínculo madre-/padre-hijo y profesionales cuidadores, revelada en la experiencia del Taller como estrategia de empoderamiento social de los profesionales conjuntamente con los familiares.Palabras clave: Educación. Enfermería Pediátrica. Investigación Cualitativa. Masaje. Desarrollo Humano.Resumo Como profissionais voltadas às questões do cuidar e educar na primeira infância, nos identificamos com as premissas do fazer docente assumindo responsabilidade pela formação a partir da intervenção na realidade social, por meio da extensão. Tematizamos a Oficina de massagem com bebês, uma das ações pedagógicas do programa de extensão Massagem e Estimulação com Bebês (MEB), e percorremos uma trajetória fenomenológico-hermenêutica, com o objetivo de compreender os sentidos da experiência vivenciada por doze profissionais e uma estudante, em resposta à pergunta: Como foi sua experiência na Oficina de Massagem com Bebês? Com as categorias manifestas, trazemos, como foco deste trabalho: A contribuição à construção do vínculo mãe/pai-filho e profissionais cuidadores, desvelada na experiência da Oficina como estratégia de empoderamento social dos profissionais junto aos familiares.Palavras-chave: Educação. Enfermagem Pediátrica. Pesquisa Qualitativa. Massagem. Desenvolvimento Humano. Massage with babies: researching empowerment strategies Abstract As professionals focused on issues of care and education in early childhood, we are identified with the premises of teaching as a factor responsible for the formation through the intervention in social reality, by means of extension. Our subject is the Baby Massage Workshop, one of the pedagogical actions of the Massage and Stimulation with Babies (MEB) extension program, and we follow a phenomenological-hermeneutic trajectory, with the objective of understanding the perception of the experiences lived by twelve professionals and a student, in response to the question: How was your experience at the Massage Workshop with Babies? With the categories made explicit, we bring, as the focus of this work: The contribution to the construction of the mother/father-child bond and professional caregivers, unveiled in the experience of the Workshop as a strategy for the social empowerment of the professionals along with the family members.Keywords: Education. Pediatric Nursing. Qualitative Research. Massage. Human Development. Masaje en bebés: investigando estrategias de empoderamiento Resumen Como profesionales orientadas a las cuestiones del cuidar y educar en la primera infancia, nos identificamos con las premisas del quehacer docente, asumiendo responsabilidad en la formación a partir de la intervención en la realidad social, mediante la extensión. Tematizamos el Taller de Masaje en Bebés, una de las acciones pedagógicas del programa de extensión Masaje y Estimulación en Bebés (MEB), y realizamos una trayectoria fenomenológico-hermenéutica, apuntando a comprender los sentidos de la experiencia vivida por doce profesionales y una estudiante, respondiendo a la pregunta: ¿Cómo fue su experiencia en el Taller de Masajes en Bebés? Con las categorías manifiestas, ofrecemos, como foco del trabajo: La contribución a la construcción del vínculo madre-/padre-hijo y profesionales cuidadores, revelada en la experiencia del Taller como estrategia de empoderamiento social de los profesionales conjuntamente con los familiares.Palabras clave: Educación. Enfermería Pediátrica. Investigación Cualitativa. Masaje. Desarrollo Humano.Resumo Como profissionais voltadas às questões do cuidar e educar na primeira infância, nos identificamos com as premissas do fazer docente assumindo responsabilidade pela formação a partir da intervenção na realidade social, por meio da extensão. Tematizamos a Oficina de massagem com bebês, uma das ações pedagógicas do programa de extensão Massagem e Estimulação com Bebês (MEB), e percorremos uma trajetória fenomenológico-hermenêutica, com o objetivo de compreender os sentidos da experiência vivenciada por doze profissionais e uma estudante, em resposta à pergunta: Como foi sua experiência na Oficina de Massagem com Bebês? Com as categorias manifestas, trazemos, como foco deste trabalho: A contribuição à construção do vínculo mãe/pai-filho e profissionais cuidadores, desvelada na experiência da Oficina como estratégia de empoderamento social dos profissionais junto aos familiares.Palavras-chave: Educação. Enfermagem Pediátrica. Pesquisa Qualitativa. Massagem. Desenvolvimento Humano. Massage with babies: researching empowerment strategies Abstract As professionals focused on issues of care and education in early childhood, we are identified with the premises of teaching as a factor responsible for the formation through the intervention in social reality, by means of extension. Our subject is the Baby Massage Workshop, one of the pedagogical actions of the Massage and Stimulation with Babies (MEB) extension program, and we follow a phenomenological-hermeneutic trajectory, with the objective of understanding the perception of the experiences lived by twelve professionals and a student, in response to the question: How was your experience at the Massage Workshop with Babies? With the categories made explicit, we bring, as the focus of this work: The contribution to the construction of the mother/father-child bond and professional caregivers, unveiled in the experience of the Workshop as a strategy for the social empowerment of the professionals along with the family members.Keywords: Education. Pediatric Nursing. Qualitative Research. Massage. Human Development. Masaje en bebés: investigando estrategias de empoderamiento Resumen Como profesionales orientadas a las cuestiones del cuidar y educar en la primera infancia, nos identificamos con las premisas del quehacer docente, asumiendo responsabilidad en la formación a partir de la intervención en la realidad social, mediante la extensión. Tematizamos el Taller de Masaje en Bebés, una de las acciones pedagógicas del programa de extensión Masaje y Estimulación en Bebés (MEB), y realizamos una trayectoria fenomenológico-hermenéutica, apuntando a comprender los sentidos de la experiencia vivida por doce profesionales y una estudiante, respondiendo a la pregunta: ¿Cómo fue su experiencia en el Taller de Masajes en Bebés? Con las categorías manifiestas, ofrecemos, como foco del trabajo: La contribución a la construcción del vínculo madre-/padre-hijo y profesionales cuidadores, revelada en la experiencia del Taller como estrategia de empoderamiento social de los profesionales conjuntamente con los familiares.Palabras clave: Educación. Enfermería Pediátrica. Investigación Cualitativa. Masaje. Desarrollo Humano.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2018-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p3-1610.29181/2594-6463-2018-v2-n1-p3-16MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 2 n. 1 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 3-16Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 2 No. 1 (2018): Motricities: Journal SPQMH; 3-16Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 2 Núm. 1 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 3-162594-646310.29181/2594-6463-2018-v2-n1reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p3-16/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p3-16/htmlCopyright (c) 2018 Maria das Graças Barreto Silva, Vitória Helena Cunha Espósitohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria das Graças Barreto daEspósito, Vitória Helena Cunha2022-02-26T03:37:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T03:37:25Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Massage with babies: researching empowerment strategies Masaje en bebés: investigando estrategias de empoderamiento Massagem com bebês: pesquisando estratégias de empoderamento |
title |
Massage with babies: researching empowerment strategies |
spellingShingle |
Massage with babies: researching empowerment strategies Silva, Maria das Graças Barreto da Education Pediatric Nursing Qualitative Research Massage Human Development Educación Enfermería Pediátrica Investigación Cualitativa Masaje Desarrollo Humano Educação Enfermagem Pediátrica Pesquisa Qualitativa Massagem Desenvolvimento Humano |
title_short |
Massage with babies: researching empowerment strategies |
title_full |
Massage with babies: researching empowerment strategies |
title_fullStr |
Massage with babies: researching empowerment strategies |
title_full_unstemmed |
Massage with babies: researching empowerment strategies |
title_sort |
Massage with babies: researching empowerment strategies |
author |
Silva, Maria das Graças Barreto da |
author_facet |
Silva, Maria das Graças Barreto da Espósito, Vitória Helena Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Espósito, Vitória Helena Cunha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria das Graças Barreto da Espósito, Vitória Helena Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education Pediatric Nursing Qualitative Research Massage Human Development Educación Enfermería Pediátrica Investigación Cualitativa Masaje Desarrollo Humano Educação Enfermagem Pediátrica Pesquisa Qualitativa Massagem Desenvolvimento Humano |
topic |
Education Pediatric Nursing Qualitative Research Massage Human Development Educación Enfermería Pediátrica Investigación Cualitativa Masaje Desarrollo Humano Educação Enfermagem Pediátrica Pesquisa Qualitativa Massagem Desenvolvimento Humano |
description |
Resumo Como profissionais voltadas às questões do cuidar e educar na primeira infância, nos identificamos com as premissas do fazer docente assumindo responsabilidade pela formação a partir da intervenção na realidade social, por meio da extensão. Tematizamos a Oficina de massagem com bebês, uma das ações pedagógicas do programa de extensão Massagem e Estimulação com Bebês (MEB), e percorremos uma trajetória fenomenológico-hermenêutica, com o objetivo de compreender os sentidos da experiência vivenciada por doze profissionais e uma estudante, em resposta à pergunta: Como foi sua experiência na Oficina de Massagem com Bebês? Com as categorias manifestas, trazemos, como foco deste trabalho: A contribuição à construção do vínculo mãe/pai-filho e profissionais cuidadores, desvelada na experiência da Oficina como estratégia de empoderamento social dos profissionais junto aos familiares.Palavras-chave: Educação. Enfermagem Pediátrica. Pesquisa Qualitativa. Massagem. Desenvolvimento Humano. Massage with babies: researching empowerment strategies Abstract As professionals focused on issues of care and education in early childhood, we are identified with the premises of teaching as a factor responsible for the formation through the intervention in social reality, by means of extension. Our subject is the Baby Massage Workshop, one of the pedagogical actions of the Massage and Stimulation with Babies (MEB) extension program, and we follow a phenomenological-hermeneutic trajectory, with the objective of understanding the perception of the experiences lived by twelve professionals and a student, in response to the question: How was your experience at the Massage Workshop with Babies? With the categories made explicit, we bring, as the focus of this work: The contribution to the construction of the mother/father-child bond and professional caregivers, unveiled in the experience of the Workshop as a strategy for the social empowerment of the professionals along with the family members.Keywords: Education. Pediatric Nursing. Qualitative Research. Massage. Human Development. Masaje en bebés: investigando estrategias de empoderamiento Resumen Como profesionales orientadas a las cuestiones del cuidar y educar en la primera infancia, nos identificamos con las premisas del quehacer docente, asumiendo responsabilidad en la formación a partir de la intervención en la realidad social, mediante la extensión. Tematizamos el Taller de Masaje en Bebés, una de las acciones pedagógicas del programa de extensión Masaje y Estimulación en Bebés (MEB), y realizamos una trayectoria fenomenológico-hermenéutica, apuntando a comprender los sentidos de la experiencia vivida por doce profesionales y una estudiante, respondiendo a la pregunta: ¿Cómo fue su experiencia en el Taller de Masajes en Bebés? Con las categorías manifiestas, ofrecemos, como foco del trabajo: La contribución a la construcción del vínculo madre-/padre-hijo y profesionales cuidadores, revelada en la experiencia del Taller como estrategia de empoderamiento social de los profesionales conjuntamente con los familiares.Palabras clave: Educación. Enfermería Pediátrica. Investigación Cualitativa. Masaje. Desarrollo Humano. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p3-16 10.29181/2594-6463-2018-v2-n1-p3-16 |
url |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p3-16 |
identifier_str_mv |
10.29181/2594-6463-2018-v2-n1-p3-16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p3-16/pdf http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p3-16/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Maria das Graças Barreto Silva, Vitória Helena Cunha Espósito http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Maria das Graças Barreto Silva, Vitória Helena Cunha Espósito http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 2 n. 1 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 3-16 Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 2 No. 1 (2018): Motricities: Journal SPQMH; 3-16 Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 2 Núm. 1 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 3-16 2594-6463 10.29181/2594-6463-2018-v2-n1 reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) instacron:SPQMH |
instname_str |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
instacron_str |
SPQMH |
institution |
SPQMH |
reponame_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
collection |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository.name.fl_str_mv |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
repository.mail.fl_str_mv |
spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org |
_version_ |
1808858872762335232 |