Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126 |
Resumo: | Resumo Pretendemos neste artigo estabelecer uma aproximação entre a corporeidade, a educação infantil e a vivência do yoga na infância. Para promover esse encontro, lançamos um olhar fenomenológico para as experiências das crianças com base nos pressupostos da corporeidade e da motricidade como condição existencial e de criação do mundo. As reflexões resultam de uma proposta de vivências em yoga, com duração de um ano, realizada com crianças de quatro e cinco anos de idade provenientes de duas escolas públicas municipais de Bauru-SP. O entrelaçamento proposto evidenciou a elaboração de um saber corporal direcionado para a percepção e conhecimento de si e para a escuta, a sensibilidade e os afetos na relação com o outro.Palavras-chave: Corporeidade. Motricidade. Educação Infantil. Yoga. Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries Abstract In this article, we intend to establish an approximation between corporeality, early childhood education and the experience of yoga in childhood. To promote this meeting, we take a phenomenological look at the children's experiences based on the assumptions of corporeality and motricity as an existential condition and creation of the world. The reflections result from a proposal of experiences in yoga, lasting one year, performed with children between four and five years old from two public schools in Bauru-SP. The proposed interlacing evidenced the elaboration of a corporal knowledge directed to the perception and knowledge of oneself and to listening, sensitivity and affections in the relationship with the other.Keywords: Corporeality. Motricity. Early Childhood Education. Yoga. Corporeidad y yoga en educación infantil: experiencias y descubrimientos Resumen En este artículo pretendemos establecer una aproximación entre la corporeidad, la educación de la primera infancia y la experiencia del yoga en la infancia. Para promover esta reunión, damos una mirada fenomenológica a las experiencias de los niños basadas en los supuestos de corporeidad y motricidad como condición existencial y creación del mundo. Las reflexiones son el resultado de una propuesta de experiencias en yoga, que dura un año, con niños de cuatro y cinco años realizado com dos escuelas públicas en Bauru-SP. El entrelazado propuesto evidenciaba la elaboración de un conocimiento corporal dirigido a la percepción y el conocimiento de uno mismo y a la escucha, la sensibilidad y el afecto en la relación con el otro.Palabras clave: Corporeidad. Motricidad. Educación Infantil. Yoga. |
id |
SPQMH_35c7992981881b5a9b39968c8c39ffe6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/90 |
network_acronym_str |
SPQMH |
network_name_str |
Motricidades |
repository_id_str |
|
spelling |
Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveriesCorporeidad y yoga en educación infantil: experiencias y descubrimientosCorporeidade e yoga na educação infantil: experiências e descobertasCorporeidadMotricidadEducación InfantilYogaCorporeidadeMotricidadeEducação InfantilYogaCorporealityMotricityEarly Childhood EducationYogaResumo Pretendemos neste artigo estabelecer uma aproximação entre a corporeidade, a educação infantil e a vivência do yoga na infância. Para promover esse encontro, lançamos um olhar fenomenológico para as experiências das crianças com base nos pressupostos da corporeidade e da motricidade como condição existencial e de criação do mundo. As reflexões resultam de uma proposta de vivências em yoga, com duração de um ano, realizada com crianças de quatro e cinco anos de idade provenientes de duas escolas públicas municipais de Bauru-SP. O entrelaçamento proposto evidenciou a elaboração de um saber corporal direcionado para a percepção e conhecimento de si e para a escuta, a sensibilidade e os afetos na relação com o outro.Palavras-chave: Corporeidade. Motricidade. Educação Infantil. Yoga. Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries Abstract In this article, we intend to establish an approximation between corporeality, early childhood education and the experience of yoga in childhood. To promote this meeting, we take a phenomenological look at the children's experiences based on the assumptions of corporeality and motricity as an existential condition and creation of the world. The reflections result from a proposal of experiences in yoga, lasting one year, performed with children between four and five years old from two public schools in Bauru-SP. The proposed interlacing evidenced the elaboration of a corporal knowledge directed to the perception and knowledge of oneself and to listening, sensitivity and affections in the relationship with the other.Keywords: Corporeality. Motricity. Early Childhood Education. Yoga. Corporeidad y yoga en educación infantil: experiencias y descubrimientos Resumen En este artículo pretendemos establecer una aproximación entre la corporeidad, la educación de la primera infancia y la experiencia del yoga en la infancia. Para promover esta reunión, damos una mirada fenomenológica a las experiencias de los niños basadas en los supuestos de corporeidad y motricidad como condición existencial y creación del mundo. Las reflexiones son el resultado de una propuesta de experiencias en yoga, que dura un año, con niños de cuatro y cinco años realizado com dos escuelas públicas en Bauru-SP. El entrelazado propuesto evidenciaba la elaboración de un conocimiento corporal dirigido a la percepción y el conocimiento de uno mismo y a la escucha, la sensibilidad y el afecto en la relación con el otro.Palabras clave: Corporeidad. Motricidad. Educación Infantil. Yoga. Resumo Pretendemos neste artigo estabelecer uma aproximação entre a corporeidade, a educação infantil e a vivência do yoga na infância. Para promover esse encontro, lançamos um olhar fenomenológico para as experiências das crianças com base nos pressupostos da corporeidade e da motricidade como condição existencial e de criação do mundo. As reflexões resultam de uma proposta de vivências em yoga, com duração de um ano, realizada com crianças de quatro e cinco anos de idade provenientes de duas escolas públicas municipais de Bauru-SP. O entrelaçamento proposto evidenciou a elaboração de um saber corporal direcionado para a percepção e conhecimento de si e para a escuta, a sensibilidade e os afetos na relação com o outro.Palavras-chave: Corporeidade. Motricidade. Educação Infantil. Yoga. Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries Abstract In this article, we intend to establish an approximation between corporeality, early childhood education and the experience of yoga in childhood. To promote this meeting, we take a phenomenological look at the children's experiences based on the assumptions of corporeality and motricity as an existential condition and creation of the world. The reflections result from a proposal of experiences in yoga, lasting one year, performed with children between four and five years old from two public schools in Bauru-SP. The proposed interlacing evidenced the elaboration of a corporal knowledge directed to the perception and knowledge of oneself and to listening, sensitivity and affections in the relationship with the other.Keywords: Corporeality. Motricity. Early Childhood Education. Yoga. Corporeidad y yoga en educación infantil: experiencias y descubrimientos Resumen En este artículo pretendemos establecer una aproximación entre la corporeidad, la educación de la primera infancia y la experiencia del yoga en la infancia. Para promover esta reunión, damos una mirada fenomenológica a las experiencias de los niños basadas en los supuestos de corporeidad y motricidad como condición existencial y creación del mundo. Las reflexiones son el resultado de una propuesta de experiencias en yoga, que dura un año, con niños de cuatro y cinco años realizado com dos escuelas públicas en Bauru-SP. El entrelazado propuesto evidenciaba la elaboración de un conocimiento corporal dirigido a la percepción y el conocimiento de uno mismo y a la escucha, la sensibilidad y el afecto en la relación con el otro.Palabras clave: Corporeidad. Motricidad. Educación Infantil. Yoga. Resumo Pretendemos neste artigo estabelecer uma aproximação entre a corporeidade, a educação infantil e a vivência do yoga na infância. Para promover esse encontro, lançamos um olhar fenomenológico para as experiências das crianças com base nos pressupostos da corporeidade e da motricidade como condição existencial e de criação do mundo. As reflexões resultam de uma proposta de vivências em yoga, com duração de um ano, realizada com crianças de quatro e cinco anos de idade provenientes de duas escolas públicas municipais de Bauru-SP. O entrelaçamento proposto evidenciou a elaboração de um saber corporal direcionado para a percepção e conhecimento de si e para a escuta, a sensibilidade e os afetos na relação com o outro.Palavras-chave: Corporeidade. Motricidade. Educação Infantil. Yoga. Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries Abstract In this article, we intend to establish an approximation between corporeality, early childhood education and the experience of yoga in childhood. To promote this meeting, we take a phenomenological look at the children's experiences based on the assumptions of corporeality and motricity as an existential condition and creation of the world. The reflections result from a proposal of experiences in yoga, lasting one year, performed with children between four and five years old from two public schools in Bauru-SP. The proposed interlacing evidenced the elaboration of a corporal knowledge directed to the perception and knowledge of oneself and to listening, sensitivity and affections in the relationship with the other.Keywords: Corporeality. Motricity. Early Childhood Education. Yoga. Corporeidad y yoga en educación infantil: experiencias y descubrimientos Resumen En este artículo pretendemos establecer una aproximación entre la corporeidad, la educación de la primera infancia y la experiencia del yoga en la infancia. Para promover esta reunión, damos una mirada fenomenológica a las experiencias de los niños basadas en los supuestos de corporeidad y motricidad como condición existencial y creación del mundo. Las reflexiones son el resultado de una propuesta de experiencias en yoga, que dura un año, con niños de cuatro y cinco años realizado com dos escuelas públicas en Bauru-SP. El entrelazado propuesto evidenciaba la elaboración de un conocimiento corporal dirigido a la percepción y el conocimiento de uno mismo y a la escucha, la sensibilidad y el afecto en la relación con el otro.Palabras clave: Corporeidad. Motricidad. Educación Infantil. Yoga. Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p113-12610.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 113-126Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 2 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 113-126Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 113-1262594-646310.29181/2594-6463-2020-v4-n2reponame:Motricidadesinstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126/htmlCopyright (c) 2020 Fernanda Rossihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRossi, Fernanda2022-02-26T03:21:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/90Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T03:21:41Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries Corporeidad y yoga en educación infantil: experiencias y descubrimientos Corporeidade e yoga na educação infantil: experiências e descobertas |
title |
Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries |
spellingShingle |
Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries Rossi, Fernanda Corporeidad Motricidad Educación Infantil Yoga Corporeidade Motricidade Educação Infantil Yoga Corporeality Motricity Early Childhood Education Yoga |
title_short |
Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries |
title_full |
Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries |
title_fullStr |
Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries |
title_full_unstemmed |
Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries |
title_sort |
Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries |
author |
Rossi, Fernanda |
author_facet |
Rossi, Fernanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corporeidad Motricidad Educación Infantil Yoga Corporeidade Motricidade Educação Infantil Yoga Corporeality Motricity Early Childhood Education Yoga |
topic |
Corporeidad Motricidad Educación Infantil Yoga Corporeidade Motricidade Educação Infantil Yoga Corporeality Motricity Early Childhood Education Yoga |
description |
Resumo Pretendemos neste artigo estabelecer uma aproximação entre a corporeidade, a educação infantil e a vivência do yoga na infância. Para promover esse encontro, lançamos um olhar fenomenológico para as experiências das crianças com base nos pressupostos da corporeidade e da motricidade como condição existencial e de criação do mundo. As reflexões resultam de uma proposta de vivências em yoga, com duração de um ano, realizada com crianças de quatro e cinco anos de idade provenientes de duas escolas públicas municipais de Bauru-SP. O entrelaçamento proposto evidenciou a elaboração de um saber corporal direcionado para a percepção e conhecimento de si e para a escuta, a sensibilidade e os afetos na relação com o outro.Palavras-chave: Corporeidade. Motricidade. Educação Infantil. Yoga. Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries Abstract In this article, we intend to establish an approximation between corporeality, early childhood education and the experience of yoga in childhood. To promote this meeting, we take a phenomenological look at the children's experiences based on the assumptions of corporeality and motricity as an existential condition and creation of the world. The reflections result from a proposal of experiences in yoga, lasting one year, performed with children between four and five years old from two public schools in Bauru-SP. The proposed interlacing evidenced the elaboration of a corporal knowledge directed to the perception and knowledge of oneself and to listening, sensitivity and affections in the relationship with the other.Keywords: Corporeality. Motricity. Early Childhood Education. Yoga. Corporeidad y yoga en educación infantil: experiencias y descubrimientos Resumen En este artículo pretendemos establecer una aproximación entre la corporeidad, la educación de la primera infancia y la experiencia del yoga en la infancia. Para promover esta reunión, damos una mirada fenomenológica a las experiencias de los niños basadas en los supuestos de corporeidad y motricidad como condición existencial y creación del mundo. Las reflexiones son el resultado de una propuesta de experiencias en yoga, que dura un año, con niños de cuatro y cinco años realizado com dos escuelas públicas en Bauru-SP. El entrelazado propuesto evidenciaba la elaboración de un conocimiento corporal dirigido a la percepción y el conocimiento de uno mismo y a la escucha, la sensibilidad y el afecto en la relación con el otro.Palabras clave: Corporeidad. Motricidad. Educación Infantil. Yoga. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126 10.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126 |
url |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126 |
identifier_str_mv |
10.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126/pdf http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fernanda Rossi http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fernanda Rossi http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 113-126 Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 2 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 113-126 Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 113-126 2594-6463 10.29181/2594-6463-2020-v4-n2 reponame:Motricidades instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) instacron:SPQMH |
instname_str |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
instacron_str |
SPQMH |
institution |
SPQMH |
reponame_str |
Motricidades |
collection |
Motricidades |
repository.name.fl_str_mv |
Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
repository.mail.fl_str_mv |
spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org |
_version_ |
1797231721044770816 |