Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Fernanda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126
Resumo: Resumo Pretendemos neste artigo estabelecer uma aproximação entre a corporeidade, a educação infantil e a vivência do yoga na infância. Para promover esse encontro, lançamos um olhar fenomenológico para as experiências das crianças com base nos pressupostos da corporeidade e da motricidade como condição existencial e de criação do mundo. As reflexões resultam de uma proposta de vivências em yoga, com duração de um ano, realizada com crianças de quatro e cinco anos de idade provenientes de duas escolas públicas municipais de Bauru-SP. O entrelaçamento proposto evidenciou a elaboração de um saber corporal direcionado para a percepção e conhecimento de si e para a escuta, a sensibilidade e os afetos na relação com o outro.Palavras-chave: Corporeidade. Motricidade. Educação Infantil. Yoga. Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries Abstract In this article, we intend to establish an approximation between corporeality, early childhood education and the experience of yoga in childhood. To promote this meeting, we take a phenomenological look at the children's experiences based on the assumptions of corporeality and motricity as an existential condition and creation of the world. The reflections result from a proposal of experiences in yoga, lasting one year, performed with children between four and five years old from two public schools in Bauru-SP. The proposed interlacing evidenced the elaboration of a corporal knowledge directed to the perception and knowledge of oneself and to listening, sensitivity and affections in the relationship with the other.Keywords: Corporeality. Motricity. Early Childhood Education. Yoga. Corporeidad y yoga en educación infantil: experiencias y descubrimientos Resumen En este artículo pretendemos establecer una aproximación entre la corporeidad, la educación de la primera infancia y la experiencia del yoga en la infancia. Para promover esta reunión, damos una mirada fenomenológica a las experiencias de los niños basadas en los supuestos de corporeidad y motricidad como condición existencial y creación del mundo. Las reflexiones son el resultado de una propuesta de experiencias en yoga, que dura un año, con niños de cuatro y cinco años realizado com dos escuelas públicas en Bauru-SP. El entrelazado propuesto evidenciaba la elaboración de un conocimiento corporal dirigido a la percepción y el conocimiento de uno mismo y a la escucha, la sensibilidad y el afecto en la relación con el otro.Palabras clave: Corporeidad. Motricidad. Educación Infantil. Yoga.  
id SPQMH_35c7992981881b5a9b39968c8c39ffe6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/90
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades
repository_id_str
spelling Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveriesCorporeidad y yoga en educación infantil: experiencias y descubrimientosCorporeidade e yoga na educação infantil: experiências e descobertasCorporeidadMotricidadEducación InfantilYogaCorporeidadeMotricidadeEducação InfantilYogaCorporealityMotricityEarly Childhood EducationYogaResumo Pretendemos neste artigo estabelecer uma aproximação entre a corporeidade, a educação infantil e a vivência do yoga na infância. Para promover esse encontro, lançamos um olhar fenomenológico para as experiências das crianças com base nos pressupostos da corporeidade e da motricidade como condição existencial e de criação do mundo. As reflexões resultam de uma proposta de vivências em yoga, com duração de um ano, realizada com crianças de quatro e cinco anos de idade provenientes de duas escolas públicas municipais de Bauru-SP. O entrelaçamento proposto evidenciou a elaboração de um saber corporal direcionado para a percepção e conhecimento de si e para a escuta, a sensibilidade e os afetos na relação com o outro.Palavras-chave: Corporeidade. Motricidade. Educação Infantil. Yoga. Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries Abstract In this article, we intend to establish an approximation between corporeality, early childhood education and the experience of yoga in childhood. To promote this meeting, we take a phenomenological look at the children's experiences based on the assumptions of corporeality and motricity as an existential condition and creation of the world. The reflections result from a proposal of experiences in yoga, lasting one year, performed with children between four and five years old from two public schools in Bauru-SP. The proposed interlacing evidenced the elaboration of a corporal knowledge directed to the perception and knowledge of oneself and to listening, sensitivity and affections in the relationship with the other.Keywords: Corporeality. Motricity. Early Childhood Education. Yoga. Corporeidad y yoga en educación infantil: experiencias y descubrimientos Resumen En este artículo pretendemos establecer una aproximación entre la corporeidad, la educación de la primera infancia y la experiencia del yoga en la infancia. Para promover esta reunión, damos una mirada fenomenológica a las experiencias de los niños basadas en los supuestos de corporeidad y motricidad como condición existencial y creación del mundo. Las reflexiones son el resultado de una propuesta de experiencias en yoga, que dura un año, con niños de cuatro y cinco años realizado com dos escuelas públicas en Bauru-SP. El entrelazado propuesto evidenciaba la elaboración de un conocimiento corporal dirigido a la percepción y el conocimiento de uno mismo y a la escucha, la sensibilidad y el afecto en la relación con el otro.Palabras clave: Corporeidad. Motricidad. Educación Infantil. Yoga.  Resumo Pretendemos neste artigo estabelecer uma aproximação entre a corporeidade, a educação infantil e a vivência do yoga na infância. Para promover esse encontro, lançamos um olhar fenomenológico para as experiências das crianças com base nos pressupostos da corporeidade e da motricidade como condição existencial e de criação do mundo. As reflexões resultam de uma proposta de vivências em yoga, com duração de um ano, realizada com crianças de quatro e cinco anos de idade provenientes de duas escolas públicas municipais de Bauru-SP. O entrelaçamento proposto evidenciou a elaboração de um saber corporal direcionado para a percepção e conhecimento de si e para a escuta, a sensibilidade e os afetos na relação com o outro.Palavras-chave: Corporeidade. Motricidade. Educação Infantil. Yoga. Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries Abstract In this article, we intend to establish an approximation between corporeality, early childhood education and the experience of yoga in childhood. To promote this meeting, we take a phenomenological look at the children's experiences based on the assumptions of corporeality and motricity as an existential condition and creation of the world. The reflections result from a proposal of experiences in yoga, lasting one year, performed with children between four and five years old from two public schools in Bauru-SP. The proposed interlacing evidenced the elaboration of a corporal knowledge directed to the perception and knowledge of oneself and to listening, sensitivity and affections in the relationship with the other.Keywords: Corporeality. Motricity. Early Childhood Education. Yoga. Corporeidad y yoga en educación infantil: experiencias y descubrimientos Resumen En este artículo pretendemos establecer una aproximación entre la corporeidad, la educación de la primera infancia y la experiencia del yoga en la infancia. Para promover esta reunión, damos una mirada fenomenológica a las experiencias de los niños basadas en los supuestos de corporeidad y motricidad como condición existencial y creación del mundo. Las reflexiones son el resultado de una propuesta de experiencias en yoga, que dura un año, con niños de cuatro y cinco años realizado com dos escuelas públicas en Bauru-SP. El entrelazado propuesto evidenciaba la elaboración de un conocimiento corporal dirigido a la percepción y el conocimiento de uno mismo y a la escucha, la sensibilidad y el afecto en la relación con el otro.Palabras clave: Corporeidad. Motricidad. Educación Infantil. Yoga.  Resumo Pretendemos neste artigo estabelecer uma aproximação entre a corporeidade, a educação infantil e a vivência do yoga na infância. Para promover esse encontro, lançamos um olhar fenomenológico para as experiências das crianças com base nos pressupostos da corporeidade e da motricidade como condição existencial e de criação do mundo. As reflexões resultam de uma proposta de vivências em yoga, com duração de um ano, realizada com crianças de quatro e cinco anos de idade provenientes de duas escolas públicas municipais de Bauru-SP. O entrelaçamento proposto evidenciou a elaboração de um saber corporal direcionado para a percepção e conhecimento de si e para a escuta, a sensibilidade e os afetos na relação com o outro.Palavras-chave: Corporeidade. Motricidade. Educação Infantil. Yoga. Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries Abstract In this article, we intend to establish an approximation between corporeality, early childhood education and the experience of yoga in childhood. To promote this meeting, we take a phenomenological look at the children's experiences based on the assumptions of corporeality and motricity as an existential condition and creation of the world. The reflections result from a proposal of experiences in yoga, lasting one year, performed with children between four and five years old from two public schools in Bauru-SP. The proposed interlacing evidenced the elaboration of a corporal knowledge directed to the perception and knowledge of oneself and to listening, sensitivity and affections in the relationship with the other.Keywords: Corporeality. Motricity. Early Childhood Education. Yoga. Corporeidad y yoga en educación infantil: experiencias y descubrimientos Resumen En este artículo pretendemos establecer una aproximación entre la corporeidad, la educación de la primera infancia y la experiencia del yoga en la infancia. Para promover esta reunión, damos una mirada fenomenológica a las experiencias de los niños basadas en los supuestos de corporeidad y motricidad como condición existencial y creación del mundo. Las reflexiones son el resultado de una propuesta de experiencias en yoga, que dura un año, con niños de cuatro y cinco años realizado com dos escuelas públicas en Bauru-SP. El entrelazado propuesto evidenciaba la elaboración de un conocimiento corporal dirigido a la percepción y el conocimiento de uno mismo y a la escucha, la sensibilidad y el afecto en la relación con el otro.Palabras clave: Corporeidad. Motricidad. Educación Infantil. Yoga.  Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p113-12610.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 113-126Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 2 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 113-126Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 113-1262594-646310.29181/2594-6463-2020-v4-n2reponame:Motricidadesinstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126/htmlCopyright (c) 2020 Fernanda Rossihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRossi, Fernanda2022-02-26T03:21:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/90Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T03:21:41Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries
Corporeidad y yoga en educación infantil: experiencias y descubrimientos
Corporeidade e yoga na educação infantil: experiências e descobertas
title Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries
spellingShingle Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries
Rossi, Fernanda
Corporeidad
Motricidad
Educación Infantil
Yoga
Corporeidade
Motricidade
Educação Infantil
Yoga
Corporeality
Motricity
Early Childhood Education
Yoga
title_short Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries
title_full Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries
title_fullStr Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries
title_full_unstemmed Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries
title_sort Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries
author Rossi, Fernanda
author_facet Rossi, Fernanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Corporeidad
Motricidad
Educación Infantil
Yoga
Corporeidade
Motricidade
Educação Infantil
Yoga
Corporeality
Motricity
Early Childhood Education
Yoga
topic Corporeidad
Motricidad
Educación Infantil
Yoga
Corporeidade
Motricidade
Educação Infantil
Yoga
Corporeality
Motricity
Early Childhood Education
Yoga
description Resumo Pretendemos neste artigo estabelecer uma aproximação entre a corporeidade, a educação infantil e a vivência do yoga na infância. Para promover esse encontro, lançamos um olhar fenomenológico para as experiências das crianças com base nos pressupostos da corporeidade e da motricidade como condição existencial e de criação do mundo. As reflexões resultam de uma proposta de vivências em yoga, com duração de um ano, realizada com crianças de quatro e cinco anos de idade provenientes de duas escolas públicas municipais de Bauru-SP. O entrelaçamento proposto evidenciou a elaboração de um saber corporal direcionado para a percepção e conhecimento de si e para a escuta, a sensibilidade e os afetos na relação com o outro.Palavras-chave: Corporeidade. Motricidade. Educação Infantil. Yoga. Corporeity and yoga in early childhood education: experiences and discoveries Abstract In this article, we intend to establish an approximation between corporeality, early childhood education and the experience of yoga in childhood. To promote this meeting, we take a phenomenological look at the children's experiences based on the assumptions of corporeality and motricity as an existential condition and creation of the world. The reflections result from a proposal of experiences in yoga, lasting one year, performed with children between four and five years old from two public schools in Bauru-SP. The proposed interlacing evidenced the elaboration of a corporal knowledge directed to the perception and knowledge of oneself and to listening, sensitivity and affections in the relationship with the other.Keywords: Corporeality. Motricity. Early Childhood Education. Yoga. Corporeidad y yoga en educación infantil: experiencias y descubrimientos Resumen En este artículo pretendemos establecer una aproximación entre la corporeidad, la educación de la primera infancia y la experiencia del yoga en la infancia. Para promover esta reunión, damos una mirada fenomenológica a las experiencias de los niños basadas en los supuestos de corporeidad y motricidad como condición existencial y creación del mundo. Las reflexiones son el resultado de una propuesta de experiencias en yoga, que dura un año, con niños de cuatro y cinco años realizado com dos escuelas públicas en Bauru-SP. El entrelazado propuesto evidenciaba la elaboración de un conocimiento corporal dirigido a la percepción y el conocimiento de uno mismo y a la escucha, la sensibilidad y el afecto en la relación con el otro.Palabras clave: Corporeidad. Motricidad. Educación Infantil. Yoga.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126
10.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126/pdf
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p113-126/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Fernanda Rossi
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Fernanda Rossi
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 113-126
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 2 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 113-126
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 113-126
2594-6463
10.29181/2594-6463-2020-v4-n2
reponame:Motricidades
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades
collection Motricidades
repository.name.fl_str_mv Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1797231721044770816