Human formation and education in the context of knowledge globalization: meanings

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espósito, Vitória Helena Cunha
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lucchesi, Martha Abraão Saad, Silva, Gilberto Tadeu Reis da, Gasonato, Maristela Ross de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2017-v1-n1-p65-77
Resumo: Resumo Este trabalho resgata o sentido original do termo formação e interroga, na educação, o papel do conhecimento no atual contexto de mundialização. Corrobora os estudos que têm, contemporaneamente, denunciado o deslocamento do sentido local, comunal do conhecimento para um contexto de mundialização, comumente chamado por “cidade educativa”. Estas investigações de natureza hermenêutica fenomenológica revelam, a partir das descrições dos sujeitos investigados que, ao desconsiderar as idiossincrasias, as experiências que dizem da diversidade cultural, tanto regional como multicultural de seus atores, estes passam a privilegiar saberes tradicionalmente validados, terminando por expropriar do conhecimento humano seus aspectos fundantes geradores de compreensões. Situados num contexto de mundo em transformação, os homens se educam (e-ducere) e são educados (e-ducare), e, neste movimento sempre inacabado, produzem cultura... formam-se.Palavras-chave: Pesquisa em Educação. Formação Humana. Mundialização do Conhecimento. Human formation and education in the context of knowledge globalization: meanings Abstract This study brings back the original sense of the word formation, and questions the role of knowledge in education in the present context of globalization. It corroborates the contemporaneous studies that have exposed the displacement of the local, communal sense of knowledge to a context of globalization, also known by “educative city”. These investigations of hermeneutical and phenomenological nature reveal, based on descriptions of the investigated subjects that, by disregarding the idiosyncrasies, the experience that tell of their cultural diversity, both regional and multicultural, they favour the traditionally validated knowledge, and end up by expropriating from human knowledge its basic aspects that generate comprehension. Situated in a context of world in transformation, men educate themselves (e-ducere) and are also educated (e-ducare), and, in this eternally unfinished movement, they make culture... forming themselves.Keywords: Research in Education. Human Formation. Knowledge Globalization. Formación humana y educación en el contexto de la mundialización del conocimiento: sentidos Resumen Este trabajo rescata el sentido original del término formación e interroga en la educación el papel del conocimiento en el actual contexto de mundialización. Corrobora los estudios que, al mismo tiempo, denuncian el desplazamiento del sentido local, comunal del conocimiento hacia un contexto de mundialización, comúnmente llamado “ciudad educativa”. Estas investigaciones de naturaleza hermenéutica fenomenológica revelan, a partir de las descripciones de los sujetos investigados que, al desconsiderar las idiosincrasias, las experiencias que dicen de la diversidad cultural, tanto regional como multicultural de sus actores, estos pasan a privilegiar saberes tradicionalmente validados, terminando por expropiar del conocimiento humano sus aspectos fundantes generadores de entendimientos. En un contexto de mundo en transformación, los hombres se educan (e-ducere) y son educados (e-ducare), y, en este movimiento siempre inacabado, producen cultura... se forman.Palabras clave: Investigación en Educación. Formación Humana. Mundialización del Conocimiento.
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spelling Human formation and education in the context of knowledge globalization: meaningsFormación humana y educación en el contexto de la mundialización del conocimiento: sentidosFormação humana e educação no contexto de mundialização do conhecimento: sentidosResearch in EducationHuman FormationKnowledge GlobalizationPesquisa em EducaçãoFormação HumanaMundialização do ConhecimentoInvestigación en EducaciónFormación HumanaMundialización del ConocimientoResumo Este trabalho resgata o sentido original do termo formação e interroga, na educação, o papel do conhecimento no atual contexto de mundialização. Corrobora os estudos que têm, contemporaneamente, denunciado o deslocamento do sentido local, comunal do conhecimento para um contexto de mundialização, comumente chamado por “cidade educativa”. Estas investigações de natureza hermenêutica fenomenológica revelam, a partir das descrições dos sujeitos investigados que, ao desconsiderar as idiossincrasias, as experiências que dizem da diversidade cultural, tanto regional como multicultural de seus atores, estes passam a privilegiar saberes tradicionalmente validados, terminando por expropriar do conhecimento humano seus aspectos fundantes geradores de compreensões. Situados num contexto de mundo em transformação, os homens se educam (e-ducere) e são educados (e-ducare), e, neste movimento sempre inacabado, produzem cultura... formam-se.Palavras-chave: Pesquisa em Educação. Formação Humana. Mundialização do Conhecimento. Human formation and education in the context of knowledge globalization: meanings Abstract This study brings back the original sense of the word formation, and questions the role of knowledge in education in the present context of globalization. It corroborates the contemporaneous studies that have exposed the displacement of the local, communal sense of knowledge to a context of globalization, also known by “educative city”. These investigations of hermeneutical and phenomenological nature reveal, based on descriptions of the investigated subjects that, by disregarding the idiosyncrasies, the experience that tell of their cultural diversity, both regional and multicultural, they favour the traditionally validated knowledge, and end up by expropriating from human knowledge its basic aspects that generate comprehension. Situated in a context of world in transformation, men educate themselves (e-ducere) and are also educated (e-ducare), and, in this eternally unfinished movement, they make culture... forming themselves.Keywords: Research in Education. Human Formation. Knowledge Globalization. Formación humana y educación en el contexto de la mundialización del conocimiento: sentidos Resumen Este trabajo rescata el sentido original del término formación e interroga en la educación el papel del conocimiento en el actual contexto de mundialización. Corrobora los estudios que, al mismo tiempo, denuncian el desplazamiento del sentido local, comunal del conocimiento hacia un contexto de mundialización, comúnmente llamado “ciudad educativa”. Estas investigaciones de naturaleza hermenéutica fenomenológica revelan, a partir de las descripciones de los sujetos investigados que, al desconsiderar las idiosincrasias, las experiencias que dicen de la diversidad cultural, tanto regional como multicultural de sus actores, estos pasan a privilegiar saberes tradicionalmente validados, terminando por expropiar del conocimiento humano sus aspectos fundantes generadores de entendimientos. En un contexto de mundo en transformación, los hombres se educan (e-ducere) y son educados (e-ducare), y, en este movimiento siempre inacabado, producen cultura... se forman.Palabras clave: Investigación en Educación. Formación Humana. Mundialización del Conocimiento.Resumo Este trabalho resgata o sentido original do termo formação e interroga, na educação, o papel do conhecimento no atual contexto de mundialização. Corrobora os estudos que têm, contemporaneamente, denunciado o deslocamento do sentido local, comunal do conhecimento para um contexto de mundialização, comumente chamado por “cidade educativa”. Estas investigações de natureza hermenêutica fenomenológica revelam, a partir das descrições dos sujeitos investigados que, ao desconsiderar as idiossincrasias, as experiências que dizem da diversidade cultural, tanto regional como multicultural de seus atores, estes passam a privilegiar saberes tradicionalmente validados, terminando por expropriar do conhecimento humano seus aspectos fundantes geradores de compreensões. Situados num contexto de mundo em transformação, os homens se educam (e-ducere) e são educados (e-ducare), e, neste movimento sempre inacabado, produzem cultura... formam-se.Palavras-chave: Pesquisa em Educação. Formação Humana. Mundialização do Conhecimento. Human formation and education in the context of knowledge globalization: meanings Abstract This study brings back the original sense of the word formation, and questions the role of knowledge in education in the present context of globalization. It corroborates the contemporaneous studies that have exposed the displacement of the local, communal sense of knowledge to a context of globalization, also known by “educative city”. These investigations of hermeneutical and phenomenological nature reveal, based on descriptions of the investigated subjects that, by disregarding the idiosyncrasies, the experience that tell of their cultural diversity, both regional and multicultural, they favour the traditionally validated knowledge, and end up by expropriating from human knowledge its basic aspects that generate comprehension. Situated in a context of world in transformation, men educate themselves (e-ducere) and are also educated (e-ducare), and, in this eternally unfinished movement, they make culture... forming themselves.Keywords: Research in Education. Human Formation. Knowledge Globalization. Formación humana y educación en el contexto de la mundialización del conocimiento: sentidos Resumen Este trabajo rescata el sentido original del término formación e interroga en la educación el papel del conocimiento en el actual contexto de mundialización. Corrobora los estudios que, al mismo tiempo, denuncian el desplazamiento del sentido local, comunal del conocimiento hacia un contexto de mundialización, comúnmente llamado “ciudad educativa”. Estas investigaciones de naturaleza hermenéutica fenomenológica revelan, a partir de las descripciones de los sujetos investigados que, al desconsiderar las idiosincrasias, las experiencias que dicen de la diversidad cultural, tanto regional como multicultural de sus actores, estos pasan a privilegiar saberes tradicionalmente validados, terminando por expropiar del conocimiento humano sus aspectos fundantes generadores de entendimientos. En un contexto de mundo en transformación, los hombres se educan (e-ducere) y son educados (e-ducare), y, en este movimiento siempre inacabado, producen cultura... se forman.Palabras clave: Investigación en Educación. Formación Humana. Mundialización del Conocimiento. Resumo Este trabalho resgata o sentido original do termo formação e interroga, na educação, o papel do conhecimento no atual contexto de mundialização. Corrobora os estudos que têm, contemporaneamente, denunciado o deslocamento do sentido local, comunal do conhecimento para um contexto de mundialização, comumente chamado por “cidade educativa”. Estas investigações de natureza hermenêutica fenomenológica revelam, a partir das descrições dos sujeitos investigados que, ao desconsiderar as idiossincrasias, as experiências que dizem da diversidade cultural, tanto regional como multicultural de seus atores, estes passam a privilegiar saberes tradicionalmente validados, terminando por expropriar do conhecimento humano seus aspectos fundantes geradores de compreensões. Situados num contexto de mundo em transformação, os homens se educam (e-ducere) e são educados (e-ducare), e, neste movimento sempre inacabado, produzem cultura... formam-se.Palavras-chave: Pesquisa em Educação. Formação Humana. Mundialização do Conhecimento. Human formation and education in the context of knowledge globalization: meanings Abstract This study brings back the original sense of the word formation, and questions the role of knowledge in education in the present context of globalization. It corroborates the contemporaneous studies that have exposed the displacement of the local, communal sense of knowledge to a context of globalization, also known by “educative city”. These investigations of hermeneutical and phenomenological nature reveal, based on descriptions of the investigated subjects that, by disregarding the idiosyncrasies, the experience that tell of their cultural diversity, both regional and multicultural, they favour the traditionally validated knowledge, and end up by expropriating from human knowledge its basic aspects that generate comprehension. Situated in a context of world in transformation, men educate themselves (e-ducere) and are also educated (e-ducare), and, in this eternally unfinished movement, they make culture... forming themselves.Keywords: Research in Education. Human Formation. Knowledge Globalization. Formación humana y educación en el contexto de la mundialización del conocimiento: sentidos Resumen Este trabajo rescata el sentido original del término formación e interroga en la educación el papel del conocimiento en el actual contexto de mundialización. Corrobora los estudios que, al mismo tiempo, denuncian el desplazamiento del sentido local, comunal del conocimiento hacia un contexto de mundialización, comúnmente llamado “ciudad educativa”. Estas investigaciones de naturaleza hermenéutica fenomenológica revelan, a partir de las descripciones de los sujetos investigados que, al desconsiderar las idiosincrasias, las experiencias que dicen de la diversidad cultural, tanto regional como multicultural de sus actores, estos pasan a privilegiar saberes tradicionalmente validados, terminando por expropiar del conocimiento humano sus aspectos fundantes generadores de entendimientos. En un contexto de mundo en transformación, los hombres se educan (e-ducere) y son educados (e-ducare), y, en este movimiento siempre inacabado, producen cultura... se forman.Palabras clave: Investigación en Educación. Formación Humana. Mundialización del Conocimiento. Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2017-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2017-v1-n1-p65-7710.29181/2594-6463-2017-v1-n1-p65-77MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 1 n. 1 (2017): Motricidades: Rev. SPQMH; 65-77Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 1 No. 1 (2017): Motricities: Journal SPQMH; 65-77Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Motricidades: Rev. 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