Arte popular na região fronteiriça Brasil-Paraguai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonini de Souza, Paulo César
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Maria Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n3-p154-166
Resumo: Resumo Este artigo descreve o percurso investigativo originado por uma pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC desenvolvida no biênio 2016/2017, objetivando compreender a inexistência de artistas visuais bidimensionais na região de fronteira seca, situada no encontro entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Com abordagem qualitativa e condução fenomenológica, a pesquisa situada abarcou o período de 04 a 10 de abril de 2017 e se fundamentou pela análise do conteúdo de cinco Diários de Campo, considerando o registro de conversas desenvolvidas com seis interlocutores em atuação na área de artes. Os resultados da investigação denotam quatro elementos que podem auxiliar a superar os fatores da inexistência de artistas populares bidimensionais naquela região, promovendo um espaço que os acolha e considere.Palavras-chave: Artistas Populares. Fronteira Seca. Epistemologia. Intencionalidade. Popular art in the Brazil-Paraguay border region Abstract This article describes the course of a research originated from the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC developed in the 2016/2017, in order to understand the absence of bidimensional visual artists in the border region between Ponta Porã and Pedro Juan Caballero. Using a qualitative approach of phenomenological conduct, the situated research it happened in April 4 to 10, 2017 and was based on the analysis of the content of five Field Diaries, considering notes of conversations developed with six interlocutors working in the arts. The research results indicate four elements that can help overcome the lack of bidimensional popular artists in that region, promoting a space that welcomes and considers them.Keywords: Popular Artists. Dry Frontier. Epistemology. Intentionality. Arte popular en la región fronteriza Brasil-Paraguay Resumen Este artículo describe el camino de investigación originado por una investigación vinculada al Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, desarrollada en el bienio 2016/2017, con el objetivo de comprender la inexistencia de artistas visuales bidimensionales en la región de la frontera seca, ubicada en la reunión entre Ponta Porã y Pedro Juan Caballero. Con un enfoque cualitativo y una conducción fenomenológica, la investigación abarcó el período del 4 al 10 de abril de 2017 y se basó en el análisis de contenido de cinco diarios de campo, considerando las anotaciones. Se desarrollaron conversaciones con seis interlocutores que trabajan en el área de las artes. Los resultados de la investigación denotan cuatro elementos que pueden ayudar a superar los factores de la ausencia de artistas populares bidimensionales en esa región, promoviendo un espacio que los acoge y los considera.Palabras clave: Artistas Populares. Frontera Seca. Epistemología. Intencionalidad.
id SPQMH_4b3fdf7516c4cd00cab6fdc0cd452fb3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/67
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades
repository_id_str
spelling Arte popular na região fronteiriça Brasil-ParaguaiPopular art in the Brazil-Paraguay border regionArte popular en la región fronteriza Brasil-ParaguayArtistas PopularesFrontera SecaEpistemologíaIntencionalidadArtistas PopularesFronteira SecaEpistemologiaIntencionalidadePopular ArtistsDry FrontierEpistemologyIntentionalityResumo Este artigo descreve o percurso investigativo originado por uma pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC desenvolvida no biênio 2016/2017, objetivando compreender a inexistência de artistas visuais bidimensionais na região de fronteira seca, situada no encontro entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Com abordagem qualitativa e condução fenomenológica, a pesquisa situada abarcou o período de 04 a 10 de abril de 2017 e se fundamentou pela análise do conteúdo de cinco Diários de Campo, considerando o registro de conversas desenvolvidas com seis interlocutores em atuação na área de artes. Os resultados da investigação denotam quatro elementos que podem auxiliar a superar os fatores da inexistência de artistas populares bidimensionais naquela região, promovendo um espaço que os acolha e considere.Palavras-chave: Artistas Populares. Fronteira Seca. Epistemologia. Intencionalidade. Popular art in the Brazil-Paraguay border region Abstract This article describes the course of a research originated from the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC developed in the 2016/2017, in order to understand the absence of bidimensional visual artists in the border region between Ponta Porã and Pedro Juan Caballero. Using a qualitative approach of phenomenological conduct, the situated research it happened in April 4 to 10, 2017 and was based on the analysis of the content of five Field Diaries, considering notes of conversations developed with six interlocutors working in the arts. The research results indicate four elements that can help overcome the lack of bidimensional popular artists in that region, promoting a space that welcomes and considers them.Keywords: Popular Artists. Dry Frontier. Epistemology. Intentionality. Arte popular en la región fronteriza Brasil-Paraguay Resumen Este artículo describe el camino de investigación originado por una investigación vinculada al Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, desarrollada en el bienio 2016/2017, con el objetivo de comprender la inexistencia de artistas visuales bidimensionales en la región de la frontera seca, ubicada en la reunión entre Ponta Porã y Pedro Juan Caballero. Con un enfoque cualitativo y una conducción fenomenológica, la investigación abarcó el período del 4 al 10 de abril de 2017 y se basó en el análisis de contenido de cinco diarios de campo, considerando las anotaciones. Se desarrollaron conversaciones con seis interlocutores que trabajan en el área de las artes. Los resultados de la investigación denotan cuatro elementos que pueden ayudar a superar los factores de la ausencia de artistas populares bidimensionales en esa región, promoviendo un espacio que los acoge y los considera.Palabras clave: Artistas Populares. Frontera Seca. Epistemología. Intencionalidad.Resumo Este artigo descreve o percurso investigativo originado por uma pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC desenvolvida no biênio 2016/2017, objetivando compreender a inexistência de artistas visuais bidimensionais na região de fronteira seca, situada no encontro entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Com abordagem qualitativa e condução fenomenológica, a pesquisa situada abarcou o período de 04 a 10 de abril de 2017 e se fundamentou pela análise do conteúdo de cinco Diários de Campo, considerando o registro de conversas desenvolvidas com seis interlocutores em atuação na área de artes. Os resultados da investigação denotam quatro elementos que podem auxiliar a superar os fatores da inexistência de artistas populares bidimensionais naquela região, promovendo um espaço que os acolha e considere.Palavras-chave: Artistas Populares. Fronteira Seca. Epistemologia. Intencionalidade. Popular art in the Brazil-Paraguay border region Abstract This article describes the course of a research originated from the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC developed in the 2016/2017, in order to understand the absence of bidimensional visual artists in the border region between Ponta Porã and Pedro Juan Caballero. Using a qualitative approach of phenomenological conduct, the situated research it happened in April 4 to 10, 2017 and was based on the analysis of the content of five Field Diaries, considering notes of conversations developed with six interlocutors working in the arts. The research results indicate four elements that can help overcome the lack of bidimensional popular artists in that region, promoting a space that welcomes and considers them.Keywords: Popular Artists. Dry Frontier. Epistemology. Intentionality. Arte popular en la región fronteriza Brasil-Paraguay Resumen Este artículo describe el camino de investigación originado por una investigación vinculada al Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, desarrollada en el bienio 2016/2017, con el objetivo de comprender la inexistencia de artistas visuales bidimensionales en la región de la frontera seca, ubicada en la reunión entre Ponta Porã y Pedro Juan Caballero. Con un enfoque cualitativo y una conducción fenomenológica, la investigación abarcó el período del 4 al 10 de abril de 2017 y se basó en el análisis de contenido de cinco diarios de campo, considerando las anotaciones. Se desarrollaron conversaciones con seis interlocutores que trabajan en el área de las artes. Los resultados de la investigación denotan cuatro elementos que pueden ayudar a superar los factores de la ausencia de artistas populares bidimensionales en esa región, promoviendo un espacio que los acoge y los considera.Palabras clave: Artistas Populares. Frontera Seca. Epistemología. Intencionalidad.Resumo Este artigo descreve o percurso investigativo originado por uma pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC desenvolvida no biênio 2016/2017, objetivando compreender a inexistência de artistas visuais bidimensionais na região de fronteira seca, situada no encontro entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Com abordagem qualitativa e condução fenomenológica, a pesquisa situada abarcou o período de 04 a 10 de abril de 2017 e se fundamentou pela análise do conteúdo de cinco Diários de Campo, considerando o registro de conversas desenvolvidas com seis interlocutores em atuação na área de artes. Os resultados da investigação denotam quatro elementos que podem auxiliar a superar os fatores da inexistência de artistas populares bidimensionais naquela região, promovendo um espaço que os acolha e considere.Palavras-chave: Artistas Populares. Fronteira Seca. Epistemologia. Intencionalidade. Popular art in the Brazil-Paraguay border region Abstract This article describes the course of a research originated from the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC developed in the 2016/2017, in order to understand the absence of bidimensional visual artists in the border region between Ponta Porã and Pedro Juan Caballero. Using a qualitative approach of phenomenological conduct, the situated research it happened in April 4 to 10, 2017 and was based on the analysis of the content of five Field Diaries, considering notes of conversations developed with six interlocutors working in the arts. The research results indicate four elements that can help overcome the lack of bidimensional popular artists in that region, promoting a space that welcomes and considers them.Keywords: Popular Artists. Dry Frontier. Epistemology. Intentionality. Arte popular en la región fronteriza Brasil-Paraguay Resumen Este artículo describe el camino de investigación originado por una investigación vinculada al Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, desarrollada en el bienio 2016/2017, con el objetivo de comprender la inexistencia de artistas visuales bidimensionales en la región de la frontera seca, ubicada en la reunión entre Ponta Porã y Pedro Juan Caballero. Con un enfoque cualitativo y una conducción fenomenológica, la investigación abarcó el período del 4 al 10 de abril de 2017 y se basó en el análisis de contenido de cinco diarios de campo, considerando las anotaciones. Se desarrollaron conversaciones con seis interlocutores que trabajan en el área de las artes. Los resultados de la investigación denotan cuatro elementos que pueden ayudar a superar los factores de la ausencia de artistas populares bidimensionales en esa región, promoviendo un espacio que los acoge y los considera.Palabras clave: Artistas Populares. Frontera Seca. Epistemología. Intencionalidad.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2019-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n3-p154-16610.29181/2594-6463-2019-v3-n3-p154-166MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 3 n. 3 (2019): Motricidades: Rev. SPQMH; 154-166Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 3 No. 3 (2019): Motricities: Journal SPQMH; 154-166Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 3 Núm. 3 (2019): Motricidades: Rev. SPQMH; 154-1662594-646310.29181/2594-6463-2019-v3-n3reponame:Motricidadesinstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n3-p154-166/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n3-p154-166/htmlCopyright (c) 2019 Paulo César Antonini de Souza, Maria Carolina Rodrigueshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAntonini de Souza, Paulo CésarRodrigues, Maria Carolina2022-02-26T03:35:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/67Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T03:35:01Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte popular na região fronteiriça Brasil-Paraguai
Popular art in the Brazil-Paraguay border region
Arte popular en la región fronteriza Brasil-Paraguay
title Arte popular na região fronteiriça Brasil-Paraguai
spellingShingle Arte popular na região fronteiriça Brasil-Paraguai
Antonini de Souza, Paulo César
Artistas Populares
Frontera Seca
Epistemología
Intencionalidad
Artistas Populares
Fronteira Seca
Epistemologia
Intencionalidade
Popular Artists
Dry Frontier
Epistemology
Intentionality
title_short Arte popular na região fronteiriça Brasil-Paraguai
title_full Arte popular na região fronteiriça Brasil-Paraguai
title_fullStr Arte popular na região fronteiriça Brasil-Paraguai
title_full_unstemmed Arte popular na região fronteiriça Brasil-Paraguai
title_sort Arte popular na região fronteiriça Brasil-Paraguai
author Antonini de Souza, Paulo César
author_facet Antonini de Souza, Paulo César
Rodrigues, Maria Carolina
author_role author
author2 Rodrigues, Maria Carolina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antonini de Souza, Paulo César
Rodrigues, Maria Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Artistas Populares
Frontera Seca
Epistemología
Intencionalidad
Artistas Populares
Fronteira Seca
Epistemologia
Intencionalidade
Popular Artists
Dry Frontier
Epistemology
Intentionality
topic Artistas Populares
Frontera Seca
Epistemología
Intencionalidad
Artistas Populares
Fronteira Seca
Epistemologia
Intencionalidade
Popular Artists
Dry Frontier
Epistemology
Intentionality
description Resumo Este artigo descreve o percurso investigativo originado por uma pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC desenvolvida no biênio 2016/2017, objetivando compreender a inexistência de artistas visuais bidimensionais na região de fronteira seca, situada no encontro entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Com abordagem qualitativa e condução fenomenológica, a pesquisa situada abarcou o período de 04 a 10 de abril de 2017 e se fundamentou pela análise do conteúdo de cinco Diários de Campo, considerando o registro de conversas desenvolvidas com seis interlocutores em atuação na área de artes. Os resultados da investigação denotam quatro elementos que podem auxiliar a superar os fatores da inexistência de artistas populares bidimensionais naquela região, promovendo um espaço que os acolha e considere.Palavras-chave: Artistas Populares. Fronteira Seca. Epistemologia. Intencionalidade. Popular art in the Brazil-Paraguay border region Abstract This article describes the course of a research originated from the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC developed in the 2016/2017, in order to understand the absence of bidimensional visual artists in the border region between Ponta Porã and Pedro Juan Caballero. Using a qualitative approach of phenomenological conduct, the situated research it happened in April 4 to 10, 2017 and was based on the analysis of the content of five Field Diaries, considering notes of conversations developed with six interlocutors working in the arts. The research results indicate four elements that can help overcome the lack of bidimensional popular artists in that region, promoting a space that welcomes and considers them.Keywords: Popular Artists. Dry Frontier. Epistemology. Intentionality. Arte popular en la región fronteriza Brasil-Paraguay Resumen Este artículo describe el camino de investigación originado por una investigación vinculada al Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, desarrollada en el bienio 2016/2017, con el objetivo de comprender la inexistencia de artistas visuales bidimensionales en la región de la frontera seca, ubicada en la reunión entre Ponta Porã y Pedro Juan Caballero. Con un enfoque cualitativo y una conducción fenomenológica, la investigación abarcó el período del 4 al 10 de abril de 2017 y se basó en el análisis de contenido de cinco diarios de campo, considerando las anotaciones. Se desarrollaron conversaciones con seis interlocutores que trabajan en el área de las artes. Los resultados de la investigación denotan cuatro elementos que pueden ayudar a superar los factores de la ausencia de artistas populares bidimensionales en esa región, promoviendo un espacio que los acoge y los considera.Palabras clave: Artistas Populares. Frontera Seca. Epistemología. Intencionalidad.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n3-p154-166
10.29181/2594-6463-2019-v3-n3-p154-166
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n3-p154-166
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2019-v3-n3-p154-166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n3-p154-166/pdf
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n3-p154-166/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Paulo César Antonini de Souza, Maria Carolina Rodrigues
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Paulo César Antonini de Souza, Maria Carolina Rodrigues
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 3 n. 3 (2019): Motricidades: Rev. SPQMH; 154-166
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 3 No. 3 (2019): Motricities: Journal SPQMH; 154-166
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 3 Núm. 3 (2019): Motricidades: Rev. SPQMH; 154-166
2594-6463
10.29181/2594-6463-2019-v3-n3
reponame:Motricidades
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades
collection Motricidades
repository.name.fl_str_mv Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1797231720965079040