Processos educativos da convivência em um grupo terapêutico de um Centro de Atenção Psicossocial
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2024-v8-n1-p29-41 |
Resumo: | Processos educativos da convivência em um grupo terapêutico de um Centro de Atenção Psicossocial ResumoEste estudo tem o objetivo de compreender os processos educativos decorrentes da prática social de convivência de um grupo terapêutico de pessoas com transtornos depressivos, pacientes de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Foram realizados cinco encontros, os quais foram registrados, em diário de campo, instrumento que permite revelar muitos detalhes e dimensões da realidade social pesquisada. Os processos educativos emergentes identificados foram divididos nas categorias analíticas: I) Aprendizagens advindas da experiência de vida; II) Compreensão de temáticas geradoras de conflitos e formas de relacionar-se harmonicamente e III) Estigmatização/desestigmatização. O estudo demonstrou que alguns processos educativos contribuíram para a superação das condições de opressão e vulnerabilidade; já outras relações se deram no sentido de manter a opressão e a estigmatização.Palavras-chave: Processos Educativos. Convivência. Grupo Terapêutico. Educative processes of convivence in a therapeutic group at a Psychosocial Care Center AbstractThis study aims to understand the educative processes arising from the social practice of convivence in a therapeutic group of people with depressive disorders, patients of a Psychosocial Care Center. Four meetings were held with this group, which were registered in a field diary, an instrument that allows the revealing of many details and dimensions of the social reality researched. The emerging educative processes identified were categorized into analytical categories: I) Learning arising from life experience; II) Understanding of themes that generate conflicts and ways of relating harmoniously and III) Stigmatization/destigmatization. The study demonstrated that some educative processes contributed to overcoming conditions of oppression and vulnerability; other relationships were aimed at maintaining oppression and stigmatization.Keywords: Educative Processes. Convivence. Therapeutic Group. Procesos educativos de convivencia en un grupo terapéutico en un Centro de Atención Psicosocial ResumenEste estudio tiene como objetivo comprender los procesos educativos derivados de la práctica social de la convivencia en un grupo terapéutico de personas con trastornos depresivos, pacientes de un Centro de Atención Psicosocial. Fueron realizados cuatro encuentros con este grupo, los cuales quedaron registrados en un diario de campo, instrumento que permite revelar muchos detalles y dimensiones de la realidad social investigada. Los procesos educativos emergentes identificados se dividieron en categorías analíticas: I) Aprendizajes surgidos de la experiencia de vida; II) Comprensión de temas que generan conflictos y formas de relacionarse armoniosamente y III) Estigmatización/desestigmatización. El estudio demostró que algunos procesos educativos contribuyeron a superar condiciones de opresión y vulnerabilidad mientras que otras relaciones fueron en el sentido de mantener la opresión y la estigmatización.Palabras clave: Procesos Educativos. Convivencia. Grupo Terapêutico. |
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Os processos educativos emergentes identificados foram divididos nas categorias analíticas: I) Aprendizagens advindas da experiência de vida; II) Compreensão de temáticas geradoras de conflitos e formas de relacionar-se harmonicamente e III) Estigmatização/desestigmatização. O estudo demonstrou que alguns processos educativos contribuíram para a superação das condições de opressão e vulnerabilidade; já outras relações se deram no sentido de manter a opressão e a estigmatização.Palavras-chave: Processos Educativos. Convivência. Grupo Terapêutico. Educative processes of convivence in a therapeutic group at a Psychosocial Care Center AbstractThis study aims to understand the educative processes arising from the social practice of convivence in a therapeutic group of people with depressive disorders, patients of a Psychosocial Care Center. Four meetings were held with this group, which were registered in a field diary, an instrument that allows the revealing of many details and dimensions of the social reality researched. The emerging educative processes identified were categorized into analytical categories: I) Learning arising from life experience; II) Understanding of themes that generate conflicts and ways of relating harmoniously and III) Stigmatization/destigmatization. The study demonstrated that some educative processes contributed to overcoming conditions of oppression and vulnerability; other relationships were aimed at maintaining oppression and stigmatization.Keywords: Educative Processes. Convivence. Therapeutic Group. Procesos educativos de convivencia en un grupo terapéutico en un Centro de Atención Psicosocial ResumenEste estudio tiene como objetivo comprender los procesos educativos derivados de la práctica social de la convivencia en un grupo terapéutico de personas con trastornos depresivos, pacientes de un Centro de Atención Psicosocial. Fueron realizados cuatro encuentros con este grupo, los cuales quedaron registrados en un diario de campo, instrumento que permite revelar muchos detalles y dimensiones de la realidad social investigada. Los procesos educativos emergentes identificados se dividieron en categorías analíticas: I) Aprendizajes surgidos de la experiencia de vida; II) Comprensión de temas que generan conflictos y formas de relacionarse armoniosamente y III) Estigmatización/desestigmatización. El estudio demostró que algunos procesos educativos contribuyeron a superar condiciones de opresión y vulnerabilidad mientras que otras relaciones fueron en el sentido de mantener la opresión y la estigmatización.Palabras clave: Procesos Educativos. Convivencia. Grupo Terapêutico.Processos educativos da convivência em um grupo terapêutico de um Centro de Atenção Psicossocial ResumoEste estudo tem o objetivo de compreender os processos educativos decorrentes da prática social de convivência de um grupo terapêutico de pessoas com transtornos depressivos, pacientes de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Foram realizados cinco encontros, os quais foram registrados, em diário de campo, instrumento que permite revelar muitos detalhes e dimensões da realidade social pesquisada. Os processos educativos emergentes identificados foram divididos nas categorias analíticas: I) Aprendizagens advindas da experiência de vida; II) Compreensão de temáticas geradoras de conflitos e formas de relacionar-se harmonicamente e III) Estigmatização/desestigmatização. O estudo demonstrou que alguns processos educativos contribuíram para a superação das condições de opressão e vulnerabilidade; já outras relações se deram no sentido de manter a opressão e a estigmatização.Palavras-chave: Processos Educativos. Convivência. Grupo Terapêutico. Educative processes of convivence in a therapeutic group at a Psychosocial Care Center AbstractThis study aims to understand the educative processes arising from the social practice of convivence in a therapeutic group of people with depressive disorders, patients of a Psychosocial Care Center. Four meetings were held with this group, which were registered in a field diary, an instrument that allows the revealing of many details and dimensions of the social reality researched. The emerging educative processes identified were categorized into analytical categories: I) Learning arising from life experience; II) Understanding of themes that generate conflicts and ways of relating harmoniously and III) Stigmatization/destigmatization. The study demonstrated that some educative processes contributed to overcoming conditions of oppression and vulnerability; other relationships were aimed at maintaining oppression and stigmatization.Keywords: Educative Processes. Convivence. Therapeutic Group. Procesos educativos de convivencia en un grupo terapéutico en un Centro de Atención Psicosocial ResumenEste estudio tiene como objetivo comprender los procesos educativos derivados de la práctica social de la convivencia en un grupo terapéutico de personas con trastornos depresivos, pacientes de un Centro de Atención Psicosocial. Fueron realizados cuatro encuentros con este grupo, los cuales quedaron registrados en un diario de campo, instrumento que permite revelar muchos detalles y dimensiones de la realidad social investigada. Los procesos educativos emergentes identificados se dividieron en categorías analíticas: I) Aprendizajes surgidos de la experiencia de vida; II) Comprensión de temas que generan conflictos y formas de relacionarse armoniosamente y III) Estigmatización/desestigmatización. El estudio demostró que algunos procesos educativos contribuyeron a superar condiciones de opresión y vulnerabilidad mientras que otras relaciones fueron en el sentido de mantener la opresión y la estigmatización.Palabras clave: Procesos Educativos. Convivencia. Grupo Terapêutico.Processos educativos da convivência em um grupo terapêutico de um Centro de Atenção Psicossocial ResumoEste estudo tem o objetivo de compreender os processos educativos decorrentes da prática social de convivência de um grupo terapêutico de pessoas com transtornos depressivos, pacientes de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Foram realizados cinco encontros, os quais foram registrados, em diário de campo, instrumento que permite revelar muitos detalhes e dimensões da realidade social pesquisada. 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Procesos educativos de convivencia en un grupo terapéutico en un Centro de Atención Psicosocial ResumenEste estudio tiene como objetivo comprender los procesos educativos derivados de la práctica social de la convivencia en un grupo terapéutico de personas con trastornos depresivos, pacientes de un Centro de Atención Psicosocial. Fueron realizados cuatro encuentros con este grupo, los cuales quedaron registrados en un diario de campo, instrumento que permite revelar muchos detalles y dimensiones de la realidad social investigada. Los procesos educativos emergentes identificados se dividieron en categorías analíticas: I) Aprendizajes surgidos de la experiencia de vida; II) Comprensión de temas que generan conflictos y formas de relacionarse armoniosamente y III) Estigmatización/desestigmatización. 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