Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-127 |
Resumo: | Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física ResumoO estudo teve como objetivo analisar as implicações de um processo de ensino centralizado no aluno e que buscou promover dinâmicas por meio de estratégias participativas em aulas de Educação Física. O trabalho foi realizado durante um bimestre letivo, envolvendo 26 alunos de uma turma do 4º ano dos anos iniciais. Os dados mostraram que esse processo de ensino, dentro do contexto das aulas de Educação Física, foi se efetivando com base na apropriação de novos conhecimentos sobre lutas e danças por parte dos alunos, envolvendo corresponsabilização, autonomia e respeito ao outro. Tais indícios parecem revelar um rompimento com a lógica tradicionalmente estabelecida na educação escolar, na medida em que valoriza a escuta sensível e o diálogo na relação entre as pessoas que aprendem juntas.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Estratégias Participativas. Planejamento Participativo. Participatory strategies built between students and the teacher in physical education classes AbstractThe study aimed to analyze the implications of a student-centered teaching process that sought to promote dynamics through participatory strategies in Physical Education classes. The work happened in two month, involving 26 students from a 4th year class in the initial years. The data showed that this teaching process, within the context of Physical Education classes, took place based on the appropriation of new knowledge about fights and dances by the students, involving co-responsibility, autonomy, and respect for others. Such indications seem to reveal a break with the logic traditionally established in school education, insofar as it values sensitive listening and dialogue in the relationship between people who learn together.Keywords: School Physical Education. Participatory Strategies. Participatory Planning. Estrategias participativas construidas entre los alumnos y el docente en las clases de educación física ResumenEl estudio tuvo como objetivo analizar las implicaciones de un proceso de enseñanza centrado en el estudiante que buscaba promover la dinámica a través de estrategias participativas en las clases de Educación Física. El trabajo se llevó a cabo durante un período de dos meses, involucrando a 26 estudiantes de una clase de 4to año en los años iniciales. Los datos mostraron que este proceso de enseñanza, en el contexto de las clases de Educación Física, se realizó a partir de la apropiación de nuevos conocimientos sobre luchas e bailes por parte de los alumnos, involucrando la corresponsabilidad, la autonomía, el respeto por los demás. Tales indicios parecen revelar una ruptura con la lógica tradicionalmente establecida en la educación escolar, en la medida en que valora la escucha sensible y el diálogo en la relación entre personas que aprenden juntas.Palabras clave: Educación Física Escolar. Estrategias Participativas. Planificación Participativa. |
id |
SPQMH_5b56c41c951b1343ff0f1feea66358cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/215 |
network_acronym_str |
SPQMH |
network_name_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação físicaParticipatory strategies built between students and the teacher in physical education classesEstrategias participativas construidas entre los alumnos y el docente en las clases de educación físicaEducación Física EscolarEstrategias ParticipativasPlanificación ParticipativaSchool Physical EducationParticipatory StrategiesParticipatory PlanningEducação Física EscolarEstratégias ParticipativasPlanejamento ParticipativoEstratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física ResumoO estudo teve como objetivo analisar as implicações de um processo de ensino centralizado no aluno e que buscou promover dinâmicas por meio de estratégias participativas em aulas de Educação Física. O trabalho foi realizado durante um bimestre letivo, envolvendo 26 alunos de uma turma do 4º ano dos anos iniciais. Os dados mostraram que esse processo de ensino, dentro do contexto das aulas de Educação Física, foi se efetivando com base na apropriação de novos conhecimentos sobre lutas e danças por parte dos alunos, envolvendo corresponsabilização, autonomia e respeito ao outro. Tais indícios parecem revelar um rompimento com a lógica tradicionalmente estabelecida na educação escolar, na medida em que valoriza a escuta sensível e o diálogo na relação entre as pessoas que aprendem juntas.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Estratégias Participativas. Planejamento Participativo. Participatory strategies built between students and the teacher in physical education classes AbstractThe study aimed to analyze the implications of a student-centered teaching process that sought to promote dynamics through participatory strategies in Physical Education classes. The work happened in two month, involving 26 students from a 4th year class in the initial years. The data showed that this teaching process, within the context of Physical Education classes, took place based on the appropriation of new knowledge about fights and dances by the students, involving co-responsibility, autonomy, and respect for others. Such indications seem to reveal a break with the logic traditionally established in school education, insofar as it values sensitive listening and dialogue in the relationship between people who learn together.Keywords: School Physical Education. Participatory Strategies. Participatory Planning. Estrategias participativas construidas entre los alumnos y el docente en las clases de educación física ResumenEl estudio tuvo como objetivo analizar las implicaciones de un proceso de enseñanza centrado en el estudiante que buscaba promover la dinámica a través de estrategias participativas en las clases de Educación Física. El trabajo se llevó a cabo durante un período de dos meses, involucrando a 26 estudiantes de una clase de 4to año en los años iniciales. Los datos mostraron que este proceso de enseñanza, en el contexto de las clases de Educación Física, se realizó a partir de la apropiación de nuevos conocimientos sobre luchas e bailes por parte de los alumnos, involucrando la corresponsabilidad, la autonomía, el respeto por los demás. Tales indicios parecen revelar una ruptura con la lógica tradicionalmente establecida en la educación escolar, en la medida en que valora la escucha sensible y el diálogo en la relación entre personas que aprenden juntas.Palabras clave: Educación Física Escolar. Estrategias Participativas. Planificación Participativa.Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física ResumoO estudo teve como objetivo analisar as implicações de um processo de ensino centralizado no aluno e que buscou promover dinâmicas por meio de estratégias participativas em aulas de Educação Física. O trabalho foi realizado durante um bimestre letivo, envolvendo 26 alunos de uma turma do 4º ano dos anos iniciais. Os dados mostraram que esse processo de ensino, dentro do contexto das aulas de Educação Física, foi se efetivando com base na apropriação de novos conhecimentos sobre lutas e danças por parte dos alunos, envolvendo corresponsabilização, autonomia e respeito ao outro. Tais indícios parecem revelar um rompimento com a lógica tradicionalmente estabelecida na educação escolar, na medida em que valoriza a escuta sensível e o diálogo na relação entre as pessoas que aprendem juntas.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Estratégias Participativas. Planejamento Participativo. Participatory strategies built between students and the teacher in physical education classes AbstractThe study aimed to analyze the implications of a student-centered teaching process that sought to promote dynamics through participatory strategies in Physical Education classes. The work happened in two month, involving 26 students from a 4th year class in the initial years. The data showed that this teaching process, within the context of Physical Education classes, took place based on the appropriation of new knowledge about fights and dances by the students, involving co-responsibility, autonomy, and respect for others. Such indications seem to reveal a break with the logic traditionally established in school education, insofar as it values sensitive listening and dialogue in the relationship between people who learn together.Keywords: School Physical Education. Participatory Strategies. Participatory Planning. Estrategias participativas construidas entre los alumnos y el docente en las clases de educación física ResumenEl estudio tuvo como objetivo analizar las implicaciones de un proceso de enseñanza centrado en el estudiante que buscaba promover la dinámica a través de estrategias participativas en las clases de Educación Física. El trabajo se llevó a cabo durante un período de dos meses, involucrando a 26 estudiantes de una clase de 4to año en los años iniciales. Los datos mostraron que este proceso de enseñanza, en el contexto de las clases de Educación Física, se realizó a partir de la apropiación de nuevos conocimientos sobre luchas e bailes por parte de los alumnos, involucrando la corresponsabilidad, la autonomía, el respeto por los demás. Tales indicios parecen revelar una ruptura con la lógica tradicionalmente establecida en la educación escolar, en la medida en que valora la escucha sensible y el diálogo en la relación entre personas que aprenden juntas.Palabras clave: Educación Física Escolar. Estrategias Participativas. Planificación Participativa.Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física ResumoO estudo teve como objetivo analisar as implicações de um processo de ensino centralizado no aluno e que buscou promover dinâmicas por meio de estratégias participativas em aulas de Educação Física. O trabalho foi realizado durante um bimestre letivo, envolvendo 26 alunos de uma turma do 4º ano dos anos iniciais. Os dados mostraram que esse processo de ensino, dentro do contexto das aulas de Educação Física, foi se efetivando com base na apropriação de novos conhecimentos sobre lutas e danças por parte dos alunos, envolvendo corresponsabilização, autonomia e respeito ao outro. Tais indícios parecem revelar um rompimento com a lógica tradicionalmente estabelecida na educação escolar, na medida em que valoriza a escuta sensível e o diálogo na relação entre as pessoas que aprendem juntas.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Estratégias Participativas. Planejamento Participativo. Participatory strategies built between students and the teacher in physical education classes AbstractThe study aimed to analyze the implications of a student-centered teaching process that sought to promote dynamics through participatory strategies in Physical Education classes. The work happened in two month, involving 26 students from a 4th year class in the initial years. The data showed that this teaching process, within the context of Physical Education classes, took place based on the appropriation of new knowledge about fights and dances by the students, involving co-responsibility, autonomy, and respect for others. Such indications seem to reveal a break with the logic traditionally established in school education, insofar as it values sensitive listening and dialogue in the relationship between people who learn together.Keywords: School Physical Education. Participatory Strategies. Participatory Planning. Estrategias participativas construidas entre los alumnos y el docente en las clases de educación física ResumenEl estudio tuvo como objetivo analizar las implicaciones de un proceso de enseñanza centrado en el estudiante que buscaba promover la dinámica a través de estrategias participativas en las clases de Educación Física. El trabajo se llevó a cabo durante un período de dos meses, involucrando a 26 estudiantes de una clase de 4to año en los años iniciales. Los datos mostraron que este proceso de enseñanza, en el contexto de las clases de Educación Física, se realizó a partir de la apropiación de nuevos conocimientos sobre luchas e bailes por parte de los alumnos, involucrando la corresponsabilidad, la autonomía, el respeto por los demás. Tales indicios parecen revelar una ruptura con la lógica tradicionalmente establecida en la educación escolar, en la medida en que valora la escucha sensible y el diálogo en la relación entre personas que aprenden juntas.Palabras clave: Educación Física Escolar. Estrategias Participativas. Planificación Participativa.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-12710.29181/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-127MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 117-127Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 2 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 117-127Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 117-1272594-646310.29181/2594-6463-2023-v7-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-127/418http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-127/419Copyright (c) 2023 Cristina Gil de Carvalho Baio, Lilian Aparecida Ferreira, Osmar Moreira de Souza Júnior, Glauco Nunes Souto Ramoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaio, Cristina Gil de CarvalhoFerreira, Lilian AparecidaSouza Júnior, Osmar Moreira deRamos, Glauco Nunes Souto 2023-08-31T15:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/215Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2023-08-31T15:14:32Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física Participatory strategies built between students and the teacher in physical education classes Estrategias participativas construidas entre los alumnos y el docente en las clases de educación física |
title |
Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física |
spellingShingle |
Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física Baio, Cristina Gil de Carvalho Educación Física Escolar Estrategias Participativas Planificación Participativa School Physical Education Participatory Strategies Participatory Planning Educação Física Escolar Estratégias Participativas Planejamento Participativo |
title_short |
Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física |
title_full |
Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física |
title_fullStr |
Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física |
title_full_unstemmed |
Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física |
title_sort |
Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física |
author |
Baio, Cristina Gil de Carvalho |
author_facet |
Baio, Cristina Gil de Carvalho Ferreira, Lilian Aparecida Souza Júnior, Osmar Moreira de Ramos, Glauco Nunes Souto |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Lilian Aparecida Souza Júnior, Osmar Moreira de Ramos, Glauco Nunes Souto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baio, Cristina Gil de Carvalho Ferreira, Lilian Aparecida Souza Júnior, Osmar Moreira de Ramos, Glauco Nunes Souto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación Física Escolar Estrategias Participativas Planificación Participativa School Physical Education Participatory Strategies Participatory Planning Educação Física Escolar Estratégias Participativas Planejamento Participativo |
topic |
Educación Física Escolar Estrategias Participativas Planificación Participativa School Physical Education Participatory Strategies Participatory Planning Educação Física Escolar Estratégias Participativas Planejamento Participativo |
description |
Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física ResumoO estudo teve como objetivo analisar as implicações de um processo de ensino centralizado no aluno e que buscou promover dinâmicas por meio de estratégias participativas em aulas de Educação Física. O trabalho foi realizado durante um bimestre letivo, envolvendo 26 alunos de uma turma do 4º ano dos anos iniciais. Os dados mostraram que esse processo de ensino, dentro do contexto das aulas de Educação Física, foi se efetivando com base na apropriação de novos conhecimentos sobre lutas e danças por parte dos alunos, envolvendo corresponsabilização, autonomia e respeito ao outro. Tais indícios parecem revelar um rompimento com a lógica tradicionalmente estabelecida na educação escolar, na medida em que valoriza a escuta sensível e o diálogo na relação entre as pessoas que aprendem juntas.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Estratégias Participativas. Planejamento Participativo. Participatory strategies built between students and the teacher in physical education classes AbstractThe study aimed to analyze the implications of a student-centered teaching process that sought to promote dynamics through participatory strategies in Physical Education classes. The work happened in two month, involving 26 students from a 4th year class in the initial years. The data showed that this teaching process, within the context of Physical Education classes, took place based on the appropriation of new knowledge about fights and dances by the students, involving co-responsibility, autonomy, and respect for others. Such indications seem to reveal a break with the logic traditionally established in school education, insofar as it values sensitive listening and dialogue in the relationship between people who learn together.Keywords: School Physical Education. Participatory Strategies. Participatory Planning. Estrategias participativas construidas entre los alumnos y el docente en las clases de educación física ResumenEl estudio tuvo como objetivo analizar las implicaciones de un proceso de enseñanza centrado en el estudiante que buscaba promover la dinámica a través de estrategias participativas en las clases de Educación Física. El trabajo se llevó a cabo durante un período de dos meses, involucrando a 26 estudiantes de una clase de 4to año en los años iniciales. Los datos mostraron que este proceso de enseñanza, en el contexto de las clases de Educación Física, se realizó a partir de la apropiación de nuevos conocimientos sobre luchas e bailes por parte de los alumnos, involucrando la corresponsabilidad, la autonomía, el respeto por los demás. Tales indicios parecen revelar una ruptura con la lógica tradicionalmente establecida en la educación escolar, en la medida en que valora la escucha sensible y el diálogo en la relación entre personas que aprenden juntas.Palabras clave: Educación Física Escolar. Estrategias Participativas. Planificación Participativa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-127 10.29181/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-127 |
url |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-127 |
identifier_str_mv |
10.29181/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-127/418 http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-127/419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 117-127 Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 2 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 117-127 Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 117-127 2594-6463 10.29181/2594-6463-2023-v7-n2 reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) instacron:SPQMH |
instname_str |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
instacron_str |
SPQMH |
institution |
SPQMH |
reponame_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
collection |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository.name.fl_str_mv |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
repository.mail.fl_str_mv |
spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org |
_version_ |
1808858873716539392 |