Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baio, Cristina Gil de Carvalho
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira, Lilian Aparecida, Souza Júnior, Osmar Moreira de, Ramos, Glauco Nunes Souto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-127
Resumo: Estratégias participativas  construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física ResumoO estudo teve como objetivo analisar as implicações de um processo de ensino centralizado no aluno e que buscou promover dinâmicas por meio de estratégias participativas em aulas de Educação Física. O trabalho foi realizado durante um bimestre letivo, envolvendo 26 alunos de uma turma do 4º ano dos anos iniciais. Os dados mostraram que esse processo de ensino, dentro do contexto das aulas de Educação Física, foi se efetivando com base na apropriação de novos conhecimentos sobre lutas e danças por parte dos alunos, envolvendo corresponsabilização, autonomia e respeito ao outro. Tais indícios parecem revelar um rompimento com a lógica tradicionalmente estabelecida na educação escolar, na medida em que valoriza a escuta sensível e o diálogo na relação entre as pessoas que aprendem juntas.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Estratégias Participativas. Planejamento Participativo. Participatory strategies built between students and the teacher in physical education classes AbstractThe study aimed to analyze the implications of a student-centered teaching process that sought to promote dynamics through participatory strategies in Physical Education classes. The work happened in two month, involving 26 students from a 4th year class in the initial years. The data showed that this teaching process, within the context of Physical Education classes, took place based on the appropriation of new knowledge about fights and dances by the students, involving co-responsibility, autonomy, and respect for others. Such indications seem to reveal a break with the logic traditionally established in school education, insofar as it values sensitive listening and dialogue in the relationship between people who learn together.Keywords: School Physical Education. Participatory Strategies. Participatory Planning. Estrategias participativas construidas entre los alumnos y el docente en las clases de educación física ResumenEl estudio tuvo como objetivo analizar las implicaciones de un proceso de enseñanza centrado en el estudiante que buscaba promover la dinámica a través de estrategias participativas en las clases de Educación Física. El trabajo se llevó a cabo durante un período de dos meses, involucrando a 26 estudiantes de una clase de 4to año en los años iniciales. Los datos mostraron que este proceso de enseñanza, en el contexto de las clases de Educación Física, se realizó a partir de la apropiación de nuevos conocimientos sobre luchas e bailes por parte de los alumnos, involucrando la corresponsabilidad, la autonomía, el respeto por los demás. Tales indicios parecen revelar una ruptura con la lógica tradicionalmente establecida en la educación escolar, en la medida en que valora la escucha sensible y el diálogo en la relación entre personas que aprenden juntas.Palabras clave: Educación Física Escolar. Estrategias Participativas. Planificación Participativa.
id SPQMH_5b56c41c951b1343ff0f1feea66358cf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/215
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação físicaParticipatory strategies built between students and the teacher in physical education classesEstrategias participativas construidas entre los alumnos y el docente en las clases de educación físicaEducación Física EscolarEstrategias ParticipativasPlanificación ParticipativaSchool Physical EducationParticipatory StrategiesParticipatory PlanningEducação Física EscolarEstratégias ParticipativasPlanejamento ParticipativoEstratégias participativas  construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física ResumoO estudo teve como objetivo analisar as implicações de um processo de ensino centralizado no aluno e que buscou promover dinâmicas por meio de estratégias participativas em aulas de Educação Física. O trabalho foi realizado durante um bimestre letivo, envolvendo 26 alunos de uma turma do 4º ano dos anos iniciais. Os dados mostraram que esse processo de ensino, dentro do contexto das aulas de Educação Física, foi se efetivando com base na apropriação de novos conhecimentos sobre lutas e danças por parte dos alunos, envolvendo corresponsabilização, autonomia e respeito ao outro. Tais indícios parecem revelar um rompimento com a lógica tradicionalmente estabelecida na educação escolar, na medida em que valoriza a escuta sensível e o diálogo na relação entre as pessoas que aprendem juntas.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Estratégias Participativas. Planejamento Participativo. Participatory strategies built between students and the teacher in physical education classes AbstractThe study aimed to analyze the implications of a student-centered teaching process that sought to promote dynamics through participatory strategies in Physical Education classes. The work happened in two month, involving 26 students from a 4th year class in the initial years. The data showed that this teaching process, within the context of Physical Education classes, took place based on the appropriation of new knowledge about fights and dances by the students, involving co-responsibility, autonomy, and respect for others. Such indications seem to reveal a break with the logic traditionally established in school education, insofar as it values sensitive listening and dialogue in the relationship between people who learn together.Keywords: School Physical Education. Participatory Strategies. Participatory Planning. Estrategias participativas construidas entre los alumnos y el docente en las clases de educación física ResumenEl estudio tuvo como objetivo analizar las implicaciones de un proceso de enseñanza centrado en el estudiante que buscaba promover la dinámica a través de estrategias participativas en las clases de Educación Física. El trabajo se llevó a cabo durante un período de dos meses, involucrando a 26 estudiantes de una clase de 4to año en los años iniciales. Los datos mostraron que este proceso de enseñanza, en el contexto de las clases de Educación Física, se realizó a partir de la apropiación de nuevos conocimientos sobre luchas e bailes por parte de los alumnos, involucrando la corresponsabilidad, la autonomía, el respeto por los demás. Tales indicios parecen revelar una ruptura con la lógica tradicionalmente establecida en la educación escolar, en la medida en que valora la escucha sensible y el diálogo en la relación entre personas que aprenden juntas.Palabras clave: Educación Física Escolar. Estrategias Participativas. Planificación Participativa.Estratégias participativas  construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física ResumoO estudo teve como objetivo analisar as implicações de um processo de ensino centralizado no aluno e que buscou promover dinâmicas por meio de estratégias participativas em aulas de Educação Física. O trabalho foi realizado durante um bimestre letivo, envolvendo 26 alunos de uma turma do 4º ano dos anos iniciais. Os dados mostraram que esse processo de ensino, dentro do contexto das aulas de Educação Física, foi se efetivando com base na apropriação de novos conhecimentos sobre lutas e danças por parte dos alunos, envolvendo corresponsabilização, autonomia e respeito ao outro. Tais indícios parecem revelar um rompimento com a lógica tradicionalmente estabelecida na educação escolar, na medida em que valoriza a escuta sensível e o diálogo na relação entre as pessoas que aprendem juntas.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Estratégias Participativas. Planejamento Participativo. Participatory strategies built between students and the teacher in physical education classes AbstractThe study aimed to analyze the implications of a student-centered teaching process that sought to promote dynamics through participatory strategies in Physical Education classes. The work happened in two month, involving 26 students from a 4th year class in the initial years. The data showed that this teaching process, within the context of Physical Education classes, took place based on the appropriation of new knowledge about fights and dances by the students, involving co-responsibility, autonomy, and respect for others. Such indications seem to reveal a break with the logic traditionally established in school education, insofar as it values sensitive listening and dialogue in the relationship between people who learn together.Keywords: School Physical Education. Participatory Strategies. Participatory Planning. Estrategias participativas construidas entre los alumnos y el docente en las clases de educación física ResumenEl estudio tuvo como objetivo analizar las implicaciones de un proceso de enseñanza centrado en el estudiante que buscaba promover la dinámica a través de estrategias participativas en las clases de Educación Física. El trabajo se llevó a cabo durante un período de dos meses, involucrando a 26 estudiantes de una clase de 4to año en los años iniciales. Los datos mostraron que este proceso de enseñanza, en el contexto de las clases de Educación Física, se realizó a partir de la apropiación de nuevos conocimientos sobre luchas e bailes por parte de los alumnos, involucrando la corresponsabilidad, la autonomía, el respeto por los demás. Tales indicios parecen revelar una ruptura con la lógica tradicionalmente establecida en la educación escolar, en la medida en que valora la escucha sensible y el diálogo en la relación entre personas que aprenden juntas.Palabras clave: Educación Física Escolar. Estrategias Participativas. Planificación Participativa.Estratégias participativas  construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física ResumoO estudo teve como objetivo analisar as implicações de um processo de ensino centralizado no aluno e que buscou promover dinâmicas por meio de estratégias participativas em aulas de Educação Física. O trabalho foi realizado durante um bimestre letivo, envolvendo 26 alunos de uma turma do 4º ano dos anos iniciais. Os dados mostraram que esse processo de ensino, dentro do contexto das aulas de Educação Física, foi se efetivando com base na apropriação de novos conhecimentos sobre lutas e danças por parte dos alunos, envolvendo corresponsabilização, autonomia e respeito ao outro. Tais indícios parecem revelar um rompimento com a lógica tradicionalmente estabelecida na educação escolar, na medida em que valoriza a escuta sensível e o diálogo na relação entre as pessoas que aprendem juntas.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Estratégias Participativas. Planejamento Participativo. Participatory strategies built between students and the teacher in physical education classes AbstractThe study aimed to analyze the implications of a student-centered teaching process that sought to promote dynamics through participatory strategies in Physical Education classes. The work happened in two month, involving 26 students from a 4th year class in the initial years. The data showed that this teaching process, within the context of Physical Education classes, took place based on the appropriation of new knowledge about fights and dances by the students, involving co-responsibility, autonomy, and respect for others. Such indications seem to reveal a break with the logic traditionally established in school education, insofar as it values sensitive listening and dialogue in the relationship between people who learn together.Keywords: School Physical Education. Participatory Strategies. Participatory Planning. Estrategias participativas construidas entre los alumnos y el docente en las clases de educación física ResumenEl estudio tuvo como objetivo analizar las implicaciones de un proceso de enseñanza centrado en el estudiante que buscaba promover la dinámica a través de estrategias participativas en las clases de Educación Física. El trabajo se llevó a cabo durante un período de dos meses, involucrando a 26 estudiantes de una clase de 4to año en los años iniciales. Los datos mostraron que este proceso de enseñanza, en el contexto de las clases de Educación Física, se realizó a partir de la apropiación de nuevos conocimientos sobre luchas e bailes por parte de los alumnos, involucrando la corresponsabilidad, la autonomía, el respeto por los demás. Tales indicios parecen revelar una ruptura con la lógica tradicionalmente establecida en la educación escolar, en la medida en que valora la escucha sensible y el diálogo en la relación entre personas que aprenden juntas.Palabras clave: Educación Física Escolar. Estrategias Participativas. Planificación Participativa.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-12710.29181/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-127MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 117-127Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 2 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 117-127Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 117-1272594-646310.29181/2594-6463-2023-v7-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-127/418http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-127/419Copyright (c) 2023 Cristina Gil de Carvalho Baio, Lilian Aparecida Ferreira, Osmar Moreira de Souza Júnior, Glauco Nunes Souto Ramoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaio, Cristina Gil de CarvalhoFerreira, Lilian AparecidaSouza Júnior, Osmar Moreira deRamos, Glauco Nunes Souto 2023-08-31T15:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/215Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2023-08-31T15:14:32Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física
Participatory strategies built between students and the teacher in physical education classes
Estrategias participativas construidas entre los alumnos y el docente en las clases de educación física
title Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física
spellingShingle Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física
Baio, Cristina Gil de Carvalho
Educación Física Escolar
Estrategias Participativas
Planificación Participativa
School Physical Education
Participatory Strategies
Participatory Planning
Educação Física Escolar
Estratégias Participativas
Planejamento Participativo
title_short Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física
title_full Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física
title_fullStr Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física
title_full_unstemmed Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física
title_sort Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física
author Baio, Cristina Gil de Carvalho
author_facet Baio, Cristina Gil de Carvalho
Ferreira, Lilian Aparecida
Souza Júnior, Osmar Moreira de
Ramos, Glauco Nunes Souto
author_role author
author2 Ferreira, Lilian Aparecida
Souza Júnior, Osmar Moreira de
Ramos, Glauco Nunes Souto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baio, Cristina Gil de Carvalho
Ferreira, Lilian Aparecida
Souza Júnior, Osmar Moreira de
Ramos, Glauco Nunes Souto
dc.subject.por.fl_str_mv Educación Física Escolar
Estrategias Participativas
Planificación Participativa
School Physical Education
Participatory Strategies
Participatory Planning
Educação Física Escolar
Estratégias Participativas
Planejamento Participativo
topic Educación Física Escolar
Estrategias Participativas
Planificación Participativa
School Physical Education
Participatory Strategies
Participatory Planning
Educação Física Escolar
Estratégias Participativas
Planejamento Participativo
description Estratégias participativas  construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física ResumoO estudo teve como objetivo analisar as implicações de um processo de ensino centralizado no aluno e que buscou promover dinâmicas por meio de estratégias participativas em aulas de Educação Física. O trabalho foi realizado durante um bimestre letivo, envolvendo 26 alunos de uma turma do 4º ano dos anos iniciais. Os dados mostraram que esse processo de ensino, dentro do contexto das aulas de Educação Física, foi se efetivando com base na apropriação de novos conhecimentos sobre lutas e danças por parte dos alunos, envolvendo corresponsabilização, autonomia e respeito ao outro. Tais indícios parecem revelar um rompimento com a lógica tradicionalmente estabelecida na educação escolar, na medida em que valoriza a escuta sensível e o diálogo na relação entre as pessoas que aprendem juntas.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Estratégias Participativas. Planejamento Participativo. Participatory strategies built between students and the teacher in physical education classes AbstractThe study aimed to analyze the implications of a student-centered teaching process that sought to promote dynamics through participatory strategies in Physical Education classes. The work happened in two month, involving 26 students from a 4th year class in the initial years. The data showed that this teaching process, within the context of Physical Education classes, took place based on the appropriation of new knowledge about fights and dances by the students, involving co-responsibility, autonomy, and respect for others. Such indications seem to reveal a break with the logic traditionally established in school education, insofar as it values sensitive listening and dialogue in the relationship between people who learn together.Keywords: School Physical Education. Participatory Strategies. Participatory Planning. Estrategias participativas construidas entre los alumnos y el docente en las clases de educación física ResumenEl estudio tuvo como objetivo analizar las implicaciones de un proceso de enseñanza centrado en el estudiante que buscaba promover la dinámica a través de estrategias participativas en las clases de Educación Física. El trabajo se llevó a cabo durante un período de dos meses, involucrando a 26 estudiantes de una clase de 4to año en los años iniciales. Los datos mostraron que este proceso de enseñanza, en el contexto de las clases de Educación Física, se realizó a partir de la apropiación de nuevos conocimientos sobre luchas e bailes por parte de los alumnos, involucrando la corresponsabilidad, la autonomía, el respeto por los demás. Tales indicios parecen revelar una ruptura con la lógica tradicionalmente establecida en la educación escolar, en la medida en que valora la escucha sensible y el diálogo en la relación entre personas que aprenden juntas.Palabras clave: Educación Física Escolar. Estrategias Participativas. Planificación Participativa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-127
10.29181/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-127
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-127
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-127/418
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n2-secesp-p117-127/419
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 117-127
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 2 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 117-127
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 2 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 117-127
2594-6463
10.29181/2594-6463-2023-v7-n2
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858873716539392