Contributions of dialogical reading to reader education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batisteti, Éverton Madaleno
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mizuno Lemos, Fábio Ricardo, Mello, Roseli Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n3-p236-246
Resumo: Contribuições da leitura dialógica para a formação do leitor ResumoEste ensaio busca contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da leitura. Objetiva-se aqui discutir concepções de leitura recorrentes na literatura acadêmica e evidenciar a concepção dialógica da leitura, relacionando-a com a Teoria da Aprendizagem Dialógica, que é uma forma de conceber a aprendizagem e as interações nela envolvidas, enfatizando o papel do diálogo nos processos de ensino e aprendizagem voltados à transformação da realidade. Tal teoria suscitou práticas bem sucedidas em diferentes contextos (Atuações Educativas de Êxito), sendo a Tertúlia Dialógica uma prática de leitura coletiva com potencial de unir diferentes concepções de leitura a partir da concepção da leitura dialógica (encontro entre pessoas para compartilhar reflexões, destaques e comentários acerca de uma obra).Palavras-chave: Leitura Dialógica. Tertúlias Dialógicas. Concepções de Leitura. Contributions of dialogical reading to reader education AbstractThis essay that seeks to contribute to the teaching and learning process of reading. It aims here to discuss conceptions of reading recurrent in academic literature and highlight the dialogical conception of reading, relating it to the Dialogical Learning Theory, which is a way of conceiving learning and the interactions involved in it, emphasizing the role of dialogue in teaching and learning processes aimed at transforming reality. This theory has led to successful practices in different contexts (Successful Educational Actions), with the Dialogic Gatherings being a collective reading practice with the potential to unite different conceptions of reading from the conception of dialogical reading (a meeting between people to share reflections, highlights and comments about a work).Keywords: Dialogical Reading. Dialogical Gatherings. Models of Reading. Contribuciones de la lectura dialógica a la formación de lectores ResumenEste ensayo pretende contribuir al proceso de enseñanza y aprendizaje de la lectura. Se pretende aquí discutir las concepciones de la lectura recurrentes en la literatura académica y destacar la concepción dialógica de la lectura, relacionándola con la Teoría del Aprendizaje Dialógico, que es una forma de concebir el aprendizaje y las interacciones implicadas en él, enfatizando el papel del diálogo en los procesos de enseñanza y aprendizaje orientados a la transformación de la realidad. Esta teoría ha dado lugar a prácticas exitosas en diferentes contextos (Acciones Educativas de Éxito), siendo la Tertúlia Dialógica una práctica de lectura colectiva con el potencial de unir diferentes concepciones de la lectura a partir de la concepción de la lectura dialógica (encuentro entre personas para compartir reflexiones, aspectos destacados y comentarios sobre una obra).Palabras clave: Lectura Dialógica. Tertulias dialógicas. Concepciones de la Lectura.
id SPQMH_740fb2d8ab000cd4006fcb6b1e5153f9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/204
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades
repository_id_str
spelling Contributions of dialogical reading to reader educationContribuciones de la lectura dialógica a la formación de lectoresContribuições da leitura dialógica para a formação do leitorLectura DialógicaTertulias dialógicasConcepciones de la LecturaDialogical ReadingDialogical GatheringsModels of ReadingLeitura DialógicaTertúlias DialógicasConcepções de LeituraContribuições da leitura dialógica para a formação do leitor ResumoEste ensaio busca contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da leitura. Objetiva-se aqui discutir concepções de leitura recorrentes na literatura acadêmica e evidenciar a concepção dialógica da leitura, relacionando-a com a Teoria da Aprendizagem Dialógica, que é uma forma de conceber a aprendizagem e as interações nela envolvidas, enfatizando o papel do diálogo nos processos de ensino e aprendizagem voltados à transformação da realidade. Tal teoria suscitou práticas bem sucedidas em diferentes contextos (Atuações Educativas de Êxito), sendo a Tertúlia Dialógica uma prática de leitura coletiva com potencial de unir diferentes concepções de leitura a partir da concepção da leitura dialógica (encontro entre pessoas para compartilhar reflexões, destaques e comentários acerca de uma obra).Palavras-chave: Leitura Dialógica. Tertúlias Dialógicas. Concepções de Leitura. Contributions of dialogical reading to reader education AbstractThis essay that seeks to contribute to the teaching and learning process of reading. It aims here to discuss conceptions of reading recurrent in academic literature and highlight the dialogical conception of reading, relating it to the Dialogical Learning Theory, which is a way of conceiving learning and the interactions involved in it, emphasizing the role of dialogue in teaching and learning processes aimed at transforming reality. This theory has led to successful practices in different contexts (Successful Educational Actions), with the Dialogic Gatherings being a collective reading practice with the potential to unite different conceptions of reading from the conception of dialogical reading (a meeting between people to share reflections, highlights and comments about a work).Keywords: Dialogical Reading. Dialogical Gatherings. Models of Reading. Contribuciones de la lectura dialógica a la formación de lectores ResumenEste ensayo pretende contribuir al proceso de enseñanza y aprendizaje de la lectura. Se pretende aquí discutir las concepciones de la lectura recurrentes en la literatura académica y destacar la concepción dialógica de la lectura, relacionándola con la Teoría del Aprendizaje Dialógico, que es una forma de concebir el aprendizaje y las interacciones implicadas en él, enfatizando el papel del diálogo en los procesos de enseñanza y aprendizaje orientados a la transformación de la realidad. Esta teoría ha dado lugar a prácticas exitosas en diferentes contextos (Acciones Educativas de Éxito), siendo la Tertúlia Dialógica una práctica de lectura colectiva con el potencial de unir diferentes concepciones de la lectura a partir de la concepción de la lectura dialógica (encuentro entre personas para compartir reflexiones, aspectos destacados y comentarios sobre una obra).Palabras clave: Lectura Dialógica. Tertulias dialógicas. Concepciones de la Lectura.Contribuições da leitura dialógica para a formação do leitor ResumoEste ensaio busca contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da leitura. Objetiva-se aqui discutir concepções de leitura recorrentes na literatura acadêmica e evidenciar a concepção dialógica da leitura, relacionando-a com a Teoria da Aprendizagem Dialógica, que é uma forma de conceber a aprendizagem e as interações nela envolvidas, enfatizando o papel do diálogo nos processos de ensino e aprendizagem voltados à transformação da realidade. Tal teoria suscitou práticas bem sucedidas em diferentes contextos (Atuações Educativas de Êxito), sendo a Tertúlia Dialógica uma prática de leitura coletiva com potencial de unir diferentes concepções de leitura a partir da concepção da leitura dialógica (encontro entre pessoas para compartilhar reflexões, destaques e comentários acerca de uma obra).Palavras-chave: Leitura Dialógica. Tertúlias Dialógicas. Concepções de Leitura. Contributions of dialogical reading to reader education AbstractThis essay that seeks to contribute to the teaching and learning process of reading. It aims here to discuss conceptions of reading recurrent in academic literature and highlight the dialogical conception of reading, relating it to the Dialogical Learning Theory, which is a way of conceiving learning and the interactions involved in it, emphasizing the role of dialogue in teaching and learning processes aimed at transforming reality. This theory has led to successful practices in different contexts (Successful Educational Actions), with the Dialogic Gatherings being a collective reading practice with the potential to unite different conceptions of reading from the conception of dialogical reading (a meeting between people to share reflections, highlights and comments about a work).Keywords: Dialogical Reading. Dialogical Gatherings. Models of Reading. Contribuciones de la lectura dialógica a la formación de lectores ResumenEste ensayo pretende contribuir al proceso de enseñanza y aprendizaje de la lectura. Se pretende aquí discutir las concepciones de la lectura recurrentes en la literatura académica y destacar la concepción dialógica de la lectura, relacionándola con la Teoría del Aprendizaje Dialógico, que es una forma de concebir el aprendizaje y las interacciones implicadas en él, enfatizando el papel del diálogo en los procesos de enseñanza y aprendizaje orientados a la transformación de la realidad. Esta teoría ha dado lugar a prácticas exitosas en diferentes contextos (Acciones Educativas de Éxito), siendo la Tertúlia Dialógica una práctica de lectura colectiva con el potencial de unir diferentes concepciones de la lectura a partir de la concepción de la lectura dialógica (encuentro entre personas para compartir reflexiones, aspectos destacados y comentarios sobre una obra).Palabras clave: Lectura Dialógica. Tertulias dialógicas. Concepciones de la Lectura.Contribuições da leitura dialógica para a formação do leitor ResumoEste ensaio busca contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da leitura. Objetiva-se aqui discutir concepções de leitura recorrentes na literatura acadêmica e evidenciar a concepção dialógica da leitura, relacionando-a com a Teoria da Aprendizagem Dialógica, que é uma forma de conceber a aprendizagem e as interações nela envolvidas, enfatizando o papel do diálogo nos processos de ensino e aprendizagem voltados à transformação da realidade. Tal teoria suscitou práticas bem sucedidas em diferentes contextos (Atuações Educativas de Êxito), sendo a Tertúlia Dialógica uma prática de leitura coletiva com potencial de unir diferentes concepções de leitura a partir da concepção da leitura dialógica (encontro entre pessoas para compartilhar reflexões, destaques e comentários acerca de uma obra).Palavras-chave: Leitura Dialógica. Tertúlias Dialógicas. Concepções de Leitura. Contributions of dialogical reading to reader education AbstractThis essay that seeks to contribute to the teaching and learning process of reading. It aims here to discuss conceptions of reading recurrent in academic literature and highlight the dialogical conception of reading, relating it to the Dialogical Learning Theory, which is a way of conceiving learning and the interactions involved in it, emphasizing the role of dialogue in teaching and learning processes aimed at transforming reality. This theory has led to successful practices in different contexts (Successful Educational Actions), with the Dialogic Gatherings being a collective reading practice with the potential to unite different conceptions of reading from the conception of dialogical reading (a meeting between people to share reflections, highlights and comments about a work).Keywords: Dialogical Reading. Dialogical Gatherings. Models of Reading. Contribuciones de la lectura dialógica a la formación de lectores ResumenEste ensayo pretende contribuir al proceso de enseñanza y aprendizaje de la lectura. Se pretende aquí discutir las concepciones de la lectura recurrentes en la literatura académica y destacar la concepción dialógica de la lectura, relacionándola con la Teoría del Aprendizaje Dialógico, que es una forma de concebir el aprendizaje y las interacciones implicadas en él, enfatizando el papel del diálogo en los procesos de enseñanza y aprendizaje orientados a la transformación de la realidad. Esta teoría ha dado lugar a prácticas exitosas en diferentes contextos (Acciones Educativas de Éxito), siendo la Tertúlia Dialógica una práctica de lectura colectiva con el potencial de unir diferentes concepciones de la lectura a partir de la concepción de la lectura dialógica (encuentro entre personas para compartir reflexiones, aspectos destacados y comentarios sobre una obra).Palabras clave: Lectura Dialógica. Tertulias dialógicas. Concepciones de la Lectura.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n3-p236-24610.29181/2594-6463-2022-v6-n3-p236-246MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 6 n. 3 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 236-246Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 6 No. 3 (2022): Motricities: Journal SPQMH; 236-246Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 6 Núm. 3 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 236-2462594-646310.29181/2594-6463-2022-v6-n3reponame:Motricidadesinstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n3-p236-246/387http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n3-p236-246/388Copyright (c) 2022 Éverton Madaleno Batisteti, Fábio Ricardo Mizuno Lemos, Roseli Rodrigues de Mellohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBatisteti, Éverton MadalenoMizuno Lemos, Fábio RicardoMello, Roseli Rodrigues de2023-05-12T13:19:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/204Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2023-05-12T13:19:11Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Contributions of dialogical reading to reader education
Contribuciones de la lectura dialógica a la formación de lectores
Contribuições da leitura dialógica para a formação do leitor
title Contributions of dialogical reading to reader education
spellingShingle Contributions of dialogical reading to reader education
Batisteti, Éverton Madaleno
Lectura Dialógica
Tertulias dialógicas
Concepciones de la Lectura
Dialogical Reading
Dialogical Gatherings
Models of Reading
Leitura Dialógica
Tertúlias Dialógicas
Concepções de Leitura
title_short Contributions of dialogical reading to reader education
title_full Contributions of dialogical reading to reader education
title_fullStr Contributions of dialogical reading to reader education
title_full_unstemmed Contributions of dialogical reading to reader education
title_sort Contributions of dialogical reading to reader education
author Batisteti, Éverton Madaleno
author_facet Batisteti, Éverton Madaleno
Mizuno Lemos, Fábio Ricardo
Mello, Roseli Rodrigues de
author_role author
author2 Mizuno Lemos, Fábio Ricardo
Mello, Roseli Rodrigues de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batisteti, Éverton Madaleno
Mizuno Lemos, Fábio Ricardo
Mello, Roseli Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Lectura Dialógica
Tertulias dialógicas
Concepciones de la Lectura
Dialogical Reading
Dialogical Gatherings
Models of Reading
Leitura Dialógica
Tertúlias Dialógicas
Concepções de Leitura
topic Lectura Dialógica
Tertulias dialógicas
Concepciones de la Lectura
Dialogical Reading
Dialogical Gatherings
Models of Reading
Leitura Dialógica
Tertúlias Dialógicas
Concepções de Leitura
description Contribuições da leitura dialógica para a formação do leitor ResumoEste ensaio busca contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da leitura. Objetiva-se aqui discutir concepções de leitura recorrentes na literatura acadêmica e evidenciar a concepção dialógica da leitura, relacionando-a com a Teoria da Aprendizagem Dialógica, que é uma forma de conceber a aprendizagem e as interações nela envolvidas, enfatizando o papel do diálogo nos processos de ensino e aprendizagem voltados à transformação da realidade. Tal teoria suscitou práticas bem sucedidas em diferentes contextos (Atuações Educativas de Êxito), sendo a Tertúlia Dialógica uma prática de leitura coletiva com potencial de unir diferentes concepções de leitura a partir da concepção da leitura dialógica (encontro entre pessoas para compartilhar reflexões, destaques e comentários acerca de uma obra).Palavras-chave: Leitura Dialógica. Tertúlias Dialógicas. Concepções de Leitura. Contributions of dialogical reading to reader education AbstractThis essay that seeks to contribute to the teaching and learning process of reading. It aims here to discuss conceptions of reading recurrent in academic literature and highlight the dialogical conception of reading, relating it to the Dialogical Learning Theory, which is a way of conceiving learning and the interactions involved in it, emphasizing the role of dialogue in teaching and learning processes aimed at transforming reality. This theory has led to successful practices in different contexts (Successful Educational Actions), with the Dialogic Gatherings being a collective reading practice with the potential to unite different conceptions of reading from the conception of dialogical reading (a meeting between people to share reflections, highlights and comments about a work).Keywords: Dialogical Reading. Dialogical Gatherings. Models of Reading. Contribuciones de la lectura dialógica a la formación de lectores ResumenEste ensayo pretende contribuir al proceso de enseñanza y aprendizaje de la lectura. Se pretende aquí discutir las concepciones de la lectura recurrentes en la literatura académica y destacar la concepción dialógica de la lectura, relacionándola con la Teoría del Aprendizaje Dialógico, que es una forma de concebir el aprendizaje y las interacciones implicadas en él, enfatizando el papel del diálogo en los procesos de enseñanza y aprendizaje orientados a la transformación de la realidad. Esta teoría ha dado lugar a prácticas exitosas en diferentes contextos (Acciones Educativas de Éxito), siendo la Tertúlia Dialógica una práctica de lectura colectiva con el potencial de unir diferentes concepciones de la lectura a partir de la concepción de la lectura dialógica (encuentro entre personas para compartir reflexiones, aspectos destacados y comentarios sobre una obra).Palabras clave: Lectura Dialógica. Tertulias dialógicas. Concepciones de la Lectura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n3-p236-246
10.29181/2594-6463-2022-v6-n3-p236-246
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n3-p236-246
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2022-v6-n3-p236-246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n3-p236-246/387
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2022-v6-n3-p236-246/388
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 6 n. 3 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 236-246
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 6 No. 3 (2022): Motricities: Journal SPQMH; 236-246
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 6 Núm. 3 (2022): Motricidades: Rev. SPQMH; 236-246
2594-6463
10.29181/2594-6463-2022-v6-n3
reponame:Motricidades
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades
collection Motricidades
repository.name.fl_str_mv Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1797231720304476160