I am not your master: creative processes in painting in the undergraduate Arts program

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Priscilla
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p251-259
Resumo: Não sou seu mestre: processos criativos em pintura na graduação em Artes ResumoO presente ensaio propõe uma análise crítica do ensino de disciplinas de pintura em nível de graduação, centrando-se no papel do professor-artista na orientação dos processos criativos dos acadêmicos, a fim de evitar uma abordagem autoritária de mestre. São apresentadas reflexões sobre a dinâmica da relação mestre e aprendiz, destacando a problemática associada à perpetuação dessa postura por parte do professor-artista. Na sequência, é exposta uma experiência na condução da disciplina “Oficina de Pintura II”, na qual busquei integrar pesquisa e ensino, proporcionando uma orientação enriquecedora em termos de possibilidades e discussões para o desenvolvimento de processos criativos individuais em pintura pelos acadêmicos.Palavras-chave: Pintura. Ensino Superior. Processos Criativos. I am not your master: creative processes in painting in the undergraduate Arts program AbstractThis essay proposes a critical analysis of the teaching of painting disciplines at the undergraduate level, focusing on the role of the artist-teacher in guiding the creative processes of students, aiming to avoid an authoritarian master approach. Reflections on the dynamics of the master-apprentice relationship are presented, emphasizing the issues associated with perpetuating this stance by the artist-teacher. Subsequently, an experience in teaching the course “Painting Workshop II” is outlined, where I sought to integrate research and teaching, providing enriching guidance in terms of possibilities and discussions for the development of individual creative processes in painting by the students.Keywords: Painting. Higher Education. Creative Processes. No soy tu maestro: procesos creativos en pintura en la carrera de Artes a nivel universitario ResumenEste ensayo propone un análisis crítico de la enseñanza de asignaturas de pintura a nivel de grado, centrándose en el papel del profesor-artista en la orientación de los procesos creativos de los académicos, con el objetivo de evitar un enfoque autoritario de maestro. Se presentan reflexiones sobre la dinámica de la relación maestro y aprendiz, destacando la problemática asociada con la perpetuación de esta postura por parte del profesor-artista. A continuación, se expone una experiencia en la dirección de la asignatura “Oficina de Pintura II”, donde busqué integrar la investigación y la enseñanza, brindando una orientación enriquecedora en términos de posibilidades y discusiones para el desarrollo de procesos creativos individuales en pintura por parte de los académicos.Palabras clave: Pintura. Educación Superior. Procesos Creativos.
id SPQMH_86372ac15b5a25489a9649967c98f58d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/240
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling I am not your master: creative processes in painting in the undergraduate Arts programNo soy tu maestro: procesos creativos en pintura en la carrera de Artes a nivel universitarioNão sou seu mestre: processos criativos em pintura na graduação em ArtesPinturaEnsino SuperiorProcessos CriativosPinturaEducación SuperiorProcesos CreativosPaintingHigher EducationCreative ProcessesNão sou seu mestre: processos criativos em pintura na graduação em Artes ResumoO presente ensaio propõe uma análise crítica do ensino de disciplinas de pintura em nível de graduação, centrando-se no papel do professor-artista na orientação dos processos criativos dos acadêmicos, a fim de evitar uma abordagem autoritária de mestre. São apresentadas reflexões sobre a dinâmica da relação mestre e aprendiz, destacando a problemática associada à perpetuação dessa postura por parte do professor-artista. Na sequência, é exposta uma experiência na condução da disciplina “Oficina de Pintura II”, na qual busquei integrar pesquisa e ensino, proporcionando uma orientação enriquecedora em termos de possibilidades e discussões para o desenvolvimento de processos criativos individuais em pintura pelos acadêmicos.Palavras-chave: Pintura. Ensino Superior. Processos Criativos. I am not your master: creative processes in painting in the undergraduate Arts program AbstractThis essay proposes a critical analysis of the teaching of painting disciplines at the undergraduate level, focusing on the role of the artist-teacher in guiding the creative processes of students, aiming to avoid an authoritarian master approach. Reflections on the dynamics of the master-apprentice relationship are presented, emphasizing the issues associated with perpetuating this stance by the artist-teacher. Subsequently, an experience in teaching the course “Painting Workshop II” is outlined, where I sought to integrate research and teaching, providing enriching guidance in terms of possibilities and discussions for the development of individual creative processes in painting by the students.Keywords: Painting. Higher Education. Creative Processes. No soy tu maestro: procesos creativos en pintura en la carrera de Artes a nivel universitario ResumenEste ensayo propone un análisis crítico de la enseñanza de asignaturas de pintura a nivel de grado, centrándose en el papel del profesor-artista en la orientación de los procesos creativos de los académicos, con el objetivo de evitar un enfoque autoritario de maestro. Se presentan reflexiones sobre la dinámica de la relación maestro y aprendiz, destacando la problemática asociada con la perpetuación de esta postura por parte del profesor-artista. A continuación, se expone una experiencia en la dirección de la asignatura “Oficina de Pintura II”, donde busqué integrar la investigación y la enseñanza, brindando una orientación enriquecedora en términos de posibilidades y discusiones para el desarrollo de procesos creativos individuales en pintura por parte de los académicos.Palabras clave: Pintura. Educación Superior. Procesos Creativos.Não sou seu mestre: processos criativos em pintura na graduação em Artes ResumoO presente ensaio propõe uma análise crítica do ensino de disciplinas de pintura em nível de graduação, centrando-se no papel do professor-artista na orientação dos processos criativos dos acadêmicos, a fim de evitar uma abordagem autoritária de mestre. São apresentadas reflexões sobre a dinâmica da relação mestre e aprendiz, destacando a problemática associada à perpetuação dessa postura por parte do professor-artista. Na sequência, é exposta uma experiência na condução da disciplina “Oficina de Pintura II”, na qual busquei integrar pesquisa e ensino, proporcionando uma orientação enriquecedora em termos de possibilidades e discussões para o desenvolvimento de processos criativos individuais em pintura pelos acadêmicos.Palavras-chave: Pintura. Ensino Superior. Processos Criativos. I am not your master: creative processes in painting in the undergraduate Arts program AbstractThis essay proposes a critical analysis of the teaching of painting disciplines at the undergraduate level, focusing on the role of the artist-teacher in guiding the creative processes of students, aiming to avoid an authoritarian master approach. Reflections on the dynamics of the master-apprentice relationship are presented, emphasizing the issues associated with perpetuating this stance by the artist-teacher. Subsequently, an experience in teaching the course “Painting Workshop II” is outlined, where I sought to integrate research and teaching, providing enriching guidance in terms of possibilities and discussions for the development of individual creative processes in painting by the students.Keywords: Painting. Higher Education. Creative Processes. No soy tu maestro: procesos creativos en pintura en la carrera de Artes a nivel universitario ResumenEste ensayo propone un análisis crítico de la enseñanza de asignaturas de pintura a nivel de grado, centrándose en el papel del profesor-artista en la orientación de los procesos creativos de los académicos, con el objetivo de evitar un enfoque autoritario de maestro. Se presentan reflexiones sobre la dinámica de la relación maestro y aprendiz, destacando la problemática asociada con la perpetuación de esta postura por parte del profesor-artista. A continuación, se expone una experiencia en la dirección de la asignatura “Oficina de Pintura II”, donde busqué integrar la investigación y la enseñanza, brindando una orientación enriquecedora en términos de posibilidades y discusiones para el desarrollo de procesos creativos individuales en pintura por parte de los académicos.Palabras clave: Pintura. Educación Superior. Procesos Creativos.Não sou seu mestre: processos criativos em pintura na graduação em Artes ResumoO presente ensaio propõe uma análise crítica do ensino de disciplinas de pintura em nível de graduação, centrando-se no papel do professor-artista na orientação dos processos criativos dos acadêmicos, a fim de evitar uma abordagem autoritária de mestre. São apresentadas reflexões sobre a dinâmica da relação mestre e aprendiz, destacando a problemática associada à perpetuação dessa postura por parte do professor-artista. Na sequência, é exposta uma experiência na condução da disciplina “Oficina de Pintura II”, na qual busquei integrar pesquisa e ensino, proporcionando uma orientação enriquecedora em termos de possibilidades e discussões para o desenvolvimento de processos criativos individuais em pintura pelos acadêmicos.Palavras-chave: Pintura. Ensino Superior. Processos Criativos. I am not your master: creative processes in painting in the undergraduate Arts program AbstractThis essay proposes a critical analysis of the teaching of painting disciplines at the undergraduate level, focusing on the role of the artist-teacher in guiding the creative processes of students, aiming to avoid an authoritarian master approach. Reflections on the dynamics of the master-apprentice relationship are presented, emphasizing the issues associated with perpetuating this stance by the artist-teacher. Subsequently, an experience in teaching the course “Painting Workshop II” is outlined, where I sought to integrate research and teaching, providing enriching guidance in terms of possibilities and discussions for the development of individual creative processes in painting by the students.Keywords: Painting. Higher Education. Creative Processes. No soy tu maestro: procesos creativos en pintura en la carrera de Artes a nivel universitario ResumenEste ensayo propone un análisis crítico de la enseñanza de asignaturas de pintura a nivel de grado, centrándose en el papel del profesor-artista en la orientación de los procesos creativos de los académicos, con el objetivo de evitar un enfoque autoritario de maestro. Se presentan reflexiones sobre la dinámica de la relación maestro y aprendiz, destacando la problemática asociada con la perpetuación de esta postura por parte del profesor-artista. A continuación, se expone una experiencia en la dirección de la asignatura “Oficina de Pintura II”, donde busqué integrar la investigación y la enseñanza, brindando una orientación enriquecedora en términos de posibilidades y discusiones para el desarrollo de procesos creativos individuales en pintura por parte de los académicos.Palabras clave: Pintura. Educación Superior. Procesos Creativos.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2023-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p251-25910.29181/2594-6463-2023-v7-n3-p251-259MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 3 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 251-259Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 3 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 251-259Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 3 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 251-2592594-646310.29181/2594-6463-2023-v7-n3reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p251-259/452http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p251-259/453Copyright (c) 2023 Priscilla Pessoahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPessoa, Priscilla2023-12-08T01:54:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/240Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2023-12-08T01:54:58Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv I am not your master: creative processes in painting in the undergraduate Arts program
No soy tu maestro: procesos creativos en pintura en la carrera de Artes a nivel universitario
Não sou seu mestre: processos criativos em pintura na graduação em Artes
title I am not your master: creative processes in painting in the undergraduate Arts program
spellingShingle I am not your master: creative processes in painting in the undergraduate Arts program
Pessoa, Priscilla
Pintura
Ensino Superior
Processos Criativos
Pintura
Educación Superior
Procesos Creativos
Painting
Higher Education
Creative Processes
title_short I am not your master: creative processes in painting in the undergraduate Arts program
title_full I am not your master: creative processes in painting in the undergraduate Arts program
title_fullStr I am not your master: creative processes in painting in the undergraduate Arts program
title_full_unstemmed I am not your master: creative processes in painting in the undergraduate Arts program
title_sort I am not your master: creative processes in painting in the undergraduate Arts program
author Pessoa, Priscilla
author_facet Pessoa, Priscilla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Priscilla
dc.subject.por.fl_str_mv Pintura
Ensino Superior
Processos Criativos
Pintura
Educación Superior
Procesos Creativos
Painting
Higher Education
Creative Processes
topic Pintura
Ensino Superior
Processos Criativos
Pintura
Educación Superior
Procesos Creativos
Painting
Higher Education
Creative Processes
description Não sou seu mestre: processos criativos em pintura na graduação em Artes ResumoO presente ensaio propõe uma análise crítica do ensino de disciplinas de pintura em nível de graduação, centrando-se no papel do professor-artista na orientação dos processos criativos dos acadêmicos, a fim de evitar uma abordagem autoritária de mestre. São apresentadas reflexões sobre a dinâmica da relação mestre e aprendiz, destacando a problemática associada à perpetuação dessa postura por parte do professor-artista. Na sequência, é exposta uma experiência na condução da disciplina “Oficina de Pintura II”, na qual busquei integrar pesquisa e ensino, proporcionando uma orientação enriquecedora em termos de possibilidades e discussões para o desenvolvimento de processos criativos individuais em pintura pelos acadêmicos.Palavras-chave: Pintura. Ensino Superior. Processos Criativos. I am not your master: creative processes in painting in the undergraduate Arts program AbstractThis essay proposes a critical analysis of the teaching of painting disciplines at the undergraduate level, focusing on the role of the artist-teacher in guiding the creative processes of students, aiming to avoid an authoritarian master approach. Reflections on the dynamics of the master-apprentice relationship are presented, emphasizing the issues associated with perpetuating this stance by the artist-teacher. Subsequently, an experience in teaching the course “Painting Workshop II” is outlined, where I sought to integrate research and teaching, providing enriching guidance in terms of possibilities and discussions for the development of individual creative processes in painting by the students.Keywords: Painting. Higher Education. Creative Processes. No soy tu maestro: procesos creativos en pintura en la carrera de Artes a nivel universitario ResumenEste ensayo propone un análisis crítico de la enseñanza de asignaturas de pintura a nivel de grado, centrándose en el papel del profesor-artista en la orientación de los procesos creativos de los académicos, con el objetivo de evitar un enfoque autoritario de maestro. Se presentan reflexiones sobre la dinámica de la relación maestro y aprendiz, destacando la problemática asociada con la perpetuación de esta postura por parte del profesor-artista. A continuación, se expone una experiencia en la dirección de la asignatura “Oficina de Pintura II”, donde busqué integrar la investigación y la enseñanza, brindando una orientación enriquecedora en términos de posibilidades y discusiones para el desarrollo de procesos creativos individuales en pintura por parte de los académicos.Palabras clave: Pintura. Educación Superior. Procesos Creativos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p251-259
10.29181/2594-6463-2023-v7-n3-p251-259
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p251-259
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2023-v7-n3-p251-259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p251-259/452
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p251-259/453
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Priscilla Pessoa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Priscilla Pessoa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 3 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 251-259
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 3 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 251-259
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 3 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 251-259
2594-6463
10.29181/2594-6463-2023-v7-n3
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858873777356800