Processos educativos pelas veredas do esperançar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-secesp-p345-353 |
Resumo: | Resumo O ensaio busca compreender aspectos que contribuem para a construção do esperançar como ação que mobiliza e que une pessoas em torno de um projeto de mundo em comum. Para tecer esta compreensão, parte-se da leitura crítica da tese de doutorado intitulada “Processos educativos vivenciados em experiências de comunicação popular na Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG (MOSCA)”, defendida em 2016, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, por Djalma Ribeiro Junior e sob orientação de Maria Waldenez de Oliveira. Dessa maneira, busca-se evidenciar as falas dos sujeitos da pesquisa, a concepção de ciência e as dimensões metodológicas que orientaram a elaboração da tese, no intuito de apontar que a construção do esperançar pode se dar por meio de algumas dimensões, das quais é dado destaque para o diálogo, o convívio dialógico e a comunhão de projetos de mundo que encaminham a construção de conhecimentos com compromisso social.Palavras-chave: Processos Educativos. Esperançar. Metodologia de Pesquisa. Diálogo. Educative processes through the ways of hope Abstract The essay seeks to understand aspects that contribute to the construction of hope as an action that mobilizes and unites people around a common world project. To weave this understanding, we start with a critical reading of the doctoral thesis entitled “Educative processes experienced in popular communication experiences at the Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG (MOSCA)”, defended in 2016, together with the Postgraduate Program in Education from UFSCar, by Djalma Ribeiro Junior and under the guidance of Maria Waldenez de Oliveira. In this way, we seek to highlight the speeches of the research subjects, the conception of science and the methodological dimensions that guided the preparation of the thesis, in order to point out that the construction of hope can occur through some dimensions, of which it is emphasis was given to dialogue, dialogical interaction and the communion of world projects that lead to the construction of knowledge with social commitment.Keywords: Educative Processes. Hope. Research Methodology. Dialogue. Procesos educativos a través de los caminos de la esperanza Resumen El ensayo busca comprender aspectos que contribuyan a la construcción de la esperanza como acción que moviliza y une a las personas en torno a un proyecto de mundo común. Para tejer este entendimiento partimos de una lectura crítica de la tesis doctoral titulada “Procesos educativos vividos en experiencias de comunicación popular en la Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG (MOSCA)”, defendida en 2016, junto con el Programa de Posgrado en Educación. de la UFSCar, a cargo de Djalma Ribeiro Junior y bajo la supervisión de Maria Waldenez de Oliveira. De esta manera, buscamos resaltar los discursos de los sujetos de investigación, el concepto de ciencia y las dimensiones metodológicas que guiaron la elaboración de la tesis, con el fin de señalar que la construcción de la esperanza puede darse a través de algunas dimensiones, de las cuales se hizo énfasis en el diálogo, la interacción dialógica y la comunión de proyectos de mundo que conduzcan a la construcción del conocimiento con compromiso social.Palabras clave: Procesos Educativos. Esperanza. Metodología de investigación. Diálogo. |
id |
SPQMH_9a0f8b7ce8145f37b7a9ae9e394c9202 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/98 |
network_acronym_str |
SPQMH |
network_name_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos educativos pelas veredas do esperançarEducative processes through the ways of hopeProcesos educativos a través de los caminos de la esperanzaProcesos EducativosEsperanzaMetodología de InvestigaciónDiálogoProcessos EducativosEsperançarMetodologia de PesquisaDiálogoEducative ProcessesHopeResearch MethodologyDialogueResumo O ensaio busca compreender aspectos que contribuem para a construção do esperançar como ação que mobiliza e que une pessoas em torno de um projeto de mundo em comum. Para tecer esta compreensão, parte-se da leitura crítica da tese de doutorado intitulada “Processos educativos vivenciados em experiências de comunicação popular na Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG (MOSCA)”, defendida em 2016, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, por Djalma Ribeiro Junior e sob orientação de Maria Waldenez de Oliveira. Dessa maneira, busca-se evidenciar as falas dos sujeitos da pesquisa, a concepção de ciência e as dimensões metodológicas que orientaram a elaboração da tese, no intuito de apontar que a construção do esperançar pode se dar por meio de algumas dimensões, das quais é dado destaque para o diálogo, o convívio dialógico e a comunhão de projetos de mundo que encaminham a construção de conhecimentos com compromisso social.Palavras-chave: Processos Educativos. Esperançar. Metodologia de Pesquisa. Diálogo. Educative processes through the ways of hope Abstract The essay seeks to understand aspects that contribute to the construction of hope as an action that mobilizes and unites people around a common world project. To weave this understanding, we start with a critical reading of the doctoral thesis entitled “Educative processes experienced in popular communication experiences at the Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG (MOSCA)”, defended in 2016, together with the Postgraduate Program in Education from UFSCar, by Djalma Ribeiro Junior and under the guidance of Maria Waldenez de Oliveira. In this way, we seek to highlight the speeches of the research subjects, the conception of science and the methodological dimensions that guided the preparation of the thesis, in order to point out that the construction of hope can occur through some dimensions, of which it is emphasis was given to dialogue, dialogical interaction and the communion of world projects that lead to the construction of knowledge with social commitment.Keywords: Educative Processes. Hope. Research Methodology. Dialogue. Procesos educativos a través de los caminos de la esperanza Resumen El ensayo busca comprender aspectos que contribuyan a la construcción de la esperanza como acción que moviliza y une a las personas en torno a un proyecto de mundo común. Para tejer este entendimiento partimos de una lectura crítica de la tesis doctoral titulada “Procesos educativos vividos en experiencias de comunicación popular en la Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG (MOSCA)”, defendida en 2016, junto con el Programa de Posgrado en Educación. de la UFSCar, a cargo de Djalma Ribeiro Junior y bajo la supervisión de Maria Waldenez de Oliveira. De esta manera, buscamos resaltar los discursos de los sujetos de investigación, el concepto de ciencia y las dimensiones metodológicas que guiaron la elaboración de la tesis, con el fin de señalar que la construcción de la esperanza puede darse a través de algunas dimensiones, de las cuales se hizo énfasis en el diálogo, la interacción dialógica y la comunión de proyectos de mundo que conduzcan a la construcción del conocimiento con compromiso social.Palabras clave: Procesos Educativos. Esperanza. Metodología de investigación. Diálogo.Resumo O ensaio busca compreender aspectos que contribuem para a construção do esperançar como ação que mobiliza e que une pessoas em torno de um projeto de mundo em comum. Para tecer esta compreensão, parte-se da leitura crítica da tese de doutorado intitulada “Processos educativos vivenciados em experiências de comunicação popular na Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG (MOSCA)”, defendida em 2016, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, por Djalma Ribeiro Junior e sob orientação de Maria Waldenez de Oliveira. Dessa maneira, busca-se evidenciar as falas dos sujeitos da pesquisa, a concepção de ciência e as dimensões metodológicas que orientaram a elaboração da tese, no intuito de apontar que a construção do esperançar pode se dar por meio de algumas dimensões, das quais é dado destaque para o diálogo, o convívio dialógico e a comunhão de projetos de mundo que encaminham a construção de conhecimentos com compromisso social.Palavras-chave: Processos Educativos. Esperançar. Metodologia de Pesquisa. Diálogo. Educative processes through the ways of hope Abstract The essay seeks to understand aspects that contribute to the construction of hope as an action that mobilizes and unites people around a common world project. To weave this understanding, we start with a critical reading of the doctoral thesis entitled “Educative processes experienced in popular communication experiences at the Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG (MOSCA)”, defended in 2016, together with the Postgraduate Program in Education from UFSCar, by Djalma Ribeiro Junior and under the guidance of Maria Waldenez de Oliveira. In this way, we seek to highlight the speeches of the research subjects, the conception of science and the methodological dimensions that guided the preparation of the thesis, in order to point out that the construction of hope can occur through some dimensions, of which it is emphasis was given to dialogue, dialogical interaction and the communion of world projects that lead to the construction of knowledge with social commitment.Keywords: Educative Processes. Hope. Research Methodology. Dialogue. Procesos educativos a través de los caminos de la esperanza Resumen El ensayo busca comprender aspectos que contribuyan a la construcción de la esperanza como acción que moviliza y une a las personas en torno a un proyecto de mundo común. Para tejer este entendimiento partimos de una lectura crítica de la tesis doctoral titulada “Procesos educativos vividos en experiencias de comunicación popular en la Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG (MOSCA)”, defendida en 2016, junto con el Programa de Posgrado en Educación. de la UFSCar, a cargo de Djalma Ribeiro Junior y bajo la supervisión de Maria Waldenez de Oliveira. De esta manera, buscamos resaltar los discursos de los sujetos de investigación, el concepto de ciencia y las dimensiones metodológicas que guiaron la elaboración de la tesis, con el fin de señalar que la construcción de la esperanza puede darse a través de algunas dimensiones, de las cuales se hizo énfasis en el diálogo, la interacción dialógica y la comunión de proyectos de mundo que conduzcan a la construcción del conocimiento con compromiso social.Palabras clave: Procesos Educativos. Esperanza. Metodología de investigación. Diálogo.Resumo O ensaio busca compreender aspectos que contribuem para a construção do esperançar como ação que mobiliza e que une pessoas em torno de um projeto de mundo em comum. Para tecer esta compreensão, parte-se da leitura crítica da tese de doutorado intitulada “Processos educativos vivenciados em experiências de comunicação popular na Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG (MOSCA)”, defendida em 2016, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, por Djalma Ribeiro Junior e sob orientação de Maria Waldenez de Oliveira. Dessa maneira, busca-se evidenciar as falas dos sujeitos da pesquisa, a concepção de ciência e as dimensões metodológicas que orientaram a elaboração da tese, no intuito de apontar que a construção do esperançar pode se dar por meio de algumas dimensões, das quais é dado destaque para o diálogo, o convívio dialógico e a comunhão de projetos de mundo que encaminham a construção de conhecimentos com compromisso social.Palavras-chave: Processos Educativos. Esperançar. Metodologia de Pesquisa. Diálogo. Educative processes through the ways of hope Abstract The essay seeks to understand aspects that contribute to the construction of hope as an action that mobilizes and unites people around a common world project. To weave this understanding, we start with a critical reading of the doctoral thesis entitled “Educative processes experienced in popular communication experiences at the Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG (MOSCA)”, defended in 2016, together with the Postgraduate Program in Education from UFSCar, by Djalma Ribeiro Junior and under the guidance of Maria Waldenez de Oliveira. In this way, we seek to highlight the speeches of the research subjects, the conception of science and the methodological dimensions that guided the preparation of the thesis, in order to point out that the construction of hope can occur through some dimensions, of which it is emphasis was given to dialogue, dialogical interaction and the communion of world projects that lead to the construction of knowledge with social commitment.Keywords: Educative Processes. Hope. Research Methodology. Dialogue. Procesos educativos a través de los caminos de la esperanza Resumen El ensayo busca comprender aspectos que contribuyan a la construcción de la esperanza como acción que moviliza y une a las personas en torno a un proyecto de mundo común. Para tejer este entendimiento partimos de una lectura crítica de la tesis doctoral titulada “Procesos educativos vividos en experiencias de comunicación popular en la Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG (MOSCA)”, defendida en 2016, junto con el Programa de Posgrado en Educación. de la UFSCar, a cargo de Djalma Ribeiro Junior y bajo la supervisión de Maria Waldenez de Oliveira. De esta manera, buscamos resaltar los discursos de los sujetos de investigación, el concepto de ciencia y las dimensiones metodológicas que guiaron la elaboración de la tesis, con el fin de señalar que la construcción de la esperanza puede darse a través de algunas dimensiones, de las cuales se hizo énfasis en el diálogo, la interacción dialógica y la comunión de proyectos de mundo que conduzcan a la construcción del conocimiento con compromiso social.Palabras clave: Procesos Educativos. Esperanza. Metodología de investigación. Diálogo.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-secesp-p345-35310.29181/2594-6463-2020-v4-n3-secesp-p345-353MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 3 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 345-353Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 3 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 345-353Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 3 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 345-3532594-646310.29181/2594-6463-2020-v4-n3reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-secesp-p345-353/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-secesp-p345-353/htmlCopyright (c) 2020 Djalma Ribeiro Junior, Maria Waldenez de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro Junior, DjalmaOliveira, Maria Waldenez de2022-02-26T02:08:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/98Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T02:08:36Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos educativos pelas veredas do esperançar Educative processes through the ways of hope Procesos educativos a través de los caminos de la esperanza |
title |
Processos educativos pelas veredas do esperançar |
spellingShingle |
Processos educativos pelas veredas do esperançar Ribeiro Junior, Djalma Procesos Educativos Esperanza Metodología de Investigación Diálogo Processos Educativos Esperançar Metodologia de Pesquisa Diálogo Educative Processes Hope Research Methodology Dialogue |
title_short |
Processos educativos pelas veredas do esperançar |
title_full |
Processos educativos pelas veredas do esperançar |
title_fullStr |
Processos educativos pelas veredas do esperançar |
title_full_unstemmed |
Processos educativos pelas veredas do esperançar |
title_sort |
Processos educativos pelas veredas do esperançar |
author |
Ribeiro Junior, Djalma |
author_facet |
Ribeiro Junior, Djalma Oliveira, Maria Waldenez de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Maria Waldenez de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro Junior, Djalma Oliveira, Maria Waldenez de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Procesos Educativos Esperanza Metodología de Investigación Diálogo Processos Educativos Esperançar Metodologia de Pesquisa Diálogo Educative Processes Hope Research Methodology Dialogue |
topic |
Procesos Educativos Esperanza Metodología de Investigación Diálogo Processos Educativos Esperançar Metodologia de Pesquisa Diálogo Educative Processes Hope Research Methodology Dialogue |
description |
Resumo O ensaio busca compreender aspectos que contribuem para a construção do esperançar como ação que mobiliza e que une pessoas em torno de um projeto de mundo em comum. Para tecer esta compreensão, parte-se da leitura crítica da tese de doutorado intitulada “Processos educativos vivenciados em experiências de comunicação popular na Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG (MOSCA)”, defendida em 2016, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, por Djalma Ribeiro Junior e sob orientação de Maria Waldenez de Oliveira. Dessa maneira, busca-se evidenciar as falas dos sujeitos da pesquisa, a concepção de ciência e as dimensões metodológicas que orientaram a elaboração da tese, no intuito de apontar que a construção do esperançar pode se dar por meio de algumas dimensões, das quais é dado destaque para o diálogo, o convívio dialógico e a comunhão de projetos de mundo que encaminham a construção de conhecimentos com compromisso social.Palavras-chave: Processos Educativos. Esperançar. Metodologia de Pesquisa. Diálogo. Educative processes through the ways of hope Abstract The essay seeks to understand aspects that contribute to the construction of hope as an action that mobilizes and unites people around a common world project. To weave this understanding, we start with a critical reading of the doctoral thesis entitled “Educative processes experienced in popular communication experiences at the Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG (MOSCA)”, defended in 2016, together with the Postgraduate Program in Education from UFSCar, by Djalma Ribeiro Junior and under the guidance of Maria Waldenez de Oliveira. In this way, we seek to highlight the speeches of the research subjects, the conception of science and the methodological dimensions that guided the preparation of the thesis, in order to point out that the construction of hope can occur through some dimensions, of which it is emphasis was given to dialogue, dialogical interaction and the communion of world projects that lead to the construction of knowledge with social commitment.Keywords: Educative Processes. Hope. Research Methodology. Dialogue. Procesos educativos a través de los caminos de la esperanza Resumen El ensayo busca comprender aspectos que contribuyan a la construcción de la esperanza como acción que moviliza y une a las personas en torno a un proyecto de mundo común. Para tejer este entendimiento partimos de una lectura crítica de la tesis doctoral titulada “Procesos educativos vividos en experiencias de comunicación popular en la Mostra Audiovisual de Cambuquira-MG (MOSCA)”, defendida en 2016, junto con el Programa de Posgrado en Educación. de la UFSCar, a cargo de Djalma Ribeiro Junior y bajo la supervisión de Maria Waldenez de Oliveira. De esta manera, buscamos resaltar los discursos de los sujetos de investigación, el concepto de ciencia y las dimensiones metodológicas que guiaron la elaboración de la tesis, con el fin de señalar que la construcción de la esperanza puede darse a través de algunas dimensiones, de las cuales se hizo énfasis en el diálogo, la interacción dialógica y la comunión de proyectos de mundo que conduzcan a la construcción del conocimiento con compromiso social.Palabras clave: Procesos Educativos. Esperanza. Metodología de investigación. Diálogo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-secesp-p345-353 10.29181/2594-6463-2020-v4-n3-secesp-p345-353 |
url |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-secesp-p345-353 |
identifier_str_mv |
10.29181/2594-6463-2020-v4-n3-secesp-p345-353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-secesp-p345-353/pdf http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-secesp-p345-353/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Djalma Ribeiro Junior, Maria Waldenez de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Djalma Ribeiro Junior, Maria Waldenez de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 3 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 345-353 Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 3 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 345-353 Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 3 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 345-353 2594-6463 10.29181/2594-6463-2020-v4-n3 reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) instacron:SPQMH |
instname_str |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
instacron_str |
SPQMH |
institution |
SPQMH |
reponame_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
collection |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository.name.fl_str_mv |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
repository.mail.fl_str_mv |
spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org |
_version_ |
1808858873019236352 |