Girls Participation in Fútbol Callejero: intervention in School Physical Education
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n1-p15-26 |
Resumo: | Resumo Este artigo expõe o percurso investigativo de uma unidade didática, embasada no Fútbol Callejero, aplicada em uma turma de 9º ano, cujo objetivo foi analisar, compreender e descrever a participação de meninas na prática do Fútbol Callejero durante aulas de Educação Física Escolar. O estudo foi conduzido com abordagem qualitativa descritiva, sendo observadas 6 aulas de Educação Física. Foram elaborados 6 diários de campo e a análise do conteúdo foi realizada via fenomenologia, na modalidade fenômeno situado. Três categorias emergiram: A) “Se ia ser melhor ficar olhando o jogo, prestando atenção em tudo, ou jogar”; B) “No outro jogo eu saí com a bola, agora começa você”; C) “Mas se eu pedir pra parar, tem que parar, entendeu?”. Os resultados apontaram que as meninas assumiram funções determinantes no desenvolvimento da prática do Fútbol Callejero, mostrando solidariedade e sororidade; todavia, ainda se observou algumas reduções na participação das meninas.Palavras-chave: Fútbol Callejero. Gênero. Educação Física Escolar. Girls Participation in Fútbol Callejero: intervention in School Physical Education Abstract This article exposes the investigative course of a didactic unit, based on Fútbol Callejero, applied in a 9th grade group, whose aim was to analyze, understand and describe the participation of girls in the practice of Fútbol Callejero during Physical Education classes at school. The study was conducted with a qualitative descriptive approach, and 6 Physical Education classes observed. Six sets of field notes were developed, and the content analysis was conducted via phenomenology, in the situated phenomenon mode. Three categories emerged from the nomothetic matrix: A) “If it would be better to watch the game, paying attention to everything, or to play”; B) “Last match I started with the ball, now you start”; C) “But if I ask you to stop, you have to stop, did you understand?”. The results showed that the girls assumed decisive roles in the development of the practice of Fútbol Callejero, showing solidarity and sorority; however, there was still some reduction in girls' participation.Keywords: Fútbol Callejero. Genre. School Physical Education. Participación de Niñas en el Fútbol Callejero: intervención en Educación Física Escolar Resumen Este artículo expone el camino de investigación de una unidad didáctica, basada en el Fútbol Callejero, aplicada a un grupo del noveno año, objetivando analizar, comprender y describir la participación de las niñas en la práctica del Fútbol Callejero durante las clases de Educación Física Escolar. El estudio se realizó con un enfoque descriptivo cualitativo, con 6 clases de educación física miradas. Se prepararon seis diarios de campo y el análisis del contenido se realizó por fenomenología, en el modo de fenómeno situado. De la matriz nomotética surgieron tres categorías: A) “Si resultaría mejor estar mirando el partido, prestar atención, o jugar”; B) “El partido anterior empecé yo, ahora empiezas”; C) “Pero si te pido para parar, tienes que parar, ¿entiéndelo?”. Los resultados mostraron que las niñas asumieron roles decisivos en el desarrollo de la práctica del Fútbol Callejero, demostrando solidaridad y sororidad; sin embargo, hubo algunas reducciones en la participación de las niñas.Palabras clave: Fútbol Callejero. Género. Educación Física Escolar. |
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Três categorias emergiram: A) “Se ia ser melhor ficar olhando o jogo, prestando atenção em tudo, ou jogar”; B) “No outro jogo eu saí com a bola, agora começa você”; C) “Mas se eu pedir pra parar, tem que parar, entendeu?”. Os resultados apontaram que as meninas assumiram funções determinantes no desenvolvimento da prática do Fútbol Callejero, mostrando solidariedade e sororidade; todavia, ainda se observou algumas reduções na participação das meninas.Palavras-chave: Fútbol Callejero. Gênero. Educação Física Escolar. Girls Participation in Fútbol Callejero: intervention in School Physical Education Abstract This article exposes the investigative course of a didactic unit, based on Fútbol Callejero, applied in a 9th grade group, whose aim was to analyze, understand and describe the participation of girls in the practice of Fútbol Callejero during Physical Education classes at school. The study was conducted with a qualitative descriptive approach, and 6 Physical Education classes observed. Six sets of field notes were developed, and the content analysis was conducted via phenomenology, in the situated phenomenon mode. Three categories emerged from the nomothetic matrix: A) “If it would be better to watch the game, paying attention to everything, or to play”; B) “Last match I started with the ball, now you start”; C) “But if I ask you to stop, you have to stop, did you understand?”. The results showed that the girls assumed decisive roles in the development of the practice of Fútbol Callejero, showing solidarity and sorority; however, there was still some reduction in girls' participation.Keywords: Fútbol Callejero. Genre. School Physical Education. Participación de Niñas en el Fútbol Callejero: intervención en Educación Física Escolar Resumen Este artículo expone el camino de investigación de una unidad didáctica, basada en el Fútbol Callejero, aplicada a un grupo del noveno año, objetivando analizar, comprender y describir la participación de las niñas en la práctica del Fútbol Callejero durante las clases de Educación Física Escolar. El estudio se realizó con un enfoque descriptivo cualitativo, con 6 clases de educación física miradas. Se prepararon seis diarios de campo y el análisis del contenido se realizó por fenomenología, en el modo de fenómeno situado. De la matriz nomotética surgieron tres categorías: A) “Si resultaría mejor estar mirando el partido, prestar atención, o jugar”; B) “El partido anterior empecé yo, ahora empiezas”; C) “Pero si te pido para parar, tienes que parar, ¿entiéndelo?”. Los resultados mostraron que las niñas asumieron roles decisivos en el desarrollo de la práctica del Fútbol Callejero, demostrando solidaridad y sororidad; sin embargo, hubo algunas reducciones en la participación de las niñas.Palabras clave: Fútbol Callejero. Género. Educación Física Escolar.Resumo Este artigo expõe o percurso investigativo de uma unidade didática, embasada no Fútbol Callejero, aplicada em uma turma de 9º ano, cujo objetivo foi analisar, compreender e descrever a participação de meninas na prática do Fútbol Callejero durante aulas de Educação Física Escolar. O estudo foi conduzido com abordagem qualitativa descritiva, sendo observadas 6 aulas de Educação Física. Foram elaborados 6 diários de campo e a análise do conteúdo foi realizada via fenomenologia, na modalidade fenômeno situado. Três categorias emergiram: A) “Se ia ser melhor ficar olhando o jogo, prestando atenção em tudo, ou jogar”; B) “No outro jogo eu saí com a bola, agora começa você”; C) “Mas se eu pedir pra parar, tem que parar, entendeu?”. Os resultados apontaram que as meninas assumiram funções determinantes no desenvolvimento da prática do Fútbol Callejero, mostrando solidariedade e sororidade; todavia, ainda se observou algumas reduções na participação das meninas.Palavras-chave: Fútbol Callejero. Gênero. Educação Física Escolar. Girls Participation in Fútbol Callejero: intervention in School Physical Education Abstract This article exposes the investigative course of a didactic unit, based on Fútbol Callejero, applied in a 9th grade group, whose aim was to analyze, understand and describe the participation of girls in the practice of Fútbol Callejero during Physical Education classes at school. The study was conducted with a qualitative descriptive approach, and 6 Physical Education classes observed. Six sets of field notes were developed, and the content analysis was conducted via phenomenology, in the situated phenomenon mode. Three categories emerged from the nomothetic matrix: A) “If it would be better to watch the game, paying attention to everything, or to play”; B) “Last match I started with the ball, now you start”; C) “But if I ask you to stop, you have to stop, did you understand?”. The results showed that the girls assumed decisive roles in the development of the practice of Fútbol Callejero, showing solidarity and sorority; however, there was still some reduction in girls' participation.Keywords: Fútbol Callejero. Genre. School Physical Education. Participación de Niñas en el Fútbol Callejero: intervención en Educación Física Escolar Resumen Este artículo expone el camino de investigación de una unidad didáctica, basada en el Fútbol Callejero, aplicada a un grupo del noveno año, objetivando analizar, comprender y describir la participación de las niñas en la práctica del Fútbol Callejero durante las clases de Educación Física Escolar. El estudio se realizó con un enfoque descriptivo cualitativo, con 6 clases de educación física miradas. Se prepararon seis diarios de campo y el análisis del contenido se realizó por fenomenología, en el modo de fenómeno situado. De la matriz nomotética surgieron tres categorías: A) “Si resultaría mejor estar mirando el partido, prestar atención, o jugar”; B) “El partido anterior empecé yo, ahora empiezas”; C) “Pero si te pido para parar, tienes que parar, ¿entiéndelo?”. Los resultados mostraron que las niñas asumieron roles decisivos en el desarrollo de la práctica del Fútbol Callejero, demostrando solidaridad y sororidad; sin embargo, hubo algunas reducciones en la participación de las niñas.Palabras clave: Fútbol Callejero. Género. Educación Física Escolar.Resumo Este artigo expõe o percurso investigativo de uma unidade didática, embasada no Fútbol Callejero, aplicada em uma turma de 9º ano, cujo objetivo foi analisar, compreender e descrever a participação de meninas na prática do Fútbol Callejero durante aulas de Educação Física Escolar. O estudo foi conduzido com abordagem qualitativa descritiva, sendo observadas 6 aulas de Educação Física. Foram elaborados 6 diários de campo e a análise do conteúdo foi realizada via fenomenologia, na modalidade fenômeno situado. Três categorias emergiram: A) “Se ia ser melhor ficar olhando o jogo, prestando atenção em tudo, ou jogar”; B) “No outro jogo eu saí com a bola, agora começa você”; C) “Mas se eu pedir pra parar, tem que parar, entendeu?”. Os resultados apontaram que as meninas assumiram funções determinantes no desenvolvimento da prática do Fútbol Callejero, mostrando solidariedade e sororidade; todavia, ainda se observou algumas reduções na participação das meninas.Palavras-chave: Fútbol Callejero. Gênero. Educação Física Escolar. Girls Participation in Fútbol Callejero: intervention in School Physical Education Abstract This article exposes the investigative course of a didactic unit, based on Fútbol Callejero, applied in a 9th grade group, whose aim was to analyze, understand and describe the participation of girls in the practice of Fútbol Callejero during Physical Education classes at school. The study was conducted with a qualitative descriptive approach, and 6 Physical Education classes observed. Six sets of field notes were developed, and the content analysis was conducted via phenomenology, in the situated phenomenon mode. Three categories emerged from the nomothetic matrix: A) “If it would be better to watch the game, paying attention to everything, or to play”; B) “Last match I started with the ball, now you start”; C) “But if I ask you to stop, you have to stop, did you understand?”. The results showed that the girls assumed decisive roles in the development of the practice of Fútbol Callejero, showing solidarity and sorority; however, there was still some reduction in girls' participation.Keywords: Fútbol Callejero. Genre. School Physical Education. Participación de Niñas en el Fútbol Callejero: intervención en Educación Física Escolar Resumen Este artículo expone el camino de investigación de una unidad didáctica, basada en el Fútbol Callejero, aplicada a un grupo del noveno año, objetivando analizar, comprender y describir la participación de las niñas en la práctica del Fútbol Callejero durante las clases de Educación Física Escolar. El estudio se realizó con un enfoque descriptivo cualitativo, con 6 clases de educación física miradas. Se prepararon seis diarios de campo y el análisis del contenido se realizó por fenomenología, en el modo de fenómeno situado. De la matriz nomotética surgieron tres categorías: A) “Si resultaría mejor estar mirando el partido, prestar atención, o jugar”; B) “El partido anterior empecé yo, ahora empiezas”; C) “Pero si te pido para parar, tienes que parar, ¿entiéndelo?”. Los resultados mostraron que las niñas asumieron roles decisivos en el desarrollo de la práctica del Fútbol Callejero, demostrando solidaridad y sororidad; sin embargo, hubo algunas reducciones en la participación de las niñas.Palabras clave: Fútbol Callejero. Género. Educación Física Escolar.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2020-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n1-p15-2610.29181/2594-6463-2020-v4-n1-p15-26MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 1 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 15-26Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 1 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 15-26Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 1 (2020): Motricidades: Rev. 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