Educação Física em Moçambique: dilemas históricos da formação e atuação profissional
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n1-p17-29 |
Resumo: | Resumo O presente artigo analisa o contexto histórico da formação e atuação profissional em Educação Física em Moçambique. Para a construção do mesmo foram consideradas as vivências e experiências dos autores como professores de Educação Física, artigos publicados e documentos oficiais. Constatamos que a formação de professores sofreu várias metamorfoses em função da realidade de cada época; desde o período colonial até hoje não houve mudanças em conteúdos lecionados na Educação Física escolar; a atuação profissional dos professores é influenciada pelos preconceitos e estereótipos de género e corpo onde se verifica a separação de meninos e meninas nas aulas e no tipo de atividade desportiva; há interferências das práticas sociais e culturais como os ritos de iniciação, os mitos e tabus nas aulas. Em função destas constatações, perspetivamos reconstruir a formação e a atuação profissional em Educação Física a partir de um olhar intercultural e pós- colonial.Palavras-chave: Formação. Atuação Profissional. Educação Física. Moçambique. Physical Education in Mozambique: historical dilemmas of training and professional activity Abstract The present article analyzes the historical context of the formation and professional performance in Physical Education in the Mozambican context, taking into account the record shifts of the colonial period up to the moment. For the construction of the article, experiences of the authors as teachers of Physical Education, published articles and official documents were considered. We found that teacher training underwent several metamorphoses in function of the reality of each epoch; from the colonial period until today, there were no changes of contents taught in the Physical School Education; the professional performance of teachers is influenced by stereotypes of gender and body prejudices where it can be noticed the separation of boys and girls in the classes and in the type of sports activity to be performed in class in accordance with the body structure. There are negative influences of social and cultural practices such as initiation rites, myths and taboos in class. Based on these findings, we intend to reconstruct the formation and professional activity of the Physical Education teacher from an intercultural and postcolonial.Keywords: Training. Professional Performance. Physical Education. Mozambique. Educación Física en Mozambique: dilemas históricos de la formación y actuación profesional Resumen El presente artículo analiza el contexto histórico de la formación y actuación profesional en Educación Física en el contexto mozambiqueño, teniendo en cuenta las transforaciones registradas del período colonial hasta el momento. Para la construcción del mismo fueron consideradas las vivencias y experiencias de los autores como profesores de Educación Física, artículos publicados y documentos oficiales. Constatamos que la formación de profesores sufrió varias cambio en función de la realidad de cada época; desde el período colonial hasta hoy no hubo cambios en contenidos leídos en la Educación Física escolar; la actuación profesional de los profesores es influenciada por los prejuicios y estereotipos de género y cuerpo donde se verifica la separación de niños y niñas en las clases y en el tipo de actividad deportiva a realizar en la clase en función del cuerpo; hay influencias negativas de las prácticas sociales y culturales como los ritos de iniciación, los mitos y tabúes en las clases. En función de estas constataciones, perspetivamos reconstruir la formación y la actuación profesional del profesor de Educación Física a partir de una mirada intercultural y postcolonial.Palabras clave: Formación. Actuación Profesional. Educación Física. Mozambique. |
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Constatamos que a formação de professores sofreu várias metamorfoses em função da realidade de cada época; desde o período colonial até hoje não houve mudanças em conteúdos lecionados na Educação Física escolar; a atuação profissional dos professores é influenciada pelos preconceitos e estereótipos de género e corpo onde se verifica a separação de meninos e meninas nas aulas e no tipo de atividade desportiva; há interferências das práticas sociais e culturais como os ritos de iniciação, os mitos e tabus nas aulas. Em função destas constatações, perspetivamos reconstruir a formação e a atuação profissional em Educação Física a partir de um olhar intercultural e pós- colonial.Palavras-chave: Formação. Atuação Profissional. Educação Física. Moçambique. Physical Education in Mozambique: historical dilemmas of training and professional activity Abstract The present article analyzes the historical context of the formation and professional performance in Physical Education in the Mozambican context, taking into account the record shifts of the colonial period up to the moment. For the construction of the article, experiences of the authors as teachers of Physical Education, published articles and official documents were considered. We found that teacher training underwent several metamorphoses in function of the reality of each epoch; from the colonial period until today, there were no changes of contents taught in the Physical School Education; the professional performance of teachers is influenced by stereotypes of gender and body prejudices where it can be noticed the separation of boys and girls in the classes and in the type of sports activity to be performed in class in accordance with the body structure. There are negative influences of social and cultural practices such as initiation rites, myths and taboos in class. Based on these findings, we intend to reconstruct the formation and professional activity of the Physical Education teacher from an intercultural and postcolonial.Keywords: Training. Professional Performance. Physical Education. Mozambique. Educación Física en Mozambique: dilemas históricos de la formación y actuación profesional Resumen El presente artículo analiza el contexto histórico de la formación y actuación profesional en Educación Física en el contexto mozambiqueño, teniendo en cuenta las transforaciones registradas del período colonial hasta el momento. Para la construcción del mismo fueron consideradas las vivencias y experiencias de los autores como profesores de Educación Física, artículos publicados y documentos oficiales. Constatamos que la formación de profesores sufrió varias cambio en función de la realidad de cada época; desde el período colonial hasta hoy no hubo cambios en contenidos leídos en la Educación Física escolar; la actuación profesional de los profesores es influenciada por los prejuicios y estereotipos de género y cuerpo donde se verifica la separación de niños y niñas en las clases y en el tipo de actividad deportiva a realizar en la clase en función del cuerpo; hay influencias negativas de las prácticas sociales y culturales como los ritos de iniciación, los mitos y tabúes en las clases. En función de estas constataciones, perspetivamos reconstruir la formación y la actuación profesional del profesor de Educación Física a partir de una mirada intercultural y postcolonial.Palabras clave: Formación. Actuación Profesional. Educación Física. Mozambique.Resumo O presente artigo analisa o contexto histórico da formação e atuação profissional em Educação Física em Moçambique. Para a construção do mesmo foram consideradas as vivências e experiências dos autores como professores de Educação Física, artigos publicados e documentos oficiais. Constatamos que a formação de professores sofreu várias metamorfoses em função da realidade de cada época; desde o período colonial até hoje não houve mudanças em conteúdos lecionados na Educação Física escolar; a atuação profissional dos professores é influenciada pelos preconceitos e estereótipos de género e corpo onde se verifica a separação de meninos e meninas nas aulas e no tipo de atividade desportiva; há interferências das práticas sociais e culturais como os ritos de iniciação, os mitos e tabus nas aulas. Em função destas constatações, perspetivamos reconstruir a formação e a atuação profissional em Educação Física a partir de um olhar intercultural e pós- colonial.Palavras-chave: Formação. Atuação Profissional. Educação Física. Moçambique. Physical Education in Mozambique: historical dilemmas of training and professional activity Abstract The present article analyzes the historical context of the formation and professional performance in Physical Education in the Mozambican context, taking into account the record shifts of the colonial period up to the moment. For the construction of the article, experiences of the authors as teachers of Physical Education, published articles and official documents were considered. We found that teacher training underwent several metamorphoses in function of the reality of each epoch; from the colonial period until today, there were no changes of contents taught in the Physical School Education; the professional performance of teachers is influenced by stereotypes of gender and body prejudices where it can be noticed the separation of boys and girls in the classes and in the type of sports activity to be performed in class in accordance with the body structure. There are negative influences of social and cultural practices such as initiation rites, myths and taboos in class. Based on these findings, we intend to reconstruct the formation and professional activity of the Physical Education teacher from an intercultural and postcolonial.Keywords: Training. Professional Performance. Physical Education. Mozambique. Educación Física en Mozambique: dilemas históricos de la formación y actuación profesional Resumen El presente artículo analiza el contexto histórico de la formación y actuación profesional en Educación Física en el contexto mozambiqueño, teniendo en cuenta las transforaciones registradas del período colonial hasta el momento. Para la construcción del mismo fueron consideradas las vivencias y experiencias de los autores como profesores de Educación Física, artículos publicados y documentos oficiales. Constatamos que la formación de profesores sufrió varias cambio en función de la realidad de cada época; desde el período colonial hasta hoy no hubo cambios en contenidos leídos en la Educación Física escolar; la actuación profesional de los profesores es influenciada por los prejuicios y estereotipos de género y cuerpo donde se verifica la separación de niños y niñas en las clases y en el tipo de actividad deportiva a realizar en la clase en función del cuerpo; hay influencias negativas de las prácticas sociales y culturales como los ritos de iniciación, los mitos y tabúes en las clases. En función de estas constataciones, perspetivamos reconstruir la formación y la actuación profesional del profesor de Educación Física a partir de una mirada intercultural y postcolonial.Palabras clave: Formación. Actuación Profesional. Educación Física. Mozambique.Resumo O presente artigo analisa o contexto histórico da formação e atuação profissional em Educação Física em Moçambique. 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