Black women teaching art to overcome racism
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p182-195 |
Resumo: | Mulheres negras no ensino de arte e a superação do racismo ResumoEste artigo reúne contribuições de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de compreender como as acadêmicas negras do curso de Artes Visuais Licenciatura da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul percebem as relações de raça e preconceito nas artes visuais e em sua formação docente. O desenvolvimento da pesquisa buscou conexões entre o campo artístico e o protagonismo da mulher negra e, por meio de uma metodologia qualitativa analisou três monografias produzidas por acadêmicas negras no período de 2015 a 2018. No processo, foram delineadas três categorias temáticas: A) Reflexões sobre a mulher negra; B) A mulher negra como artista; C) A mulher negra como professora. Nas considerações destaca-se a necessidade de revisão curricular para o ensino de arte com a valorização de artistas negras, respeito e sensibilização com a participação negra na história do Brasil, visando à superação do preconceito e do racismo.Palavras-chave: Formação Docente. Arte Brasileira. Educação para as Relações Étnico-Raciais. Black women teaching art to overcome racism AbstractThis article compiles contributions from a research project aimed at comprehending how black female students in the Visual Arts Teaching program at the Faculty of Arts, Letters, and Communication of the Federal University of Mato Grosso do Sul perceive racial relations and prejudice in visual arts and their teacher training. The research sought connections between the artistic domain and the role of black women. Through a qualitative methodology, it analyzed three theses produced by black female students between 2015 and 2018. Throughout this process, three thematic categories were delineated: A) Reflections on black women; B) Black women as artists; C) Black women as teachers. In the conclusion, the need for a curriculum revision in art education is emphasized, focusing on the appreciation of black artists, fostering respect and awareness of black contributions to Brazil’s history, with the aim of overcoming prejudice and racism.Keywords: Teacher Education. Brazilian Art. Education for Ethnic-Racial Relations. Mujeres negras en la enseñanza del arte y la superación del racismo ResumenEste artículo reúne las contribuciones de una investigación desarrollada con el propósito de comprender cómo las académicas negras del curso de Licenciatura en Artes Visuales de la Facultad de Artes, Letras y Comunicación de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul perciben las relaciones de raza y prejuicio en las artes visuales y en su formación docente. El desarrollo de la investigación buscó establecer conexiones entre el ámbito artístico y el protagonismo de la mujer negra y, mediante una metodología cualitativa, analizó tres monografías producidas por académicas negras en el período de 2015 a 2018. En el proceso, se delinearon tres categorías temáticas: A) Reflexiones sobre la mujer negra; B) La mujer negra como artista; C) La mujer negra como profesora. En las conclusiones, se destaca la necesidad de revisar el plan de estudios para la enseñanza de arte con la valorización de artistas negras, el respeto y la sensibilización sobre la participación negra en la historia de Brasil, con el objetivo de superar el prejuicio y el racismo.Palabras clave: Formación Docente. Arte Brasileña. Educación para las Relaciones Étnico-Raciales. |
id |
SPQMH_dc733c9fac6aa839040d16b37bf80f9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/244 |
network_acronym_str |
SPQMH |
network_name_str |
Motricidades |
repository_id_str |
|
spelling |
Black women teaching art to overcome racismMujeres negras en la enseñanza del arte y la superación del racismoMulheres negras no ensino de arte e a superação do racismoTeacher EducationBrazilian ArtEducation for Ethnic-Racial RelationsFormação DocenteArte BrasileiraEducação para as Relações Étnico-RaciaisFormación DocenteArte BrasileñaEducación para las Relaciones Étnico-RacialesMulheres negras no ensino de arte e a superação do racismo ResumoEste artigo reúne contribuições de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de compreender como as acadêmicas negras do curso de Artes Visuais Licenciatura da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul percebem as relações de raça e preconceito nas artes visuais e em sua formação docente. O desenvolvimento da pesquisa buscou conexões entre o campo artístico e o protagonismo da mulher negra e, por meio de uma metodologia qualitativa analisou três monografias produzidas por acadêmicas negras no período de 2015 a 2018. No processo, foram delineadas três categorias temáticas: A) Reflexões sobre a mulher negra; B) A mulher negra como artista; C) A mulher negra como professora. Nas considerações destaca-se a necessidade de revisão curricular para o ensino de arte com a valorização de artistas negras, respeito e sensibilização com a participação negra na história do Brasil, visando à superação do preconceito e do racismo.Palavras-chave: Formação Docente. Arte Brasileira. Educação para as Relações Étnico-Raciais. Black women teaching art to overcome racism AbstractThis article compiles contributions from a research project aimed at comprehending how black female students in the Visual Arts Teaching program at the Faculty of Arts, Letters, and Communication of the Federal University of Mato Grosso do Sul perceive racial relations and prejudice in visual arts and their teacher training. The research sought connections between the artistic domain and the role of black women. Through a qualitative methodology, it analyzed three theses produced by black female students between 2015 and 2018. Throughout this process, three thematic categories were delineated: A) Reflections on black women; B) Black women as artists; C) Black women as teachers. In the conclusion, the need for a curriculum revision in art education is emphasized, focusing on the appreciation of black artists, fostering respect and awareness of black contributions to Brazil’s history, with the aim of overcoming prejudice and racism.Keywords: Teacher Education. Brazilian Art. Education for Ethnic-Racial Relations. Mujeres negras en la enseñanza del arte y la superación del racismo ResumenEste artículo reúne las contribuciones de una investigación desarrollada con el propósito de comprender cómo las académicas negras del curso de Licenciatura en Artes Visuales de la Facultad de Artes, Letras y Comunicación de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul perciben las relaciones de raza y prejuicio en las artes visuales y en su formación docente. El desarrollo de la investigación buscó establecer conexiones entre el ámbito artístico y el protagonismo de la mujer negra y, mediante una metodología cualitativa, analizó tres monografías producidas por académicas negras en el período de 2015 a 2018. En el proceso, se delinearon tres categorías temáticas: A) Reflexiones sobre la mujer negra; B) La mujer negra como artista; C) La mujer negra como profesora. En las conclusiones, se destaca la necesidad de revisar el plan de estudios para la enseñanza de arte con la valorización de artistas negras, el respeto y la sensibilización sobre la participación negra en la historia de Brasil, con el objetivo de superar el prejuicio y el racismo.Palabras clave: Formación Docente. Arte Brasileña. Educación para las Relaciones Étnico-Raciales.Mulheres negras no ensino de arte e a superação do racismo ResumoEste artigo reúne contribuições de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de compreender como as acadêmicas negras do curso de Artes Visuais Licenciatura da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul percebem as relações de raça e preconceito nas artes visuais e em sua formação docente. O desenvolvimento da pesquisa buscou conexões entre o campo artístico e o protagonismo da mulher negra e, por meio de uma metodologia qualitativa analisou três monografias produzidas por acadêmicas negras no período de 2015 a 2018. No processo, foram delineadas três categorias temáticas: A) Reflexões sobre a mulher negra; B) A mulher negra como artista; C) A mulher negra como professora. Nas considerações destaca-se a necessidade de revisão curricular para o ensino de arte com a valorização de artistas negras, respeito e sensibilização com a participação negra na história do Brasil, visando à superação do preconceito e do racismo.Palavras-chave: Formação Docente. Arte Brasileira. Educação para as Relações Étnico-Raciais. Black women teaching art to overcome racism AbstractThis article compiles contributions from a research project aimed at comprehending how black female students in the Visual Arts Teaching program at the Faculty of Arts, Letters, and Communication of the Federal University of Mato Grosso do Sul perceive racial relations and prejudice in visual arts and their teacher training. The research sought connections between the artistic domain and the role of black women. Through a qualitative methodology, it analyzed three theses produced by black female students between 2015 and 2018. Throughout this process, three thematic categories were delineated: A) Reflections on black women; B) Black women as artists; C) Black women as teachers. In the conclusion, the need for a curriculum revision in art education is emphasized, focusing on the appreciation of black artists, fostering respect and awareness of black contributions to Brazil’s history, with the aim of overcoming prejudice and racism.Keywords: Teacher Education. Brazilian Art. Education for Ethnic-Racial Relations. Mujeres negras en la enseñanza del arte y la superación del racismo ResumenEste artículo reúne las contribuciones de una investigación desarrollada con el propósito de comprender cómo las académicas negras del curso de Licenciatura en Artes Visuales de la Facultad de Artes, Letras y Comunicación de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul perciben las relaciones de raza y prejuicio en las artes visuales y en su formación docente. El desarrollo de la investigación buscó establecer conexiones entre el ámbito artístico y el protagonismo de la mujer negra y, mediante una metodología cualitativa, analizó tres monografías producidas por académicas negras en el período de 2015 a 2018. En el proceso, se delinearon tres categorías temáticas: A) Reflexiones sobre la mujer negra; B) La mujer negra como artista; C) La mujer negra como profesora. En las conclusiones, se destaca la necesidad de revisar el plan de estudios para la enseñanza de arte con la valorización de artistas negras, el respeto y la sensibilización sobre la participación negra en la historia de Brasil, con el objetivo de superar el prejuicio y el racismo.Palabras clave: Formación Docente. Arte Brasileña. Educación para las Relaciones Étnico-Raciales.Mulheres negras no ensino de arte e a superação do racismo ResumoEste artigo reúne contribuições de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de compreender como as acadêmicas negras do curso de Artes Visuais Licenciatura da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul percebem as relações de raça e preconceito nas artes visuais e em sua formação docente. O desenvolvimento da pesquisa buscou conexões entre o campo artístico e o protagonismo da mulher negra e, por meio de uma metodologia qualitativa analisou três monografias produzidas por acadêmicas negras no período de 2015 a 2018. No processo, foram delineadas três categorias temáticas: A) Reflexões sobre a mulher negra; B) A mulher negra como artista; C) A mulher negra como professora. Nas considerações destaca-se a necessidade de revisão curricular para o ensino de arte com a valorização de artistas negras, respeito e sensibilização com a participação negra na história do Brasil, visando à superação do preconceito e do racismo.Palavras-chave: Formação Docente. Arte Brasileira. Educação para as Relações Étnico-Raciais. Black women teaching art to overcome racism AbstractThis article compiles contributions from a research project aimed at comprehending how black female students in the Visual Arts Teaching program at the Faculty of Arts, Letters, and Communication of the Federal University of Mato Grosso do Sul perceive racial relations and prejudice in visual arts and their teacher training. The research sought connections between the artistic domain and the role of black women. Through a qualitative methodology, it analyzed three theses produced by black female students between 2015 and 2018. Throughout this process, three thematic categories were delineated: A) Reflections on black women; B) Black women as artists; C) Black women as teachers. In the conclusion, the need for a curriculum revision in art education is emphasized, focusing on the appreciation of black artists, fostering respect and awareness of black contributions to Brazil’s history, with the aim of overcoming prejudice and racism.Keywords: Teacher Education. Brazilian Art. Education for Ethnic-Racial Relations. Mujeres negras en la enseñanza del arte y la superación del racismo ResumenEste artículo reúne las contribuciones de una investigación desarrollada con el propósito de comprender cómo las académicas negras del curso de Licenciatura en Artes Visuales de la Facultad de Artes, Letras y Comunicación de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul perciben las relaciones de raza y prejuicio en las artes visuales y en su formación docente. El desarrollo de la investigación buscó establecer conexiones entre el ámbito artístico y el protagonismo de la mujer negra y, mediante una metodología cualitativa, analizó tres monografías producidas por académicas negras en el período de 2015 a 2018. En el proceso, se delinearon tres categorías temáticas: A) Reflexiones sobre la mujer negra; B) La mujer negra como artista; C) La mujer negra como profesora. En las conclusiones, se destaca la necesidad de revisar el plan de estudios para la enseñanza de arte con la valorización de artistas negras, el respeto y la sensibilización sobre la participación negra en la historia de Brasil, con el objetivo de superar el prejuicio y el racismo.Palabras clave: Formación Docente. Arte Brasileña. Educación para las Relaciones Étnico-Raciales.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2023-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p182-19510.29181/2594-6463-2023-v7-n3-p182-195MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 3 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 182-195Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 3 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 182-195Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 3 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 182-1952594-646310.29181/2594-6463-2023-v7-n3reponame:Motricidadesinstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p182-195/442http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p182-195/443Copyright (c) 2023 Jaqueline da Silva de Assis, Paulo César Antonini de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Jaqueline da Silva deAntonini de Souza, Paulo César2023-12-08T02:25:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/244Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2023-12-08T02:25:52Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Black women teaching art to overcome racism Mujeres negras en la enseñanza del arte y la superación del racismo Mulheres negras no ensino de arte e a superação do racismo |
title |
Black women teaching art to overcome racism |
spellingShingle |
Black women teaching art to overcome racism Assis, Jaqueline da Silva de Teacher Education Brazilian Art Education for Ethnic-Racial Relations Formação Docente Arte Brasileira Educação para as Relações Étnico-Raciais Formación Docente Arte Brasileña Educación para las Relaciones Étnico-Raciales |
title_short |
Black women teaching art to overcome racism |
title_full |
Black women teaching art to overcome racism |
title_fullStr |
Black women teaching art to overcome racism |
title_full_unstemmed |
Black women teaching art to overcome racism |
title_sort |
Black women teaching art to overcome racism |
author |
Assis, Jaqueline da Silva de |
author_facet |
Assis, Jaqueline da Silva de Antonini de Souza, Paulo César |
author_role |
author |
author2 |
Antonini de Souza, Paulo César |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Jaqueline da Silva de Antonini de Souza, Paulo César |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teacher Education Brazilian Art Education for Ethnic-Racial Relations Formação Docente Arte Brasileira Educação para as Relações Étnico-Raciais Formación Docente Arte Brasileña Educación para las Relaciones Étnico-Raciales |
topic |
Teacher Education Brazilian Art Education for Ethnic-Racial Relations Formação Docente Arte Brasileira Educação para as Relações Étnico-Raciais Formación Docente Arte Brasileña Educación para las Relaciones Étnico-Raciales |
description |
Mulheres negras no ensino de arte e a superação do racismo ResumoEste artigo reúne contribuições de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de compreender como as acadêmicas negras do curso de Artes Visuais Licenciatura da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul percebem as relações de raça e preconceito nas artes visuais e em sua formação docente. O desenvolvimento da pesquisa buscou conexões entre o campo artístico e o protagonismo da mulher negra e, por meio de uma metodologia qualitativa analisou três monografias produzidas por acadêmicas negras no período de 2015 a 2018. No processo, foram delineadas três categorias temáticas: A) Reflexões sobre a mulher negra; B) A mulher negra como artista; C) A mulher negra como professora. Nas considerações destaca-se a necessidade de revisão curricular para o ensino de arte com a valorização de artistas negras, respeito e sensibilização com a participação negra na história do Brasil, visando à superação do preconceito e do racismo.Palavras-chave: Formação Docente. Arte Brasileira. Educação para as Relações Étnico-Raciais. Black women teaching art to overcome racism AbstractThis article compiles contributions from a research project aimed at comprehending how black female students in the Visual Arts Teaching program at the Faculty of Arts, Letters, and Communication of the Federal University of Mato Grosso do Sul perceive racial relations and prejudice in visual arts and their teacher training. The research sought connections between the artistic domain and the role of black women. Through a qualitative methodology, it analyzed three theses produced by black female students between 2015 and 2018. Throughout this process, three thematic categories were delineated: A) Reflections on black women; B) Black women as artists; C) Black women as teachers. In the conclusion, the need for a curriculum revision in art education is emphasized, focusing on the appreciation of black artists, fostering respect and awareness of black contributions to Brazil’s history, with the aim of overcoming prejudice and racism.Keywords: Teacher Education. Brazilian Art. Education for Ethnic-Racial Relations. Mujeres negras en la enseñanza del arte y la superación del racismo ResumenEste artículo reúne las contribuciones de una investigación desarrollada con el propósito de comprender cómo las académicas negras del curso de Licenciatura en Artes Visuales de la Facultad de Artes, Letras y Comunicación de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul perciben las relaciones de raza y prejuicio en las artes visuales y en su formación docente. El desarrollo de la investigación buscó establecer conexiones entre el ámbito artístico y el protagonismo de la mujer negra y, mediante una metodología cualitativa, analizó tres monografías producidas por académicas negras en el período de 2015 a 2018. En el proceso, se delinearon tres categorías temáticas: A) Reflexiones sobre la mujer negra; B) La mujer negra como artista; C) La mujer negra como profesora. En las conclusiones, se destaca la necesidad de revisar el plan de estudios para la enseñanza de arte con la valorización de artistas negras, el respeto y la sensibilización sobre la participación negra en la historia de Brasil, con el objetivo de superar el prejuicio y el racismo.Palabras clave: Formación Docente. Arte Brasileña. Educación para las Relaciones Étnico-Raciales. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p182-195 10.29181/2594-6463-2023-v7-n3-p182-195 |
url |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p182-195 |
identifier_str_mv |
10.29181/2594-6463-2023-v7-n3-p182-195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p182-195/442 http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p182-195/443 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Jaqueline da Silva de Assis, Paulo César Antonini de Souza http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Jaqueline da Silva de Assis, Paulo César Antonini de Souza http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 3 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 182-195 Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 3 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 182-195 Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 3 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 182-195 2594-6463 10.29181/2594-6463-2023-v7-n3 reponame:Motricidades instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) instacron:SPQMH |
instname_str |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
instacron_str |
SPQMH |
institution |
SPQMH |
reponame_str |
Motricidades |
collection |
Motricidades |
repository.name.fl_str_mv |
Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
repository.mail.fl_str_mv |
spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org |
_version_ |
1797231720401993728 |