Black women teaching art to overcome racism

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Jaqueline da Silva de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Antonini de Souza, Paulo César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p182-195
Resumo: Mulheres negras no ensino de arte e a superação do racismo ResumoEste artigo reúne contribuições de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de compreender como as acadêmicas negras do curso de Artes Visuais Licenciatura da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul percebem as relações de raça e preconceito nas artes visuais e em sua formação docente. O desenvolvimento da pesquisa buscou conexões entre o campo artístico e o protagonismo da mulher negra e, por meio de uma metodologia qualitativa analisou três monografias produzidas por acadêmicas negras no período de 2015 a 2018. No processo, foram delineadas três categorias temáticas: A) Reflexões sobre a mulher negra; B) A mulher negra como artista; C) A mulher negra como professora. Nas considerações destaca-se a necessidade de revisão curricular para o ensino de arte com a valorização de artistas negras, respeito e sensibilização com a participação negra na história do Brasil, visando à superação do preconceito e do racismo.Palavras-chave: Formação Docente. Arte Brasileira. Educação para as Relações Étnico-Raciais. Black women teaching art to overcome racism AbstractThis article compiles contributions from a research project aimed at comprehending how black female students in the Visual Arts Teaching program at the Faculty of Arts, Letters, and Communication of the Federal University of Mato Grosso do Sul perceive racial relations and prejudice in visual arts and their teacher training. The research sought connections between the artistic domain and the role of black women. Through a qualitative methodology, it analyzed three theses produced by black female students between 2015 and 2018. Throughout this process, three thematic categories were delineated: A) Reflections on black women; B) Black women as artists; C) Black women as teachers. In the conclusion, the need for a curriculum revision in art education is emphasized, focusing on the appreciation of black artists, fostering respect and awareness of black contributions to Brazil’s history, with the aim of overcoming prejudice and racism.Keywords: Teacher Education. Brazilian Art. Education for Ethnic-Racial Relations. Mujeres negras en la enseñanza del arte y la superación del racismo ResumenEste artículo reúne las contribuciones de una investigación desarrollada con el propósito de comprender cómo las académicas negras del curso de Licenciatura en Artes Visuales de la Facultad de Artes, Letras y Comunicación de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul perciben las relaciones de raza y prejuicio en las artes visuales y en su formación docente. El desarrollo de la investigación buscó establecer conexiones entre el ámbito artístico y el protagonismo de la mujer negra y, mediante una metodología cualitativa, analizó tres monografías producidas por académicas negras en el período de 2015 a 2018. En el proceso, se delinearon tres categorías temáticas: A) Reflexiones sobre la mujer negra; B) La mujer negra como artista; C) La mujer negra como profesora. En las conclusiones, se destaca la necesidad de revisar el plan de estudios para la enseñanza de arte con la valorización de artistas negras, el respeto y la sensibilización sobre la participación negra en la historia de Brasil, con el objetivo de superar el prejuicio y el racismo.Palabras clave: Formación Docente. Arte Brasileña. Educación para las Relaciones Étnico-Raciales.
id SPQMH_dc733c9fac6aa839040d16b37bf80f9e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/244
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades
repository_id_str
spelling Black women teaching art to overcome racismMujeres negras en la enseñanza del arte y la superación del racismoMulheres negras no ensino de arte e a superação do racismoTeacher EducationBrazilian ArtEducation for Ethnic-Racial RelationsFormação DocenteArte BrasileiraEducação para as Relações Étnico-RaciaisFormación DocenteArte BrasileñaEducación para las Relaciones Étnico-RacialesMulheres negras no ensino de arte e a superação do racismo ResumoEste artigo reúne contribuições de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de compreender como as acadêmicas negras do curso de Artes Visuais Licenciatura da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul percebem as relações de raça e preconceito nas artes visuais e em sua formação docente. O desenvolvimento da pesquisa buscou conexões entre o campo artístico e o protagonismo da mulher negra e, por meio de uma metodologia qualitativa analisou três monografias produzidas por acadêmicas negras no período de 2015 a 2018. No processo, foram delineadas três categorias temáticas: A) Reflexões sobre a mulher negra; B) A mulher negra como artista; C) A mulher negra como professora. Nas considerações destaca-se a necessidade de revisão curricular para o ensino de arte com a valorização de artistas negras, respeito e sensibilização com a participação negra na história do Brasil, visando à superação do preconceito e do racismo.Palavras-chave: Formação Docente. Arte Brasileira. Educação para as Relações Étnico-Raciais. Black women teaching art to overcome racism AbstractThis article compiles contributions from a research project aimed at comprehending how black female students in the Visual Arts Teaching program at the Faculty of Arts, Letters, and Communication of the Federal University of Mato Grosso do Sul perceive racial relations and prejudice in visual arts and their teacher training. The research sought connections between the artistic domain and the role of black women. Through a qualitative methodology, it analyzed three theses produced by black female students between 2015 and 2018. Throughout this process, three thematic categories were delineated: A) Reflections on black women; B) Black women as artists; C) Black women as teachers. In the conclusion, the need for a curriculum revision in art education is emphasized, focusing on the appreciation of black artists, fostering respect and awareness of black contributions to Brazil’s history, with the aim of overcoming prejudice and racism.Keywords: Teacher Education. Brazilian Art. Education for Ethnic-Racial Relations. Mujeres negras en la enseñanza del arte y la superación del racismo ResumenEste artículo reúne las contribuciones de una investigación desarrollada con el propósito de comprender cómo las académicas negras del curso de Licenciatura en Artes Visuales de la Facultad de Artes, Letras y Comunicación de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul perciben las relaciones de raza y prejuicio en las artes visuales y en su formación docente. El desarrollo de la investigación buscó establecer conexiones entre el ámbito artístico y el protagonismo de la mujer negra y, mediante una metodología cualitativa, analizó tres monografías producidas por académicas negras en el período de 2015 a 2018. En el proceso, se delinearon tres categorías temáticas: A) Reflexiones sobre la mujer negra; B) La mujer negra como artista; C) La mujer negra como profesora. En las conclusiones, se destaca la necesidad de revisar el plan de estudios para la enseñanza de arte con la valorización de artistas negras, el respeto y la sensibilización sobre la participación negra en la historia de Brasil, con el objetivo de superar el prejuicio y el racismo.Palabras clave: Formación Docente. Arte Brasileña. Educación para las Relaciones Étnico-Raciales.Mulheres negras no ensino de arte e a superação do racismo ResumoEste artigo reúne contribuições de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de compreender como as acadêmicas negras do curso de Artes Visuais Licenciatura da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul percebem as relações de raça e preconceito nas artes visuais e em sua formação docente. O desenvolvimento da pesquisa buscou conexões entre o campo artístico e o protagonismo da mulher negra e, por meio de uma metodologia qualitativa analisou três monografias produzidas por acadêmicas negras no período de 2015 a 2018. No processo, foram delineadas três categorias temáticas: A) Reflexões sobre a mulher negra; B) A mulher negra como artista; C) A mulher negra como professora. Nas considerações destaca-se a necessidade de revisão curricular para o ensino de arte com a valorização de artistas negras, respeito e sensibilização com a participação negra na história do Brasil, visando à superação do preconceito e do racismo.Palavras-chave: Formação Docente. Arte Brasileira. Educação para as Relações Étnico-Raciais. Black women teaching art to overcome racism AbstractThis article compiles contributions from a research project aimed at comprehending how black female students in the Visual Arts Teaching program at the Faculty of Arts, Letters, and Communication of the Federal University of Mato Grosso do Sul perceive racial relations and prejudice in visual arts and their teacher training. The research sought connections between the artistic domain and the role of black women. Through a qualitative methodology, it analyzed three theses produced by black female students between 2015 and 2018. Throughout this process, three thematic categories were delineated: A) Reflections on black women; B) Black women as artists; C) Black women as teachers. In the conclusion, the need for a curriculum revision in art education is emphasized, focusing on the appreciation of black artists, fostering respect and awareness of black contributions to Brazil’s history, with the aim of overcoming prejudice and racism.Keywords: Teacher Education. Brazilian Art. Education for Ethnic-Racial Relations. Mujeres negras en la enseñanza del arte y la superación del racismo ResumenEste artículo reúne las contribuciones de una investigación desarrollada con el propósito de comprender cómo las académicas negras del curso de Licenciatura en Artes Visuales de la Facultad de Artes, Letras y Comunicación de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul perciben las relaciones de raza y prejuicio en las artes visuales y en su formación docente. El desarrollo de la investigación buscó establecer conexiones entre el ámbito artístico y el protagonismo de la mujer negra y, mediante una metodología cualitativa, analizó tres monografías producidas por académicas negras en el período de 2015 a 2018. En el proceso, se delinearon tres categorías temáticas: A) Reflexiones sobre la mujer negra; B) La mujer negra como artista; C) La mujer negra como profesora. En las conclusiones, se destaca la necesidad de revisar el plan de estudios para la enseñanza de arte con la valorización de artistas negras, el respeto y la sensibilización sobre la participación negra en la historia de Brasil, con el objetivo de superar el prejuicio y el racismo.Palabras clave: Formación Docente. Arte Brasileña. Educación para las Relaciones Étnico-Raciales.Mulheres negras no ensino de arte e a superação do racismo ResumoEste artigo reúne contribuições de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de compreender como as acadêmicas negras do curso de Artes Visuais Licenciatura da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul percebem as relações de raça e preconceito nas artes visuais e em sua formação docente. O desenvolvimento da pesquisa buscou conexões entre o campo artístico e o protagonismo da mulher negra e, por meio de uma metodologia qualitativa analisou três monografias produzidas por acadêmicas negras no período de 2015 a 2018. No processo, foram delineadas três categorias temáticas: A) Reflexões sobre a mulher negra; B) A mulher negra como artista; C) A mulher negra como professora. Nas considerações destaca-se a necessidade de revisão curricular para o ensino de arte com a valorização de artistas negras, respeito e sensibilização com a participação negra na história do Brasil, visando à superação do preconceito e do racismo.Palavras-chave: Formação Docente. Arte Brasileira. Educação para as Relações Étnico-Raciais. Black women teaching art to overcome racism AbstractThis article compiles contributions from a research project aimed at comprehending how black female students in the Visual Arts Teaching program at the Faculty of Arts, Letters, and Communication of the Federal University of Mato Grosso do Sul perceive racial relations and prejudice in visual arts and their teacher training. The research sought connections between the artistic domain and the role of black women. Through a qualitative methodology, it analyzed three theses produced by black female students between 2015 and 2018. Throughout this process, three thematic categories were delineated: A) Reflections on black women; B) Black women as artists; C) Black women as teachers. In the conclusion, the need for a curriculum revision in art education is emphasized, focusing on the appreciation of black artists, fostering respect and awareness of black contributions to Brazil’s history, with the aim of overcoming prejudice and racism.Keywords: Teacher Education. Brazilian Art. Education for Ethnic-Racial Relations. Mujeres negras en la enseñanza del arte y la superación del racismo ResumenEste artículo reúne las contribuciones de una investigación desarrollada con el propósito de comprender cómo las académicas negras del curso de Licenciatura en Artes Visuales de la Facultad de Artes, Letras y Comunicación de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul perciben las relaciones de raza y prejuicio en las artes visuales y en su formación docente. El desarrollo de la investigación buscó establecer conexiones entre el ámbito artístico y el protagonismo de la mujer negra y, mediante una metodología cualitativa, analizó tres monografías producidas por académicas negras en el período de 2015 a 2018. En el proceso, se delinearon tres categorías temáticas: A) Reflexiones sobre la mujer negra; B) La mujer negra como artista; C) La mujer negra como profesora. En las conclusiones, se destaca la necesidad de revisar el plan de estudios para la enseñanza de arte con la valorización de artistas negras, el respeto y la sensibilización sobre la participación negra en la historia de Brasil, con el objetivo de superar el prejuicio y el racismo.Palabras clave: Formación Docente. Arte Brasileña. Educación para las Relaciones Étnico-Raciales.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2023-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p182-19510.29181/2594-6463-2023-v7-n3-p182-195MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 3 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 182-195Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 3 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 182-195Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 3 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 182-1952594-646310.29181/2594-6463-2023-v7-n3reponame:Motricidadesinstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p182-195/442http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p182-195/443Copyright (c) 2023 Jaqueline da Silva de Assis, Paulo César Antonini de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Jaqueline da Silva deAntonini de Souza, Paulo César2023-12-08T02:25:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/244Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2023-12-08T02:25:52Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Black women teaching art to overcome racism
Mujeres negras en la enseñanza del arte y la superación del racismo
Mulheres negras no ensino de arte e a superação do racismo
title Black women teaching art to overcome racism
spellingShingle Black women teaching art to overcome racism
Assis, Jaqueline da Silva de
Teacher Education
Brazilian Art
Education for Ethnic-Racial Relations
Formação Docente
Arte Brasileira
Educação para as Relações Étnico-Raciais
Formación Docente
Arte Brasileña
Educación para las Relaciones Étnico-Raciales
title_short Black women teaching art to overcome racism
title_full Black women teaching art to overcome racism
title_fullStr Black women teaching art to overcome racism
title_full_unstemmed Black women teaching art to overcome racism
title_sort Black women teaching art to overcome racism
author Assis, Jaqueline da Silva de
author_facet Assis, Jaqueline da Silva de
Antonini de Souza, Paulo César
author_role author
author2 Antonini de Souza, Paulo César
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Jaqueline da Silva de
Antonini de Souza, Paulo César
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher Education
Brazilian Art
Education for Ethnic-Racial Relations
Formação Docente
Arte Brasileira
Educação para as Relações Étnico-Raciais
Formación Docente
Arte Brasileña
Educación para las Relaciones Étnico-Raciales
topic Teacher Education
Brazilian Art
Education for Ethnic-Racial Relations
Formação Docente
Arte Brasileira
Educação para as Relações Étnico-Raciais
Formación Docente
Arte Brasileña
Educación para las Relaciones Étnico-Raciales
description Mulheres negras no ensino de arte e a superação do racismo ResumoEste artigo reúne contribuições de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de compreender como as acadêmicas negras do curso de Artes Visuais Licenciatura da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul percebem as relações de raça e preconceito nas artes visuais e em sua formação docente. O desenvolvimento da pesquisa buscou conexões entre o campo artístico e o protagonismo da mulher negra e, por meio de uma metodologia qualitativa analisou três monografias produzidas por acadêmicas negras no período de 2015 a 2018. No processo, foram delineadas três categorias temáticas: A) Reflexões sobre a mulher negra; B) A mulher negra como artista; C) A mulher negra como professora. Nas considerações destaca-se a necessidade de revisão curricular para o ensino de arte com a valorização de artistas negras, respeito e sensibilização com a participação negra na história do Brasil, visando à superação do preconceito e do racismo.Palavras-chave: Formação Docente. Arte Brasileira. Educação para as Relações Étnico-Raciais. Black women teaching art to overcome racism AbstractThis article compiles contributions from a research project aimed at comprehending how black female students in the Visual Arts Teaching program at the Faculty of Arts, Letters, and Communication of the Federal University of Mato Grosso do Sul perceive racial relations and prejudice in visual arts and their teacher training. The research sought connections between the artistic domain and the role of black women. Through a qualitative methodology, it analyzed three theses produced by black female students between 2015 and 2018. Throughout this process, three thematic categories were delineated: A) Reflections on black women; B) Black women as artists; C) Black women as teachers. In the conclusion, the need for a curriculum revision in art education is emphasized, focusing on the appreciation of black artists, fostering respect and awareness of black contributions to Brazil’s history, with the aim of overcoming prejudice and racism.Keywords: Teacher Education. Brazilian Art. Education for Ethnic-Racial Relations. Mujeres negras en la enseñanza del arte y la superación del racismo ResumenEste artículo reúne las contribuciones de una investigación desarrollada con el propósito de comprender cómo las académicas negras del curso de Licenciatura en Artes Visuales de la Facultad de Artes, Letras y Comunicación de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul perciben las relaciones de raza y prejuicio en las artes visuales y en su formación docente. El desarrollo de la investigación buscó establecer conexiones entre el ámbito artístico y el protagonismo de la mujer negra y, mediante una metodología cualitativa, analizó tres monografías producidas por académicas negras en el período de 2015 a 2018. En el proceso, se delinearon tres categorías temáticas: A) Reflexiones sobre la mujer negra; B) La mujer negra como artista; C) La mujer negra como profesora. En las conclusiones, se destaca la necesidad de revisar el plan de estudios para la enseñanza de arte con la valorización de artistas negras, el respeto y la sensibilización sobre la participación negra en la historia de Brasil, con el objetivo de superar el prejuicio y el racismo.Palabras clave: Formación Docente. Arte Brasileña. Educación para las Relaciones Étnico-Raciales.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p182-195
10.29181/2594-6463-2023-v7-n3-p182-195
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p182-195
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2023-v7-n3-p182-195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p182-195/442
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p182-195/443
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Jaqueline da Silva de Assis, Paulo César Antonini de Souza
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Jaqueline da Silva de Assis, Paulo César Antonini de Souza
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 3 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 182-195
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 3 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 182-195
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 3 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 182-195
2594-6463
10.29181/2594-6463-2023-v7-n3
reponame:Motricidades
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades
collection Motricidades
repository.name.fl_str_mv Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1797231720401993728