Procesos educativos de la práctica musical colectiva de la Orquesta de Metales Lyra Tatuí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Murilo Ferreira Velho de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Joly, Ilza Zenker Leme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p17-31
Resumo: Resumo Este estudo foi realizado junto a Orquestra de Metais Lyra Tatuí, um projeto criado em 2002, na cidade de Tatuí-SP por Adalto Soares e Silvia Zambonini. Atendia pessoas de 5 a 24 anos interessadas em fazer e aprender música. Este artigo é fruto da pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender processos educativos decorrentes da prática musical coletiva do grupo que estavam relacionados ao desenvolvimento humano das pessoas participantes. De natureza qualitativa, a pesquisa teve os diários de campo como instrumento de coleta de dados, construídos a partir de observações diretas. A análise foi realizada após a (re)organização das unidades de significado e contexto em categorias: “Humanização: em busca do ser mais” e “Aprendendo, ensinando e fazendo música”. A desmistificação do aprendizado musical, a construção de uma prática contextualizada e rigorosa e a importância da coerência do/a educador/a, são alguns dos resultados que esta pesquisa apontou.Palavras-chave: Processos Educativos. Prática Musical Coletiva. Educação Musical Humanizadora. Educational processes of collective music practice of the Lyra Tatuí Brass Orchestra Abstract This study was made with Lyra Tatuí Brass Orchestra, a project created in 2002 in the city of Tatuí-SP by Adalto Soares and Silvia Zambonini. It served people from 5 to 24 interested in making and learning music. This article is due the masters research that aimed to understand educational processes resulting from the collective music practice of the group that were related to the human development of the participants. Of qualitative nature, the research had the field diaries as instrument of data collection, constructed from direct observations. The analysis was performed after (re) organization of the units of meaning and context in categories: “Humanization: in search of being more” and “Learning, teaching and making music”. The demystification of musical learning, the construction of a contextual and rigorous practice and the importance of the educator’s coherence, are some of the results that this research pointed out.Keywords: Educational Processes. Collective Music Practice. Humanizing Music Education. Procesos educativos de la práctica musical colectiva de la Orquesta de Metales Lyra Tatuí Resumen Este estudio fue realizado junto a la Orquesta de Metales Lyra Tatuí, un proyecto creado en 2002, en la ciudad de Tatuí-SP por Adalto Soares y Silvia Zambonini. Atiendió a las personas de 5 a 24 años interesadas en hacer y aprender música. Este artículo es fruto de la investigación de postgrado que tuvo como objetivo comprender procesos educativos derivados de la práctica musical colectiva del grupo que estaban relacionados al desarrollo humano de las personas participantes. De carácter cualitativo, la investigación tuvo los diarios de campo como instrumento de recolección de datos, construidos a partir de observaciones directas. El análisis fue realizado después de la (re) organización de las unidades de significado y contexto en categorías: “Humanización: en busca del ser más” y “Aprendiendo, enseñando y haciendo música”. La desmistificación del aprendizaje musical, la construcción de una práctica contextualizada y rigurosa, la importancia de la coherencia del educador/a, son algunos de los resultados que esta investigación apunta.Palabras clave: Procesos Educativos. Práctica Musical Colectiva. Educación Musical Humanizadora.
id SPQMH_ee9de16f511b50199383c005ab18a426
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Procesos educativos de la práctica musical colectiva de la Orquesta de Metales Lyra TatuíProcesos educativos de la práctica musical colectiva de la Orquesta de Metales Lyra TatuíProcessos educativos da prática musical coletiva da Orquestra de Metais Lyra TatuíEducational ProcessesCollective Music PracticeHumanizing Music EducationProcessos EducativosPrática Musical ColetivaEducação Musical HumanizadoraProcesos EducativosPráctica Musical ColectivaEducación Musical HumanizadoraResumo Este estudo foi realizado junto a Orquestra de Metais Lyra Tatuí, um projeto criado em 2002, na cidade de Tatuí-SP por Adalto Soares e Silvia Zambonini. Atendia pessoas de 5 a 24 anos interessadas em fazer e aprender música. Este artigo é fruto da pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender processos educativos decorrentes da prática musical coletiva do grupo que estavam relacionados ao desenvolvimento humano das pessoas participantes. De natureza qualitativa, a pesquisa teve os diários de campo como instrumento de coleta de dados, construídos a partir de observações diretas. A análise foi realizada após a (re)organização das unidades de significado e contexto em categorias: “Humanização: em busca do ser mais” e “Aprendendo, ensinando e fazendo música”. A desmistificação do aprendizado musical, a construção de uma prática contextualizada e rigorosa e a importância da coerência do/a educador/a, são alguns dos resultados que esta pesquisa apontou.Palavras-chave: Processos Educativos. Prática Musical Coletiva. Educação Musical Humanizadora. Educational processes of collective music practice of the Lyra Tatuí Brass Orchestra Abstract This study was made with Lyra Tatuí Brass Orchestra, a project created in 2002 in the city of Tatuí-SP by Adalto Soares and Silvia Zambonini. It served people from 5 to 24 interested in making and learning music. This article is due the masters research that aimed to understand educational processes resulting from the collective music practice of the group that were related to the human development of the participants. Of qualitative nature, the research had the field diaries as instrument of data collection, constructed from direct observations. The analysis was performed after (re) organization of the units of meaning and context in categories: “Humanization: in search of being more” and “Learning, teaching and making music”. The demystification of musical learning, the construction of a contextual and rigorous practice and the importance of the educator’s coherence, are some of the results that this research pointed out.Keywords: Educational Processes. Collective Music Practice. Humanizing Music Education. Procesos educativos de la práctica musical colectiva de la Orquesta de Metales Lyra Tatuí Resumen Este estudio fue realizado junto a la Orquesta de Metales Lyra Tatuí, un proyecto creado en 2002, en la ciudad de Tatuí-SP por Adalto Soares y Silvia Zambonini. Atiendió a las personas de 5 a 24 años interesadas en hacer y aprender música. Este artículo es fruto de la investigación de postgrado que tuvo como objetivo comprender procesos educativos derivados de la práctica musical colectiva del grupo que estaban relacionados al desarrollo humano de las personas participantes. De carácter cualitativo, la investigación tuvo los diarios de campo como instrumento de recolección de datos, construidos a partir de observaciones directas. El análisis fue realizado después de la (re) organización de las unidades de significado y contexto en categorías: “Humanización: en busca del ser más” y “Aprendiendo, enseñando y haciendo música”. La desmistificación del aprendizaje musical, la construcción de una práctica contextualizada y rigurosa, la importancia de la coherencia del educador/a, son algunos de los resultados que esta investigación apunta.Palabras clave: Procesos Educativos. Práctica Musical Colectiva. Educación Musical Humanizadora.Resumo Este estudo foi realizado junto a Orquestra de Metais Lyra Tatuí, um projeto criado em 2002, na cidade de Tatuí-SP por Adalto Soares e Silvia Zambonini. Atendia pessoas de 5 a 24 anos interessadas em fazer e aprender música. Este artigo é fruto da pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender processos educativos decorrentes da prática musical coletiva do grupo que estavam relacionados ao desenvolvimento humano das pessoas participantes. De natureza qualitativa, a pesquisa teve os diários de campo como instrumento de coleta de dados, construídos a partir de observações diretas. A análise foi realizada após a (re)organização das unidades de significado e contexto em categorias: “Humanização: em busca do ser mais” e “Aprendendo, ensinando e fazendo música”. A desmistificação do aprendizado musical, a construção de uma prática contextualizada e rigorosa e a importância da coerência do/a educador/a, são alguns dos resultados que esta pesquisa apontou.Palavras-chave: Processos Educativos. Prática Musical Coletiva. Educação Musical Humanizadora. Educational processes of collective music practice of the Lyra Tatuí Brass Orchestra Abstract This study was made with Lyra Tatuí Brass Orchestra, a project created in 2002 in the city of Tatuí-SP by Adalto Soares and Silvia Zambonini. It served people from 5 to 24 interested in making and learning music. This article is due the masters research that aimed to understand educational processes resulting from the collective music practice of the group that were related to the human development of the participants. Of qualitative nature, the research had the field diaries as instrument of data collection, constructed from direct observations. The analysis was performed after (re) organization of the units of meaning and context in categories: “Humanization: in search of being more” and “Learning, teaching and making music”. The demystification of musical learning, the construction of a contextual and rigorous practice and the importance of the educator’s coherence, are some of the results that this research pointed out.Keywords: Educational Processes. Collective Music Practice. Humanizing Music Education. Procesos educativos de la práctica musical colectiva de la Orquesta de Metales Lyra Tatuí Resumen Este estudio fue realizado junto a la Orquesta de Metales Lyra Tatuí, un proyecto creado en 2002, en la ciudad de Tatuí-SP por Adalto Soares y Silvia Zambonini. Atiendió a las personas de 5 a 24 años interesadas en hacer y aprender música. Este artículo es fruto de la investigación de postgrado que tuvo como objetivo comprender procesos educativos derivados de la práctica musical colectiva del grupo que estaban relacionados al desarrollo humano de las personas participantes. De carácter cualitativo, la investigación tuvo los diarios de campo como instrumento de recolección de datos, construidos a partir de observaciones directas. El análisis fue realizado después de la (re) organización de las unidades de significado y contexto en categorías: “Humanización: en busca del ser más” y “Aprendiendo, enseñando y haciendo música”. La desmistificación del aprendizaje musical, la construcción de una práctica contextualizada y rigurosa, la importancia de la coherencia del educador/a, son algunos de los resultados que esta investigación apunta.Palabras clave: Procesos Educativos. Práctica Musical Colectiva. Educación Musical Humanizadora.Resumo Este estudo foi realizado junto a Orquestra de Metais Lyra Tatuí, um projeto criado em 2002, na cidade de Tatuí-SP por Adalto Soares e Silvia Zambonini. Atendia pessoas de 5 a 24 anos interessadas em fazer e aprender música. Este artigo é fruto da pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender processos educativos decorrentes da prática musical coletiva do grupo que estavam relacionados ao desenvolvimento humano das pessoas participantes. De natureza qualitativa, a pesquisa teve os diários de campo como instrumento de coleta de dados, construídos a partir de observações diretas. A análise foi realizada após a (re)organização das unidades de significado e contexto em categorias: “Humanização: em busca do ser mais” e “Aprendendo, ensinando e fazendo música”. A desmistificação do aprendizado musical, a construção de uma prática contextualizada e rigorosa e a importância da coerência do/a educador/a, são alguns dos resultados que esta pesquisa apontou.Palavras-chave: Processos Educativos. Prática Musical Coletiva. Educação Musical Humanizadora. Educational processes of collective music practice of the Lyra Tatuí Brass Orchestra Abstract This study was made with Lyra Tatuí Brass Orchestra, a project created in 2002 in the city of Tatuí-SP by Adalto Soares and Silvia Zambonini. It served people from 5 to 24 interested in making and learning music. This article is due the masters research that aimed to understand educational processes resulting from the collective music practice of the group that were related to the human development of the participants. Of qualitative nature, the research had the field diaries as instrument of data collection, constructed from direct observations. The analysis was performed after (re) organization of the units of meaning and context in categories: “Humanization: in search of being more” and “Learning, teaching and making music”. The demystification of musical learning, the construction of a contextual and rigorous practice and the importance of the educator’s coherence, are some of the results that this research pointed out.Keywords: Educational Processes. Collective Music Practice. Humanizing Music Education. Procesos educativos de la práctica musical colectiva de la Orquesta de Metales Lyra Tatuí Resumen Este estudio fue realizado junto a la Orquesta de Metales Lyra Tatuí, un proyecto creado en 2002, en la ciudad de Tatuí-SP por Adalto Soares y Silvia Zambonini. Atiendió a las personas de 5 a 24 años interesadas en hacer y aprender música. Este artículo es fruto de la investigación de postgrado que tuvo como objetivo comprender procesos educativos derivados de la práctica musical colectiva del grupo que estaban relacionados al desarrollo humano de las personas participantes. De carácter cualitativo, la investigación tuvo los diarios de campo como instrumento de recolección de datos, construidos a partir de observaciones directas. El análisis fue realizado después de la (re) organización de las unidades de significado y contexto en categorías: “Humanización: en busca del ser más” y “Aprendiendo, enseñando y haciendo música”. La desmistificación del aprendizaje musical, la construcción de una práctica contextualizada y rigurosa, la importancia de la coherencia del educador/a, son algunos de los resultados que esta investigación apunta.Palabras clave: Procesos Educativos. Práctica Musical Colectiva. Educación Musical Humanizadora.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2018-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p17-3110.29181/2594-6463-2018-v2-n1-p17-31MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 2 n. 1 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 17-31Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 2 No. 1 (2018): Motricities: Journal SPQMH; 17-31Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 2 Núm. 1 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 17-312594-646310.29181/2594-6463-2018-v2-n1reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p17-31/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p17-31/htmlCopyright (c) 2018 Murilo Ferreira Velho de Arruda, Ilza Zenker Leme Jolyhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Murilo Ferreira Velho deJoly, Ilza Zenker Leme2022-02-26T03:37:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T03:37:25Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Procesos educativos de la práctica musical colectiva de la Orquesta de Metales Lyra Tatuí
Procesos educativos de la práctica musical colectiva de la Orquesta de Metales Lyra Tatuí
Processos educativos da prática musical coletiva da Orquestra de Metais Lyra Tatuí
title Procesos educativos de la práctica musical colectiva de la Orquesta de Metales Lyra Tatuí
spellingShingle Procesos educativos de la práctica musical colectiva de la Orquesta de Metales Lyra Tatuí
Arruda, Murilo Ferreira Velho de
Educational Processes
Collective Music Practice
Humanizing Music Education
Processos Educativos
Prática Musical Coletiva
Educação Musical Humanizadora
Procesos Educativos
Práctica Musical Colectiva
Educación Musical Humanizadora
title_short Procesos educativos de la práctica musical colectiva de la Orquesta de Metales Lyra Tatuí
title_full Procesos educativos de la práctica musical colectiva de la Orquesta de Metales Lyra Tatuí
title_fullStr Procesos educativos de la práctica musical colectiva de la Orquesta de Metales Lyra Tatuí
title_full_unstemmed Procesos educativos de la práctica musical colectiva de la Orquesta de Metales Lyra Tatuí
title_sort Procesos educativos de la práctica musical colectiva de la Orquesta de Metales Lyra Tatuí
author Arruda, Murilo Ferreira Velho de
author_facet Arruda, Murilo Ferreira Velho de
Joly, Ilza Zenker Leme
author_role author
author2 Joly, Ilza Zenker Leme
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Murilo Ferreira Velho de
Joly, Ilza Zenker Leme
dc.subject.por.fl_str_mv Educational Processes
Collective Music Practice
Humanizing Music Education
Processos Educativos
Prática Musical Coletiva
Educação Musical Humanizadora
Procesos Educativos
Práctica Musical Colectiva
Educación Musical Humanizadora
topic Educational Processes
Collective Music Practice
Humanizing Music Education
Processos Educativos
Prática Musical Coletiva
Educação Musical Humanizadora
Procesos Educativos
Práctica Musical Colectiva
Educación Musical Humanizadora
description Resumo Este estudo foi realizado junto a Orquestra de Metais Lyra Tatuí, um projeto criado em 2002, na cidade de Tatuí-SP por Adalto Soares e Silvia Zambonini. Atendia pessoas de 5 a 24 anos interessadas em fazer e aprender música. Este artigo é fruto da pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender processos educativos decorrentes da prática musical coletiva do grupo que estavam relacionados ao desenvolvimento humano das pessoas participantes. De natureza qualitativa, a pesquisa teve os diários de campo como instrumento de coleta de dados, construídos a partir de observações diretas. A análise foi realizada após a (re)organização das unidades de significado e contexto em categorias: “Humanização: em busca do ser mais” e “Aprendendo, ensinando e fazendo música”. A desmistificação do aprendizado musical, a construção de uma prática contextualizada e rigorosa e a importância da coerência do/a educador/a, são alguns dos resultados que esta pesquisa apontou.Palavras-chave: Processos Educativos. Prática Musical Coletiva. Educação Musical Humanizadora. Educational processes of collective music practice of the Lyra Tatuí Brass Orchestra Abstract This study was made with Lyra Tatuí Brass Orchestra, a project created in 2002 in the city of Tatuí-SP by Adalto Soares and Silvia Zambonini. It served people from 5 to 24 interested in making and learning music. This article is due the masters research that aimed to understand educational processes resulting from the collective music practice of the group that were related to the human development of the participants. Of qualitative nature, the research had the field diaries as instrument of data collection, constructed from direct observations. The analysis was performed after (re) organization of the units of meaning and context in categories: “Humanization: in search of being more” and “Learning, teaching and making music”. The demystification of musical learning, the construction of a contextual and rigorous practice and the importance of the educator’s coherence, are some of the results that this research pointed out.Keywords: Educational Processes. Collective Music Practice. Humanizing Music Education. Procesos educativos de la práctica musical colectiva de la Orquesta de Metales Lyra Tatuí Resumen Este estudio fue realizado junto a la Orquesta de Metales Lyra Tatuí, un proyecto creado en 2002, en la ciudad de Tatuí-SP por Adalto Soares y Silvia Zambonini. Atiendió a las personas de 5 a 24 años interesadas en hacer y aprender música. Este artículo es fruto de la investigación de postgrado que tuvo como objetivo comprender procesos educativos derivados de la práctica musical colectiva del grupo que estaban relacionados al desarrollo humano de las personas participantes. De carácter cualitativo, la investigación tuvo los diarios de campo como instrumento de recolección de datos, construidos a partir de observaciones directas. El análisis fue realizado después de la (re) organización de las unidades de significado y contexto en categorías: “Humanización: en busca del ser más” y “Aprendiendo, enseñando y haciendo música”. La desmistificación del aprendizaje musical, la construcción de una práctica contextualizada y rigurosa, la importancia de la coherencia del educador/a, son algunos de los resultados que esta investigación apunta.Palabras clave: Procesos Educativos. Práctica Musical Colectiva. Educación Musical Humanizadora.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p17-31
10.29181/2594-6463-2018-v2-n1-p17-31
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p17-31
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2018-v2-n1-p17-31
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p17-31/pdf
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p17-31/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Murilo Ferreira Velho de Arruda, Ilza Zenker Leme Joly
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Murilo Ferreira Velho de Arruda, Ilza Zenker Leme Joly
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 2 n. 1 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 17-31
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 2 No. 1 (2018): Motricities: Journal SPQMH; 17-31
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 2 Núm. 1 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 17-31
2594-6463
10.29181/2594-6463-2018-v2-n1
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858872767578112