Associação entre depressão materna e diferenças de gênero no comportamento de crianças: uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082010000300006 |
Resumo: | A depressão materna tem sido considerada uma condição de adversidade ao desenvolvimento infantil, sendo associada a problemas comportamentais, com manifestações diversas para meninos e meninas. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar, na literatura indexada, artigos que abordem a associação entre depressão materna e diferenças de gênero relativas ao comportamento de crianças. Procedeu-se a uma busca nas bases de dados MEDLINE, PubMed, PsycINFO, Web of Science, LILACS, SciELO e Index Psi, por meio das palavras-chave maternal depression and gender e maternal depression and child sex, considerando-se a produção dos últimos 5 anos (2004 a 2009). Foram identificados e analisados sistematicamente 21 artigos empíricos. Observou-se a predominância de delineamentos longitudinais prospectivos, com amostras de comunidade, sem confirmação diagnóstica para a depressão materna, analisada conjuntamente com outras variáveis contextuais. As coletas de dados foram realizadas com instrumentos e informantes diversos. Os estudos longitudinais e transversais confirmaram o impacto negativo da depressão materna sobre as variáveis das crianças, apontando a presença de diferenças entre os gêneros, caracterizadas da seguinte forma: na idade escolar, problemas externalizantes e de conduta para os meninos e internalizantes e depressivos para as meninas; no período pré-escolar, predomínio de problemas externalizantes para os meninos; na adolescência, problemas internalizantes para as meninas. Tais achados sugerem a necessidade da utilização de estratégias de intervenção diferenciadas para meninos e meninas expostos à depressão materna, focalizando as tarefas típicas de desenvolvimento, com especial atenção para ambos os gêneros na idade escolar e para as moças na adolescência. |
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