A sobrecarga de cuidadores de pacientes com esquizofrenia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Marcelo Machado de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Schal,Virgínia Torres, Martins,Alberto Mesaque, Modena,Celina Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082010000300003
Resumo: INTRODUÇÃO: A reforma psiquiátrica brasileira conduziu a novas práticas de assistência à saúde mental, associadas ao processo de desospitalização. Deixando os hospitais, os pacientes portadores de esquizofrenia passaram a ser tratados dentro da comunidade, e um novo sujeito passou a ganhar força nessa modalidade de tratamento: o cuidador. OBJETIVO: Avaliar os fatores de sobrecarga em cuidadores de pacientes esquizofrênicos. MÉTODO: Os fatores de sobrecarga foram avaliados utilizando metodologia qualitativa, apropriada para analisar o mundo dos significados, motivos, crenças, aspirações, valores e atitudes dos cuidadores. O estudo foi realizado num Centro de Atenção Psicossocial do interior de Minas Gerais. Foram entrevistados um total de 15 cuidadores, selecionados com base nos critérios de saturação e singularidade das falas. As entrevistas foram analisadas na perspectiva do método fenomenológico. RESULTADOS: Nos discursos dos cuidadores é possível identificar que as atividades da vida diária, as mudanças na rotina, a diminuição do lazer, os problemas de saúde, as preocupações, o medo de adoecer, a obrigatoriedade do cuidado, o custo do tratamento, aspectos financeiros e expectativas em relação ao futuro são importantes fatores de sobrecarga. Foram identificados quatro fatores de redução da sobrecarga: apoio social e família, presença de espaços para aliviar as tensões, afastamento físico do paciente e valorização do tratamento farmacológico. CONCLUSÃO: Fazem-se necessários programas de atendimento específicos para essa parcela da população, já que o discurso dos cuidadores apontou que o cuidado de pacientes com esquizofrenia pode impactar negativa e permanentemente as suas vidas.
id SPRGS-1_065cf8f04c8faa9b2510bb79294279ab
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-81082010000300003
network_acronym_str SPRGS-1
network_name_str Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
repository_id_str
spelling A sobrecarga de cuidadores de pacientes com esquizofreniaCuidadoresesquizofreniafamíliapesquisa qualitativaINTRODUÇÃO: A reforma psiquiátrica brasileira conduziu a novas práticas de assistência à saúde mental, associadas ao processo de desospitalização. Deixando os hospitais, os pacientes portadores de esquizofrenia passaram a ser tratados dentro da comunidade, e um novo sujeito passou a ganhar força nessa modalidade de tratamento: o cuidador. OBJETIVO: Avaliar os fatores de sobrecarga em cuidadores de pacientes esquizofrênicos. MÉTODO: Os fatores de sobrecarga foram avaliados utilizando metodologia qualitativa, apropriada para analisar o mundo dos significados, motivos, crenças, aspirações, valores e atitudes dos cuidadores. O estudo foi realizado num Centro de Atenção Psicossocial do interior de Minas Gerais. Foram entrevistados um total de 15 cuidadores, selecionados com base nos critérios de saturação e singularidade das falas. As entrevistas foram analisadas na perspectiva do método fenomenológico. RESULTADOS: Nos discursos dos cuidadores é possível identificar que as atividades da vida diária, as mudanças na rotina, a diminuição do lazer, os problemas de saúde, as preocupações, o medo de adoecer, a obrigatoriedade do cuidado, o custo do tratamento, aspectos financeiros e expectativas em relação ao futuro são importantes fatores de sobrecarga. Foram identificados quatro fatores de redução da sobrecarga: apoio social e família, presença de espaços para aliviar as tensões, afastamento físico do paciente e valorização do tratamento farmacológico. CONCLUSÃO: Fazem-se necessários programas de atendimento específicos para essa parcela da população, já que o discurso dos cuidadores apontou que o cuidado de pacientes com esquizofrenia pode impactar negativa e permanentemente as suas vidas.Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082010000300003Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul v.32 n.3 2010reponame:Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sulinstname:Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)instacron:SPRGS10.1590/S0101-81082010005000003info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Marcelo Machado deSchal,Virgínia TorresMartins,Alberto MesaqueModena,Celina Mariapor2011-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S0101-81082010000300003Revistahttp://www.scielo.br/rprssONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@aprs.org.br0101-81080101-8108opendoar:2011-01-06T00:00Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul - Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A sobrecarga de cuidadores de pacientes com esquizofrenia
title A sobrecarga de cuidadores de pacientes com esquizofrenia
spellingShingle A sobrecarga de cuidadores de pacientes com esquizofrenia
Almeida,Marcelo Machado de
Cuidadores
esquizofrenia
família
pesquisa qualitativa
title_short A sobrecarga de cuidadores de pacientes com esquizofrenia
title_full A sobrecarga de cuidadores de pacientes com esquizofrenia
title_fullStr A sobrecarga de cuidadores de pacientes com esquizofrenia
title_full_unstemmed A sobrecarga de cuidadores de pacientes com esquizofrenia
title_sort A sobrecarga de cuidadores de pacientes com esquizofrenia
author Almeida,Marcelo Machado de
author_facet Almeida,Marcelo Machado de
Schal,Virgínia Torres
Martins,Alberto Mesaque
Modena,Celina Maria
author_role author
author2 Schal,Virgínia Torres
Martins,Alberto Mesaque
Modena,Celina Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Marcelo Machado de
Schal,Virgínia Torres
Martins,Alberto Mesaque
Modena,Celina Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidadores
esquizofrenia
família
pesquisa qualitativa
topic Cuidadores
esquizofrenia
família
pesquisa qualitativa
description INTRODUÇÃO: A reforma psiquiátrica brasileira conduziu a novas práticas de assistência à saúde mental, associadas ao processo de desospitalização. Deixando os hospitais, os pacientes portadores de esquizofrenia passaram a ser tratados dentro da comunidade, e um novo sujeito passou a ganhar força nessa modalidade de tratamento: o cuidador. OBJETIVO: Avaliar os fatores de sobrecarga em cuidadores de pacientes esquizofrênicos. MÉTODO: Os fatores de sobrecarga foram avaliados utilizando metodologia qualitativa, apropriada para analisar o mundo dos significados, motivos, crenças, aspirações, valores e atitudes dos cuidadores. O estudo foi realizado num Centro de Atenção Psicossocial do interior de Minas Gerais. Foram entrevistados um total de 15 cuidadores, selecionados com base nos critérios de saturação e singularidade das falas. As entrevistas foram analisadas na perspectiva do método fenomenológico. RESULTADOS: Nos discursos dos cuidadores é possível identificar que as atividades da vida diária, as mudanças na rotina, a diminuição do lazer, os problemas de saúde, as preocupações, o medo de adoecer, a obrigatoriedade do cuidado, o custo do tratamento, aspectos financeiros e expectativas em relação ao futuro são importantes fatores de sobrecarga. Foram identificados quatro fatores de redução da sobrecarga: apoio social e família, presença de espaços para aliviar as tensões, afastamento físico do paciente e valorização do tratamento farmacológico. CONCLUSÃO: Fazem-se necessários programas de atendimento específicos para essa parcela da população, já que o discurso dos cuidadores apontou que o cuidado de pacientes com esquizofrenia pode impactar negativa e permanentemente as suas vidas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082010000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082010000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-81082010005000003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul v.32 n.3 2010
reponame:Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
instname:Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)
instacron:SPRGS
instname_str Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)
instacron_str SPRGS
institution SPRGS
reponame_str Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
collection Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
repository.name.fl_str_mv Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul - Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@aprs.org.br
_version_ 1754821041765482496