Fobia social e transtorno de pânico: relação temporal com dependência de substâncias psicoativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terra,Mauro Barbosa
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Figueira,Ivan, Athayde,Luciana Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082003000300005
Resumo: INTRODUÇÃO: O estudo tem por objetivo: 1) determinar a prevalência de transtorno do pânico e de fobia social em pacientes hospitalizados devido ao transtorno do uso de substâncias psicoativas; 2) determinar o relacionamento temporal entre o início desses transtornos de ansiedade e o começo do uso de substâncias psicoativas. MÉTODO: Os diagnósticos psiquiátricos foram obtidos através de entrevista clínica semi-estruturada (SCID-I), baseada nos critérios do DSM-IV. Um questionário foi desenvolvido pelos autores, visando a estudar o relacionamento temporal entre o início do transtorno do uso de substâncias e o princípio do transtorno do pânico e da fobia social. RESULTADOS: Apenas 1 (2 %) paciente apresentou transtorno de pânico antecedendo o uso de substâncias psicoativas. A maioria dos pacientes com ataques de pânico preenchiam critérios para o diagnóstico de transtorno de ansiedade induzido pelo uso de substâncias: 11 (22.9 %) dos pacientes tiveram ataques de pânico apenas durante a intoxicação ou na síndrome de abstinência, ou seja, secundariamente ao uso de drogas. Quanto à fobia social, 16 (33.3 %) pacientes apresentavam este transtorno, sendo que, em todos, a fobia social iniciou antes de começar o uso de substâncias psicoativas. CONCLUSÕES: Os achados confirmam a elevada freqüência de fobia social em pacientes dependentes de substâncias psicoativas e reforçam a hipótese da auto-medicação nesta comorbidade, uma vez que esta fobia tende a preceder o uso de drogas. Quanto ao transtorno de pânico, na nossa amostra, este parece derivar de uma complicação do uso de substâncias psicoativas.
id SPRGS-1_32856511b493c205e5aecd1b9e203166
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-81082003000300005
network_acronym_str SPRGS-1
network_name_str Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
repository_id_str
spelling Fobia social e transtorno de pânico: relação temporal com dependência de substâncias psicoativasFobia socialtranstorno de pânicodrogas psicoativasrelação temporalINTRODUÇÃO: O estudo tem por objetivo: 1) determinar a prevalência de transtorno do pânico e de fobia social em pacientes hospitalizados devido ao transtorno do uso de substâncias psicoativas; 2) determinar o relacionamento temporal entre o início desses transtornos de ansiedade e o começo do uso de substâncias psicoativas. MÉTODO: Os diagnósticos psiquiátricos foram obtidos através de entrevista clínica semi-estruturada (SCID-I), baseada nos critérios do DSM-IV. Um questionário foi desenvolvido pelos autores, visando a estudar o relacionamento temporal entre o início do transtorno do uso de substâncias e o princípio do transtorno do pânico e da fobia social. RESULTADOS: Apenas 1 (2 %) paciente apresentou transtorno de pânico antecedendo o uso de substâncias psicoativas. A maioria dos pacientes com ataques de pânico preenchiam critérios para o diagnóstico de transtorno de ansiedade induzido pelo uso de substâncias: 11 (22.9 %) dos pacientes tiveram ataques de pânico apenas durante a intoxicação ou na síndrome de abstinência, ou seja, secundariamente ao uso de drogas. Quanto à fobia social, 16 (33.3 %) pacientes apresentavam este transtorno, sendo que, em todos, a fobia social iniciou antes de começar o uso de substâncias psicoativas. CONCLUSÕES: Os achados confirmam a elevada freqüência de fobia social em pacientes dependentes de substâncias psicoativas e reforçam a hipótese da auto-medicação nesta comorbidade, uma vez que esta fobia tende a preceder o uso de drogas. Quanto ao transtorno de pânico, na nossa amostra, este parece derivar de uma complicação do uso de substâncias psicoativas.Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082003000300005Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul v.25 n.3 2003reponame:Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sulinstname:Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)instacron:SPRGS10.1590/S0101-81082003000300005info:eu-repo/semantics/openAccessTerra,Mauro BarbosaFigueira,IvanAthayde,Luciana Diaspor2004-05-05T00:00:00Zoai:scielo:S0101-81082003000300005Revistahttp://www.scielo.br/rprssONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@aprs.org.br0101-81080101-8108opendoar:2004-05-05T00:00Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul - Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Fobia social e transtorno de pânico: relação temporal com dependência de substâncias psicoativas
title Fobia social e transtorno de pânico: relação temporal com dependência de substâncias psicoativas
spellingShingle Fobia social e transtorno de pânico: relação temporal com dependência de substâncias psicoativas
Terra,Mauro Barbosa
Fobia social
transtorno de pânico
drogas psicoativas
relação temporal
title_short Fobia social e transtorno de pânico: relação temporal com dependência de substâncias psicoativas
title_full Fobia social e transtorno de pânico: relação temporal com dependência de substâncias psicoativas
title_fullStr Fobia social e transtorno de pânico: relação temporal com dependência de substâncias psicoativas
title_full_unstemmed Fobia social e transtorno de pânico: relação temporal com dependência de substâncias psicoativas
title_sort Fobia social e transtorno de pânico: relação temporal com dependência de substâncias psicoativas
author Terra,Mauro Barbosa
author_facet Terra,Mauro Barbosa
Figueira,Ivan
Athayde,Luciana Dias
author_role author
author2 Figueira,Ivan
Athayde,Luciana Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Terra,Mauro Barbosa
Figueira,Ivan
Athayde,Luciana Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Fobia social
transtorno de pânico
drogas psicoativas
relação temporal
topic Fobia social
transtorno de pânico
drogas psicoativas
relação temporal
description INTRODUÇÃO: O estudo tem por objetivo: 1) determinar a prevalência de transtorno do pânico e de fobia social em pacientes hospitalizados devido ao transtorno do uso de substâncias psicoativas; 2) determinar o relacionamento temporal entre o início desses transtornos de ansiedade e o começo do uso de substâncias psicoativas. MÉTODO: Os diagnósticos psiquiátricos foram obtidos através de entrevista clínica semi-estruturada (SCID-I), baseada nos critérios do DSM-IV. Um questionário foi desenvolvido pelos autores, visando a estudar o relacionamento temporal entre o início do transtorno do uso de substâncias e o princípio do transtorno do pânico e da fobia social. RESULTADOS: Apenas 1 (2 %) paciente apresentou transtorno de pânico antecedendo o uso de substâncias psicoativas. A maioria dos pacientes com ataques de pânico preenchiam critérios para o diagnóstico de transtorno de ansiedade induzido pelo uso de substâncias: 11 (22.9 %) dos pacientes tiveram ataques de pânico apenas durante a intoxicação ou na síndrome de abstinência, ou seja, secundariamente ao uso de drogas. Quanto à fobia social, 16 (33.3 %) pacientes apresentavam este transtorno, sendo que, em todos, a fobia social iniciou antes de começar o uso de substâncias psicoativas. CONCLUSÕES: Os achados confirmam a elevada freqüência de fobia social em pacientes dependentes de substâncias psicoativas e reforçam a hipótese da auto-medicação nesta comorbidade, uma vez que esta fobia tende a preceder o uso de drogas. Quanto ao transtorno de pânico, na nossa amostra, este parece derivar de uma complicação do uso de substâncias psicoativas.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082003000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082003000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-81082003000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul v.25 n.3 2003
reponame:Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
instname:Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)
instacron:SPRGS
instname_str Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)
instacron_str SPRGS
institution SPRGS
reponame_str Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
collection Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
repository.name.fl_str_mv Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul - Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@aprs.org.br
_version_ 1754821040739975168