A abordagem Cognitivo-Comportamental dos sonhos de alcoolistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo,Renata Brasil
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Oliveira,Margareth da Silva, Piccoloto,Luciane Benvegnu, Magrinelli,Mylène, Szupszynski,Karen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082004000100010
Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão teórica a respeito do sono e dos sonhos de alcoolistas de acordo com a Terapia Cognitivo-Comportamental, aprofundando aspectos cognitivos e neurológicos. Na medida em que esta é a abordagem psicoterápica mais indicada para dependência química, os sonhos, utilizados na Terapia Psicanalítica, tiveram de ser estudados sob o enfoque cognitivo-comportamental, para que pudessem ser aproveitados na clínica com estes pacientes. As alterações no sono de alcoolistas, por exemplo, pode servir como alerta quanto a um risco de recaída, o que indica que a avaliação do sono não pode ser desconsiderada pelos profissionais, durante o tratamento destes pacientes. O relato dos sonhos, por sua vez, pode ser um instrumento terapêutico muito valioso por oferecer pistas a respeito do quanto o craving está presente naqueles que estão tentando manter-se em abstinência. Se os profissionais forem bem sucedidos quanto à identificação precoce de uma situação de risco como o craving, poderão ser mais efetivos quanto à prevenção da recaída. Conclui-se quanto à necessidade de que sejam feitas novas pesquisas a respeito dos sonhos de acordo com esta abordagem teórica, bem como avaliada a sua aplicação na área da dependência química.
id SPRGS-1_78fd25a2dbc705190d39804266cda3b3
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-81082004000100010
network_acronym_str SPRGS-1
network_name_str Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
repository_id_str
spelling A abordagem Cognitivo-Comportamental dos sonhos de alcoolistasÁlcoolsonhosonoCognitivo-ComportamentalEste trabalho tem por objetivo realizar uma revisão teórica a respeito do sono e dos sonhos de alcoolistas de acordo com a Terapia Cognitivo-Comportamental, aprofundando aspectos cognitivos e neurológicos. Na medida em que esta é a abordagem psicoterápica mais indicada para dependência química, os sonhos, utilizados na Terapia Psicanalítica, tiveram de ser estudados sob o enfoque cognitivo-comportamental, para que pudessem ser aproveitados na clínica com estes pacientes. As alterações no sono de alcoolistas, por exemplo, pode servir como alerta quanto a um risco de recaída, o que indica que a avaliação do sono não pode ser desconsiderada pelos profissionais, durante o tratamento destes pacientes. O relato dos sonhos, por sua vez, pode ser um instrumento terapêutico muito valioso por oferecer pistas a respeito do quanto o craving está presente naqueles que estão tentando manter-se em abstinência. Se os profissionais forem bem sucedidos quanto à identificação precoce de uma situação de risco como o craving, poderão ser mais efetivos quanto à prevenção da recaída. Conclui-se quanto à necessidade de que sejam feitas novas pesquisas a respeito dos sonhos de acordo com esta abordagem teórica, bem como avaliada a sua aplicação na área da dependência química.Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul2004-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082004000100010Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul v.26 n.1 2004reponame:Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sulinstname:Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)instacron:SPRGS10.1590/S0101-81082004000100010info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo,Renata BrasilOliveira,Margareth da SilvaPiccoloto,Luciane BenvegnuMagrinelli,MylèneSzupszynski,Karenpor2005-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-81082004000100010Revistahttp://www.scielo.br/rprssONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@aprs.org.br0101-81080101-8108opendoar:2005-09-13T00:00Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul - Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem Cognitivo-Comportamental dos sonhos de alcoolistas
title A abordagem Cognitivo-Comportamental dos sonhos de alcoolistas
spellingShingle A abordagem Cognitivo-Comportamental dos sonhos de alcoolistas
Araujo,Renata Brasil
Álcool
sonho
sono
Cognitivo-Comportamental
title_short A abordagem Cognitivo-Comportamental dos sonhos de alcoolistas
title_full A abordagem Cognitivo-Comportamental dos sonhos de alcoolistas
title_fullStr A abordagem Cognitivo-Comportamental dos sonhos de alcoolistas
title_full_unstemmed A abordagem Cognitivo-Comportamental dos sonhos de alcoolistas
title_sort A abordagem Cognitivo-Comportamental dos sonhos de alcoolistas
author Araujo,Renata Brasil
author_facet Araujo,Renata Brasil
Oliveira,Margareth da Silva
Piccoloto,Luciane Benvegnu
Magrinelli,Mylène
Szupszynski,Karen
author_role author
author2 Oliveira,Margareth da Silva
Piccoloto,Luciane Benvegnu
Magrinelli,Mylène
Szupszynski,Karen
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo,Renata Brasil
Oliveira,Margareth da Silva
Piccoloto,Luciane Benvegnu
Magrinelli,Mylène
Szupszynski,Karen
dc.subject.por.fl_str_mv Álcool
sonho
sono
Cognitivo-Comportamental
topic Álcool
sonho
sono
Cognitivo-Comportamental
description Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão teórica a respeito do sono e dos sonhos de alcoolistas de acordo com a Terapia Cognitivo-Comportamental, aprofundando aspectos cognitivos e neurológicos. Na medida em que esta é a abordagem psicoterápica mais indicada para dependência química, os sonhos, utilizados na Terapia Psicanalítica, tiveram de ser estudados sob o enfoque cognitivo-comportamental, para que pudessem ser aproveitados na clínica com estes pacientes. As alterações no sono de alcoolistas, por exemplo, pode servir como alerta quanto a um risco de recaída, o que indica que a avaliação do sono não pode ser desconsiderada pelos profissionais, durante o tratamento destes pacientes. O relato dos sonhos, por sua vez, pode ser um instrumento terapêutico muito valioso por oferecer pistas a respeito do quanto o craving está presente naqueles que estão tentando manter-se em abstinência. Se os profissionais forem bem sucedidos quanto à identificação precoce de uma situação de risco como o craving, poderão ser mais efetivos quanto à prevenção da recaída. Conclui-se quanto à necessidade de que sejam feitas novas pesquisas a respeito dos sonhos de acordo com esta abordagem teórica, bem como avaliada a sua aplicação na área da dependência química.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082004000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082004000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-81082004000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul v.26 n.1 2004
reponame:Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
instname:Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)
instacron:SPRGS
instname_str Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)
instacron_str SPRGS
institution SPRGS
reponame_str Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
collection Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
repository.name.fl_str_mv Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul - Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@aprs.org.br
_version_ 1754821040772481024