Trauma complexo e suas implicações diagnósticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viola,Thiago Wendt
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Schiavon,Bruno Kluwe, Renner,Anelise Meurer, Grassi-Oliveira,Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082011000100010
Resumo: A exposição prolongada a múltiplos eventos traumáticos de natureza interpessoal, sobretudo durante o desenvolvimento, tem demonstrado consequências e sintomas psiquiátricos não considerados pelo atual diagnóstico de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Essas situações negativas e crônicas durante a infância e adolescência evidenciam a existência de uma síndrome psicopatológica associada a complexas (des)adaptações a efeitos traumáticos diversos. A ausência de um diagnóstico coeso e fidedigno para essas vítimas interfere negativamente na identificação sintomatológica e no método de tratamento. O presente trabalho visa revisar a definição de trauma, apresentando o conceito de trauma complexo, explorando suas implicações clínicas, bem como as categorias diagnósticas derivadas desse constructo. Importantes questões são levantadas acerca das diferenças entre trauma complexo e TEPT, investigando os sintomas e transtornos comórbidos ao diagnóstico de TEPT, assim como as limitações inerentes a esse diagnóstico. Considerando o impacto psicopatológico relacionado ao trauma complexo, discute-se a possível inserção de uma nova categoria diagnóstica na 5ª versão do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, adjunta ao espectro de psicopatologias pós-traumáticas.
id SPRGS-1_baa5e9fb07f3331de0a66b105f1eb7f6
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-81082011000100010
network_acronym_str SPRGS-1
network_name_str Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
repository_id_str
spelling Trauma complexo e suas implicações diagnósticasTranstornos de estresse pós-traumáticospsicopatologiaestresse psicológicotranstornos traumáticos cumulativosA exposição prolongada a múltiplos eventos traumáticos de natureza interpessoal, sobretudo durante o desenvolvimento, tem demonstrado consequências e sintomas psiquiátricos não considerados pelo atual diagnóstico de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Essas situações negativas e crônicas durante a infância e adolescência evidenciam a existência de uma síndrome psicopatológica associada a complexas (des)adaptações a efeitos traumáticos diversos. A ausência de um diagnóstico coeso e fidedigno para essas vítimas interfere negativamente na identificação sintomatológica e no método de tratamento. O presente trabalho visa revisar a definição de trauma, apresentando o conceito de trauma complexo, explorando suas implicações clínicas, bem como as categorias diagnósticas derivadas desse constructo. Importantes questões são levantadas acerca das diferenças entre trauma complexo e TEPT, investigando os sintomas e transtornos comórbidos ao diagnóstico de TEPT, assim como as limitações inerentes a esse diagnóstico. Considerando o impacto psicopatológico relacionado ao trauma complexo, discute-se a possível inserção de uma nova categoria diagnóstica na 5ª versão do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, adjunta ao espectro de psicopatologias pós-traumáticas.Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082011000100010Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul v.33 n.1 2011reponame:Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sulinstname:Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)instacron:SPRGS10.1590/S0101-81082011000100010info:eu-repo/semantics/openAccessViola,Thiago WendtSchiavon,Bruno KluweRenner,Anelise MeurerGrassi-Oliveira,Rodrigopor2011-05-23T00:00:00Zoai:scielo:S0101-81082011000100010Revistahttp://www.scielo.br/rprssONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@aprs.org.br0101-81080101-8108opendoar:2011-05-23T00:00Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul - Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Trauma complexo e suas implicações diagnósticas
title Trauma complexo e suas implicações diagnósticas
spellingShingle Trauma complexo e suas implicações diagnósticas
Viola,Thiago Wendt
Transtornos de estresse pós-traumáticos
psicopatologia
estresse psicológico
transtornos traumáticos cumulativos
title_short Trauma complexo e suas implicações diagnósticas
title_full Trauma complexo e suas implicações diagnósticas
title_fullStr Trauma complexo e suas implicações diagnósticas
title_full_unstemmed Trauma complexo e suas implicações diagnósticas
title_sort Trauma complexo e suas implicações diagnósticas
author Viola,Thiago Wendt
author_facet Viola,Thiago Wendt
Schiavon,Bruno Kluwe
Renner,Anelise Meurer
Grassi-Oliveira,Rodrigo
author_role author
author2 Schiavon,Bruno Kluwe
Renner,Anelise Meurer
Grassi-Oliveira,Rodrigo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viola,Thiago Wendt
Schiavon,Bruno Kluwe
Renner,Anelise Meurer
Grassi-Oliveira,Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Transtornos de estresse pós-traumáticos
psicopatologia
estresse psicológico
transtornos traumáticos cumulativos
topic Transtornos de estresse pós-traumáticos
psicopatologia
estresse psicológico
transtornos traumáticos cumulativos
description A exposição prolongada a múltiplos eventos traumáticos de natureza interpessoal, sobretudo durante o desenvolvimento, tem demonstrado consequências e sintomas psiquiátricos não considerados pelo atual diagnóstico de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Essas situações negativas e crônicas durante a infância e adolescência evidenciam a existência de uma síndrome psicopatológica associada a complexas (des)adaptações a efeitos traumáticos diversos. A ausência de um diagnóstico coeso e fidedigno para essas vítimas interfere negativamente na identificação sintomatológica e no método de tratamento. O presente trabalho visa revisar a definição de trauma, apresentando o conceito de trauma complexo, explorando suas implicações clínicas, bem como as categorias diagnósticas derivadas desse constructo. Importantes questões são levantadas acerca das diferenças entre trauma complexo e TEPT, investigando os sintomas e transtornos comórbidos ao diagnóstico de TEPT, assim como as limitações inerentes a esse diagnóstico. Considerando o impacto psicopatológico relacionado ao trauma complexo, discute-se a possível inserção de uma nova categoria diagnóstica na 5ª versão do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, adjunta ao espectro de psicopatologias pós-traumáticas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082011000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082011000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-81082011000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul v.33 n.1 2011
reponame:Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
instname:Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)
instacron:SPRGS
instname_str Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)
instacron_str SPRGS
institution SPRGS
reponame_str Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
collection Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
repository.name.fl_str_mv Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul - Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@aprs.org.br
_version_ 1754821041870340096