Quero ser John Malkovich e o pacto com o diabo de Se eu fosse você: destinos da identificação projetiva excessiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082005000200002 |
Resumo: | O autor discorre a respeito de dois possíveis destinos da identificação projetiva excessiva: aquele cujo desfecho é a perda do self original e o mergulho em um estado regressivo de fantasias psicóticas, e outro que culmina com a elaboração das posições esquizoparanóide e depressiva e a reintegração das partes projetadas do self. O autor ilustra o primeiro destino com o filme Quero ser John Malkovich, dirigido por Spike Jonze, no qual o protagonista Craig encontra um portal que dá acesso à mente do ator. O segundo destino da identificação projetiva excessiva é ilustrado com o romance Se eu fosse você, utilizado por Klein em Sobre a identificação, de 1955, e com a análise que a autora faz do pacto com o diabo que permite que o protagonista, Fabian, invada corpos e mentes de outras pessoas. |
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Quero ser John Malkovich e o pacto com o diabo de Se eu fosse você: destinos da identificação projetiva excessivaIdentificação projetiva excessivainvejacisãoprojeçãoreintegração de partes do selfO autor discorre a respeito de dois possíveis destinos da identificação projetiva excessiva: aquele cujo desfecho é a perda do self original e o mergulho em um estado regressivo de fantasias psicóticas, e outro que culmina com a elaboração das posições esquizoparanóide e depressiva e a reintegração das partes projetadas do self. O autor ilustra o primeiro destino com o filme Quero ser John Malkovich, dirigido por Spike Jonze, no qual o protagonista Craig encontra um portal que dá acesso à mente do ator. O segundo destino da identificação projetiva excessiva é ilustrado com o romance Se eu fosse você, utilizado por Klein em Sobre a identificação, de 1955, e com a análise que a autora faz do pacto com o diabo que permite que o protagonista, Fabian, invada corpos e mentes de outras pessoas.Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082005000200002Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul v.27 n.2 2005reponame:Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sulinstname:Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)instacron:SPRGS10.1590/S0101-81082005000200002info:eu-repo/semantics/openAccessRosa,Antonio Marques dapor2006-08-22T00:00:00Zoai:scielo:S0101-81082005000200002Revistahttp://www.scielo.br/rprssONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@aprs.org.br0101-81080101-8108opendoar:2006-08-22T00:00Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul - Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)false |
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O autor discorre a respeito de dois possíveis destinos da identificação projetiva excessiva: aquele cujo desfecho é a perda do self original e o mergulho em um estado regressivo de fantasias psicóticas, e outro que culmina com a elaboração das posições esquizoparanóide e depressiva e a reintegração das partes projetadas do self. O autor ilustra o primeiro destino com o filme Quero ser John Malkovich, dirigido por Spike Jonze, no qual o protagonista Craig encontra um portal que dá acesso à mente do ator. O segundo destino da identificação projetiva excessiva é ilustrado com o romance Se eu fosse você, utilizado por Klein em Sobre a identificação, de 1955, e com a análise que a autora faz do pacto com o diabo que permite que o protagonista, Fabian, invada corpos e mentes de outras pessoas. |
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