Estado nutricional, hábitos alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertin,Renata Labronici
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Malkowski,Juliana, Zutter,Larissa Cristina I., Ulbrich,Anderson Zampier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822010000300008
Resumo: OBJETIVO: Associar o estado nutricional com os hábitos alimentares e conhecimentos em nutrição de escolares da cidade Indaial, Santa Catarina. MÉTODOS: Foi avaliado o estado nutricional de 259 escolares com idades entre oito e dez anos, selecionados aleatoriamente dentre os alunos matriculados na 3ª e 4ª série da rede pública de ensino da cidade de Indaial, SC, no ano de 2009, fornecido pela Gerência Regional de Ensino. A avaliação e classificação do estado nutricional foram realizadas pelo índice de massa corpórea (IMC), sendo comparado às curvas propostas pela Organização Mundial da Saúde (2007). Os hábitos alimentares e conhecimentos em nutrição foram avaliados por meio de questionário autoadministrado e classificados pela somatória de pontos, que variou de sete a 28 pontos para hábitos alimentares (maus, bons e ótimos) e de zero a 12 pontos para os conhecimentos em nutrição (ruins, bons e ótimos). Realizou-se teste de qui-quadrado e regressão logística binária, sendo significante p<0,05. RESULTADOS: Dentre os 259 escolares avaliados, 63% eram eutróficos, 66% apresentavam hábitos alimentares adequados e 52% bons conhecimentos em nutrição. A obesidade associou-se significativamente aos bons hábitos alimentares. Os eutróficos, além de terem bons hábitos alimentares, tinham apropriados conhecimentos em nutrição. CONCLUSÕES: Os escolares analisados constituem um grupo saudável pela significativa presença de eutrofia, percebendo-se hábitos alimentares saudáveis e bons conhecimentos em nutrição nesses indivíduos. Os escolares obesos, apesar de relatarem bons hábitos alimentares devido ao conhecimento que possuem, não necessariamente o praticam.
id SPSP-1_0a024e85f6cea0a0b70738293daf7e2e
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-05822010000300008
network_acronym_str SPSP-1
network_name_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Estado nutricional, hábitos alimentares e conhecimentos de nutrição em escolaresestado nutricionalhábitos alimentarescriançaOBJETIVO: Associar o estado nutricional com os hábitos alimentares e conhecimentos em nutrição de escolares da cidade Indaial, Santa Catarina. MÉTODOS: Foi avaliado o estado nutricional de 259 escolares com idades entre oito e dez anos, selecionados aleatoriamente dentre os alunos matriculados na 3ª e 4ª série da rede pública de ensino da cidade de Indaial, SC, no ano de 2009, fornecido pela Gerência Regional de Ensino. A avaliação e classificação do estado nutricional foram realizadas pelo índice de massa corpórea (IMC), sendo comparado às curvas propostas pela Organização Mundial da Saúde (2007). Os hábitos alimentares e conhecimentos em nutrição foram avaliados por meio de questionário autoadministrado e classificados pela somatória de pontos, que variou de sete a 28 pontos para hábitos alimentares (maus, bons e ótimos) e de zero a 12 pontos para os conhecimentos em nutrição (ruins, bons e ótimos). Realizou-se teste de qui-quadrado e regressão logística binária, sendo significante p<0,05. RESULTADOS: Dentre os 259 escolares avaliados, 63% eram eutróficos, 66% apresentavam hábitos alimentares adequados e 52% bons conhecimentos em nutrição. A obesidade associou-se significativamente aos bons hábitos alimentares. Os eutróficos, além de terem bons hábitos alimentares, tinham apropriados conhecimentos em nutrição. CONCLUSÕES: Os escolares analisados constituem um grupo saudável pela significativa presença de eutrofia, percebendo-se hábitos alimentares saudáveis e bons conhecimentos em nutrição nesses indivíduos. Os escolares obesos, apesar de relatarem bons hábitos alimentares devido ao conhecimento que possuem, não necessariamente o praticam.Sociedade de Pediatria de São Paulo2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822010000300008Revista Paulista de Pediatria v.28 n.3 2010reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)instacron:SPSP10.1590/S0103-05822010000300008info:eu-repo/semantics/openAccessBertin,Renata LabroniciMalkowski,JulianaZutter,Larissa Cristina I.Ulbrich,Anderson Zampierpor2010-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S0103-05822010000300008Revistahttps://www.rpped.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br1984-04620103-0582opendoar:2010-11-22T00:00Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estado nutricional, hábitos alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares
title Estado nutricional, hábitos alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares
spellingShingle Estado nutricional, hábitos alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares
Bertin,Renata Labronici
estado nutricional
hábitos alimentares
criança
title_short Estado nutricional, hábitos alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares
title_full Estado nutricional, hábitos alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares
title_fullStr Estado nutricional, hábitos alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares
title_full_unstemmed Estado nutricional, hábitos alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares
title_sort Estado nutricional, hábitos alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares
author Bertin,Renata Labronici
author_facet Bertin,Renata Labronici
Malkowski,Juliana
Zutter,Larissa Cristina I.
Ulbrich,Anderson Zampier
author_role author
author2 Malkowski,Juliana
Zutter,Larissa Cristina I.
Ulbrich,Anderson Zampier
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertin,Renata Labronici
Malkowski,Juliana
Zutter,Larissa Cristina I.
Ulbrich,Anderson Zampier
dc.subject.por.fl_str_mv estado nutricional
hábitos alimentares
criança
topic estado nutricional
hábitos alimentares
criança
description OBJETIVO: Associar o estado nutricional com os hábitos alimentares e conhecimentos em nutrição de escolares da cidade Indaial, Santa Catarina. MÉTODOS: Foi avaliado o estado nutricional de 259 escolares com idades entre oito e dez anos, selecionados aleatoriamente dentre os alunos matriculados na 3ª e 4ª série da rede pública de ensino da cidade de Indaial, SC, no ano de 2009, fornecido pela Gerência Regional de Ensino. A avaliação e classificação do estado nutricional foram realizadas pelo índice de massa corpórea (IMC), sendo comparado às curvas propostas pela Organização Mundial da Saúde (2007). Os hábitos alimentares e conhecimentos em nutrição foram avaliados por meio de questionário autoadministrado e classificados pela somatória de pontos, que variou de sete a 28 pontos para hábitos alimentares (maus, bons e ótimos) e de zero a 12 pontos para os conhecimentos em nutrição (ruins, bons e ótimos). Realizou-se teste de qui-quadrado e regressão logística binária, sendo significante p<0,05. RESULTADOS: Dentre os 259 escolares avaliados, 63% eram eutróficos, 66% apresentavam hábitos alimentares adequados e 52% bons conhecimentos em nutrição. A obesidade associou-se significativamente aos bons hábitos alimentares. Os eutróficos, além de terem bons hábitos alimentares, tinham apropriados conhecimentos em nutrição. CONCLUSÕES: Os escolares analisados constituem um grupo saudável pela significativa presença de eutrofia, percebendo-se hábitos alimentares saudáveis e bons conhecimentos em nutrição nesses indivíduos. Os escolares obesos, apesar de relatarem bons hábitos alimentares devido ao conhecimento que possuem, não necessariamente o praticam.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822010000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822010000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-05822010000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria v.28 n.3 2010
reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron:SPSP
instname_str Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron_str SPSP
institution SPSP
reponame_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
collection Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
repository.mail.fl_str_mv pediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br
_version_ 1750318247451820032