Diferenças no crescimento e na composição corporal entre escolares de origem germânica e brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822007000300006 |
Resumo: | OBJETIVO: Analisar possíveis diferenças no crescimento e na composição corporal de crianças de cinco a dez anos de idade de origem étnica germânica e brasileira dos municípios de Marechal Cândido Rondon e de Foz do Iguaçu, Paraná. MÉTODOS: Estudo transversal, realizado nos anos de 2002 e 2003. Foram avaliadas 2.673 crianças, das quais 1.352 eram meninas, em 16 escolas públicas e particulares. Avaliou-se peso, estatura e as dobras cutâneas tricipital e subescapular. Obteve-se a medida derivada do índice de massa corpórea (IMC) e da soma das dobras tricipital e subescapular (TR+SE). Utilizou-se estatística descritiva e ANOVA para a comparação entre gênero e idade. O nível de significância foi p<0,05. RESULTADOS: Os escolares apresentaram valores de peso corporal e estatura próximos ao percentil 50, comparados com estudos de referência nacional e internacional. Quando comparados com os dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), divulgados em 2000, eram obesos 10,9% dos escolares de etnia brasileira, 8,8% dos meninos germânicos e 6,6% das escolares germânicas. Nas dobras cutâneas, as meninas das duas etnias apresentaram valores superiores em relação aos meninos. Os valores de escore Z entre escola pública e particular apresentaram diferenças no peso corporal, estatura e IMC para as crianças germânicas. No entanto, quando analisadas crianças brasileiras e germânicas em escolas particulares, estas diferenças ocorreram apenas para o IMC. CONCLUSÕES: Nas escolas públicas, as crianças germânicas são maiores quando comparadas às brasileiras; no entanto, nas escolas particulares, esta diferença desaparece, podendo sugerir que o ambiente exerce maior influência do que a origem étnica. |
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