FUNGEMIA POR SACCHAROMYCES CEREVISIAE EM PACIENTE PEDIÁTRICO APÓS TRATAMENTO COM PROBIÓTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romanio,Mariá Ribas
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Coraine,Ligia Augusto, Maielo,Vinicius Pignoti, Abramczyc,Marcelo Luiz, Souza,Renato Lopes de, Oliveira,Nilton Ferraro
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000300361
Resumo: RESUMO Objetivo: Descrever um paciente com infecção de corrente sanguínea associada ao uso de probiótico em criança de um ano de idade e discutir as principais indicações e precauções com o emprego terapêutico desses microrganismos. Descrição do caso: Paciente masculino, um ano de idade, portador de síndrome de Down, em pós-operatório tardio de correção de cardiopatia congênita, com desnutrição grave e internado desde os dois meses de vida em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Durante o período de internação, apresentou inúmeras infecções relacionadas à ventilação mecânica, cateteres vasculares e outros dispositivos, com uso prolongado e recorrente de antibióticos de amplo espectro. Evoluiu com diarreia crônica e intolerância alimentar, que culminou com o uso de probiótico (Saccharomyces boulardii) por quatro dias. Dois dias após o término do probiótico, desenvolveu choque séptico, com hemoculturas central e periférica positivas para Saccharomyces cerevisiae. Após tratamento antifúngico (Anfotericina B), houve negativação das culturas. O paciente evoluiu sem complicações clínicas adicionais após o evento. Comentários: Apesar dos benefícios bem documentados do uso de probióticos em algumas situações clínicas, deve-se ter cautela quanto à indicação de uso, preparo e administração do medicamento, além do manuseio seguro dos dispositivos invasivos do paciente.
id SPSP-1_66cf8a3b2b3b33c865b901eea895c85f
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-05822017000300361
network_acronym_str SPSP-1
network_name_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling FUNGEMIA POR SACCHAROMYCES CEREVISIAE EM PACIENTE PEDIÁTRICO APÓS TRATAMENTO COM PROBIÓTICOSaccharomyces cerevisiaeFungemiaUnidades de Terapia Intensiva PediátricaCriançaRESUMO Objetivo: Descrever um paciente com infecção de corrente sanguínea associada ao uso de probiótico em criança de um ano de idade e discutir as principais indicações e precauções com o emprego terapêutico desses microrganismos. Descrição do caso: Paciente masculino, um ano de idade, portador de síndrome de Down, em pós-operatório tardio de correção de cardiopatia congênita, com desnutrição grave e internado desde os dois meses de vida em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Durante o período de internação, apresentou inúmeras infecções relacionadas à ventilação mecânica, cateteres vasculares e outros dispositivos, com uso prolongado e recorrente de antibióticos de amplo espectro. Evoluiu com diarreia crônica e intolerância alimentar, que culminou com o uso de probiótico (Saccharomyces boulardii) por quatro dias. Dois dias após o término do probiótico, desenvolveu choque séptico, com hemoculturas central e periférica positivas para Saccharomyces cerevisiae. Após tratamento antifúngico (Anfotericina B), houve negativação das culturas. O paciente evoluiu sem complicações clínicas adicionais após o evento. Comentários: Apesar dos benefícios bem documentados do uso de probióticos em algumas situações clínicas, deve-se ter cautela quanto à indicação de uso, preparo e administração do medicamento, além do manuseio seguro dos dispositivos invasivos do paciente.Sociedade de Pediatria de São Paulo2017-09-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000300361Revista Paulista de Pediatria v.35 n.3 2017reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)instacron:SPSP10.1590/1984-0462/;2017;35;3;00014info:eu-repo/semantics/openAccessRomanio,Mariá RibasCoraine,Ligia AugustoMaielo,Vinicius PignotiAbramczyc,Marcelo LuizSouza,Renato Lopes deOliveira,Nilton Ferraropor2017-08-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-05822017000300361Revistahttps://www.rpped.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br1984-04620103-0582opendoar:2017-08-11T00:00Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)false
dc.title.none.fl_str_mv FUNGEMIA POR SACCHAROMYCES CEREVISIAE EM PACIENTE PEDIÁTRICO APÓS TRATAMENTO COM PROBIÓTICO
title FUNGEMIA POR SACCHAROMYCES CEREVISIAE EM PACIENTE PEDIÁTRICO APÓS TRATAMENTO COM PROBIÓTICO
spellingShingle FUNGEMIA POR SACCHAROMYCES CEREVISIAE EM PACIENTE PEDIÁTRICO APÓS TRATAMENTO COM PROBIÓTICO
Romanio,Mariá Ribas
Saccharomyces cerevisiae
Fungemia
Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica
Criança
title_short FUNGEMIA POR SACCHAROMYCES CEREVISIAE EM PACIENTE PEDIÁTRICO APÓS TRATAMENTO COM PROBIÓTICO
title_full FUNGEMIA POR SACCHAROMYCES CEREVISIAE EM PACIENTE PEDIÁTRICO APÓS TRATAMENTO COM PROBIÓTICO
title_fullStr FUNGEMIA POR SACCHAROMYCES CEREVISIAE EM PACIENTE PEDIÁTRICO APÓS TRATAMENTO COM PROBIÓTICO
title_full_unstemmed FUNGEMIA POR SACCHAROMYCES CEREVISIAE EM PACIENTE PEDIÁTRICO APÓS TRATAMENTO COM PROBIÓTICO
title_sort FUNGEMIA POR SACCHAROMYCES CEREVISIAE EM PACIENTE PEDIÁTRICO APÓS TRATAMENTO COM PROBIÓTICO
author Romanio,Mariá Ribas
author_facet Romanio,Mariá Ribas
Coraine,Ligia Augusto
Maielo,Vinicius Pignoti
Abramczyc,Marcelo Luiz
Souza,Renato Lopes de
Oliveira,Nilton Ferraro
author_role author
author2 Coraine,Ligia Augusto
Maielo,Vinicius Pignoti
Abramczyc,Marcelo Luiz
Souza,Renato Lopes de
Oliveira,Nilton Ferraro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romanio,Mariá Ribas
Coraine,Ligia Augusto
Maielo,Vinicius Pignoti
Abramczyc,Marcelo Luiz
Souza,Renato Lopes de
Oliveira,Nilton Ferraro
dc.subject.por.fl_str_mv Saccharomyces cerevisiae
Fungemia
Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica
Criança
topic Saccharomyces cerevisiae
Fungemia
Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica
Criança
description RESUMO Objetivo: Descrever um paciente com infecção de corrente sanguínea associada ao uso de probiótico em criança de um ano de idade e discutir as principais indicações e precauções com o emprego terapêutico desses microrganismos. Descrição do caso: Paciente masculino, um ano de idade, portador de síndrome de Down, em pós-operatório tardio de correção de cardiopatia congênita, com desnutrição grave e internado desde os dois meses de vida em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Durante o período de internação, apresentou inúmeras infecções relacionadas à ventilação mecânica, cateteres vasculares e outros dispositivos, com uso prolongado e recorrente de antibióticos de amplo espectro. Evoluiu com diarreia crônica e intolerância alimentar, que culminou com o uso de probiótico (Saccharomyces boulardii) por quatro dias. Dois dias após o término do probiótico, desenvolveu choque séptico, com hemoculturas central e periférica positivas para Saccharomyces cerevisiae. Após tratamento antifúngico (Anfotericina B), houve negativação das culturas. O paciente evoluiu sem complicações clínicas adicionais após o evento. Comentários: Apesar dos benefícios bem documentados do uso de probióticos em algumas situações clínicas, deve-se ter cautela quanto à indicação de uso, preparo e administração do medicamento, além do manuseio seguro dos dispositivos invasivos do paciente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000300361
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000300361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1984-0462/;2017;35;3;00014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria v.35 n.3 2017
reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron:SPSP
instname_str Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron_str SPSP
institution SPSP
reponame_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
collection Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
repository.mail.fl_str_mv pediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br
_version_ 1750318250195943424