APLICABILIDADE DE UM QUESTIONÁRIO GENÉRICO DE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA PARA CRIANÇAS ASMÁTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Ana Aline Marcelino da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Maciel,Álvaro Campos Cavalcanti, Furtado,Priscilla Rique, Tomaz,Renata Ramos, Macêdo,Thalita Medeiros Fernandes de, Mendonça,Karla Morganna Pereira Pinto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822018000200207
Resumo: RESUMO Objetivo: Avaliar se o instrumento genérico Pediatric Quality of Life Inventory (PedsQL 4.0) é aplicável à avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) de crianças asmáticas, quando comparado ao instrumento específico Pediatric Asthma Quality of Life Questionnaire (PAQLQ). Métodos: Foram avaliadas 30 crianças com idade entre sete e onze anos de idade e diagnóstico de asma havia, pelo menos, seis meses. Ambos os questionários foram respondidos no mesmo dia, por meio de entrevista. Os dados foram analisados com o auxílio do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0, atribuindo-se o nível de significância de 5%. Resultados: Não ocorreram diferenças significativas na qualidade de vida das crianças avaliadas de acordo os sexos. As crianças asmáticas classificadas como praticantes e não praticantes de atividade física obtiveram escores significativamente diferentes no domínio relacionado à saúde física (PedsQL 4.0). Crianças com diferentes níveis de gravidade e controle da asma apresentaram diferenças significativas nos escores obtidos em dois dos três domínios avaliados por meio do PAQLQ. Ao serem avaliadas com o instrumento PedsQL 4.0, nenhuma diferença significativa foi observada na qualidade de vida das crianças com diferentes níveis de controle e gravidade da asma. As medidas de qualidade de vida de crianças asmáticas obtidas pelos instrumentos PedsQL 4.0 e PAQLQ apresentaram correlação moderada e significativa (r=0,415, p=0,02). Conclusões: O instrumento PedsQL 4.0 diferenciou as crianças com diferentes níveis de atividade física. No entanto, ele não foi sensível para diferenciar a qualidade de vida relacionada à saúde em crianças com diferentes níveis de gravidade e controle da asma.
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